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EDIÇÃO 504, DE 16 A 31 DE MARÇO DE 2023

CONGRESSO NT EXPO

Luís Guilherme Kolle, presidente da AEAMESP

Gravações em vídeo das sessões do Congresso NT Expo 2023 estão disponíveis

Para quem participou ou pelo menos se inscreveu no Congresso NT Expo 2023, estão disponíveis as gravações em vídeo das sessões desse encontro, incluindo as sessões mediadas pelo presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Guilherme Kolle. Quem não participou nem se inscreveu, poderá fazê-lo, inscrevendo-se na plataforma do evento, através dos links inseridos nos parágrafos abaixo. A AEAMESP foi uma das organizadoras apoiadoras do evento.

Uma das sessões mediadas por Kolle tinha por título Tecnologias aplicadas: as melhores práticas em manutenção e novas aplicações, e contou com participação de Washington Luke, diretor acadêmico do Master Internacional em BIM Management Zigurat Global Institute of Technology; Milton Gioia, diretor de Operações da Companhia do Metropolitano de São Paulo, e Juliana Romão, gerente executiva de Manutenção da CCR Metrô Bahia (veja o vídeo aqui).

A outra sessão intitulava-se Desafios na revitalização e expansão de trens de passageiros e metrô em regiões metropolitanas, com participação de Carlos Aprile, engenheiro da empresa Adifse, Argentina; Jaime Juraszek, da Concessionária Linha Univerisdade — Linha 6 – Laranja do sistema de metro de São Paulo, e André Costa, CEO da CCR Metrô Bahia e VLT Carioca (veja o vídeo aqui).

PARA OUTRAS SESSÕES E INSCRIÇÕES

Para acessar o conjunto das sessões do Congresso NT Expo ou inscrever-se na plataforma, clique aqui. A página de abertura permite que o interessado escolha as sessões referentes a Cargas ou a Passageiros, ou, ainda, as sessões que congregam essas duas áreas.

LIGAÇÃO DA CPTM COM OS TERMINAIS AÉREOS EM GUARULHOS

Ministério Público Federal busca formar um entendimento sobre o melhor aproveitamento do veículo tipo people mover – o Aeromóvel – no Aeroporto Internacional de Guarulhos

O presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Guilherme Kolle, e a conselheira e ex-presidente, engenheira Silvia Cristina Silva, participaram no dia 20 de março de 2023 de sessão virtual convocada pelo Ministério Público Federal em Guarulhos-SP para formar um entendimento sobre o melhor aproveitamento do veículo tipo people mover – o Aeromóvel – que fará a conexão entre os terminais do aeroporto internacional e a malha metroferroviária implantada na Região Metropolitana de São Paulo.

Participaram também da sessão representantes da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Instituto de Engenharia de São Paulo (IE), Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Instituto para o Desenvolvimento de Sistemas de Transporte (IDESTRA) e Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

O consórcio AeroGRU, formado pelas empresas Aerom, HTB, FBS e TSInfra, responde pela construção e fará a operação de uma linha sobre trilhos, com 2,7 km de extensão, conectando os terminais de passageiros do Aeroporto Internacional de Guarulhos à Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Até que o people mover – Aeromóvel – entre em operação, a ligação dos terminais com a ferrovia segue sendo feita por transporte rodoviário. Os usuários se deslocam da Estação Aeroporto da CPTM até os terminais de passageiros de Guarulhos em ônibus oferecidos pela concessionária.

Colocação da primeira viga do sistema Aeromóvel no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Foto: divulgação. 

OPINIÃO

Acidentes em metrôs ocorrem, mas são raros.

Roberta Marchesi, Diretora Executiva da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

O recente acidente que aconteceu no monotrilho Linha 15-Prata, do metrô de São Paulo, trouxe à tona o tema da segurança no setor metroferroviário. E, embora os sistemas de trilhos tenham papel fundamental na mobilidade diária de 9 milhões de passageiros no Brasil, muitos se perguntaram sobre a segurança do sistema metroferroviário.

Como o transporte de passageiros sobre trilhos possui riscos específicos, associados às condições de tráfego, às características da infraestrutura, aos complexos sistemas e equipamentos e ao grande fluxo de usuários, a segurança operacional é a primeira e a maior preocupação dos operadores.

Acidentes em metrôs ocorrem, mas, felizmente, eles são raros. As estatísticas mais recentes disponíveis mostram que, em média, ocorrem cerca de 10 a 15 ocorrências graves de metrô por ano, em todo o mundo. No entanto, é importante notar que, em comparação com outros modais de transporte, o metrô é considerado o mais seguro.

