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EDIÇÃO 405, DE 1º A 15 DE MARÇO DE 2018

EXPANSÃO

Aspecto externo da Estação Eucaliptos. Foto: Divulgação

Estação Eucaliptos, uma nova conquista dos profissionais da Companhia do Metropolitano de São Paulo

Na solenidade, Clodoaldo Pelissioni, Geraldo Alckmin, João Dória e Pedro Machado

Representada por seu presidente, engenheiro Pedro Machado, a AEAMESP participou no dia 2 de março de 2018 da inauguração da estação Eucaliptos da Linha 5-Lilás e um trecho de mais 2,9 km de vias. Participaram do ato o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; o prefeito paulistano João Dória, o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni,  outras de autoridades, e dirigentes e técnicos do Metrô-SP.

Logo após a cerimônia, Pedro Machado falou sobre esse novo passo no sentido da concretização da Linha 5 – Lilás. Em nome da Diretoria, dos Conselhos e dos associados agradeceu o significativo empenho de um grande número de profissionais do Metrô-SP para que essa meta fosse alcançada. “Nós, especialistas, sabemos, as autoridades sabem, e população também tem consciência de que as obras de grande envergadura destinadas ao transporte público urbano envolvem um planejamento complexo e exigem a coordenação de todos os recursos necessários – os financeiros, para o investimento; todas as condições técnicas e tecnológicas e, principalmente, o conhecimento e a capacidade dos profissionais encarregados das diferentes atividades, entre os quais destaco os engenheiros e arquitetos. Parabéns a todos os colegas que estão envolvidos nesta conquista e são em grande medida responsáveis por ela”.

Avanço. Com a inauguração, a rede metroviária em São Paulo passou a contar com 83,3 quilômetros de extensão e 73 estações, atendendo a cerca de 4,5 milhões de usuários por dia. O governo garante que até o final deste ano o sistema alcançará a marca 102 quilômetros no metrô, que se somam aos trilhos da CPTM.

Acompanhando o padrão arquitetônico adotado nas novas estações da Linha 5-Lilás, a Eucaliptos também conta com uma grande cúpula de vidro em seu acesso principal, criando um elemento visual marcante, que permite a ampla entrada de luz natural para seu interior, gerando economia de energia elétrica. Esses vidros também têm a função de proteger a entrada de raios ultravioleta e reduzem a retenção de sujeira, facilitando sua limpeza.

O principal acesso da nova estação Eucaliptos situa-se na Avenida Ibirapuera, nº 3.144, entre as avenidas Cotovia e dos Eucaliptos. Neste local, foi possível a criação de uma praça com elementos visuais que se integram à paisagem da região, formada por grandes edifícios revestidos com vidros. Para isso, o projeto arquitetônico contemplou a construção de 11 aberturas cobertas com vidros, que levam a iluminação natural e ventilação do nível da rua até as plataformas.Além do acesso principal, há também a entrada secundária, que fica no lado oposto da Avenida Ibirapuera, ao lado do shopping de mesmo nome e da Avenida dos Imarés.

Ao todo, a estação Eucaliptos tem 9.300 m² de área construída e 23,4 metros de profundidade, que foram divididos em quatro pavimentos. Totalmente acessível, a estação conta com cinco elevadores que permitem a interligação da rua com o mezanino e as plataformas, 13 escadas rolantes, piso podotátil direcional e fita antiderrapante nas escadas fixas. A nova estação Eucaliptos irá atender 20 mil passageiros por dia.

Composição na Estação Eucaliptos

Operação Assistida. Inicialmente, o novo trecho entre as estações Brooklin e Eucaliptos vai funcionar no formato de Operação Assistida, de segunda-feira a sábado, das 10h às 15h, sem cobrança de tarifa. Essa operação consiste na apresentação da estação aos usuários, garantindo a infraestrutura necessária para o funcionamento dos terminais, permitindo a maturação dos equipamentos e de sistemas, como os de alimentação elétrica, sinalização e controle de tráfego, e também de telecomunicações.A operação nesse formato segue o padrão internacional para a abertura de novas estações de metrô. O horário será ampliado gradativamente até chegar ao funcionamento pleno, das 4h40 à meia-noite, com cobrança de tarifa, como em toda a rede.

