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EDIÇÃO 401, DE 1º A 15 DE JANEIRO DE 2018

INTERNACIONAL

Na estação Vila Prudente, Wilson Nagy, Alberto Branco, Emiliano Affonso, Samuel Teleki, a consulesa Jelena Teleki, o cônsul-geral Szilárd Teleki, Dionísio Gutierres, o cônsul cultural József Balázs e Luciana Juhas.

Em atividade proposta pela AEAMESP, cônsul geral e membros do consulado da Hungria em São Paulo visitam CCO do Metrô-SP e Linha 15–Prata em monotrilho

Na manhã de 12 de janeiro de 2018, o Metrô SP recebeu a visita do cônsul geral da Hungria, Szilárd Teleki, acompanhado da consulesa Jelena Teleki, do filho Samuel e do cônsul cultural József Balázs, além de Luciana Juhas, da empresa de comunicação corporativa Galeria de Comunicações, que atende o consulado no Brasil.

O grupo conheceu instalações do Centro de Controle Operacional (CCO), situado no próximo à Estação Paraíso, pertencente à Linha 1 – Azul e à Linha 2 –Verde, e o sistema de monotrilho da Linha 15 – Prata.

A possibilidade de realização da visita técnica e de abertura de intercâmbio foi identificada pela AEAMESP e concretizada com a cooperação da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô.

A visita teve a condução dos engenheiros do Metrô-SP Wilson Nagy e Conrado Grava e a participação dos engenheiros Emiliano Affonso, conselheiro da AEAMESP e diretor do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, e Roberto Berkes, dirigente do Instituto de Engenharia de São Paulo. A AEAMESP esteve representada no encontro pelo vice-presidente de Atividades Técnicas, engenheiro Dionísio Gutierres, e pelo diretor adjunto de Marketing, Alberto Branco.

Em dependência do CCO, a partir da esquerda, Samuel Teleki, a consulesa Jelena Teleki, o cônsul cultural József Balázs o cônsul-geral Szilárd Teleki, Dionísio Gutierres, e o engenheiro Roberto Berkes.

A partir da esquerda, o diretor adjunto de Marketing da AEAMESP Alberto Branco, os engenheiros Emiliano Affonso, Conrado Grava de Souza e Wilson Nagy e a jornalista Luciana Juhas.

Troca de informações e experiências. Antes de comentar o resultado da visita técnica, o cônsul-geral Szilárd Teleki fez questão de agradecer aos dirigentes da AEAMESP pela oportunidade. “Agradecemos aos organizadores, os senhores Dionísio e Alberto, que nos convidaram e acompanharam, possibilitando uma excelente oportunidade de realmente conhecermos o funcionamento do Metrô de São Paulo”, disse.

Sobre a visita propriamente dita, assinalou: “Pudemos confirmar, durante a visita, que o trabalho é feito por profissionais de alta categoria e temos esperança de uma futura colaboração vantajosa para ambos os participantes, entre o Metrô de São Paulo e o Centro de Transporte Público de Budapeste (BKK). Como é de conhecimento público, o primeiro metrô começou a operar em Budapeste em 1896, sendo o 2º da Europa, antecipado apenas pelo metrô de Londres. No entanto, o metrô paulistano fica entre os mais populosos do mundo, havendo, assim, bastante material para troca de informações e experiências”.

O cônsul-geral concluiu, informando que apresentou uma sugestão. “Por parte do Consulado, sugerimos a organização de exposições artísticas, culturais e turísticas sobre a Hungria, nas estações do Metrô-SP, sugestão aceita com simpatia e de bom grado pelos organizadores, a quem renovamos nosso prazer e satisfação por ocasião de tal proveitosa visita.”

Expectativa de frutífera parceria. Em nome da AEAMESP, o vice-presidente Dionísio Gutierres afirmou: “A oportunidade de intercâmbio com novos parceiros é sempre relevante e interessante, em especial quando estamos mostrando a nossa casa, ou melhor, nossas atividades dentro do setor. Espero que esta visita do consulado da Hungria seja o primeiro passo para uma frutífera parceria”.

Ele acrescentou: “Sobre a visita, é importante destacar que ouvir relatos a respeito da operação do Metrô de São Paulo, mesmo estando tão próximo, é sempre entusiasmante e revigorante, pois confirma que o trabalho que fazemos é importante para irrigar a cidade e fazê-la funcionar”.

Dionísio concluiu com estas palavras: “Ter a oportunidade de verificar o desenvolvimento da malha, com a inserção de novas linhas e modos, sobretudo com o acompanhamento de funcionários solícitos e dispostos a ensinar, mostra que temos no Metrô de São Paulo uma empresa de responsabilidade e com visão de futuro.”

Ampliação do intercâmbio. O diretor adjunto Alberto Branco salientou que dentre as possibilidades aventadas para serem amadurecidas oportunamente, está a perspectiva de realização de intercâmbio técnico e documental entre a AEAMESP e o Metrô de Budapeste, assim como a realização de palestra de especialista húngaro durante a 24° Semana de Tecnologia Metroferroviária, programada para o período de 21 a 24 de agosto de 2018, no Campus Vergueiro, da Universidade Paulista (UNIP).

