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EDIÇÃO 383, DE 3 A 16 DE JULHO DE 2017

Joubert Flores é o diretor regional

da AEAMESP no Rio de Janeiro

A convite da Diretoria, o engenheiro Joubert Flores passou a ser o diretor regional da AEAMESP no Estado do Rio de Janeiro. 

“Participo dos eventos da AEAMESP há muitos anos e me filiei à Entidade. Para mim é uma honra poder representar nossa Associação no Rio de Janeiro. Vou trabalhar para  atrair profissionais do metrô, dos trens e do VLT para atuarem junto com a AEAMESP no desenvolvimento da nossa tecnologia e na busca da necessária ampliação a malha metroferroviária em todo o País”, disse em entrevista ao BOLETIM AEAMESP.

Ele afirmou que  São Paulo e Rio de Janeiro configuram dois significativos pólos metroferroviários, acrescentando: “Se os profissionais dessas duas unidades da Federação estiveram ainda mais próximos, atuando juntos, seguramente gerarão maior atratividade para os temas do setor e maior motivação para os profissionais de outros centros”. 

Com uma vida profissional dedicada ao MetrôRio – companhia da qual é diretor -, Joubert Flores é uma das personalidades mais atuantes do setor.  Ele participou da criação e é  o atual presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e também preside a Comissão Metroferroviária da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

TEMAS METROFERROVIÁRIOS

Workshop de três dias para jornalistas discutiu temas do setor metroferroviário

Jornalistas profissionais e estudantes de jornalismo, mas, também, especialistas e dirigentes do setor metroferroviário constituíram o público que acompanhou nos dias 6, 11 e 13 de julho de 2017, sempre no período da manhã, no décimo andar do prédio da FIESP/CIESP, na Avenida Paulista, em São Paulo/SP, a realização do Workshop para Jornalistas – Área de Transportes, promovido pela Revista Sobretrilhos, Associação Brasileira da Indústria Ferroviárias (ABIFER) e Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), com apoio institucional da AEAMESP, da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTRILHOS) e da Associação Nacional de Transportadores Ferroviários (ANTF), e patrocínio das fabricantes Alstom e Scomi e do consórcio Vem ABC.

Francisco Petrini, Ana Lúcia Lopes e Vicente Abate

Coordenação. A coordenação dos trabalhos esteve a cargo da jornalista Ana Lúcia Lopes, diretora da Revista Sobretilhos. A ABIFER esteve representada no Workshop por seu presidente, Vicente Abate. Do SIMEFRE, participaram o presidente Luiz Antônio Fernandes Martins; o diretor executivo, Francisco Petrini, e o diretor técnico, Paschoal De Mario. O presidente Joubert Flores e a superintendente Roberta Marchesi representaram ANPTrilhos. A AEAMESP contou no primeiro dia do encontro com a participação do conselheiro consultivo, engenheiro Emiliano Affonso.

TRÊS SESSÕES DE APRESENTAÇÕES

A primeira sessão, em 6 de julho, teve as apresentações de do engenheiro e consultor Jorge Secall, sobre logística e mobilidade no País; do também engenheiro e consultor Afonso Arroyo, a respeito dos sistemas de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT); do consultor comercial da Alstom, Mauro Yamaoka, sobre o tema da sinalização em sistemas metroferroviários, e, por fim, do diretor comercial da empresa Estação da Luz Participações (EDLP), Roberto Meira, sobre o futuro dos trens intercidades no Brasil.

Exposição de Jorge Secall

A segunda sessão contou inicialmente com uma palestra de Joubert Flores, diretor do MetrôRio, presidente da ANPTrilhos e diretor da AEAMESP no Rio de Janeiro, que discutiu a oportunidade de priorização de investimentos em metrôs nos grandes centros. Em seguida, aconteceu a vibrante palestra de Sérgio Carvalho Júnior, gerente de Relações e Marketing da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) sobre a gestão das informações sobre serviços e problemas operacionais da companhia, considerando a abordagem da imprensa, mas também o fenômeno das redes sociais. Paulo Meca, diretor de Engenharia e Construção do Metrô-SP e Karalyn Moreira, diretora comercial da fabricante Scomi apresentaram e discutiram aspectos da implantação e operação de monotrilhos.  O deputado estadual paulista João Caramez fechou a programação do dia com uma exposição sobre a Frente Parlamentar em prol do Transporte Metroferroviário (FTRAM).

Cargas. A terceira sessão, em 13 de julho, foi dedicada ao transporte ferroviário de cargas. A primeira exposição esteve a cargo de Fernando Paes, diretor executivo da ANTF, que falou sobre a estruturação atual e as perspectivas da malha ferroviária brasileira. Rodrigo Faria Cordeiro, gerente de Engenharia de Desenvolvimento da fabricante Greenbrier Maxion destacou a tecnologia aplicada à produção de material ferroviário no Brasil capaz de ampliar a produtividade dos serviços. O engenheiro Jean Pejo, secretário geral da Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF), fez uma explanação sobre a importância de futuras ‘short lines’ para o aproveitamento de segmentos da malha ferroviária não utilizados no transporte ferroviário pesado, com possibilidade de dinamização da economia em diversas regiões do país.

