fbpx

EDIÇÃO 380, DE 12 A 18 DE JUNHO DE 2017

23ª SEMANA E METROFERR

Secretário de Transportes Metropolitanos confirma presença na sessão de abertura e fará conferência de encerramento da 23ª Semana de Tecnologia 

Clodoaldo Pelissioni

O secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni, confirmou presença na cerimônia de abertura da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e da METROFERR Lounge Experience,  que serão realizadas pela AEAMESP no período de 19 a 22 de setembro de 2017, no Auditório da Universidade Paulista  (UNIP), Unidade Paraíso, localizada na Rua Vergueiro, 1.211, em São Paulo/SP. O secretário confirmou também que fará a palestra de encerramento na 23ª Semana de Tecnologia .

A Secretaria e as companhias a ela vinculadas – Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô-SP), Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) – têm sido tradicionais apoiadoras institucionais da realização dos eventos.

Sobre a Semana de Tecnologia. Na sua 23ª edição, a Semana de Tecnologia Metroferroviária  é considerada o mais importante congresso técnico do setor de transporte metroferroviário do País. Durante quatro dias de evento, técnicos das operadoras, dirigentes empresariais e profissionais do setor debatem questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas cidades.

METROFERR Lounge Experience. Realizada paralelamente ao congresso, a METROFERR Lounge Experience  é um ambiente que reúne empresas fabricantes de equipamentos metroferroviários, fornecedores de peças e serviços, mídias especializadas, etc. que levam ao evento as inovações oferecidas ao mercado.

Para conhecer as opções de apoio institucional e patrocínio, basta entrar em contato com Cristina Kerr, na CKZ Eventos: criskerr@ckzeventos.com.br ou telefone (11) 2387-0111.

EXPANSÃO METROFERROVIÁRIA

Em 22 de junho, conselheiro da AEAMESP fará na FTRAM exposição sobre a importância de haver equilíbrio em uma rede metroferroviária

Está prevista para a quinta-feira, 22 de junho de 2017, a partir das 10 h, a próxima reunião da Frente Parlamentar em Prol do Transporte Metroferroviário, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O encontro acontecerá no Plenário Tiradentes, no Palácio 9 de Julho, sede da Assembleia Legislativa.  Equilíbrio de uma rede metroferroviária. Na ocasião, haverá apresentação de Emiliano Affonso, conselheiro consultivo da AEAMESP e diretor adjunto do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) sobre o tema A Importância do Equilíbrio de Uma Rede Metroferroviária.

21º CONGRESSO DA ANTP – X INTRANS

A participação da  AEAMESP e do setor metroferroviário no 21º Congresso da ANTP, de 28 a 30 de junho, em São Paulo

A AEAMESP apoia institucionalmente e estará presente nas atividades do 21º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, que a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) promoverá de 28 a 30 de junho de 2017, no Centro de Eventos Pro Magno – Rua Samaritá, 230, Casa Verde, em São Paulo/SP, paralelamente à X Exposição Internacional de Transporte e Trânsito.

Neste 21º Congresso, a ANTP comemorará 40 anos de atividades em sessão específica, logo após a solenidade de abertura, que terá a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, ministros, secretários das três esferas de governo, prefeitos, e parlamentares.

O encontro terá 60 sessões expositivas e de debates (painéis e oficinas) – das quais 15 diretamente relacionadas com temas concernentes ao setor metroferroviário. Haverá também sessões para a apresentação de 256 trabalhos técnicos selecionados, dos quais 20 abordando como aspecto principal assuntos referentes a sistemas de transportes sobre trilhos.

BOLETIM AEAMESP selecionou as sessões que tratam de temas do setor metroferroviário; essa seleção pode ser acessadas por meio de link na parte final desta matéria

Dirigentes da AEAMESP. O presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, será moderador da sessão que discutirá a Lei de Mobilidade Urbana nos aspectos referentes aos sistemas metroferroviários

O conselheiro Plínio Assmann moderará a sessão comemorativa dos 25 anos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e participará como debatedor na sessão que focalizará os 50 anos da Companhia do Metropolitano de São Paulo.

O conselheiro consultivo Emiliano Affonso participará da sessão que discutirá a Frente Parlamentar em Prol do Transporte Metroferroviário. E a conselheira Haydee Svab, engenheira civil e fundadora do Grupo de Estudos de Gênero/Escola Politécnica da USP, participará de oficina que tratará do tema da ética de gênero no planejamento de sistemas de mobilidade urbana.

Outros aspectos. O programa inclui ainda uma noite de autógrafos e três programações de passeios a pé em pontos significativos da cidade de São Paulo.

TEMAS METROFERROVIÁRIOS NO 21º CONGRESSO DA ANTP

A programação completa e informações sobre inscrições no 21º Congresso da ANTP estão disponíveis no portal da ANTP Veja aqui. BOLETIM AEAMESP selecionou as sessões que tratam de temas do setor metroferroviário. Veja aqui.

