fbpx

EDIÇÃO 342, DE 6 A 12 DE SETEMBRO DE 2016

 


JORNAL AEAMESP

22ª Semana será um dos primeiros grandes eventos técnicos a avaliar a mobilidade neste novo momento do País, diz presidente da AEAMESP

edicao-38No artigo que abre a Edição 38 de JORNAL AEAMESP, disponível em versão digital ao final por meio de link ao final desta nota, o presidente da AEAMESP, engenheiro Emiliano Affonso destaca que a 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária será um dos primeiros grandes eventos técnicos a avaliar a mobilidade após o processo de impeachment e o início do novo governo. No artigo, ele assinala:

“Quiseram as circunstâncias que a 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e a METROFERR EXPO 2016 acontecessem poucos dias depois do início de uma nova administração federal, fato que fechou o longo processo jurídico-político de impedimento da presidente da República, durante o qual se aprofundaram incertezas em diferentes esferas da vida nacional. Assim, pode-se dizer que o congresso anual da AEAMESP em 2016 será um dos primeiros a avaliar as perspectivas da mobilidade urbana diante da nova realidade político-institucional, contando, para tanto, com a participação de dezenas de especialistas do País e do Exterior e de autoridades responsáveis por políticas públicas no setor”.

No texto, Emiliano Affonso também sumariza todos os principais temas que serão colocados em discussão e aponta novidades nesta edição da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviáriae a METROFERR EXPO. Ele conclui sublinhando a importância deste momento para o setor:

“É nos momentos de crise que se abrem as oportunidades. Aproveitemos a 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, para traçarmos caminhos que ajudem na implantação de sistemas metroferroviários que melhorem a mobilidade de nossas cidades e metrópoles, tornando-as eficientes e com condições de gerar mais empregos”

A Edição 38 do JORNAL AEAMESP descreve os painéis de debate e outras sessões da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e traz uma página com a seção Uma Janela para O Riso, assinada pelos engenheiros Rogerio Belda e Ariovaldo Veiga.

Veja a nova edição do JORNAL AEAMESP


22ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR 2016 – II

Conheça a programação de painéis e a relação de trabalhos técnicos e prepare-se para acompanhar a 22ª Semana de Tecnologia

22 SEMANAA exemplo do que ocorreu em anos anteriores, consultas à programação dos painéis de debates e à relação de trabalhos técnicos aprovados, disponíveis no Portal da AEAMESP, possibilitam aos interessados construir  um bom roteiro para acompanhar a 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, a ser realizada de 13 a 16 de setembro de 2016, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, paralelamente à exposição de produtos e serviços METROFERR EXPO 2016.

CONFERÊNCIAS

Na tarde do primeiro dia, 13 de setembro, as conferências de abertura da 22ª Semana de Tecnologia, logo após a solenidade de entrega do 3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários CBTU/ANPTrilhos, estarão a cargo de dois especialistas do Exterior.

GoHirano, gerente chefe da operadora japonesa de transporte ferroviário de passageiros West Japan Railway Company (JRWest), desenvolverá o tema Estratégia de negócios não ferroviários (empreendimentos associados) do Grupo JRWest.

Representante do banco de desenvolvimento do governo alemão KfWBankengruppe,  o engenheiro e consultor ferroviário alemão Kurt Rieckhoff, que  falará a respeito do tema Seleção de tecnologias para integrar o transporte sobre trilhos urbano e metropolitano.

PAINÉIS DE DEBATE

belohorizonterafael-ajustado

Sistema da CBTU em Belo Horizonte. Foto: Rafael Asquini

No segundo dia, 14 de setembro, os painéis de debate tratarão de temas como a eficiência nos sistemas metroferroviários, regras para aprovação e licenciamento de projetos e a perspectiva de ampliação metroferroviária no País. Em sessão coordenada pela Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS), serão desenvolvidas apresentações concernentes às melhores práticas para gestão eficiente das empresas metroferroviárias e também haverá assinatura do convênio de cooperação ALAMYS/AEAMESP

Em 15 de setembro, os painéis debaterão os desafios da integração, institucionalização de regiões metropolitanas e sua gestão, e o papel do transporte ferroviário na Macro Metrópole. Também serão abordados de aspectos relevantes do transporte de carga por ferrovia no Brasil.

No último dia, 16 de setembro, serão desenvolvidos cinco painéis, que focalizarão temas como investimentos privados, fontes de recursos para implantação e operação dos sistemas metroferroviários e o que fazer para aproveitar o momento e avançar na crise, além da questão do suprimento de energia elétrica para os sistemas de transporte público sobre trilhos e o tema da recuperação de ativos ferroviários.

TRABALHOS TÉCNICOS AGRUPADOS EM OFICINAS TEMÁTICAS

22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária apresenta uma significativa inovação, com desenvolvimento de  oficinas que concentrarão trabalhos técnicos referentes a temas específicos, relacionados com diferentes aspectos da tecnologia metroferroviária. As oficinas cobrem as áreas de Sinalização e Telecom, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Via Permanente, Infraestrutura, Vagões e Locomotivas e Carros

A coordenação técnica da 22ª Semana  informa que a ideia é estimular e facilitar a participação de profissionais interessados em participar das apresentações concernentes a esses temas; os profissionais poderão se inscrever gratuitamente na secretaria do evento, bastando solicitar credencial de visitante.

OFICINAS TEMÁTICAS

São estas as oficinas temáticas programadas para os três últimos dias da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária:

14 de setembro de 2016 – quarta feira

Sala 1 – Oficina de Sinalização e Telecom 

Sala 4 – Oficina de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Sala 5 – Oficina de Via Permanente

15 de setembro de 2016 – quinta feira

Sala 1 – Oficina de Infraestrutura

Sala 4  – Oficina de Vagões e Oficina de Locomotivas e Carros  

16 de setembro de 2016 – sexta feira

Sala 1 – Oficina de Sinalização e Telecom

Acesse o link a seguir para conferir a programação dos painéis



22ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR 2016 – IV

22ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR 2016 – V

Palestra na 22ª  Semana de Tecnologia Metroferroviária abordará o projeto do Trem Pé Vermelho no Norte do Paraná

Discorrer sobre a ação do governo do estado do Paraná em implantar um vetor de desenvolvimento regional através da ferrovia de passageiros, resgatando a vocação natural da região que foi colonizada e desenvolveu-se por meio da construção da atual ferrovia.

Este é o propósito da palestra Passageiros regionais – o trem Pé Vermelho no Norte do Paraná, que está no Painel 7 Transporte ferroviário na Macrometrópole, da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, programado para o dia 15 de setembro, das 14h às 15h20. A palestra está a cargo do gerente de Projetos da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, do Governo do Estado do Paraná, Murilo Noronha da Luz.

Na palestra,  Noronha da Luz abordará a contextualização da região norte do Paraná, sua história de desenvolvimento através da ferrovia, os projetos e estudos existentes que tratam da implantação do trem de passageiros, o andamento do estudo da procedimento de manifestação de interesse (PMI), a compatibilização com a infraestrutura existente e a concessão do serviço de carga, além da integração com o plano Metrópole Norte que está em fase de contratação pelo Banco Mundial. 

 

Você pode gostar...