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EDIÇÃO 476, DE 1 A 15 DE JUNHO DE 2021

Há 106 artigos técnicos selecionados para apresentação na 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, 45 dos quais concorrerão ao 8º Prêmio ANPTrilhos-CBTU

A AEAMESP recebeu 127 inscrições de sínteses de artigos técnicos para participar da 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que será realizada de 14 a 17 de setembro, no formato online. Dentre todos os participantes, 118 indicaram seus trabalhos para concorrer ao 8º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU.

As sínteses recebidas foram avaliadas pela Comissão Técnica da Semana de Tecnologia Metroferroviária e 106 delas foram selecionadas para desenvolvimento do artigo final e serem apresentados na Semana, sendo que 45 trabalhos estão concorrendo ao Prêmio de Tecnologia.

Os autores têm até o dia 11 de julho de 2021 para encaminhar os artigos técnicos para a AEAMESP, através do sistema de inscrição; para acessar, clique aqui. Os autores devem seguir todas as instruções que constam no regulamento para o envio do artigo final.

Após a entrega, os artigos serão avaliados pela Banca Examinadora do Prêmio de Tecnologia e serão divulgados os finalistas a concorrer à premiação de R$ 5 mil por categoria. Todos os artigos finalistas receberão troféu e certificado de participação.

O Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários é promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em parceria com a AEAMESP, e tem o objetivo de estimular o desenvolvimento tecnológico na área de transporte de passageiros sobre trilhos e reconhece os melhores trabalhos por sua qualidade técnica, ineditismo e aplicabilidade no setor metroferroviário.

CONFIRA OS ARTIGOS SELECIONADOS

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TRANSPORTE SOBRE TRILHOS

O êxito de dois jovens sistemas sobre trilhos

Os defensores dos trilhos vivem alardeando que as cidades e principalmente seus moradores ganham muito com a implantação de novos sistemas ou a expansão ou requalificação dos sistemas já existentes. Provas de que tais argumentos são verdadeiros podem ser vistas em dois jovens sistemas que aniversariam neste mês de junho: o VLT Carioca, que completa cinco anos, e o Metrô de Salvador e Lauro de Freitas, com sete anos.

Novo encanto no centro do Rio de Janeiro

Em junho de 2016, com apenas uma linha, o VLT Carioca iniciava sua operação no Centro e Região Portuária da cidade do Rio de Janeiro.

Passados cinco anos, são três os trechos em circulação, em um total de 29 paradas e estações. Ao longo desse período, mais de 73 milhões de passageiros foram transportados e mais de 760 mil viagens realizadas em um total de quatro milhões de quilômetros percorridos.

Marcio Hannas

“O VLT mudou a cara do Centro do Rio ao longo desses cinco anos e será fundamental no futuro da região, que passa por uma reutilização do território, inclusive com moradias. Ter um transporte público de qualidade na porta de casa será um atrativo muito grande pra essa reorganização”, frisa o presidente do VLT, Marcio Hannas.

A Concessionária do VLT Carioca é uma PPP da Prefeitura do Rio de Janeiro responsável pela implantação, operação e manutenção do Veículo Leve sobre Trilhos no Centro e Região Portuária do Rio. O consórcio responsável pela concessionária é formado pelas empresas do Grupo CCR (CIIS, Invepar e Riopar Participações), Odebrecht Mobilidade, BRt – Benito Roggio Transporte e RATP do Brasil.

De acordo com a concessionária, os números que atestam o sucesso do VLT Carioca foram alcançados com a manutenção do foco na sustentabilidade. A energia elétrica que move os trens é toda adquirida de fontes renováveis (usinas eólicas, solares e biomassa). Com isso, são mais de oito toneladas de emissão de gases do efeito estufa evitadas anualmente na atmosfera com a redução de carros no Centro do Rio.