Estatísticas de 2020 registram 12.542 acidentes envolvendo o transporte de ônibus, no Brasil, resultando em 843 mortes e 13.906 feridos. Já com relação aos carros, o cenário é desolador. Segundo dados do seguro DPVAT, no mesmo ano, foram pagas 260.154 indenizações por morte ou invalidez em decorrência de acidentes de trânsito envolvendo automóveis. E, de acordo com números da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), ainda se somam a esse cenário 167.000 acidentes envolvendo motocicletas.

O bom desempenho do setor metroferroviário brasileiro é resultado da adoção de rigorosos protocolos de segurança e de manutenção, como os praticados pelos principais operadores no mundo. Esses protocolos envolvem a circulação dos trens, os centros de controle operacionais (CCOs), os pátios de manutenção e as estações.

No Brasil, os trens de passageiros são equipados com avançados mecanismos de segurança que ajudam a evitar colisões e descarrilamentos. Eles também contam com programas de monitoramento de velocidade e de alerta que sinalizam aos condutores qualquer perigo potencial à frente. Além disso, os veículos possuem câmeras de segurança, internas e externas, que auxiliam a monitorar o comportamento dos passageiros e a detectar possíveis ameaças.

Conectados com os trens, os CCOs desempenham papel vital na segurança de todo o sistema, além de garantirem a eficiência e a pontualidade dos serviços. Eles são responsáveis por monitorar e gerenciar a operação dos trens, das estações e a segurança dos passageiros. São equipados com programas de comunicação e monitoramento de tráfego, em tempo real, permitindo que os controladores respondam rapidamente a qualquer situação de emergência.

PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Outro ponto importante é a manutenção dos trens, da infraestrutura e dos equipamentos. A falta dela pode levar a falhas mecânicas, mau funcionamento de áreas críticas, aumento do desgaste das peças e dos componentes, entre outros problemas que podem colocar em risco a segurança dos passageiros e das operações.

No Brasil, os sistemas metroferroviários passam por manutenção regular para garantir que estejam em condições adequadas, e as equipes de operação e manutenção trabalham continuamente para garantir que tudo esteja funcionando de forma segura e eficiente. Para ter uma ideia da seriedade com que esse tema é tratado pelos operadores, só no ano passado, mais de 10 milhões de horas de trabalho foram dedicadas à manutenção dos sistemas, em todo o País.

As estações dos sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos também possuem protocolos de segurança. Os empregados responsáveis pela área de circulação de trens e das estações são treinados para lidar com situações críticas e para ajudar os passageiros em caso de problemas.

A segurança das pessoas e das operações são uma prioridade para as empresas metroferroviárias e para as autoridades regulatórias. Os passageiros também devem fazer sua parte, seguindo as instruções de viagem e tomando as precauções adequadas. São essas medidas combinadas que vão garantir que as viagens de trem e metrô sejam a maneira mais segura e eficiente de se deslocar nas cidades.

Artigo publicado no jornal O Estado de S.Paulo, na coluna Estadão Mobilidade, em 22 de março de 2023.

NA IMPRENSA – INTERNACIONAL

MEIOS DE PAGAMENTO

Composição da CBTU Recife. Foto: Rafael Asquini

CBTU Recife lança projeto-piloto para pagamento de tarifa via PIX

Com o objetivo de oferecer mais uma opção de pagamento, facilitando a vida dos usuários que utilizam o transporte público de passageiros sobre trilhos, a CBTU Recife lançou no dia 22 de março de 2023, na Estação Werneck, um projeto-piloto para pagamento de passagens via PIX – o relativamente novo sistema de pagamentos instantâneos, criado pelo Banco Central do Brasil.

A iniciativa vem sendo realizada em parceria com a empresa Stone Pagamentos e será paulatinamente ampliada para as demais estações do sistema, incluindo estações de grande fluxo como Cajueiro Seco, Joana Bezerra e Estação Recife.

SIMPLICIDADE

Rafael Toscano

Rafael Toscano, gerente regional de Administração e Finanças da CBTU Recife, explica que os usuários poderão fazer pagamentos instantâneos utilizando apenas o seu celular. Para isso, bastará que  tenha cadastrado sua chave PIX em sua conta bancária ou instituição financeira e faça a leitura do QR Code disponível nas maquininhas das bilheterias na estação. O pagamento é feito de forma rápida e segura, sem a necessidade de dinheiro em espécie.

O gerente destaca que a implantação do PIX nas estações do metrô deverá trazer diversos benefícios para a CBTU. Ele menciona a diminuição de dinheiro armazenado nas estações e em circulação, diminuição dos riscos de assaltos e furtos, gestão financeira mais eficiente e em tempo real, bem como a antecipação de receitas para a empresa, o enxugamento do custeio direto em transporte de valores.

