fbpx

EDIÇÃO 397, DE 11 A 22 DE NOVEMBRO DE 2017

AEAMESP

Exposição do diretor de Engenharia e Construções do Metrô-SP, Paulo Meca, durante o encontro

Encontro  promove o lançamento da 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e apresenta a estratégia ‘Empresa Parceira da AEAMESP’ para o ano de 2018

No dia 22 de novembro de 2017, em sua sede, a AEAMESP realizou o lançamento da 24ª Semana de Tecnologia Metroferrovária e apresentou a estratégia Empresa Parceira da AEAMESP.

A 24ª Semana de Tecnologia acontecerá de 21 a 24 de agosto de 2018 e será no mesmo local da última edição, na Universidade Paulista (UNIP) – Campus Paraíso, em São Paulo. Participaram o ato de lançamento especialistas do setor e representantes de potenciais patrocinadores.

Pedro Machado

O presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, abriu o encontro. Ele falou inicialmente a respeito da forma de atuação da Associação. “Somos uma associação de profissionais, cujo maior patrimônio é justamente a prática do trabalho colaborativo, que fazemos desde nossa fundação em 1990, perfeitamente em linha com as tendências atualíssimas da sociedade do conhecimento na qual recém ingressamos”.

Em seguida, salientou que o congresso anual da AEAMESP – a Semana de Tecnologia Metroferroviária – também resulta do trabalho colaborativo e coordenado de dezenas de profissionais de várias partes do país e até do exterior. “A Semana de Tecnologia é também oportunidade de aperfeiçoamento profissional e intercâmbio de experiências e ideias. Nós temos um acervo de centenas de trabalhos técnicos, apresentados nos nossos 23 congressos anteriores disponíveis no nosso site”.

Na mais recente edição da Semana de Tecnologia Metroferroviária, em setembro de 2017, foram contabilizados 1.300 participantes inscritos, de diferentes locais do país. Houve o desenvolvimento de nove painéis de debates, duas conferências internacionais, 61 apresentações de trabalhos técnicos e cinco eventos conjuntos.

O presidente enfatizou ainda o fato de a AEAMESP atuar fortemente no campo político institucional. “Defendemos  com paixão o transporte sobre trilhos, no qual acreditamos. Não por acaso nosso lema é ‘Mais trilhos, Mais desenvolvimento’. Dessa forma, colaboramos para ampliar as redes de trilhos, ampliando consequentemente o mercado para os profissionais e para as empresas dos setores de metrô e ferrovia”.

ATIVIDADES AO LONGO DO ANO

Pedro Machado chamou a atenção dos participantes do encontro para a proposta comercial presente no folheto que anuncia a 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária. “Nesse folheto estão descritas todas as possibilidades de patrocínio e participação no próximo congresso”.

Ele informou ainda que a Associação está iniciando uma nova forma de parceria com empresas, não mais limitada à Semana de Tecnologia, mas compreendendo atividades ao longo de todo o ano, sem deixar de incluir a Semana de Tecnologia.

Trata-se da estratégia intitulada Empresa Parceira da AEAMESP, que faculta às empresas as seguintes possibilidades (todas relacionadas com a ampliação da exposição da marca e das qualificações da empresa para um público institucional e técnico): 1) Publicação de matérias da empresa parceira no Boletim AEAMESP e no site da Associação; 2) A realização de eventos da empresa parceira no Auditório AEAMESP; 3) A empresa poderá aplicar o logotipo Empresa Parceira da AEAMESP em seus próprios materiais de marketing; 4) Inclusão da empresa parceira no rol de patrocinadores da Semana de Tecnologia.

“Uma quinta possibilidade, a meu ver, é a mais importante: a inclusão de engenheiros e arquitetos da empresa parceira no quadro associativo da AEAMESP. Eles passam a ser associados que influenciam e ajudam a pautar nossa agenda com as demandas e premências do mercado”, concluiu Pedro Machado.