VLT no centro do Rio de Janeiro. Foto:Fernando Frazão/Agência Brasil

CONEXÕES

Idealizado como modal de conexão para quem chega e se desloca no Centro, o VLT Carioca exemplifica sua função pelas paradas de maior fluxo do sistema. Entre as dez mais movimentadas estão as paradas Cristiano Ottoni-Pequena África e Central, que dão acesso a vários modais, mas também Cinelândia e Carioca (metrô), Praça XV (barcas), e os pontos de chegada e saída da cidade (Rodoviária e Santos Dumont).

Outro dado significativo é que as paradas Colombo e Sete de Setembro, pontos de integração entre as linhas do sistema também fazem parte desse grupo de grande fluxo, destacando a importância de deslocamentos internos no Centro.

Ponto de parada do VLT Carioca

SEGURANÇA E FORMA DE PAGAMENTO

Nesse tempo, o VLT também desfez mitos. A segurança provou-se um valor fundamental e mesmo em um Centro muitas vezes de grande circulação de carros e pessoas, o número de incidentes se manteve reduzido.

Já em relação sistema de pagamento diferenciado, esses cinco anos, de acordo com a concessionária, representam também a construção de uma relação de confiança com o usuário. “A prestação de um bom serviço aliada à fiscalização se reflete na baixa taxa de evasão registrada no período, mesmo com o pagamento espontâneo no interior dos trens”, afirma fonte do consórcio.

Composição do VLT do Rio de Janeiro

INDUÇÃO DO TURISMO

A operadora assinala que embora a maior parte das viagens aconteça por motivo trabalho, o VLT Carioca tornou-se também um indutor do turismo no Centro do Rio do Rio de Janeiro. Isso porque o sistema dá acesso a um conjunto de tradicionais museus e centros culturais (como o CCBB e o Museu Nacional de Belas Artes) aliado a novas atrações como o AquaRio, Museu do Amanhã e Rio Star, a região ganhou novos ares e o Boulevard Olímpico, por exemplo, tornou-se um dos pontos mais visitados da cidade.

PANDEMIA

Desde o início de 2020 surgiu também o desafio da pandemia. Mesmo com menos pessoas circulando no Centro do Rio de Janeiro, o VLT se mantém circulando nas três linhas, com os mesmos horários, mantendo atividades como a higienização dos trens ao fim de cada trajeto.

Metrô dinamizou Salvador e Lauro de Freitas

Em 11 de junho de 2021, o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas completou sete anos de operação. A concessionária CCR Metrô Bahia é a responsável pela construção e também pela manutenção e operação do sistema por 30 anos, através de uma Parceria Público-Privada (PPP), com investimentos na ordem de R$ 5,8 bilhões.

Trata-se de uma rede com 33 quilômetros de extensão, com 20 estações e oito terminais integrados, sete dos quais operados pela CCR Metrô Bahia, frota de 40 trens.

O sistema emprega cerca de 1.500 funcionários e possui mais de duas mil câmeras de monitoramento interligadas ao Centro de Controle Operacional.

Desde que começou a operar, foram realizadas 1.247.842 viagens e 17.035.598 de quilômetros percorridos. Tais números mostram a transformação e o dinamismo que os trilhos do metrô levaram para Salvador e Lauro de Freitas e para uma grande parcela dos moradores dessas cidades.

A expansão do Tramo 3 em andamento, que permitirá a abertura de duas novas estações na Linha 1, o metrô chegará à localidade de Águas Claras.

AÇÕES NA PANDEMIA

Durante a pandemia, a CCR Metrô Bahia adotou ações de prevenção e combate à Covid-19, incluindo campanhas de conscientização, sinalização e veiculação de informações nas estações, com destaque para medidas de prevenção, como a higienização dos trens a partir de processo de nebulização com névoa seca, disponibilização de álcool em gel nas estações e terminais, além da intensificação de limpeza de trens e áreas comuns como corrimãos de escadas rolantes e fixas, linhas de bloqueios, elevadores, bilheterias e máquinas de autoatendimento, com produto específico para desinfecção.

