fbpx

EDIÇÃO 399, DE 1º A 8 DE DEZEMBRO DE 2017

INSTITUCIONAL

AEAMESP parabeniza Ailton Brasiliense Pires por sua recondução à presidência da ANTP para o biênio 2018/2019

Em nome da Diretoria e dos Associados da AEAMESP, o presidente Pedro Machado parabenizou o engenheiro Ailton Brasiliense Pires por sua recondução à presidência da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) para o biênio 2018/2019. Eleição.  A eleição aconteceu na terça-feira, dia 5 de dezembro de 2017, durante  a realização da 153ª Reunião Extraordinária do Conselho Diretor da ANTP, órgão do qual a AEAMESP faz parte, representada por seu presidente. Vice-presidentes. Dos dez vice-presidentes eleitos na mesma sessão, três estão ligados ao setor metroferroviário: Plínio Assmann, fundador da ANTP, ex-presidente do Metrô-SP e membro do Conselho Diretor da AEAMESP; Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) e José Antônio Fernandes Martins, presidente do Sindicato Interestadual da Indústria de Material e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE). 

Veja a notificação divulgada pela ANTP

Desde a sua criação, em 1990, a AEAMESP vem agindo e trabalhando na valorização da tecnologia metroferroviária e em defesa dos sistemas sobre trilhos, e promovendo o desenvolvimento tecnológico e profissional de associados. Você, engenheiro, arquiteto, geólogo, agrimensor, tecnólogo ou profissional do setor metroferroviário, associe-se à AEAMESP. Sua participação é muito importante para garantir a continuidade desse trabalho. 
 METRÔ E MEIO AMBIENTE

Engenheiros associados ao Comitê Brasileiro de Túneis – CBT mostram em estudo que poluição em São Paulo seria 42% maior sem o metrô

Se não houvesse metrô, o nível de poluição atmosférica na cidade de São Paulo seria pelo menos 42% maior, segundo estimativa de um grupo de engenheiros associados ao Comitê Brasileiro de Túneis (CBT), entidade de caráter técnico, sem fins lucrativos. Eles compilaram dados que mostram os benefícios do metrô para a cidade de São Paulo em termos de poluição e saúde pública. Receptividade na imprensa. A notícia foi divulgada pela Agência Dino e publicada pelos sites: Exame, Terra, Agência Globo, Infomoney, Matraca Cultural, The São Paulo Times, Diário do Canindé, Blog Gente Atual.

Veja a matéria

MÚSICA NO NATAL

Canto Coral de Natal em quatro estações do Metrô-SP

O Canto Coral de Natal chega ao seu 25º ano de apresentações em estações do Metrô-SP e, assim, já se tornou tradição. Para este ano foram convidados 31 corais e programadas 32 apresentações em quatro estações (Sé, República, Clínicas e Tatuapé) com a intenção de levar à população momentos de arte e de cultura, valorizando sentimentos de fraternidade e de esperança. Segundo divulga a Companhia, “cantores, músicos e maestros dos diversos corais que se apresentam são as vozes que levam, em nome do Metrô de São Paulo, os votos de um Natal cheio de paz e de um Ano-Novo repleto de realizações”.

Confira a programação, que se estenderá até o dia 15 de dezembro

METRÔ EM VÍDEO

Documentário conta a história do Metrô de Paris

Uma produção datada de 2016 conta em 53 minutos a história do Metrô de Paris. A narração está em francês e não há legendas em português. São especialmente interessantes  as imagens históricas, gráficos e animações que remetem a métodos construtivos antigos. Trata-se de produção da Ecletic Presse com a participação do Centro Nacional de Cinema e da Imagem Animada da França e da RMC Decouvert.

Você pode gostar...