Ampliação da Linha 5-Lilás. A ampliação da linha 5-Lilás compreende a construção de 11 km e 11 estações, de Adolfo Pinheiro a Chácara Klabin, além da aquisição de 26 novos trens, implantação do moderno sistema de sinalização e controle – CBTC – em toda a linha e a construção do pátio de manutenção Guido Caloi.Neste projeto, já foi aberto e está em operação um trecho de 4 km com as estações Adolfo Pinheiro (aberta em 2014), Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin (inauguradas em 2017). Com esta nova estação, a Linha 5 terá 15,2 km e 11 estações, operando de Capão Redondo a Eucaliptos. O traçado da Linha 5 percorre importantes avenidas que cortam a zona sul, oferecendo para a população acessos a diversos centros comerciais e renomados hospitais, como Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro, Hospital Alvorada, Hospital do Servidor Público Estadual, Hospital Edmundo Vasconcelos, Hospital São Paulo, Hospital Santa Cruz, Hospital Sepaco e outros centros especializados para tratamento como AACD, APAE e Lar São Francisco.O investimento para todo o empreendimento é de R$ 10,2 bilhões. Quando completa, de Capão Redondo a Chácara Klabin, cerca de 850 mil pessoas devem utilizar diariamente os 20 km e 17 estações da linha 5.

Concessão. A Linha 5, juntamente ao monotrilho da Linha 17-Ouro, passará a ser administrada pelo Consórcio Via Mobilidade, que, no último dia 19/01, venceu a licitação internacional para concessão dos ramais, ao oferecer ao Governo do Estado outorga fixa de R$ 553,8 milhões.  O consórcio será responsável pela operação comercial e manutenção das duas linhas pelo período de 20 anos.

EXPANSÃO

As imagens de obras desta matéria foram divulgadas em fevereiro de 2018 e mostram aspectos dos trabalhos na Linha 13 – Jade. Fotos: Gilberto Marques/ Máquina CW.

AEAMESP parabeniza CPTM, governo paulista e profissionais pelo êxito da implantação da Linha 13-Jade, que entrará em operação ainda em março

Na manhã de 28 de fevereiro de 2018, representantes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) fizeram uma apresentação no Instituto de Engenharia de São Paulo a respeito do início da operação da Linha 13 – Jade (conexão entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos rede metroferroviária), prevista para 31 de março de 2018.

O projeto de engenharia, a implantação da obra e a operação de nova linha, entre outros temas, foram abordados durante o evento. Trata-se da primeira linha implantada pela CPTM em seus 25 anos de existência, posto que as outras foram herdadas de sistemas implantados na segunda metade do século XIX ou no início do século XX e vêm sendo modernizadas.

Entre outras personalidades e dirigentes do setor, participaram da sessão o presidente do Instituto de Engenharia, Eduardo Lafraia, e o presidente da CPTM, Paulo de Magalhães Bento Gonçalves. Ivan Metran Whately, diretor do Departamento de Engenharia de Mobilidade e Logística do Instituto de Engenharia foi um dos coordenadores do evento.

A linha operacional terá 12,2 km de extensão, sendo 4,3 km em superfície e 7,9 km em elevado, e três estações: estação Engenheiro Goulart (São Paulo), conexão com Linha 12-Safira da CPTM; Estação Guarulhos-CECAP (Guarulhos), junto ao Parque CECAP e a Rodovia Hélio Smidt; e Estação Aeroporto-Guarulhos, próximo do acesso ao Terminal 1 do Aeroporto.

AEAMESP APLAUDE 

Pedro Machado e Paulo de Magalhães

O presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, acompanhou a exposição no Instituto de Engenharia. Ele disse: “Considero uma grande vitória a conclusão dessa ligação do Aeroporto Internacional de Guarulhos com o sistema metroferroviário da Região Metropolitana de São Paulo. Trata-se de uma vitória da CPTM, que conseguiu fazer essa implantação num prazo bastante curto, num cenário adverso, pois o país atravessava um período de recessão. Mas creio que seja também uma vitória de toda a sociedade paulista, que já demandava essa ligação havia muito tempo”.

Ele acrescentou: “A concepção desse projeto passou por muitas discussões, muitas modelagens, muitas propostas, que foram mudando ao longo do tempo e creio que, finalmente, prevaleceu o bom-senso, no sentido da escolha de uma ligação que não atendesse apenas aqueles que vão viajar ou que trabalham no aeroporto, mas, também, a população dos bairros próximos. A Linha 13 – Jade terá um serviço expresso e também um serviço normal, parador. Foi a melhor saída, porque houve a racionalização do uso de uma infraestrutura pública custosa e complexa com o atendimento de públicos distintos”.

Concluiu parabenizando CPTM, o Governo do Estado de São Paulo e a sociedade paulista, e sublinhando a participação das equipes profissionais. “Também quero parabenizar a todos os profissionais que atuaram nesse projeto, em especial engenheiros e arquitetos, que colocaram a serviço dessa iniciativa a sua expertise, sempre acompanhada de uma boa dose de entusiasmo e compromisso com a qualidade”.

