fbpx

EDIÇÃO 411, DE 16 DE JUNHO A 15 DE JULHO DE 2018

Semana de Tecnologia Metroferroviária debaterá evolução do setor nos últimos 50 anos

Evento promovido pela AEAMESP, entre 21 a 24 de agosto, chega à 24ª edição e contará com diversos eventos paralelos com debates nacionais e internacionais

Em face da recente crise do sistema rodoviário brasileiro, fruto de uma greve nacional dos caminhoneiros, uma pergunta se fez ouvir em todo o País: por que o Brasil não investe mais em transporte metroferroviário – de pessoas e de cargas? Essa será uma das questões abordadas na 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, entre os dias 21 e 24 de agosto de 2018. Com tema central A Evolução Passa Por Aqui, o evento será promovido pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) e acontecerá conjuntamente com a Metroferr Lounge Experience 2018.

Com o objetivo de alinhar todos os agentes envolvidos para que essa evolução, que se deu no âmbito do atendimento, serviços, tecnologia e desenvolvimento de cidades, seja ampliada para a construção dos próximos 50 anos, o evento valorizará a ação dos agentes do setor, desde a implantação do primeiro sistema de metrô do Brasil, 50 anos atrás, até os dias de hoje.

“Somos uma associação de profissionais, cujo maior patrimônio é justamente a prática do trabalho colaborativo. A 24ª Semana pretende reunir profissionais de várias partes do País e até do exterior com o objetivo principal de aperfeiçoamento e intercâmbio de experiências e ideias”, afirma Pedro Machado, presidente da AEAMESP.

CINCO PAINÉIS E 66 TRABALHOS TÉCNICOS

O evento, que contará com cinco painéis e 66 trabalhos técnicos reunidos em oficinas sobre os mais diversos temas e ocorrerá na Universidade Paulista (Unip) – Campus Paraíso (Rua Vergueiro, 1.211 – Paraíso), reunirá presidentes e dirigentes de empresas, engenheiros, arquitetos urbanistas e especialistas das áreas de planejamento e controle, projetos, infraestrutura e obras, logística, compras, planejamento estratégico, engenharia, tecnologia, manutenção, operação e especificação. Também participarão representantes de órgãos públicos do Executivo e do Legislativo, nas esferas federal, estadual e municipal, entidades de classe e de instituições não governamentais de representação autônoma.

Entre os nomes confirmados estarão os presidentes dos Metrôs de São Paulo, Paulo Menezes de Figueiredo; MetrôRio, Guilherme Ramalho; da CTB (Salvador), Eduardo Copello; e de Paulo Magalhães, presidente da CPTM. Também estarão presentes secretários de Transportes de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. O público também poderá conhecer a experiência estrangeira no transporte, pois especialistas que cuidaram do enterramento de trilhos nas cidades de Paris e Turim falarão sobre esses cases de sucesso, bem como a experiência de metrôs latino-americanos, como Buenos Aires/Argentina e Monterrey/México.

METROFERR LOUNGE EXPERIENCE 2018

Um dos eventos paralelos à 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária será a Metroferr Lounge Experience 2018, reunindo fornecedores de serviços e produtos para o segmento. A feira contará com networking e espaços para negócios, assim como estandes de fornecedores diversos.

5º PRÊMIO TECNOLOGIA & DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS ANPTRILHOS-CBTU

Outro destaque da 24ª Semana será o 5º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em parceria com a AEAMESP, que reconhecerá os três melhores trabalhos dos 66 que serão apresentados nas diversas oficinas durante três dias da Semana.

PROGRAMAÇÃO INCLUI EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS 

Integram a 24ª Semana os eventos: a 46ª Reunião do Grupo Permanente de Auto-Ajuda na Área de Manutenção Metroferroviária (GPAA); o XII Seminário Metroferroviário da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP); o Seminário UITP – Melhores Práticas de Mobilidade Urbana Comunicação & Marketing, da União Internacional do Transporte Público – Divisão América Latina (UITP/DAL); e o II Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário. Além disso,  mesas-redondas celebrarão e discutirão os 50 anos do Metrô de São Paulo, os 25 anos da CPTM, 20 anos do MetrôRio e os cinco anos do metrô de Salvador.

Clique a veja a programação completa

SETOR METROFERROVIÁRIO

O Fórum de Mobilidade, programado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos – ANPTrilhos, tem apoio da AEAMESP

A AEAMESP apoia o Fórum de Mobilidade ANPTrilhos, a ser realizado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) no dia 18 de julho de 2018, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília/DF.

O encontro terá a participação de especialistas do setor metroferroviário e candidatos à Presidência da República com o objetivo debater as propostas e ações para a rede de transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil – um setor que, em 2017, ampliou sua rede em 30,2 km e transportou 2,93 bilhões de passageiros.

Criada em 2010, a ANPTrilhos reúne os operadores de sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos de todo o Brasil. A entidade foi instituída com o objetivo de promover o desenvolvimento e o aprimoramento do transporte brasileiro de passageiros sobre trilhos.

