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EDIÇÃO 345, DE 27 DE SETEMBRO A 4 DE OUTUBRO DE 2016

ELEIÇÕES NA AEAMESP

Em novembro, eleições renovarão Diretoria Executiva e Conselhos Deliberativo e Fiscal da AEAMESP para o triênio 2017/2019

aeamespO presidente da AEAMESP, engenheiro Emiliano Affonso, emitiu convocação a todos os associados para participarem do pleito eleitoral, através de eleição informatizada via internet, para escolha dos componentes da Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal para a gestão 2017/2019, a ser realizado em novembro de 2016, de acordo com os artigos 42 e 44 do Estatuto da AEAMESP.

Junta eleitoral. A Junta Eleitoral indicada e aprovada pelo Conselho Deliberativo, em reunião realizada no dia 26 de setembro de 2016, é composta pelos engenheiros Manoel Santiago da Silva Leite (Presidente), Airton Bozzo, Arnaldo Luiz Borges, Ariovaldo Ferraz de Arruda Veiga e Percival de Azevedo Silva.

Período das eleições. As eleições ocorrerão nos dias 14 a 18 de novembro de 2016, sendo que somente no dia 18 de novembro de 2016 haverá uma urna na sede da AEAMESP no período das 10h às 15h.

Inscrições de chapas. As inscrições das chapas para a Diretoria e dos candidatos aos Conselhos Deliberativo e Fiscal estarão abertas de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, nos dias úteis entre 30 de setembro de 2016 e 14 de outubro de 2016.

As inscrições serão oficializadas através de carta dirigida ao Presidente da Junta Eleitoral e entregue pessoalmente na secretaria da AEAMESP, conforme modelos existentes no site da AEAMESP (www.aeamesp.org.br), registrando-se a candidatura no livro de inscrições.

No ato da inscrição da chapa, a Diretoria Executiva deverá entregar uma cópia da plataforma eleitoral assinada pelo candidato ao cargo de Presidente.

Veja todas as informações sobre o processo eleitoral


GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO

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NA IMPRENSA – OBRAS METROFERROVIÁRIAS I

Matéria editada em publicação da Arquidiocese de São Paulo mostra “sonho paralisado” da Linha 6 – Laranja

A página de notícias da Arquidiocese de São Paulo – Região Episcopal Brasilândia divulgou nesta semana matéria originalmente publicada pelo semanário O São Paulo, da própria Arquidiocese, intitulada Sonho do metrô na Brasilândia é paralisado.

O texto, assinado pelos jornalistas Edcarlos Bispo e Fernando Geronazzo assinala: “O sonho acalentado por mais de 20 anos pelos moradores da Brasilândia, na zona Norte de São Paulo, foi adiado mais uma vez no dia 5 (de setembro de 2016), com a notícia da suspensão por tempo indeterminado das obras da Linha 6 – Laranja do Metrô, que ligará a Vila Brasilândia à estação São Joaquim, da Linha 1-Azul, no centro da capital paulista. A obra prometida pelo Governo do Estado em 2008 já foi adiada por cinco vezes: o prazo de entrega inicial era para 2012. Depois, passou para 2016, para 2018, para 2020 e, recentemente, para 2021. O trajeto terá 15,3km, incluindo pátios e 15 estações”.

As fotos, de autoria de Luciney Martins, retratam um cenário de desolação no canteiro de obras abandonado por mais de 30 dias. Acione o link abaixo das fotos para te acesso à íntegra da matéria.

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Veja a íntegra da matéria 

http://www.arquisp.org.br/regiaobrasilandia/noticias/sonho-do-metro-na-brasilandia-e-paralisado


NA IMPRENSA – OBRAS METROFERROVIÁRIAS II

Jornal do Instituto de Engenharia mostra debate com a Companhia do Metrô a respeito de obras em andamento, concessões e PPP

jornal-ie-90-bJornal do Instituto de Engenharia publica matéria retratando a sessão do Encontro com a Companhia do Metrô – Obras em Andamento, Concessões e PPP, realizada no final de julho de 2016.  “O Encontro com a Companhia do Metropolitano de São Paulo é o primeiro de uma série que o Instituto de Engenharia pretende realizar na busca de soluções para o desenvolvimento da engenharia nacional e da infraestrutura do Brasil. Hoje queremos obter informações sobre o andamento das obras metroviárias que enfrentam desafios administrativos e financeiros para expansão da infraestrutura de transportes mas que, também, aproximam nossas perspectivas em busca das opções de otimização dos recursos financeiros e opções que envolvam contratos de obras públicas, PPP e concessão”, explicou na matéria a engenheira Miriana Marques, vice-presidente de Atividades Técnicas do Instituto de Engenharia.

Participaram da sessão Camil Eid, presidente do Instituto de Engenharia; Roberto Kochen, diretor do Departamento de Engenharia do Habitat e Infraestrutura do Instituto de Engenharia; Paulo Meneses Figueiredo, diretor-presidente do Metrô SP, e Paulo Sérgio Amalfi Meca, diretor de engenharia do Metrô SP.

Tenha acesso à edição 90 do Jornal do Instituto de Engenharia

http://ie.org.br/site/ieadm/arquivos/arqjornalie80.pdf


NA IMPRENSA – OBRAS METROFERROVIÁRIAS III

Site Metro-CPTM informa que Linha 13-Jade, de ligação com o Aeroporto de Guarulhos, terá  viaduto estaiado duplo

O site METRO-CPTM, dirigido por Ricardo Meier visitou as obras da nova da Linha 13 – Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), revelando que o sistema terá um inédito viaduto estaiado duplo.