INTEGRAÇÃO METRÔ-BICICLETAS

Cresce a integração trilhos-bicicletas em Fortaleza

Na terceira semana de março de 2023, o Metrofor liberou o transporte de bicicletas dentro dos trens do VLT Parangaba-Mucuripe. Dessa forma, ampliou-se a integração das linhas metroviárias com o transporte por bicicleta na capital cearense.

Agora, são 43 as estações do Metrofor que aceitam o embarque de passageiros com suas bicicletas, permitindo a integração dos transportes. Elas se distribuem pelos municípios de Fortaleza, Maracanaú, Pacatuba e Sobral.

Os horários permitidos são de 9h às 15h e de 20h até o final do dia, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, o embarque de bikes é permitido a partir das 15h até o final do expediente operacional. Estão preservados os horários de pico do transporte público, nos quais os trens já operam em sua capacidade máxima de transporte.

TRILHOS COMO ALIADOS

Plínio Saboya

O diretor-presidente do Metrofor, Plínio Saboya, afirmou “Quem quiser se deslocar na Região Metropolitana por bicicleta, tem o transporte sobre trilhos como aliado, com as duas maiores linhas em carregamento já liberadas, possibilitando aos ciclistas chegar a destinos mais distantes e com mais conforto. O mesmo benefício está disponível em Sobral, que foi a primeira a linha a ter essa integração”.

No VLT de Sobral, o embarque com bikes é permitido desde fevereiro de 2020. Na Linha Sul, o embarque com bicicletas é liberado desde agosto de 2022. Neste percurso – que vai de Fortaleza a Pacatuba – mais de 3 mil embarques de ciclistas foram registrados até o mês de fevereiro.

Conheça o regulamento para acesso com bicicletas

AEROMÓVEL REVITALIZADO

Viagem inaugural do veículo A200 do Aeromovel após revitalização

A Trensurb promoveu recentemente a retomada da operação comercial do A200, veículo da linha metrô-aeroporto do Aeromovel que tem capacidade para 300 passageiros e passou por processo de atualização tecnológica. 

As melhorias no veículo foram efetuadas pela Aeromovel Brasil, detentora da tecnologia, em sua sede no município de São Leopoldo. O processo, ocorrido entre março e outubro de 2022, incluiu atualização tecnológica, manutenção e substituição de materiais e componentes, melhorias estéticas e de acabamento.

O contrato firmado com a Trensurb inclui também 12 meses de operação assistida, período durante o qual profissionais da Aeromovel Brasil irão acompanhar a operação do veículo e prestar assistência à Trensurb quando necessário.

PROCEDIMENTOS

Os trabalhos executados incluíram melhorias na suspensão, placas de propulsão, sistema de portas e freios, além da repintura da carroceria e assentos, substituição de janelas e instalação de um novo revestimento do piso, bem como revisão de componentes dos sistemas em geral.

Após o retorno do veículo à linha metrô-aeroporto, em outubro, o A200 passou por montagens finais, comissionamento, testes e ajustes. Além disso, foi necessária a execução de melhorias na infraestrutura elétrica da via para garantir a segurança e estabilidade do sistema durante a circulação do veículo.

A linha do Aeromovel operada pela Trensurb liga a Estação Aeroporto do metrô ao Terminal de Passageiros do Aeroporto Salgado Filho em um trajeto de 814 metros percorrido em dois minutos e 30 segundos. Ela conta também com o veículo A100, atualmente em operação, com capacidade para 150 passageiros.

NA IMPRENSA – JUVENTUDE NOS TRILHOS

Um menino pilotando um trem do MetrôRio?

Na verdade, ele é um dos 12 jovens de 7 a 13 anos da Oficina de Capoeira de Vicente de Carvalho, no Rio de Janeiro, que o MetrôRio recebeu para uma visita guiada às instalações da companhia. 

Segundo o Jornal DR 1, os convidados e os adultos responsáveis por eles  aproveitaram para saber um pouco mais sobre os bastidores da empresa. O grupo conheceu de perto o trabalho no Centro de Controle Operacional (CCO), entrou em uma composição parada no Centro de Manutenção e se divertiu ainda mais num simulador de trem da concessionária.

Veja a matéria na íntegra

NA IMPRENSA – EXPANSÃO DA REDE

Governo mineiro assina com o Grupo Comporte o contrato de concessão do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte

O portal digital da revista Technibus informa que o Governo do Estado de Minas Gerais firmou com o Grupo Comporte contrato de concessão do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A concessionária responderá pela modernização e ampliação da Linha 1 e a conclusão da construção da Linha 2, assim como a gestão, operação e manutenção dos serviços pelo prazo de 30 anos. Expansão da estrutura deve gerar mais de 28 mil empregos diretos e indiretos durante a vigência, além de promover melhorias na qualidade do serviço oferecido.