Outra adaptação foi no programa de visitas da empresa – O Embarque, que passou a receber pessoas e instituições interessadas em conhecer o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas virtualmente.

COMEMORAÇÃO

Os sete anos da operação estão sendo celebrados principalmente com ações culturais voltadas para os clientes. De 11 a 30 de junho, na estação do Campo da Pólvora desenvolve-se a Exposição Sotero de Metrô, que apresenta ao público uma série de dicas de experiências turísticas que podem ser facilmente acessadas pelas Estações da Lapa e do Campo da Pólvora.

INDÚSTRIA

Temas da indústria ferroviária debatidos com jornalistas

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Vicente Abate, participou  no dia 9 de junho de 2021 do evento virtual Encontro com a Imprensa, promovido pela entidade. Ele respondeu a perguntas sobre a situação da indústria ferroviária brasileira, os temas da mobilidade urbana e o transporte de carga sobre trilhos. Também houve questões sobre produção da indústria ferroviária, a empregabilidade e a ociosidade do setor, os projetos para implantação de novas linhas para o transporte de passageiros e de carga, as urgências e os desafios a serem superados foram algumas das pautas questionadas pelos jornalistas. Estiveram presentes os veículos Cenários Logísticos, Folha de São Paulo, Mobilitas, Boletim AEAMESP e Revista Ferroviária.

Assista a integra do Encontro

SETOR METROFERROVIÁRIO

Workshop promovido pela ANPTrilhos em parceria com o Ministério da Infraestrutura discutirá o tema Financiamento do Transporte Ferroviário Regional. O evento é gratuito.

Até 25 de junho de 2021 estarão abertas as inscrições gratuitas para o workshop online Financiamento do Transporte Ferroviário Regional, programado para os dias 29 de junho 1 de julho, das 9h às 12h.

Trata-se de iniciativa da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), em parceria com o Ministério da Infraestrutura (MInfra), por meio do Departamento de Planejamento, Gestão e Projetos Especiais (DPLAN) da Secretaria Nacional de Transportes Terrestre (SNTT).

O organizadores assinalam que o workshop tem a finalidade de conjugar esforços para fomentar uma política nacional para o desenvolvimento do transporte ferroviário de passageiros no Brasil, sendo o financiamento um dos aspectos mais importantes desta política.

O evento é destinado aos representantes do governo federal e dos governos estaduais e municipais, profissionais de transporte e mobilidade urbana, instituições setoriais, instituições de ensino, estudantes e imprensa.

PRIMEIRO DIA 

No primeiro dia, 29 de junho de 2021, terça-feira, haverá às 9h  a sessão de abertura, com o lançamento do Relatório das Consultas Estruturadas e BI, com participação de Joubert Flores, presidente da ANPTrilhos; Marcelo Sampaio, secretário executivo do Ministério da Infraestrutura; Roberta Marchesi, diretora executiva da ANPTrilhos, e Conrado Grava de Souza, da ANPTrilhos

Às 9h30 haverá sessão sobre o tema  O projeto do TIC – Eixo Norte e sua modelagem financeira, com José Augusto Rodrigues Bissacot, chefe da Assessoria de Concessões e Parcerias da CPTM, e sessão de perguntas e respostas com participação de Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, assessor executivo de Concessões e Parcerias da CPTM.

Na terceira sessão do primeiro dia, às 10h10, será desenvolvido o tema Experiências mundiais de financiamento de transportes ferroviários, por Flávio Chevis, vice-presidente da Comissão Econômica de Transporte, da União Internacional de Transportes Públicos (UITP).

