fbpx

EDIÇÃO 338, DE 5 A 12 DE AGOSTO DE 2016

22ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR 2016 – I

Modernização operacional da Supervia será tema de conferência na 22ª Semana de Tecnologia

João Gouveia Ferrão Neto, diretor Operacional da SupervVia

João Gouveia Ferrão Neto, diretor Operacional da SupervVia

“A SuperVia passa por um processo de transformação para recuperar um abandono de décadas sofrido pelo sistema ferroviário fluminense. Em parceria com o Governo do Estado, estão sendo investidos R$ 3,3 bilhões para a modernização de toda a infraestrutura (rede aérea, trilhos, dormentes, equipamentos de via e telecomunicação), novo sistema de sinalização, renovação da frota, reforma das estações, entre outras melhorias”, conta o diretor Operacional da SupervVia, João Gouveia Ferrão Neto.

O executivo é o responsável pela palestra Remodelação operacional da SuperVia, um dos temas do painel Crescimento e melhoria da rede metroferroviária no Brasil, que acontecerá no dia 14 de setembro, das 14h às 15h20, durante a 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que será realizada pela AEAMESP no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), paralelamente à exposição de produtos e serviços METROFERR EXPO.

Segundo o diretor da SuperVia, os bons índices operacionais e o aumento no número de passageiros reforçam o início da concretização de parte desses investimentos. Reflexo disso é a melhora dos índices operacionais, como pontualidade (em 2011 era de 90% e hoje está em 93%, acima do exigido pelo contrato de concessão) e MKBF. “Nossa motivação para melhorar cada vez mais vem dos nossos 750 mil passageiros diários. É para transportá-los com mais conforto, rapidez e segurança que estamos engajados nesse processo de mudança”, reforça.

Os eventos.  A Semana de Tecnologia Metroferroviária é considerada o mais importante encontro técnico do setor de transporte metroferroviário do País tendo contribuído para a concretização de inúmeros projetos que envolvem a mobilidade urbana nas metrópoles.

Esta 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária será aberta no dia  13 de setembro de 2016 e se estenderá até 16 de setembro. O tema central do encontro é  Investir e Avançar com Eficiência. A programação prevê a realização de 13 painéis e  mais de 40 trabalhos técnicos, que serão apresentados pelos seus idealizadores nos quatro dias de trabalho.

A METROFERR EXPO é uma exposição que reúne empresas fabricantes de equipamentos metroferroviários, fornecedores de peças e serviços, mídias especializadas, que divulgam suas inovações oferecidas ao mercado.

Patrocínio e exposição. Para conhecer as opções de apoio institucional, patrocínio e exposição, basta entrar em contato com Cristina Kerr, na CKZ Eventos: criskerr@ckzeventos.com.br ou telefone (11) 2387-0111.


22ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR 2016 – II

Até 19 de agosto, antecipando as inscrições, associados da AEAMESP garantem participação gratuita na 22ª Semana

22 SEMANAEstão abertas as inscrições para a 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e para Metroferr 2016, eventos que a AEAMESP promoverá no período de 13 e 16 de setembro de 2016, no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo. Descontos. As inscrições feitas até 12 de agosto de 2016 terão descontos significativos.

Gratuito para associados. Até 19 de agosto de 2016, antecipando as inscrições, associados da AEAMESP poderão garantir participação gratuita na 22ª Semana. Acione o link ao final desta notícia e conheça as condições e os prazos da promoção.

Veja outras informações sobre condições e prazos e faça a sua inscrição.


22ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR 2016 – III

Na semana de 22 de agosto, serão conhecidos os 15 artigos técnicos finalistas do 3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários CBTU/ANPTrilhos

160520 - LOGO PRÊMIOOs 15 artigos técnicos finalistas do 3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários CBTU/ANPTrilhos terão seus títulos e autores conhecidos na semana de 22 de agosto de 2016.

Os trabalhos concorrem em três categorias: Categoria 1 – Políticas públicas; planejamento urbano; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço; Categoria 2 – Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional, e Categoria 3 – Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas de transporte.

 Serão oferecidos três prêmios em espécie, no valor de R$5.000,00 (cinco mil reais) cada um, concedidos, respectivamente, ao autor do melhor artigo técnico em cada categoria, conforme seleção final realizada pela Banca Examinadora.