O texto assinala: “Primeira linha a ser construída e operada pela CPTM em sua história, a Linha 13 – Jade já chama a atenção de quem passa pelas rodovias Ayrton Senna, Dutra e Hélio Smidt ou nas proximidades da estação Engenheiro Goulart, em reconstrução atualmente. Com previsão de ser entregue no primeiro semestre de 2018, a obra, com mais de 12 km de extensão, promete conectar o maior aeroporto da América do Sul com a rede de metrô e trens da Grande São Paulo. O blog visitou os canteiros da obra há algumas semanas e a seguir comenta alguns pontos interessantes.

Veja a matéria na íntegra

 

 


22ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR 2016

Painel da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária discutiu como recolocar o Brasil nos trilhos

Emiliano Affonso, João Caramez e Frederico Bussinger

Emiliano Affonso, João Caramez e Frederico Bussinger

“As sugestões propostas durante a Semana de Tecnologia Metroferroviária deveriam ser enviadas aos centros de decisão na área da mobilidade e a Associação dos Engenheiro e Arquiteto de Metrô – AEAMESP deveria participar mais das discussões e também cobrar resultados”, disse Frederico Bussinger, ex-secretário de Transportes da administração municipal paulistana e atualmente consultor e assíduo participante dos eventos realizados pela AEAMESP, ao questionar o resultado prático dos debates realizados durante a 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada em São Paulo de 13 a 16 de setembro em São Paulo.

No entender de Bussinger, as promessas feitas durante os debates deveriam ser cobradas nas edições seguintes. Chegou a sugerir um levantamento de todas as promessas feitas nas últimas cinco edições da Semana de Tecnologia Metroferroviária e chamar para o próximo Congresso, que será realizado de 12 a 15 de setembro de 2017, as autoridades que as fizeram para mostrar o que avançou e explicar às que não avançaram. “Lamento que assuntos tão importantes para as metrópoles, como a mobilidade urbana, o transporte público e a logística não encontrem espaço na mídia.  Um evento como este deveria estar no centro dos debates nacionais”, reforçou.

Bussinger participou do painel Recolocar o Brasil nos trilhos, realizado no dia 16 de setembro e que reuniu experientes especialistas em economia, política, engenharia e administração para fazer sugestões visando colocar o País nos trilhos do desenvolvimento econômico e de como avançar com eficiência contribuindo com a mobilidade urbana.

José Manuel Ferreira Gonçalves e José Eduardo Castelo Branco

José Manuel Ferreira Gonçalves e José Eduardo Castelo Branco

José Eduardo Castelo Branco, subsecretário de Planejamento Estratégico e Modernização Fazendária do Rio de Janeiro defendeu uma reforma tributária que ofereça incentivos fiscais aos investimentos em projetos de mobilidade, além de desonerar os financiamentos, como zerar o ICMS das obras. Ele citou estudos que mostram que o Brasil está em 120º lugar em investimentos em infraestrutura com o equivalente a 1% do PIB.

José Manuel Ferreira Gonçalves, professor de pós-graduação da Universidade Paulista – UNIP mostrou-se indignado com a forma como a mobilidade urbana é tratada pelas autoridades, criticou a falta de projetos e a paralisação das obras por anos e o não cumprimento dos prazos. Ele disse que não consegue entender e muito menos explicar como uma cidade como São Paulo fez em 42 anos apenas 74 quilômetros de metrô. “Como uma empresa assume uma PPP, do porte da Linha 6 Laranja não coloca recursos próprios para cumprir a sua parte no contrato e paralisa a obra porque o financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES não foi aprovado”, terminou dizendo que “é preciso colocar o dedo na ferida”.

O deputado estadual João Caramez (PSDB-SP) levou aos participantes do debate uma boa notícia. Acaba de ser criada na Assembleia Legislativa de São Paulo uma Frente Parlamentar em prol do transporte metroferroviário e convocou a AEAMESP para participar da primeira reunião que seria ainda marcada.

Caramez citou outra frente parlamentar criada por ele sobre hidrovias e que funciona em reuniões periódicas reunindo os interessados nas discussões com os deputados.


22ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR 2016 – II

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Website da AEAMESP publica apresentações e fotos da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Estão publicados no website da AEAMESP as apresentações e fotos da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, evento realizado de 13 a 16 de setembro de 2016 no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, paralelamente à exposição de produtos e serviços METROFERR EXPO 2016. Num mesmo ambiente virtual, estão reunidas as apresentações, organizadas por dia e por sessão, e um conjunto de fotografias.

Acesse o ambiente virtual com as apresentações e as fotos

 


SETOR METROFERROVIÁRIO

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ANPTrilhos anuncia segunda etapa da Campanha de Valorização do Transporte Urbano sobre Trilhos

Por meio de comunicado veiculado na primeira semana de outubro, a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) informou que os operadores de sistemas metroferroviários a ela vinculados lançaram a 2ª fase da Campanha Nacional de Valorização do Transporte de Passageiros Sobre Trilhos.

A campanha vem sendo veiculada durante o mês de outubro, abordando o tema cidadania e uso consciente dos sistemas. A divulgação do projeto será feita pela ANPTrilhos e seus associados nos sites corporativos, redes sociais, trens e estações.

Roberta Marchesi, superintendente da ANPTrilhos, informa que o objetivo dessa 2ª fase é chamar a atenção dos usuários dos sistemas para a importância e os benefícios de fazer um uso consciente do transporte sobre trilhos.

A dirigente reitera que a ANPTrilhos é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para promover o desenvolvimento e o aprimoramento do transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil. “Na visão da Associação, a mobilidade urbana deve ser adequada à realidade e às necessidades de cada uma das cidades brasileiras”, conclui.

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