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EDIÇÃO 419, DE 27 DE OUTUBRO A 2 DE NOVEMBRO DE 2018

PRESENÇA AEAMESP – EXPANSÃO

Bárbara Vicalvi e Carlos Henrique Tiveli Garbuio logo após a inauguração da nova estação

AEAMESP participa da inauguração da Estação São Paulo-Morumbi, da Linha 4 – Amarela, gerida pela ViaQuatro

No sábado, 27 de outubro de 2018, a vice-presidente de Assuntos Associativos, arquiteta e urbanista Bárbara Vicalvi, representou a AEAMESP no ato de inauguração da Estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela do Metrô. A nova estação amplia em 2,4 km a linha 4-Amarela e fica localizada a 1,5 km do Estádio do Morumbi.

Ao lado do gerente do empreendimento, Carlos Henrique Tiveli Garbuio, Bárbara afirmou: “Assim como meus colegas, fiquei especialmente contente e orgulhosa com entrega da estação para a população, pois faço parte da força tarefa do empreendimento da Linha 4. A inauguração de uma estação é sempre um momento histórico e é muito bom poder presenciar isso.”

REDE AMPLIADA

Com a entrega da estação, a capital paulista passou a contar com uma rede de 96 quilômetros de metrô e 84 estações. Construída pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), a nova estação deve receber 27 mil passageiros por dia.

Com a abertura da estação São Paulo-Morumbi e a entrega de um trecho de mais 2,4 quilômetros de trilhos a partir da estação Butantã, a Linha 4-Amarela, que é operada pela concessionária ViaQuatro, passará a ter 11,3 km de extensão e 10 estações entre Luz e São Paulo-Morumbi.

A entrada principal da São Paulo-Morumbi fica na Avenida Professor Francisco Morato, esquina com a Avenida Deputado Jacob Zveibil, atendendo a demanda de quem vem das zonas sul e oeste da cidade. Para isso, a estação terá um terminal de ônibus anexo, que deverá entrar em funcionamento na primeira quinzena de dezembro. Já o acesso secundário ficará também na Avenida Francisco Morato, esquina com a Avenida Jorge João Saad, facilitando o acesso ao estádio do Morumbi, a cerca de 1,5 km de distância.

A estação é totalmente acessível aos usuários com deficiência e mobilidade reduzida e dispõe de banheiros públicos. Ela foi dividida em cinco pavimentos totalmente interligados através de 13 escadas rolantes, 11 escadas fixas e quatro elevadores. Também foram instaladas as portas de plataforma e outros equipamentos que facilitam a acessibilidade, como piso podotátil direcional, corrimãos e fita antiderrapante nos degraus das escadas fixas.

O acabamento da estação é parecido aos das demais da Linha 4-Amarela. Um revestimento metálico com desenhos de ondas dá um ar de modernidade nas extremidades das plataformas. Já o mezanino e as escadas têm piso em porcelanato e contam com guarda-corpo em vidro laminado, permitindo um visual mais leve.

Com um total de 27,7 metros de profundidade, na obra da estação foram utilizados dois métodos construtivos. O corpo foi feito através de uma tuneladora Shield(conhecida como tatuzão) que construiu os túneis da linha e complementado pelo método NATM (túnel mineiro). São 13,2 mil m² de área construída, que compreende todo o corpo da estação, duas plataformas laterais, mezanino e os dois acessos externos.

SOBRE A LINHA 4 – AMARELA

Projetada para ser implantada em diferentes fases, a Linha 4-Amarela está em operação desde 2010 e desde então já transportou mais de 1,3 bilhão de pessoas. A linha permite a conexão com seis linhas da rede sobre trilhos de São Paulo, em quatro estações diferentes. Por ela passam em média 750 mil pessoas por dia útil.

A segunda fase de implantação da linha consiste na construção das estações Fradique Coutinho (aberta em 2014), Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire (abertas em 2018), São Paulo-Morumbi e Vila Sônia, além do terminal de ônibus Vila Sônia, um túnel de 1,5 km para chegada a esta última estação.