APRESENTAÇÕES

Vicente Abate

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Vicente Abate, reforçou a parceria entre as duas instituições e apoio ao evento. Sobre o local escolhido para o evento, o ambiente universitário, Abate ressaltou a significativa importância da aproximação com as áreas acadêmicas. Também destacou a importância da união entre todos os agentes do setor de transportes, tanto de passageiros como cargas, e a urgência da geração de empregos, da previsibilidade e do planejamento para desenvolvimento do setor no cenário nacional.

Paulo Meca, diretor de Engenharia e Construções do Metrô SP, apresentou o andamento das obras em São Paulo. Meca mencionou que, amanhã (23/11), acontecerá uma reunião de diretoria que dará os cenários para a Linha 17-Ouro do monotrilho. “Estão resolvendo, equacionando a situação da Linha 17”, afirmou. Durante sua apresentação, também destacou que os sete primeiros monotrilhos da Linha 17 são de fabricação da Scomi na Malásia e que os outros (seis ou sete, não precisou o número) serão produzidos no Brasil, pela mesma empresa.

Clodoaldo Pelissioni

Trem Intercidades. Clodoaldo Pelissioni, secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo fez o encerramento com uma palestra sobre os Trens Intercidades-TIC (Americana-Campinas-Jundiaí- São Paulo).

O governo paulista tem afirmando que a primeira fase do Trem Intercidades deverá ligar as cidades de São Paulo, Jundiaí, Campinas e Americana por um percurso de 135 quilômetros em trilhos, com nove estações, e investimento para implantação estimado em R$ 5 bilhões. O trem de média velocidade vai operar junto com a Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que já vai até Jundiaí. A estimativa inicial é de que o ramal transporte cerca de 60 mil passageiros por dia.

Para viabilizar o projeto, o Governo do Estado de São Paulo pretende contar com a iniciativa privada, por meio de PPP. Nesta modalidade de parceria, os custos de implantação são divididos entre Estado e o concessionário – este também pode ter receita com tarifas e itens acessórios (como publicidade, por exemplo). O contrato é por prazo determinado: após o encerramento da parceria, toda a infraestrutura implantada volta para o Estado.

Em sua exposição na sede da AEAMESP, o secretário Clodoaldo Pelissioni afirmou a preocupação com o planejamento e sublinhou a existência de uma premissa: tornar o projeto financiável. Ele também enfatizou a relevância desse projeto não apenas para e economia e para a população paulistas como para todo o país:  sua apresentação tinha como ‘slogan’ Trem Intercidades: porque São Paulo e o Brasil precisam e merecem.

Matéria preparada com apoio da Revista Sobretrilhos

MUSICA NA LINHA 4-AMARELA

Integrantes da Orquestra Humanação

Você gosta de música? Então vai adorar esta ideia da ViaQuatro para as semanas que antecedem o Natal

a Cultura Livre SP – Circuito Cultural ViaQuatro leva diversidade musical à Linha 4-Amarela de metrô. Serenata, orquestra e música instrumental completam as atrações desta edição nas sete estações

Responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, a concessionária ViaQuatro, em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), oferece a seus usuários a série de shows Cultura Livre SP – Circuito Cultural ViaQuatro, com atrações musicais que celebram a diversidade cultural.

Em novembro e dezembro, a edição especial de fim de ano traz três semanas de apresentações com artistas de diferentes vertentes culturais. Cada show acontece ao longo de uma semana, passando pelas sete estações da linha, sempre às 13 h. Segunda-feira – Estação Faria Lima; Terça-feira – Estação Pinheiros; Quarta-feira – Estação Butantã;  Quinta-feira – Estação Luz. Sexta-feira – Estação República; Sábado – Paulista Confira a programação:

Orquestra Humanação Popular – 27 de novembro a 3 de dezembro

Unindo diversos ritmos e intercalando sopro, percussão, narração poética e dança, a Orquestra Humanação Popular surgiu através de um estudo sobre a diversidade e a cultura brasileira. O grupo apresenta repertório que inclui influências europeias, indígenas e africanas.