Veja a íntegra da matéria

EXPANSÃO – TREM INTERCIDADES (TIC) EIXO NORTE

Governo paulista publicou o decreto sobre licitação para concessão do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte e o edital com as regras para participação no leilão internacional

Em 23 de março de 2023, o Governo de São Paulo publicou o decreto para a abertura de licitação para a concessão do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, incluindo o serviço Linha 7 inicial, a extensão temporária da operação do serviço Linha 7, o serviço Linha 7-Rubi, o serviço TIM e o trem Expresso.

O prazo da concessão será de 30 anos, iniciando a partir da data indicada na ordem de início da operação comercial, e o critério de julgamento da licitação será o de menor valor requerido a título de aporte, a ser pago pelo Poder Concedente, e, subsidiariamente, o de maior desconto sobre o valor da remuneração do pagamento por disponibilidade. O projeto será uma Parceria Público-Privada (PPP).

REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO DAS EMPRESAS

Na semana seguinte à publicação do decreto que definiu a licitação, em 31 de março de 2022, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) publicou o edital com as regras para as empresas interessadas em participar do leilão internacional de concessão patrocinada para a construção do Eixo Norte. O valor estimado da obra é de R$ 12,8 bilhões.

Após o edital haverá um prazo de 240 dias para recepção de propostas e a realização do leilão está marcada para 28 de novembro de 2023.

OFERTA

Serão ofertados três serviços:

  1. A Linha 7 – Rubi, atualmente operada pela CPTM, que passará por uma revitalização das vias, operando entre a Barra Funda e Jundiaí.
  2. O Trem Intermetropolitano (TIM) que seguirá do município de Jundiaí com paradas nas estações em Louveira, Vinhedo e Valinhos.
  3. O Trem Intercidades (TIC), opção expressa, com percurso total de 96 km que terá duração de aproximadamente 1 hora entre a Capital e Campinas.

A tarifa da linha 7 não será alterada, seguindo a política tarifária do estado. Já as passagens para o trem expresso (TIC) custarão em torno de R$64,00.

VANTAGENS

De acordo com o governo paulista, além dos benefícios na mobilidade urbana para mais de 15 milhões de pessoas em 11 municípios, o empreendimento gerará um total de 10.552 empregos diretos, indiretos e induzidos, e contribuirá para a redução das emissões de dióxido de carbono e para a segurança viária de toda a região.

O  texto do decreto que definiu a licitação aponta diferentes vantagens decorrentes da atração de investimentos privados. E assinala que  o Projeto TIC Eixo Norte promoverá o desenvolvimento econômico regional, articulando a sub-região Noroeste da Região Metropolitana de São Paulo, a Região Metropolitana de Jundiaí e a Região Metropolitana de Campinas, e consolidará a malha metroferroviária, já que o Serviço Linha 7-Rubi ligará a Estação Barra Funda a Jundiaí e atenderá às cidades de Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista, o Serviço TIM ligará Jundiaí a Campinas e atenderá às cidades de Louveira, Vinhedo e Valinhos, e o Serviço Expresso ligará a cidade de São Paulo (Barra Funda) a Campinas, com parada em Jundiaí.

“A configuração do TIC Eixo Norte favorece a integração intermodal de transporte de massa e de média capacidade, adensa o Sistema Estrutural de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de São Paulo, da Região Metropolitana de Jundiaí e da Região Metropolitana de Campinas, e amplia a mobilidade e acessibilidade, provendo, também, novos núcleos e novas oportunidades de desenvolvimento urbano nas metrópoles”, explica o documento.

NA IMPRENSA – ARTE ESCONDIDA

O mural exposto no Metrô de Barcelona (Reprodução)

No Metrô de Barcelona, o testemunho de um momento

Não é incomum que linhas e estações de metrô sejam ambiente também de mistério, muitas vezes com a recuperação quase arqueológica de testemunhos do passado das cidades a que servem.

Algo assim foi mostrado recentemente pelo jornal El Periódico, de Barcelona, na matéria cujo título pode ser livremente traduzido desta maneira: Arte Escondida – A história por trás do mural de 1985 que reapareceu no metrô de Barcelona: “Foi um dia muito bonito”.

Trata-se do caso de um painel pintado na estação Verdaguer do Metrô de Barcelona em maio de 1985 por seis estudantes de Moda do Instituto FP Poblenou. Esse painel ficou escondido atrás de um quiosque recentemente retirado e agora pode ser apreciado pelos usuários do sistema. Uma das autoras, então com 14 anos, deu seu depoimento na matéria.

Veja a íntegra da matéria em espanhol (com fácil tradução automática para o português).

Foto do momento da pintura, em maio de 1985 (Reprodução)

 

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