Luís Felipe Valerim, diretor do Departamento de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (DEINFRA/FIESP), professor de Direito na Fundação Getúlio Vargas em São Paulo e sócio da VPBG Advogados fez um relato claro e objetivo sobre o processo de concessões ferroviárias no Brasil e o funcionamento das regras para renovação antecipada dessas concessões – um dos principais temas em pauta no país quanto à questão da infraestrutura de transporte. Ao final da exposição, Maciel Paiva, diretor-presidente do consórcio VemABC, responsável pelo monotrilho da Linha 18 – Bronze, que atenderá à região do ABC, integrou-se à mesa para responder a perguntas da platéia, descartando, em uma das respostas, a possibilidade de que o projeto de monotrilho seja substituído por um projeto de BRT.

Representando a Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, o arquiteto Renato Viegas fez a palestra de encerramento do encontro.

LINHA 5 – LILÁS

No site da AEAMESP as apresentações de Luís Bastos Lemos e Roberto Torres sobre o tema A Expansão da Linha 5 – Lilás do Metrô

No dia 29 de junho de 2017, em sua sede a AEAMESP,  promoveu a realização do painel A Expansão da Linha 5 – Lilás do Metrô, com apresentações dos engenheiros Luís Bastos Lemos, gerente do empreendimento da Linha 5 – Lilás, e Roberto Torres, gerente de Implantação de Sistemas da companhia. O encontro teve o apoio institucional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA/SP). O site da AEAMESP mostra arquivos com as apresentações e fotos do evento.

Veja a matéria

APRESENTAÇÃO DOS CARTAZES E DE FOTOS
DE CADA UMA DAS EDIÇÕES DA
SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

‘Compromisso com o transporte metroferoviário’ foi o tema da 12ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, em 2006

A  12ª Semana de Tecnologia Metroferroviária foi desenvolvida no período de 29 de agosto a 1º de setembro de 2006, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Temas. O tema geral do encontro foi Compromisso com o transporte metroferoviário. Entre outros temas, o encontro debateu a importância do Legislativo para o desenvolvimento do transporte público, financiamento do setor metroferroviário, política tarifária como forma de promoção da inclusão social, acessibilidade, concessões e parecerias público-privadas, além da questão da mobilização em favor do transporte público.  Fotografias. Do acervo da AEAMESP, foram selecionadas fotografias  que revelam aspectos  do ambiente nos quais foram desenvolvidas as sessões da décima segunda Semana de Tecnologia Metroferroviária. Elas são apresentadas a seguir (Pesquisa de imagens: Juliana Rosa Rebelo).

SETOR METROFERROVIÁRIO

Lançada a  3ª Campanha Nacional de Valorização do Transporte de Passageiros Sobre Trilhos

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), lançou no dia 10 de julho de 2017 a 3ª Campanha Nacional de Valorização do Transporte de Passageiros Sobre Trilhos, que se estenderá até o próximo mês de novembro, e visa dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela Associação para conscientizar a sociedade sobre a importância do transporte sobre trilhos na mobilidade urbana e na qualidade de vida dos cidadãos.

Nesta edição, o projeto destacará o papel do usuário dos sistemas para a eficiência desse transporte. As abordagens mensais da campanha contemplarão as condutas de cidadania e boas práticas; os benefícios do transporte sobre trilhos para a qualidade de vida do cidadão; condutas de comportamento social e a humanização dos sistemas.

“A campanha tem como objetivo promover a mobilidade urbana sobre trilhos, através da divulgação dos benefícios da utilização desse modo de transporte público. Através dos sistemas de metrô, trem e VLT, a população pode chegar mais rápido ao seu destino, sem congestionamentos, e, assim, dispor de mais tempo com o lazer, educação e a família. Além disso, a campanha promovida pela ANPTrilhos alerta sobre a contribuição dos cidadãos para o bom do funcionamento dos sistemas, como dar passagem em escadas rolantes e ceder lugar para quem precisa”, explica Roberta Marchesi, Superintendente da ANPTrilhos.

Vídeos. A 3ª Campanha Nacional de Valorização do Transporte de Passageiros Sobre Trilhos será divulgada através de vídeos, artes para site e redes sociais, e releases para a imprensa. Os vídeos serão exibidos nos monitores de trens e estações e estarão disponíveis nos canais de comunicação da ANPTrilhos e seus associados. Veja abaixo o primeiro vídeo da nova campanha.

NA IMPRENSA – EXPANSÃO

Estadão destaca as novas estações da Linha 5 – Lilás

Obra da Estação AACD em junho de 2017, foto: Metrô-SP

Em 6 de julho de 2017, o jornal O Estado de S. Paulo publicou e a Estadão Conteúdos distribuiu a matéria intitulada Novas estações de Metrô dão ‘cara nova’ para Linha 5-Lilás, reproduzida também pelo site jornalístico Notícias R7. O trecho inicial da matéria assinala: “Com entrega prometida para o mês que vem, o Metrô se prepara para abrir mais três estações ao público e emplacar uma nova “cara” para a Linha 5-Lilás, que opera na zona sul e, até o fim do ano, deverá chegar ao centro. As Estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin estão com as obras civis praticamente concluídas e passam, agora, pela instalação de sistemas elétricos. O Estado visitou as três paradas, que apresentam características verdes e sociais”.

Veja a matéria no site Notícias R7

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