Com uma visão integrada entre operadores, indústrias e entidades do setor, a Associação busca trabalhar soluções e tecnologias que contribuam para a melhoria da mobilidade urbana, considerando a realidade e as necessidades das diversas cidades brasileiras.

IMPACTOS URBANOS

Joubert Flores, presidente da ANPTrilhos

Na visão várias vezes reafirmada pela ANPTrilhos, quando o tema é mobilidade no Brasil – um país com 207,7 milhões de habitantes, com concentração nos grandes centros –, aspectos como qualidade de vida, eficiência e expansão do sistema metroferroviário de passageiros devem ser considerados.

De acordo com um estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), a estimativa é que o desperdício de tempo no trânsito acarrete prejuízo anual de mais de 111 bilhões de reais. Em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro parte significativa da população gasta pelo menos duas horas e meia todos os dias para ir e voltar ao trabalho.

O presidente da ANPTrilhos e diretor da AEAMESP no Rio de Janeiro, Joubert Flores, entende que o caminho para a eficiência é a completa integração dos sistemas de transporte, com forte participação do setor metroferroviário e a otimização de recursos.

João Gouveia Ferrão Neto, diretor Operacional da SupervVia

Palestrantes. Além de Joubert Flores e da superintendente da ANPTrilhos, Roberta Marchesi, estão confirmados como palestrantes do Fórum de Mobilidade João Gouveia Ferrão Neto, diretor de operações da Supervia, do Rio de Janeiro; José Dionísio González, diretor da União Internacional de Transporte Público (UITP); José Eduardo Ribeiro Copello, presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) e diretor de Desenvolvimento da ANPTrilhos; Leonardo Vianna, presidente da Divisão de Mobilidade do Grupo CCR; Roland Zamora, secretário geral da Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS), entidade que congrega operadores e autoridades do setor na América Latina, Espanha e Portugal e provedores globais de serviço.

NA IMPRENSA – INDÚSTRIA FERROVIÁRIA

Falando ao Diário do Transporte, presidente da ABIFER não descarta desemprego na indústria ferroviária, se não houver encomendas para 2019

Em entrevista ao site Diário do Transporte, o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Vicente Abate, afirma que não há previsão de compras no segmento de passageiros para 2019 e que, diante dessa situação, não é descartável a possibilidade de haver desemprego no setor. Apesar da previsão negativa, o dirigente disse que as fabricantes atuantes no setor – Bombardier, CAF, Rotem e Alstom –  não enfrentam dificuldades financeiras e permanecerão ativas.

Veja a entrevista

NA IMPRENSA – PRÊMIO PARA A CPTM

Via Trólebus destaca que  CPTM ganhou o Prêmio Revista Ferroviária de 2017 como melhor operadora de sistema metropolitano do país

O site Via Trólebus ressalta que a Companhia Paulista de Trens Metrpolitanos (CPTM) foi premiada como melhor  operadora de sistema metropolitano do país na 29ª Edição do Prêmio Revista Ferroviária de 2017, em evento realizado no 14 de junho. A Companhia concorreu com a Supervia, do Rio de Janeiro, e com a Trensurb, do Rio Grande do Sul. O troféu foi recebido pelo presidente da CPTM Paulo Magalhães, que destacou que os grandes vencedores são os empregados.

A CPTM transporta quase 3 de milhões de usuários por dia e, neste ano, com inauguração da Linha 13-Jade (Engenheiro Goulart-Aeroporto Guarulhos) passou a conta com 94 estações e 273 quilômetros de trilhos.

Ferroviário padrão. O site Via Trólebus realça também o fato de o empregado Moises Satilo dos Santos, atualmente agente de operação da Linha 13-Jade, ter recebido o troféu por indicação de ferroviário padrão pela CPTM. Em 2017, na Estação Brás, ele salvou um bebê recém-nascido que estava sufocando. Moises utilizou com calma e perfeição as técnicas de primeiros socorros ensinadas em treinamentos da Companhia.

Leia a matéria

NA IMPRENSA – MODERNIZAÇÃO DA CPTM

Em editorial, Estadão qualifica CPTM como “um esforço que vale a pena”

Em editorial publicados no dia 20 de junho de 2018, o jornal O Estado de S. Paulo destacou o fato de estar havendo um esforço pela modernização da rede da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Um trecho do artigo, assinala: “Se comparada a situação da CPTM quando surgiu ao que se tornou nesses 26 anos, houve uma significativa mudança para melhor. A imagem dos velhos trens de subúrbio foi ficando para trás. Mas, se a comparação é com o que a CPTM pretende ser, falta muito para se atingir o objetivo. Principalmente, porque se pretende dar à CPTM o padrão de qualidade do Metrô – um meio de transporte rápido, respeitador dos horários e confortável, com trens modernos e estações funcionais”.

Leia o texto do editorial

METRÔ EM VÍDEO

Meio século em quase um minuto e meio

Vídeo sintetiza em quase um minuto e meio os principais marcos da trajetória de 50 anos da Companhia do Metropolitano de São Paulo.

Você pode gostar...