fbpx

EDIÇÃO 386, DE 31 DE JULHO A 6 DE AGOSTO DE 2017

 
23ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR LOUNGE EXPERIENCE

‘Mais Trilhos, Mais Desenvolvimento’ é o tema da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

A 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e o METROFERR Lounge Experience acontecerão de 19 a 22 de setembro de 2017, no Campus Paraíso da UNIP (Rua Vergueiro, 1211, São Paulo/SP)

O transporte, sendo um promotor de acessibilidade, condiciona e é condicionado pelo crescimento das cidades. As ferrovias, na história brasileira, foram grandes contribuintes para a localização de diversas cidades. Com o tempo, a complexidade de atividades associada ao crescimento urbano criou a necessidade de novas formas de transportes e o ciclo, que se iniciou muitas vezes através da ferrovia abarcou demais modos de transporte.

A disposição de uma nova linha de metrô ou trem urbano pode se tornar um novo agente modificador. As alterações no entorno de uma estação, por exemplo, podem promover mudanças na organização das tarefas diárias dos indivíduos ao afetar o modo como eles se locomovem e os locais para onde eles desejam ir. Analogamente, um terminal de cargas, construído ao longo de uma ferrovia, induz a instalação de serviços complementares com a consequente atração de novos habitantes que originam ou ampliam núcleos populacionais em sua adjacência.

Os sistemas de transporte sobre trilhos são, portanto, grandes indutores da ocupação territorial sustentável e do desenvolvimento socioeconômico das cidades e do país. A 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária busca promover discussões de ações e políticas que fomentem a modernização e expansão destes sistemas.

Discutiremos não só a melhoria na oferta de transporte ferroviário de passageiros e de cargas, por meio de políticas públicas que fomentem sua efetiva implementação, mas também a efetiva interação entre esses sistemas e o desenvolvimento urbano e econômico que proporcionam, buscando possibilidades para que os recursos advindos deste novo desenvolvimento sejam revertidos para um novo ciclo de investimento no transporte sobre trilhos.

Assim, promovemos o mote de que seja no âmbito local, com o desenvolvimento das cidades, ou no âmbito nacional, com o aquecimento e alinhamento da economia, a inserção de mais trilhos significa mais desenvolvimento.

Conheça o site da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

EXPANSÃO METROFERROVIÁRIA

Entregue a nova Estação Engenheiro Goulart, que serve à Linha 12 – Safira da CPTM e atenderá à linha 13 – Jade para conexão com o Aeroporto de Guarulhos

No dia 4 de agosto de 2017, foi entregue a nova Estação Engenheiro Goulart, que serve a Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O ato teve a presença do governador Geraldo Alckmin e do presidente da CPTM, Paulo de Magalhães Bento Gonçalves.

Aspectos. A estação tem 15 mil metros quadrados, elevadores, escadas rolantes, acessibilidade, passarela ligando ao Parque Ecológico do Tietê e bicicletário, para os ciclistas também utilizarem o espaço. A obra atende a Linha 12, que vai para a USP Leste e a futura Linha 13 – Jade.

Fotos: Diogo Moreira/A2img/GESP

Com a conclusão da primeira etapa, os trens da Linha 12 voltam a parar na estação. O novo prédio conta com arquitetura moderna e totalmente acessível. No quesito sustentabilidade, o projeto contempla um sistema de aquecimento de água por energia solar, reservatório de água quente e outro para armazenamento de água de reuso.

A estação conta com todos os equipamentos de acessibilidade, com dois elevadores e sanitários masculino, feminino e para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Também há quatro escadas rolantes e escadas fixas, além de bilheteria blindada, com três guichês, e linha de bloqueio com 16 catracas.

No mezanino da estação estão as salas para as áreas operacionais e de segurança, que incluem vestiários e sanitários masculino/feminino. Para abrigar as salas técnicas e os equipamentos gerais, foi construído um edifício anexo.

A estação possui bicicletário que oferece 152 vagas, sanitários e passarela que liga a estação ao Parque Ecológico Tietê, com acesso pela ciclovia.

Importância. A estação Engenheiro Goulart integra o Lote 1 das obras civis da Linha 13-Jade, que também engloba a implantação da via permanente e rede aérea no trecho em superfície da nova linha, remanejamento da Linha 12 e ampliação de duas passagens inferiores.

Em 2018, uma nova plataforma estará em operação para atender a Linha 13-Jade, que ligará a capital ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. A linha beneficiará principalmente os moradores das duas maiores cidades do Estado, além de atender turistas e profissionais que visitam São Paulo a negócios.