Também na semana de 22 de agosto serão conhecidos os trabalhos selecionados para serem apresentados nas sessões técnicas da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.

Artigos entregues. Ainda em julho, dentro do prazo regulamentar, os autores entregaram os artigos e a documentação complementar correspondentes aos trabalhos técnicos selecionados para a Etapa 2 do 3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários CBTU/ANPTrilhos.

A cerimônia de premiação dos vencedores 3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários CBTU/ANPTrilhos será na tarde de 13 de setembro de 2016, na sequência imediata da solenidade de abertura da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo (SP).



NA IMPRENSA – II

Site jornalístico Marília Global destaca em matéria seguidores de ferromodelismo

MARILIA GLOBALO site Marília Global publicou em 8 de agosto de 2016 a matéria intitulada Região de Marília reúne aficionados por ferreomodelismo, reproduzida a seguir. Ao final desta nota, haverá um link para o endereço original da publicação. 

Região de Marília reúne aficionados por ferreomodelismo

O ferreomodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo, e sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente.

As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.

Em Marília, por exemplo, alguns ferromodelistas possuem verdadeiros ‘patrimônios’ em casa, e até hoje os trens despertam curiosidade e saudosismo nas pessoas.

O advogado Adriano Liubsevicius, 30 anos, sempre gostou de trens desde a infância, e há oito anos resolveu colocar em prática sua paixão por este hobby.

“Quando garoto, adorava os trens, mas comecei a me dedicar a esta diversão há pouco tempo. Possuo cerca de 150 vagões e 30 locomotivas e pelo menos uma vez por semana mexo na maquete que tenho em casa. Tenho uma composição só com vagões que ganhei de presente, e quando isso acontece, coloco o nome de quem me presenteou neles. Meu desejo é, um dia, montar uma exposição em Marília sobre ferreomodelismo”, diz Liubsevicius, que também constrói maquetes para outros ferreomodelistas.

Este hobby também passa de pai para filho. Em Garça, o auxiliar de produção Kleber Henrique Ragaci dos Santos, 39 anos, herdou de seu pai, Clemente Lúcio do Santos, logo aos 6 anos, a paixão pelo ferreomodelismo.

“Ele sempre gostou de trens e até hoje conversamos bastante sobre o tema. Frequentemente nos reunimos na casa de amigos para nos divertir com este hobby”, diz Santos, que possui 90 vagões 65 locomotivas.

Ao lado de amigos, Santos até montou a Associação Garcense de Ferreomodelismo e Memória Ferroviária (AGFEMF).

Por esses e muitos outros exemplos, o interior paulista se consolidou como um dos mercados mais atraentes para a venda e troca de miniaturas de trens. O interior paulista também abriga a única fabricante de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais na América Latina, a Frateschi Trens Elétricos, empresa com sede em Ribeirão Preto.

Veja a matéria no próprio site Marília Global (é pedida a inserção de e-mail do leitor):

 


 ESPORTE

Márcio vence a quinta etapa e assume a vice-liderança do 15º Desafio de Kart AEAMESP

No kartódromo Ayrton Senna, em  Interlagos, São Paulo/SP, Márcio suplantou outros 17 concorrentes e venceu a  quinta etapa do 15º Desafio de Kart AEAMESP, disputada na noite de 10 de agosto de 2016. A classificação na prova foi a seguinte: 1º) Márcio, 2º)- Leonardo, 3º) Víctor, 4º) Sérgio D’Agostinho, 5º) Carlos Raul, 6º) Zizo, 7º) Magri, e 8º) Valter Belapetravicius.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

Com cinco etapas já disputadas, está assim a classificação geral do 15º Desafio de Kart AEAMESP: 1º) Leonardo, 135 pontos; 2º) Márcio, 125; 3º) Zizo, 117; 4º) Sérgio, 112; 5º) Valter Belapetravicius, ’00; 6º) Carlos Raul, 99; 7º) Victor, 74, e  8º) Magri, 66.


ANIVERSARIANTES

No Portal da AEAMESP, os aniversariantes do mês de agosto

Veja no Portal da AEAMESP os nomes dos associados que aniversariam em agosto. O link abaixo dá acesso a uma lista em ordem cronológica crescente com todos os aniversariantes do mês. 

Veja os aniversariantes deste mês

http://www.aeamesp.org.br/wp-content/uploads/2016/08/Agosto.pdf

Você pode gostar...