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EDIÇÃO 394, DE 11 A 21 DE OUTUBRO DE 2017

24ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA – 2018

AEAMESP inicia análise dos resultados da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária para aprimorar a próxima edição do encontro, prevista para 2018

Alunos do curso de Pós Graduação do SENAC em Gestão de Projetos realizarão seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) acompanhando todo o planejamento e estruturação da 24a Semana de Tecnologia Metroferroviária.

Em processo coordenado pelo vice-presidente de Atividades Técnicas, Dionísio Gutierres, a AEAMESP iniciou uma análise dos resultados da 23ª Semana de Tecnologia Metrroferroviária, visando ao aprimoramento da próxima edição do encontro, prevista para 2018.

Em reunião na noite de 18 de outubro de 2017, na sede da AEAMESP, foi realizada a sessão intitulada Lições Aprendidas na 23ª Semana de Tecnologia. Na ocasião, diretores e conselheiros da associação, assim como profissionais de empresas que prestam serviços especializados à entidade ofereceram sua visão a respeito das ações positivas que ocorreram durante os quatro dias de eventos da edição 2017 e forneceram sugestões que visam enriquecer ainda mais a 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.

Contando com o apoio da diretoria da AEAMESP, o grupo se propôs a aplicar técnicas de gerenciamento de projetos para a organização e realização do congresso, programado para o período de 21 a 24 de agosto, em São Paulo, de modo a avaliar no seu TCC as práticas sugeridas pelo Project Management Institute (PMI).

Os dirigentes da AEAMESP acreditam que essa contribuição será valiosa para que a entidade aperfeiçoe o seu principal evento anual. O BOLETIM AEAMESP acompanhará os desdobramentos dessa atividade que se estenderá até a fase de avaliação da 24ª Semana de Tecnologia, em meados do segundo semestre de 2018.

NOSSA ASSOCIAÇÃO

AEAMESP completa 21 anos de atividades esportivas e sociais e trabalha bastante para consolidar e ampliar ações nesse campo

Em 2017, a AEAMESP está completando 21 anos de atividades esportivas e sociais e vem trabalhando bastante para consolidar e ampliar ações nesse campo.

A ideia sempre foi criar condições para maior integração dos associados e seus dependentes, visando à saúde, ao bem estar e à qualidade de vida. Ao longo do tempo, algumas circunstâncias conjunturais dificultam certas ações, mas, com base na história da própria AEAMESP, a atual Diretoria sabe que precisa perseverar, considerar possibilidades inovadoras e tentar alternativas, até chegar ao sucesso.

TRADIÇÃO

A tradição das atividades esportivas na AEAMESP teve início em 1996, com o futebol society e, com o passar dos anos, alcançou outras modalidades, como o Desafio de Kart, que está em sua 16º edição consecutiva.

Como recentemente historiou o ex-vice-presidente de Assuntos Associativos, engenheiro Carlos Rossi, nesses anos todos, durante algum tempo, houve também atividades de boliche, tênis de campo, tênis de mesa, basquete, vôlei, snooker, pedestrianismo (algumas dessas modalidades tiveram impulso a partir de um acordo com o MetrôClube), além do futebol de campo, no Instituto de Engenharia, e as festas juninas e, ainda, os torneios de truco e de pescaria.

No início, em 1996, a responsabilidade pelo esporte era do diretor adjunto engenheiro Antonio Marcio Barros Silva, que, mais tarde, foi diretor da Associação e atualmente está no Conselho Fiscal.

Carlos Rossi se interessava pelas atividades de esporte, participava bastante e trabalhava por elas até que, em 2001 passou a tocar esse setor, buscando dar continuidade e, quando possível, ampliar as ações tanto nas áreas esportiva e social.

Toda vez que toca nesse assunto, Rossi faz questão de ressaltar que sempre contou com o apoio de colaboradores: de 2004 a 2006, os diretores adjuntos engenheiros Fabio de Oliveira e Soares e Luis Guilherme Kolle; em 2007 e 2008, o administrador Osvaldo dos Santos Souza e, a partir de 2009, o engenheiro Valter Belapetravicius, que segue firme no posto. 

Juntos, esses diretores sempre tiveram como missão planejar, programar e fazer acontecer, buscando a diversificação, para permitir a cada associado uma possibilidade maior de escolha.

Todos os associados podem contribuir com ideias, sugestões e com a sua participação direta.

NA IMPRENSA – ESTAÇÃO SOLAR DO METRÔ-DF

Acionado o sistema de energia solar na estação Guariroba do Metrô-DF, capaz de gerar 288 mil quilowatts-hora por ano

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg aciona o sistema. À esquerda, Marcelo Dourado, presidente do Metrô-DF

Na manhã da sexta-feira, 20 de outubro de 2017, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg acionou o sistema com capacidade de gerar anualmente 288 mil quilowatts-hora, o que equivale ao consumo da Estação Solar Guariroba e de outras duas. Com a instalação de sistema de energia solar fotovoltaica, a Estação Solar Guariroba da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF), na QNN 14 de Ceilândia, passa a ser a primeira unidade metroviária de Brasília autossuficiente. As informações foram divulgadas pela Agência Brasilia, com texto de Samira Páduae Tony Winston/Agência Brasília

Na 23ª Semana de Tecnologia. O presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado, que participou do ato de acionamento do sistema, havia feito referência a essa iniciativa quando de sua exposição no Painel 3 – A inovação nos processos de implantação e operação metroferroviários da 23ª Semana de Tecnologia Metrroferroviária, realizada pela AEAMESP em setembro de 2017. Veja aqui arquivo com sua apresentação. Veja o vídeo sobre a Estação Solar Guariroba

INFORMAÇÕES

O sistema vai significar economia de R$ 50 mil a R$ 60 mil por mês para o Metrô, e o objetivo do Governo do Distrito Federal é ampliar o recurso para outras estações. Além da questão financeira, o governo destaca a questão ecológica, visto que o governo investe em energia renovável.