A demanda inicial projetada é de cerca de 130 mil passageiros por dia útil e a conclusão das obras civis está prevista para o primeiro semestre de 2018. A linha terá três estações: Aeroporto-Guarulhos, Guarulhos-Cecap (novas) e Engenheiro Goulart (entregue nesta data), com integração com outros meios de transporte.

A Estação Cecap-Guarulhos terá um dos acessos transpondo o viário, permitindo conexão com a Rodoviária de Guarulhos. Na Estação Aeroporto-Guarulhos, uma das saídas possibilitará a passagem para o Terminal Metropolitano de Taboão, localizado em Guarulhos, além do acesso direto ao Terminal 1 do Aeroporto, que será interligado com transporte próprio da GRU Airport (concessionária do aeroporto), responsável pela distribuição dos passageiros pelos diversos terminais.

Do total de 12,2 km de extensão, quase 8 km de vias férreas serão sustentadas por 764 vigas gigantes, com 31 metros de extensão e 96,8 toneladas cada, o equivalente a 121 carros populares com peso médio de 800 kg.

Para atender essa demanda, uma fábrica foi montada em um dos canteiros e guindastes de grande porte são utilizados para o lançamento de vigas nos últimos trechos em elevado. Atualmente, cerca de 2.300 trabalhadores estão mobilizados nos quatro lotes que compõem a obra.

SETOR METROFERROVIÁRIO

Diretoria da AEAMESP parabeniza a ABIFER pelo transcurso do seu quadragésimo aniversário, nesta terça, 8 de agosto

A Diretoria da AEAMESP parabeniza a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), pelo Transcurso de seu quadragésimo aniversário.

A fundação aconteceu em 8 de agosto de 1977, resultado da congregação de fabricantes de equipamentos para o sistema ferroviário, que tinham como propósito realçar a importância da indústria e do transporte ferroviário de carga e de passageiros.

Atualmente presidida pelo engenheiro Vicente Abate, a ABIFER mantém relacionamento permanente com operadoras, autoridades governamentais e do Legislativo, BNDES, universidades e com os mais diversos segmentos da sociedade.

Amplo espectro de produtos. Parte importante do esforço pela ampliação da rede metroferroviária e da malha ferroviária de transporte de cargas, a ABIFER reúne fabricantes de locomotivas diesel-elétricas e diesel-hidráulicas, vagões de carga de todos os tipos, vagões siderúrgicos, carros de passageiros metroferroviários, veículos leves sobre trilhos (VLT), trens de alta velocidade (TAV), sistemas de sinalização e telecomunicação, freio, choque e tração, portas, pantógrafos, ar condicionado, truques e seus componentes: rodas, eixos, sapatas e molas, materiais para via permanente: fixações elásticas, talas de junção, aparelhos de mudança de via, dormentes e soldagem de trilhos, além de empresas de serviços de engenharia, manutenção, reparação, adaptação e modernização de veículos ferroviários.

AEAMESP CONVIDA

Estação AACD, Linha 5 – Lilás, em julho de 2017. Foto: Metrô-SP

Com ‘casa cheia’, encontro mostra estruturação e exemplos de gestão de empreendimento no Metrô-SP

Com ‘casa cheia’, foi realizado na noite da quinta-feira, 3 de agosto de 2017, na sede da AEAMESP, o encontro Gestão de Empreendimento no Metrô: Opção ou Necessidade, com três apresentações.

Os trabalhos foram abertos pelo presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, que sublinhou o bom número de presentes, assinalando que a iniciativa de debater temas de interesse do setor tem gerado crescente participação dos associados e de outros interessados.

Pedro Machado também agradeceu a presença diretor de Engenharia e Construções da Companhia do Metropolitano de São Paulo, engenheiro Paulo Sérgio Amalfi Meca, que acompanhou as apresentações.

APRESENTAÇÕES

A engenheira Priscila Amaro Antunes Saldanha, coordenadora de Metodologias e Ferramentas de Gestão do Metrô-SP fez a primeira apresentação com o tema Evolução da Gestão de Empreendimentos no Metrô-SP, historiando a implantação e os resultados até aqui do escritório de gerenciamento de projetos da companhia – que adota a sigla PMO, que utiliza as iniciais da expressão em inglês Project Management Office.

É possível dizer que o PMO estrutura e delineia ferramentas e procedimentos de gerenciamento de projetos – da organização inteira ou de áreas específicas – buscando os melhores resultados quanto ao controle em todas as etapas.