Serenando – 4 a 10 de dezembro

Serenando é um projeto artístico que traz para os dias atuais o encanto das serenatas. Em um cenário habilitado para crianças e adultos, o público poderá escolher as canções que serão tocadas, entre elas serestas, música caipira e cantigas infantis, em que poemas intercalam as melodias.

Jaci Toffano – 11 a 17 de dezembro

Jaci Toffano

Jaci leva seu piano eletrônico para se apresentar em locais públicos, como parques, praças e rodoviárias, disponibilizando a música erudita ao público. No repertório que a pianista reservou para o Cultura Livre SP – Circuito Cultural ViaQuatro, além de peças tradicionais, como estudos de Chopin ou de Liszt, o público é contemplado com uma bela seleção musical incluindo músicas brasileiras e clássicos.

FÉRIAS FERROVIÁRIAS

CPTM recomenda  que os interessados procurem já os bilhetes para Expresso Paranapiacaba nas férias de janeiro.

Sem deixar de lembrar que o Expresso Turístico tem como destinos Jundiaí e Mogi das Cruzes, com muitas atrações, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) recomenda  que os interessados procurem já os bilhetes para Expresso Paranapiacaba nas férias de janeiro.

A empresa destaca que a Paranapiacaba é o destino mais procurado entre os três roteiros do Expresso Turístico. E que para garantir uma vaga na charmosa locomotiva dos anos 1960, o bilhete deve ser comprado com dois meses de antecedência. Se os planos para as férias de janeiro incluírem uma visita à antiga Vila Ferroviária, a hora de monitorar a disponibilização dos ingressos é agora, pois em 10 de novembro abriram as vendas para os embarques em 7 de janeiro. Ao longo das próximas semanas deste mês, serão disponibilizadas as passagens para todos os finais de semana do primeiro mês de 2018, sempre contando 60 dias da data da viagem.  

Veja outras informações

Sergião

Aos 69 anos nosso amigo Sergião (Sérgio Antunes de Oliveira e Souza) nos deixa.

Nosso companheiro sempre bem humorado, politicamente engajado, bonachão… Uma alma nobre, que enriquecia nosso convívio no Metrô-SP.

Foi, junto com o Lobo, Ricardo Leite e Fábio Janini, responsável pela introdução das coberturas espaciais com estruturas metálicas, no Metrô-SP (Linha Leste Oeste), inicialmente com aço e depois com alumínio.

Aliás, Sergião considerava-se “cria” do professor  Hermann Schultz, da Escola de Engenharia de São Carlos, da USP, onde se  graduou em 1974; o professor, russo, era considerado um dos maiores especialistas em estruturas metálicas do país.

Sergião, sempre preocupado tecnicamente, introduziu o conceito de ventos dominantes para calcular as estruturas conforme a recorrência dos ventos.

Saiu duas vezes do Metrô-SP para colaborar com o governo municipal, sempre como Diretor de Engenharia (gestão Erundina,  na EMURB, e gestão Marta Suplicy,  na SPTrans).

Mas sempre voltou à sua antiga casa e sempre bem recebido.

Engenheiro competente e extremamente trabalhador e bem humorado, cumpria suas missões com um extremo envolvimento.

Por onde passou deixou trabalhos inovadores e uma administração amiga.

No entanto, há 12 anos Sergião foi acometido pela “ela” (esclerose lateral aminiotrófica) e lutou bravamente,  superando de longe os dois anos em média de sobrevivência à doença. (uma exceção notável é o astrofísico inglês Stephen Hawkings, com mais de 20 anos de sobrevida e ainda resistindo).

Mas hoje, 12/11/2017, nosso amigo foi chamado, algures. Cumpriu bem sua missão entre nós e foi colaborar em outras paragens.

Fica com cada um de nós um pouco do companheiro: sua amizade sempre mostrada, sua ajuda quer em problemas técnicos ou administrativos, e a atmosfera simpática e solidária que sempre estabelecia por onde passava.

Sergião fez diferença, não viveu em vão… Nossos pensamentos e orações para ele!