“Com um ano inteiro pela frente e considerando o desenvolvimento da 24°Semana, inauguramos janeiro com a perspectiva de internacionalização da AEAMESP a partir da organização da visita do corpo consular da Hungria ao Metrô. O resultado simbólico deste encontro, como outros que poderão ser suscitados, apoia-se na potencialidade de trilharmos um caminho de cooperação técnico-científico entre os atores envolvidos: indo desde a troca de artigos técnicos e experiências bem sucedidas, até a eventual realização de missões entre os Metrôs de São Paulo e Budapeste.”

Desde a sua criação, em 1990, a AEAMESP vem agindo e trabalhando na valorização da tecnologia metroferroviária e em defesa dos sistemas sobre trilhos, e promovendo o desenvolvimento tecnológico e profissional de associados. Você, engenheiro, arquiteto, geólogo, agrimensor, tecnólogo ou profissional do setor metroferroviário, associe-se à AEAMESP. Sua participação é muito importante para garantir a continuidade desse trabalho.

SETOR METROFERROVIÁRIO

Estação Central do Metrô, Plano Piloto, Brasília, DF. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Agência Brasília informa que, em 2017, Metrô-DF investiu cinco vezes mais do que a média dos quatro anos anteriores

O volume de investimentos no sistema metroviário do Distrito Federal foi cinco vezes maior em 2017, comparando-se com a média dos últimos anos. De R$ 4,5 milhões anuais, em média, de 2013 a 2016, por exemplo, o número aumentou para R$ 22,2 milhões no ano passado. Os dados constam da execução orçamentária da Companhia do Metropolitano (Metrô-DF).
Mesmo diante do baixo número referente aos anos anteriores, das 100 mil viagens em 2017, apenas 0,081% tiveram falhas que provocaram atraso em mais de 15 minutos em horários de pico. De acordo com a empresa, isso é resultado de uma série de ações estratégicas adotadas desde 2015. Ainda segundo a companhia, de 2012 a 2015, os investimentos na manutenção e na operação do metrô ficaram abaixo de R$ 500 mil por ano.

Em 2017, diz o Metro-DF, foi possível reforçar os investimentos na melhoria dos equipamentos graças ao esforço do governo para regularizar a situação fiscal e organizar o gasto público.

PUBLICAÇÃO ESPECIALIZADA

Com artigo de Ayrton Camargo e Silva sobre preservação do patrimônio cultural na EFCJ, está disponível a Revista dos Transportes Públicos 147, editada pela ANTP

A Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) coloca à disposição para livre consulta a edição número 147 da Revista dos Transportes Pùblicos – 3º Quadrimestre de 2017, que conta o artigo intitulado A preservação do patrimônio cultural como prática de gestão da EFCJ, assinado pelo arquiteto e historiador  Ayrton Camargo e Silva, que é associado e colaborador da AEAMESP. Em 6 de janeiro de 2018, Ayrton deixou o cargo de diretor presidente da Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ).

Outros temas. A edição trata também do seguintes outros temas: 2017, ano que marcou o 40º aniversário da ANTP (Alexandre Pelegi); Transporte público de passageiros e cidade digital estratégica: análise dos meios digitais de mobilidade urbana em Barcelona (Eloisa Parteka e Denis Alcides Rezende);  Automação semafórica: aplicando tecnologia para maximizar a capacidade viária existente (Marcello Victorino Junqueira de Souza e Armando Carlos de Pina Filho)

E também:  Análise da acessibilidade a shopping centers no contexto técnico e de percepção dos pedestres (Maísa Sales Gama Tobias e Francimário Arcoverde Gomes); Panorama geral dos potenciais benefícios e desafios da implantação de veículos autônomos individuais para a mobilidade urbana por meio de uma revisão sistemática da literatura (Lucas César Breder dos Santos, Pastor Willy Gonzales Taco e Zuleide Oliveira Feitosa);  International Road Assessment Programme – iRAP (Philip Gold), e Elaboração de curvas de ruído para análise de uso e ocupação do solo no entorno do Aeroporto Internacional de Boa Vista (Atlas Brasil Cantanhede Laís Leticia Souza, Clive Reis do Nascimento e Alexandre Hering Coelho).

Veja a publicação

Veja matéria da ANTP sobre atuação de Ayrton na EFCJ

SETOR METROFERROVIÁRIO

Newsletter da Via Quatro divulgado em dezembro destaca que a operadora recebeu importantes reconhecimentos do setor, dentro e fora do País

O newsletter da Via Quatro distribuído em dezembro de 2017 traz como destaque o fato de a operadora da Linha 4 – Amarela do Metrô de São Paulo ter recebido importantes reconhecimentos do setor, dentro e fora do Brasil. Além de votos de boas festas e um feliz 2018, a publicação traz também as matérias intituladas Sustentabilidade agrega valor à viagem e Trem encanta SP com belezas de Pernambuco.

Veja o boletim

METRÔ EM VÍDEO

Vídeo dá uma (pequena) ideia do susto causado em estações de metrô pelo sismo da Cidade do México em 19 de setembro de 2017

Meios de comunicação mexicanos destacaram nesta primeira quinzena de janeiro o final das  obras de  reparo de duas estruturas da Linha 12 do metrô da capital do país, danificadas pelo terremoto ocorrido em 19 de setembro de 2017. Outras estruturas foram examinadas com raios-X e ultrassom e as autoridades garantiram que não foram afetadas.

Um arquivo do YouTube traz um vídeo feito por câmera de segurança em uma estação de metrô enquanto o sismo acontecia. As imagens impressionam.

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