 COMUNICADO

Comunicado da Ferrofrente sobre acolhimento pelo STF de Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Medida Provisória 752/16  (convertida na Lei 13.448/17)

A Frente Nacional pela Volta das Ferrovias – Ferrofrente emitiu nota (publicada a seguir, em coluna recuada) sobre o acolhimento pelo Supremo Tribunal Federal de Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Medida Provisória 752/2016, convertida na Lei 13.448, de 5 de junho de 2017. Essa lei estabelece diretrizes gerais para prorrogação e relicitação dos contratos de parceria definidos nos termos da Lei no 13.334, de 13 de setembro de 2016, nos setores rodoviário, ferroviário e aeroportuário da administração pública federal, e altera a Lei no 10.233, de 5 de junho de 2001, e a Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995.

TEXTO DO DO COMUNICADO A FRENTE NACIONAL PELA VOLTA DAS FERROVIAS – FERROFRENTE, entidade da sociedade civil que luta com todas as suas forças em defesa de uma política séria para as ferrovias brasileiras, vem, por meio deste comunicado, informar a vossas senhorias e todos aqueles que você tenham conhecimento que possam se interessar pelo assunto que foi proposta uma AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE CONTRA A MEDIDA PROVISÓRIA 752/2016 (convertida na Lei 13.448/2017).

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) recebeu o número 5684 e está sob a relatoria do Ministro DIAS TOFFOLI. A ação foi proposta pela FERROFRENTE em conjunto com a Federação Nacional das Associações dos Engenheiros Ferroviários (FAEF), foi recebida pelo Ministro que já exigiu explicações formais do Presidente da República.

Acreditamos que essa ADI poderá barrar esse desmando do atual governo, proposto na forma da MP 752/16, que permite às atuais concessionárias manter os péssimos serviços por mais 40 anos!

Em nome do grande interesse público e social que esta ADI merece receber, acreditamos que vossas senhorias e suas entidades poderiam se interessar em acompanhar essa demanda e também em oferecer seu apoio à nossa causa, ingressando como AMICUS CURIAE no processo.

A participação com AMICUS CURIAE (do latim, “amigo da corte”) é uma forma das entidades que não são autoras da ação participarem do processo por meio de assistentes, defendendo a mesma causa. Por meio desse mecanismo, as entidades podem manifestar sua opinião ao STF favorável à ação proposta pela FERROFRENTE e FAEF.

Aualmente, o AMICUS CURIAE está previsto no Código de Processo Civil, e sua participação não implica em nenhum custo judicial para a instituição que participa nessa condição, razão pela qual pedimos que reflitam sobre a disposição institucional das entidades que vossas senhorias representam em apoiar nossa entidade por meio dessa forma de manifestação.

Seguimos à disposição para maiores informações e esclarecimentos, e desde já agradecemos por toda atenção e apoio à nossa causa. Atenciosamente, JOSÉ MANOEL FERREIRA GONÇALVES, Bruno César Deschamps Meirinho.

O Prêmio Revista Ferroviária foi anunciado e entregue  no dia 13 de junho de 2017, em jantar festivo no Buffet Torres, em São Paulo/SP. O evento  reuniu os principais representantes do setor ferroviário. O presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, foi uma das personalidades convidadas a proceder à entrega dos prêmios. O principal  homenageado da noite foi Humberto Freitas, diretor de Logística da Vale, escolhido ferroviário do ano pelo Conselho Editorial da Revista Ferroviária.

Os vencedores do Prêmio.  A escolha dos vencedores do Prêmio Revista Ferroviária foi feita pelos profissionais que atuam no setor e que formaram o colégio eleitoral. A votação foi cruzada, de modo que operadores escolheram fornecedores e fornecedores votaram nos operadores.

Na sequência, são apresentados os  vencedores do Prêmio Revista Ferroviária 2017:, nas diferentes categorias. Melhor Operadora de Carga, MRS Logística; Melhor Operadora de Sistema Metroviário, ViaQuatro; Melhor Operadora de Sistema Metropolitano, Trensurb; Melhor Operadora de VLT, VLT Carioca; Melhor Cliente com Frota, Brado; Melhor Cliente Sem Frota, Amaggi; Melhor Fabricante de Material Rodante – Trens-Unidade, Hyundai-Rotem; Melhor Fabricante de Material Rodante – VLT, CAF;  Melhor Fabricante de Material Rodante – Locomotivas, GE Transportation;  Melhor Fabricante de Material Rodante – Vagões, Greenbrier Maxion.