As outras duas apresentações corresponderam a testemunhos que exemplificam avanços quanto ao gerenciamento de empreendimentos na Companhia do Metropolitano de São Paulo.

Estação Fazenda da Juta, da Linha 15- Prata, em julho de 2017. Foto: Metrô-SP

O engenheiro Carlos Eduardo Paixão de Almeida, gerente do empreendimento da Linha 15 – Prata, mostrou como passaram a ser feitas as mudanças em projetos, com a  aplicação, na Linha 15 – Prata, do Controle Integrado de Mudanças preconizado pelo PMO.

E o engenheiro Roberto Torres Rodrigues, gerente de Implantação de Sistemas do Metrô-SP, falou sobre resultados de gestão de risco na implantação da Linha 5 – Lilás.  Arquivos com as apresentações serão oportunamente disponibilizadas pela AEAMESP.

APRESENTAÇÃO DOS CARTAZES E DE FOTOS
DE CADA UMA DAS EDIÇÕES DA
SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

Em 2009, 15ª Semana debateu o papel do transporte público na garantia do desenvolvimento econômico e social

A 15ª Semana de Tecnologia Metroferroviária foi desenvolvida no período de 25 a 28 de agosto de 2009, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Temas. O tema geral daquele encontro foi Transporte público assegurando o desenvolvimento econômico e social. Fotografias. Do acervo da AEAMESP, foram selecionadas fotografias  que revelam aspectos  do ambiente nos quais foram desenvolvidas as sessões da décima quINTA Semana de Tecnologia Metroferroviária. Elas são apresentadas a seguir (Pesquisa de imagens: Juliana Rosa Rebelo).

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Instituto Mauá de Tecnologia e Centro de Pesquisas Ferroviárias lançam em parceria curso de pós-graduação em Engenharia Ferroviária e Metroferroviária

Com vistas ao aperfeiçoamento de profissionais do setor ferroviário, área que exige permanente atualização de conhecimentos técnicos, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), em parceria com o Centro de Pesquisas Ferroviárias (CEPEFER), inicia os cursos de Pós-Graduação em Engenharia Ferroviária e Engenharia Metroferroviária em São Paulo.

O início das aulas está marcado para o dia 18 de agosto, já a aula inaugural de ambos os cursos para o dia 5. A carga horária dos cursos é de 364h, divididas em 17 módulos de disciplinas básicas e especializadas.

De acordo com as organizações promotoras, os cursos de pós-graduação contam de disciplinas que permitem a especialização dos profissionais interessados, e também a possibilidade de escolha para módulos específicos, com acúmulos programados de créditos, o que torna possível a formação conjunta em engenharia ferroviária e metroferroviária.

Veja outras informações

NA IMPRENSA – FERROVIA & ENERGIA

Revista Exame publicou a matéria ‘Como as ferrovias eletrificadas podem mudar o Brasil’

A revista Exame publicou no dia 3 de agosto de 2017 a  matéria intitulada Como as ferrovias eletrificadas podem mudar o Brasil. De acordo com a matéria, a eletrificação das ferrovias para transporte de carga “leva energia, telecomunicações e internet para as regiões mais remotas do país.

Acesse a matéria

NA IMPRENSA – INDÚSTRIA FERROVIÁRIA

Matéria mostra que a  Hyundai Rotem de Araraquara entregou terceiro trem para a CPTM

O site A Cidade ON, de Araraquara/SP, publicou a matéria intitulada Hyundai Rotem de Araraquara entrega terceiro trem para a CPTM, em que explica que a composição faz parte do lote de 30 unidades que devem entrar em circulação até 2018. Em seu trecho inicial, a matéria assinala: “A Hyundai Rotem Brasil, com sede em Araraquara, entregou na manhã de sexta-feira, 4 de agosto,  o terceiro trem da série 9500 à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A nova composição é destinada à Linha 7 – Rubi, entre as estações Luz e Jundiaí. As duas últimas entregas, realizadas em junho e julho também circulam na Linha 7. Até o fim de 2018, a multinacional espera entregar 30 composições à CPTM”.

Veja a matéria

EM VÍDEO – MEMÓRIA FERROVIÁRIA

Com materiais e equipamentos ainda abandonados, Estrada de Ferro Madeira Mamoré completa 105 anos

Na terça-feira, 1 de agosto de 2017, a Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) completou 105 anos de existência. Reportagem do jornal Rondônia TV, da Rede Globo, relata a pequena comemoração da data e mostra que ainda não teve êxito a luta de ex-funcionários para que os materiais e equipamentos da velha ferrovia sejam restaurados e preservados.

Veja o vídeo

Você pode gostar...