De acordo com o Metrô-DF, o sistema abastecerá toda a estação. O projeto-piloto de mini geração de energia limpa reduzirá, a médio prazo, as contas de luz da companhia.

O Metrô-DF transporta 170 mil pessoas por dia; dessas, 2.820 embarcam todos os dias na Estação Solar Guariroba.

Em concorrência nacional para instalar o sistema, na qual disputaram 38 empresas, a vencedora do pregão eletrônico foi a Cápua Projetos e Construções Ltda. O valor do contrato é de R$ 873.871,00, com recursos vindos de financiamento com o Banco do Brasil.

Capacidade de geração.  A capacidade de geração de energia do sistema é de 288 mil quilowatts-hora por ano, o que equivale ao consumo da estação e outras duas. O excedente de energia beneficiará todo o sistema metroviário da capital do País.

Os resultados sociais e ambientais do projeto serão divulgados nas estações de metrô, nas redes sociais e na página da companhia na internet.

Parcerias são estudadas pelo Metrô-DF para que estudantes possam acompanhar e estudar o funcionamento da estação.

Prêmio internacional por iniciativa sustentável. Em reconhecimento à iniciativa de investir em uma estação sustentável, o Metrô-DF recebeu o prêmio Golden Chariot International Transport Award, na categoria Companhia Nacional de Transporte do Ano.

A condecoração é destinada a organizações, empresas e pessoas em todo o mundo que fazem as maiores contribuições para a indústria desse segmento.

A entrega ocorreu no evento Metas de Desenvolvimento Sustentável — Transporte e Paz, em abril, na sede da Organização das Nações Unidas em Genebra, na Suíça.

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NA IMPRENSA – EXPANSÃO

Matéria mostra que meta do Metrô de São Paulo é inaugurar mais 28 estações até 2021

Diversos veículos jornalísticos reproduziram a matéria intitulada Metrô de São Paulo pretende inaugurar mais 28 estações até 2021. O trecho inicial do texto assinala: “Após inaugurar três novas estações no início de setembro, Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin – que juntas acrescentam mais 2,8 km de trilhos à Linha 5-Lilás, na zona sul da capital paulista – o Metrô de São Paulo e o Governo do Estado planejam ainda realizar a abertura de outras 28 estações até 2021. Com as obras já em andamento, os empreendimentos somam, juntos, mais de R$ 35 bilhões de aportes até aqui.” A matéria tem como fonte o chefe do núcleo de cooperação técnica do Metrô de São Paulo, Conrado Grava de Souza.

Veja a matéria publicada no portal Telenotícias

NA IMPRENSA — LINHA 6 -LARANJA

NA IMPRENSA – CIDADE

Ações da prefeitura e de empresas privadas buscam revitalizar área do Largo São Bento, no centro da cidade de São Paulo

Matéria publicada por diferentes órgãos mostra que ações da prefeitura paulistana e de empresas privadas buscam revitalizar área do Largo São Bento, no centro da capital paulista, que ganhará um espaço com infraestrutura, serviços, gastronomia, lazer e cultura.

Pátio Metrô São Bento – imagem de perspectiva do empreendimento (Foto: arquivo Pátio Metrô São Bento)

Veja a matéria

NA IMPRENSA — FERREOMODELISMO

Site jornalístico mostra matéria sobre bancário ferreomodelista que mantém uma pequena ‘cidade dos sonhos’, de 16 metros quadrados

A edição regional do site jornalístico G1 nas cidades paulistas de Ribeirão Preto e Franca, no norte do estado, trouxe matéria sobre um bancário apaixonado por trens que projetou sua ‘cidade dos sonhos’, junto da qual se sente  ‘uma criança’. O ferreomodelista tem 50 anos de idade e mantém maquete de 16 metros quadrados em Ribeirão Preto com réplicas de locomotivas. A matéria é assinada por Rodolfo Tiengo e Thaisa Figueiredo, G1 Ribeirão e Franca.

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METRÔ EM VÍDEO

O fluxo do metrô de Nova York ao som Gershwin

Esta é uma visualização de dados criada por Will Geary e mostra um dia de rotas de metrô de Nova York em movimento. Para construir o mapa,  Geary usou um “software” especializado e o “framework” de outro tutorial, de Juan Francisco Saldarriaga, empregando dados da Metropolitan Transportation Authority (MTA) e do Google Maps para determinar o fluxo. O resultado é apresentado ao som de Rhapsody in Blue, composição de George Gershwin. Visualize melhor em modo de tela cheia.

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