Outros premiados: Melhor Fabricante de Sistemas – Sinalização, controle e telecomunicações, Siemens; Melhor Fabricante de Sistemas – Alimentação Elétrica, Rede Aérea e Auxiliares, Siemens; Melhor Construtora de Infraestrutura para Sistema Metroferroviário, Andrade Gutierrez; Melhor Construtora de Superestrutura de Via PermanenteConstrutora Monteiro de Castro – CMCSA; Melhor Fabricante de Equipamentos de Construção, Manutenção e Componentes para Via Permanente, Plasser do Brasil; Melhor Fabricante de Dormentes, Serraria Santa Rita; Melhor Fabricante de Partes & Peças (Acessórios) e Componentes,  Amsted Rail/SRC; Melhor Fornecedor de Vidros, Poltronas, Ar Condicionado, Janelas, Portas, Gangways e Demais Componentes para Veículos de Passageiros e Carga, Knorr-Bremse;  Melhor Consultora, Egis;  Melhor Instituição de Ensino, USP – Escola Politécnica. Melhor Distribuidor – Representante Metroferroviário (Bens& Serviços), Boslooper Tecnologia Ferroviária; Melhor Criador de TI, GE Transportation; Melhor Fabricante de Sistemas de Bilhetagem e Controle de Acesso, Wolpac

Foram eleitos Ferroviário Padrão de Carga, Mário Eiras Filho, da MRS. e Ferroviário Padrão de Passageiros, Valdemir José Ribeiro, da CCR Metrô Bahia.

APRESENTAÇÃO DOS CARTAZES E DE FOTOS
DE CADA UMA DAS EDIÇÕES DA
SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

Com participação de operadoras brasileiras e de expositores internacionais, a 9ª Semana de Tecnologia debateu tecnologias, expansão e inclusão social

A nona edição da Semana de Tecnologia Metroviária (que, mais tarde, viria a ser denominada Semana de Tecnologia Metroferroviária) aconteceu no período de 2 a 5 de setembro de 2003, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo/SP, onde permaneceria até 2016.  Tema e relevância.  O tema geral do encontro foi Ações para expansão dos sistemas metroferroviários nas regiões metropolitanas. Em seu discurso final, depois de realçar o êxito do encontro, o então presidente da AEAMESP, Emiliano Affonso, afirmou que os participantes saíam dos debates com muitas responsabilidades diante da exclusão social relacionada com o elevado do custo das tarifas e a insuficiência de investimentos no setor. Ele assinalou ser obrigação do setor buscar a eficiência e convencer os governantes e representantes no Congresso de que a alocação de recursos em transporte público não é uma despesa e sim investimento em eficiência e em inclusão social. “É o caminho para manter nossas cidades vivas, dando aos seus cidadãos e às suas economias a possibilidade de crescer e diminuir as desigualdades sociais”. Destaques. A 9ª Semana de Tecnologia teve a presença de operadoras brasileiras, o que acentuou o caráter nacional do encontro. Como destaque internacional, houve a participação de palestrantes que mostraram experiências dos metrôs de Santiago (Chile), Madri (Espanha) e Porto (Portugal). Outro fato marcante foi o histórico pré-lançamento do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT), hoje Instituto MDT, entidade da qual a AEAMESP é fundadora, e também o pré-lançamento da Frente Parlamentar do Transporte Público, com participação de deputados e senadores de todos os partidos. Uma cobertura completa do encontro pode ser vista na primeira edição do JORNAL AEAMESP. Clique aqui para ver. Fotografias. Do acervo da AEAMESP, foram selecionadas fotografias  que revelam aspectos  do ambiente nos quais foram desenvolvidas as sessões da nona Semana de Tecnologia Metroferroviária. Elas são apresentadas a seguir (Pesquisa de imagens: Juliana Rosa Rebelo).

NA IMPRENSA

Metrô e Poupatempo foram eleitos os melhores serviços em São Paulo, de acordo com pesquisa do Datafolha

Na edição que circulou no dia 6 de junho de 2017, o Diário Oficial do Estado de São Paulo destacou que Metrô-SP e Poupatempo haviam sido eleitos os melhores serviços públicos de São Paulo, de acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha. “Pelo terceiro ano consecutivo, pesquisa do Instituto Datafolha indica esses serviços públicos do Estado como os mais bem
avaliados pelo cidadão”, assinala a matéria.

Veja a matéria

 

SETOR METROFERROVIÁRIO EM VÍDEO

Vídeo da agência especializada Zanna mostra o projeto de ‘sound branding’ (a identidade sonora) da ViaQuatro

Por meio de um vídeo com pouco mais de três minutos de duração, a agência especializada Zanna mostra projeto de ‘sound branding’ desenvolvido para a ViaQuatro, O vídeo mostra os conceitos que nortearam a criação. Clique sobre a imagem para ver o vídeo.

Um texto da própria Zanna define ‘sound branding’ e sua importância para uma empresa: “Sound Branding é o planejamento e a criação de identidade sonora para marcas de acordo com suas diretrizes estratégicas. O resultado é o fortalecimento da identidade do negócio, do seu reconhecimento e da sua consistência. A criação musical proprietária gera conexões pessoais relevantes entre marcas e seus públicos de relacionamento”.

E mais “A música é capaz de entregar emoção, experiência, envolvimento e exclusividade. Os fãs de música estão entre as pessoas mais leais e apaixonadas do mundo. O que isso significa? Estamos falando do poder desta ferramenta na fidelização e engajamento. Marcas podem ter essa relação sustentável com as pessoas. Música cria intimidade entre a marca e seus fãs”.

Você pode gostar...