Por Nestor Tupinambá, em 12 de novembro de 2017

MALHA PAULISTA

Prevista para novembro, reunião da FTRAM deverá  acontecer em dezembro, com participação da Rumo, concessionária da malha paulista

A coordenação da Frente Parlamentar em prol do Transporte Metroferroviário (FTRAM) informou que a reunião prevista originalmente para o dia 23 de novembro de 2017 foi alterada, devendo acontecer no início de dezembro.
 
Nesse encontro, estarão presentes representantes da concessionária Rumo, para uma apresentação e debates a respeito da malha ferroviária paulista e da proposta de renovação antecipada. O convite com a nova data será encaminhado com a maior brevidade possível.
NA IMPRENSA

Revista Sobretrilhos mostra que FTRAM se reuniu com Pelissioni por agenda positiva para os trilhos

 

Em 30 de novembro, a última etapa do 16º Desafio de Kart entre Amigos da AEAMESP

A  última etapa do 16º Desafio de Kart entre Amigos da AEAMESP será realizada na quinta-feira, 30 de novembro de 2017, no Kartódromo Ayrton Senna, Interlagos, São Paulo/SP.

A bateria terá 25 minutos, sendo 5 minutos de tomada de tempo (para reconhecimento da pista e definição do grid de largada) e 20 minutos de corrida. A largada será às 21 horas e os participantes devem chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência.

SOLIDARIEDADE

Organizadores do Dia Nacional da Coleta de Alimentos agradecem a doação de 174 toneladas de alimentos em 56 cidades

A realização da edição de 2017 do Dia Nacional da Coleta de Alimentos, em 11 de novembro, permitiu a arrecadação 174 toneladas em 56 cidades brasileiras. A campanha chegou a 12ª edição contando com mais de 6 mil voluntários, que passaram o dia em 255 supermercados, pedindo doações. A campanha foi noticiada do BOLETIM AEAMESP em outubro.

Os organizadores publicaram nota agradecendo a participação dos doadores e informando que em 2018 o Dia Nacional da Coleta de Alimentos será em 10 de novembro.

Números e destinação. De acordo com o site da campanha, as cidades que concentraram o maior número de arrecadações foram São Paulo, com mais de 25 toneladas, Belo Horizonte, com mais de 8 toneladas, Curitiba, com mais de 8 toneladas,  Brasília, com  7 toneladas e Barreiras/BA e Sorocaba/SP com mais de 6,5 toneladas.

Ainda no sábado, no fim do dia, os alimentos doados por quem foi aos supermercados foram entregues aos Bancos de Alimentos parceiros nas cidades participantes, que distribuirão às entidades cadastradas nos próximos dias.

PARTICIPAÇÃO

O presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, participa desta ação há muitos anos. Desta vez, atuou juntamente com voluntários de uma entidade beneficente do Jardim Ipava, na Zona Sul de São Paulo, que são amigos da senhora Isaltina Balbino, colaboradora da AEAMESP.

“Nosso trabalho arrecadou 290 kg de alimentos. Gosto de me engajar em iniciativas desse tipo, por possuírem alcance prático imediato. Fazem-nos sentir protagonistas de uma melhora na sociedade, ainda que pequena e insuficiente. Trabalhar nesta ação é bom para quem doa e para quem recebe”, disse Pedro Machado.

O presidente da AEAMESP, Pedro Machado (à direita) junto com outros voluntários da campanha 

Acesse o site da campanha

METRO EM VÍDEO

Apresentador de talk show e banda pop tocam disfarçados em estação do metrô de Nova York

Conforme noticiou o blog Omelete/UOL,  a banda pop norte-americana Maroon 5 foi convidada a participar de uma brincadeira no programa The Tonight Show Starring Jimmy Fallon. Na ocasião, os músicos e o apresentador do programa tocaram disfarçados em uma estação do metrô de Nova York. Antes de se revelarem, Eles tocaram “Crazy Little Thing Called Love”, do Queen, e, depois, apresentam “Sugar”, da própria Maroon 5.

Você pode gostar...