Também está incluso neste projeto a complementação do Pátio de Manutenção da Vila Sônia, além da compra e instalação das portas de plataforma, e dos sistemas de alimentação elétrica, auxiliares e de telecomunicações. Toda esta etapa tem o valor orçado em R$ 1,9 bilhão. Quando estiver completa, a Linha 4 terá 12,8 km de extensão operacional e deverá transportar 893 mil pessoas por dia.

VEJA VÍDEO DO PORTAL METROCPTM SOBRE A NOVA ESTAÇÃO

Um passeio pela nova estação São Paulo-Morumbi

Décima estação da Linha 4-Amarela foi inaugurada no sábado, 27 de outubro.

Posted by MetrôCPTM on Monday, October 29, 2018

ARQUITETURA E URBANISMO

Na FAU Mackenzie, CAU/SP promove o 2º Seminário de Mobilidade Urbana Sustentável

Nenhum texto alternativo automático disponível.

No dia 23 de outubro de 2018, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, foi realizado o 2º Seminário de Mobilidade Urbana Sustentável do CAU/SP, com uma série de palestras e debates. A mesa de abertura teve a participação do arquiteto e urbanista Luiz Cortez Ferreira, coordenador da Comissão Temporária de Mobilidade Urbana do CAU/SP, associado e ex-vice-presidente da AEAMESP, e a arquiteta e urbanista Angélica Benatti Alvim, diretora da FAU Mackenzie, que destacou a importância de unir o Conselho e as Instituições de Ensino Superior de Arquitetura e Urbanismo. “Precisamos aproximar cada vez mais as escolas do CAU”, declarou.

Angélica Benatti Alvim e Luiz Cortez Ferreira

Veja nota sobre o tema no portal do CAU-SP

Qual é o ativo da sua empresa?

A seção Opinião no site da AEAMESP publicou em 22 de outubro de 2018 o artigo intitulado Qual é o ativo da sua empresa?, assinado pelo engenheiro Fabio Juvenal Ferreira, diretor de Negócios de Infraestrutura do Grupo SNEF na América Latina e diretor adjunto de Relações Internacionais da AEAMESP.

Veja este e outros artigos na seção Opinião

INFORMAÇÃO

Seminário apresenta manual de aplicação do agregado reciclado e relatório do setor da reciclagem de resíduos da construção no Brasil

A Abrecon, entidade que congrega usinas de reciclagem de entulho no Brasil, organiza no dia 22 de novembro às 8h em São Paulo, o Seminário Nacional da Reciclagem de Resíduos da Construção e Demolição.

O evento, único do setor, lança neste ano o Manual de Aplicação do Agregado Reciclado – MARE e o Relatório Setorial Abrecon 2017/2018 com dados atualizados sobre o número de usinas de reciclagem de resíduos da construção no país, bem como, o crescimento de empreendimentos que recebem esse tipo de resíduo, como as ATTs e aterros de inertes.

Clique para outras informações

NA IMPRENSA – AUTORIDADE ÚNICA DE TRANSPORTE

Boletim técnico da Alamys qualifica a Autoridade Única de Transporte (AUT) como pilar da mobilidade sustentável

A Secretaria Geral da ALAMYS (Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos) disponibilizou em seu site o Boletim Técnico nº 3, intitulado Autoridades de Transporte: o pilar da mobilidade sustentável. A publicação tem 12 páginas, incluindo as capas, e está estruturada em capítulos: Introdução, Contextualização, Antecedentes gerais, Organização, regulamentação e integração do transporte público e Conclusões. A notícia foi divulgada pelo site Mobilitas – Tecnologia e Mobilidade na América Latina.

Veja a notícia e acesse o boletim em português e espanhol.

METRÔ EM VÍDEO

Reportagem da TV Câmara São Paulo mostra o passeio guiado por obras de arte no Metrô-SP

Reportagem de quatro minutos e meio, produzida pela TV Câmara São Paulo, retrata o passeio guiado por obras de arte expostas em estações do Metrô-SP e revela o trabalho de conservação de uma das obras. 

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