Os trabalhos do primeiro dia se encerram com sessão a partir das 10h50, intitulada Mecanismos internacionais de financiamento da infraestrutura, a cargo de Bianca Bianchi Alves, especialista sênior em Transporte Urbano do Banco Mundial

SEGUNDO DIA

A abertura dos trabalhos no segundo dia, 1 de julho de 2021, quinta-feira, será às 9h com sessão sobre o tema Leasing de frotas e sua importância para a viabilidade de projetos, com exposição de Marcos Camelo, gerente regional de Ferrovias para a América Latina da TÜV Rheinland Group. A sessão de perguntas e respostas reunirá Lars Walther, gerente global da TÜV para Ferrovias e Christian Trescher, especialista do escritório global da mesma organização.

Na segunda sessão, às 9h40, Cláudio Ferreira, diretor Comercial do Metrô de São Paulo desenvolverá o tema Receitas acessórias: naming rights, shoppings, lojas, publicidade e telecomunicações.

Às 10h20, Anie Gracie Noda Amicci, BNDES, abordará o tema O papel do BNDES como estruturador de parcerias e concessões

A sessão final. às 11h, terá a participação de Peter Mirow, diretor executivo da DB Engineering & Consulting do Brasil, com o tema Receitas acessórias para trens regionais.

Clique aqui para inscrever-se no workshop 

NA IMPRENSA – TREM INTERCIDADES

O projeto do Trem Intercidades e melhorias na Linha 7-Rubi

O website jornalístico especializado MetrôCPTM publicou no dia 14 de junho de 2021 a matéria intitulada Trem Intercidades para Campinas pode estrear a partir de 2027, assinada por Jean Carlos. O texto mostra que em exposição aos vereadores da Região Metropolitana de Campinas, governo do estado detalhou projeto do Trem Intercidades e melhorias na Linha 7-Rubi

Veja a matéria na íntegra

AEAMESP LEAGUE – CARTOLA FC

Razão e intuição são fatores que levam Adriana e Bruna a mandarem bem na ‘AEAMESP LEAGUE’ no Cartola FC

Em 2020, o Departamento Esportivo da AEAMESP organizou sua primeira liga no Cartola FC, chamada AEAMESP LEAGUE. Foi um completo êxito naquela temporada, com 27 participantes. Agora em 2021, o sucesso está sendo ainda maior, com 51 participantes.

Para quem não está familiarizado, é importante contar que o Cartola FC é uma disputa virtual de futebol oferecida pelo Grupo Globo, na qual os concorrentes organizam seus times, incluindo o nome da agremiação e a cor do uniforme, e definem os 11 jogadores e o técnico, “escalando” suas formações com profissionais que atuam nas equipes que participam da Série A do Brasileirão.

O participante administra o seu clube com base num sistema de pontos definido pelo jogo. Para contratar craques e técnicos é preciso contar com a moeda do Cartola FC, chamada cartoleta. Com bom desempenho na disputa, o participante acumula cartoletas e pode “ir ao mercado” para se reforçar. Se estiver mal, perderá parte de seus recursos e terá restrições.

Quem olha uma brincadeira como o Cartola FC poderá pensar que se trata de assunto para marmanjos. Mas isso nunca foi verdade e muito menos na AEAMESP LEAGUE.

Adriana Rocchi, associada que trabalha na Operação da CPTM, na Estação da Lapa, e Bruna Amorim, que atua na Operação do Metrô de São Paulo, foram dois destaques da AEAMESP LEAGUE em 2020. Elas não disputam apenas por disputar; na verdade, brigam pela ponta. A Adriana, por exemplo, pegou um pódio no ano passado. Elas seguem firmes na disputa em 2021.

Bruna Amorim

TEM QUE SER REALISTA, NÃO CLUBISTA

Modesta, Bruna chega a dizer que ultimamente não tem ido tão bem  no Cartola FC, mas logo admite que em temporadas recentes teve muito sucesso. “Acho que ir bem é coisa que acontece de vez em quando”.

Ela conta que desde pequena gosta de futebol. “Quando eu era criança, no início dos anos 1990, eu brincava na rua, jogando futebol. Depois, fui para a escolinha também”. Essa paixão fez com que Bruna passasse a acompanhar o futebol, em especial o São Paulo FC, seu time do coração. E daí para o Cartola FC foi um pulo.  “A gente começou a participar do Cartola FC. É legal porque se trata de uma disputa sadia, que reúne os familiares e os amigos”.

Ela acrescenta que participa de um grupo no Facebook só de mulheres cartoleiras. “No Facebook, são quase 300 meninas participando. E temos também uma liga só de mulheres no Cartola FC, a Liga das Cartolitas,  com cerca de 60 cartoleiras”.

Um dos aspectos que Bruna mais gosta são as brincadeiras nas ocasiões em que é possível zoar o mau desempenho dos concorrentes. “Quando você vai bem, tira um sarro de quem vai mal. Mas tem hora que você fica na lanterna e aí o pessoal tira um sarro de você.”

Ela concorda que para formar o time a cada rodada formar é preciso estar bem ligada a respeito de como o campeonato está se desenvolvendo. E revela um dos segredos para mandar bem no Cartola FC: “Você tem que deixar o seu clube do coração de fora. E, às vezes, tem mesmo tem que apostar contra ele. Tem que ser bem realista, não pode ser clubista”.

Adriana Rocchi

CONHECIMENTO E UM POUCO DE SORTE

Adriana Rocchi conta que começou a participar do Cartola FC com a família. “Todos começaram a participar do jogo e, agora, todos os anos nós participamos.

Também modesta, ela evita receber o rótulo de craque cartoleira, apesar do recente pódio na AEAMESP LEAGUE. E concorda que seja mais intuitiva. “Eu brinco, não fico estudando. Tem gente que estuda. Eu vejo como está o campeonato e, então, vou ponderando, vou vendo… Há vezes que eu não consigo acompanhar a rodada, então eu vou mesmo por aquilo que eu acho.”

Também são-paulina, “desde que nasci”, Adriana conta que, segundo seu pai, ela veio ao mundo num dia em que o tricolor jogava com a valorosa Associação Ferroviária de Esportes, da cidade de Araraquara, no interior paulista (um dos muitos clubes relevantes que nasceram às margens dos trilhos).  E se diz aficionada desde criança. “Eu gostava. Sempre acompanhei futebol. Os jogos da Copa do Mundo. Chorei várias vezes. Sempre acompanhando a Seleção.”

Ela explica um dos aspectos interessantes do cartola: “A farra, né? Quando os outros concorrentes não vão bem, você zoa. É como quando um time adversário do seu perde no campeonato. Você faz piadinha, manda memes. É muito legal. É saudável. Estimula a amizade”.

Indagada sobre qual é o seu segredo para ir bem na AEAMESP LEAGUE, Adriana disse inicialmente que não o revelaria, mas, depois concordou em falar sobre esse assunto: “No começo da temporada eu procuro juntar uma quantidade maior de cartoletas. Depois, vou acompanhando e vendo as possibilidades. Eu também conheço um pouco. Mas é meio no chute e vez por outra tenho a sorte de escolher alguém que vai bem. Mas, também, há vezes em que a gente acha que o cara vai bem e ele não vai, porque aquele dia não é o dia dele. Acontece.”

Antes de terminar a entrevista Adriana decide revelar outro segredo: “Eu olho o time do marido, do filho. Dou uma ‘coladinha’. Isso, às vezes dá uma melhorada, mas é capaz de piorar também”, conclui.

PARTICIPAÇÃO ABERTA 

O Departamento Esportivo faz questão de lembrar que a AEAMESP LEAGUE no Cartola FC 2021 é aberta a todos os colegas metroferroviários. Para participar, basta enviar um whatsapp para o número (11) 9-7995-1550, informando nome completo, empresa, área de atuação e o nome do time no Cartola FC.

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