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PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

ISITEC abre inscrições para dez cursos de educação continuada; são seis cursos de pós-graduação e outros quatro, de extensão. Confira as especialidades.

As inscrições ficam abertas até a data de início da aula de cada curso. O primeiro curso a ser iniciado é o Master BIM Especialista: 6 de abril de 2018

O Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (ISITEC), criado pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), está com inscrições abertas para dez cursos de educação continuada.

Seis dos cursos são de pós-graduação e compreendem as seguintes áreas: a) Gestão Ambiental; b) Master BIM Especialista; c) Energia Fotovoltaica; d) Excelência Operacional; e) MBA Executivo de Energia, f) Gestão de TI com Ênfase em Inovação.

Os outros quatro cursos são de extensão, abrangendo as seguintes áreas: g) Ferramentas de Apoio à Inovação; h) Inovação nos Processos de Inspeção e Manutenção Veicular; i) Laboratório em Teoria U; j) Teoria dos Jogos aplicada à estratégia de negócios.

O ISITEC e o SEESP são organizações parceiras da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP).

Clique aqui a vá direto para a página de Educação Continuada do ISITEC

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Rápido, Macmagri lidera o 17º Desafio de Kart

Macmagri venceu a primeira etapa do 17º Desafio de Kart entre Amigos da AEAMESP, realizada na quarta-feira, 7 de março de 2018, no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, na Cidade de São Paulo. Ele lidera a competição.  Sergio D’Agostinho terminou a prova em segundo lugar e Leonardo Bela completou o pódio. Eis os outros classificados nas primeiras oito posições: 4º) Cleber Carlos, 5º) Luciano Conceição, 6º) Valter Bela; 7º) Anderson Thales, e 8º Marcio Demian.

A segunda etapa do 17º Desafio de Kart está marcada para o dia 18 de abril de 2018, quarta-feira, às 21h30, novamente no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos,

EXPOSIÇÃO EM ESTAÇÕES DO METRÔ-SP

Fotos mostram que andar é um importante modo de transporte

A exposição A Pé Também é Transporte, do Instituto Corrida Amiga, já começou a percorrer três estações do Metrô de São Paulo em três meses. Neste mês de março, a Estação Sé; em abril, a Estação Paraíso, e em maio, a Estação Santana. As três estações foram escolhidas porque, nelas, há intenso movimento de pessoas.

De acordo com os criadores, a ideia da exposição é “fomentar o mais inclusivo meio de transporte: nossos próprios pés”. Os textos de autoria do Instituto Corrida Amiga, ilustrados por imagens do fotógrafo Hugo Peroni buscam apresentar “um olhar contundente e artístico sobre a cidade de São Paulo e seus caminhantes”.

No material de divulgação da exposição acentua: “A fim de quebrar paradigmas e mitos, destacar a potência em mover-se a pé e principalmente enaltecer todas suas qualidades e benefícios, desde a melhoria na qualidade de vida com a inserção de atividade física (caminhada/corrida) em nossas rotinas até a possibilidade de, ao deixarmos os carros em casa, economizarmos dinheiro, aperfeiçoarmos  tempo, evitamos as emissões de poluentes e melhorarmos a qualidade do ar”. E acrescenta que a exposição também “contempla a inter/multimodalidade, com ênfase no transporte público coletivo, no qual a caminhada se combina com metrô, ônibus ou trem”.

FUNDAMENTOS E AÇÕES

 “Dados da mais recente pesquisa origem-destino do Metrô-SP, atestam que cerca de 33% dos deslocamentos diários são feitos exclusivamente a pé na região metropolitana de São Paulo. Considerando o modo a pé junto ao transporte público coletivo, essa estatística é ainda mais representativa superando os 60%”, diz Silvia Stuchi do Instituto Corrida Amiga. Com base nisso, a exposição mostra a importância vital do modo a pé nesta metrópole e, portanto, a necessidade de valorizá-lo.

Os organizadores acentuam que cada uma das 19 fotos da exposição “evidencia a magia do andar a pé, sua importância para as pessoas, para a cidade e para o planeta”. E frisam que, por outro lado, as imagens carregam toda a poética do caminhar e retratam o pedestre como agente vivo de uma cidade pulsante, de uma cidade para as pessoas. O fotógrafo Hugo Peroni afirma; “As fotos são um convite a navegar com os pés por São Paulo, como se a própria cidade nos dissesse: pega, a cidade é toda sua; siga em frente e aproveite-a”,

Além da exposição que ocorrerá nas estações de metrô, o Instituto Corrida Amiga realizará caminhadas com escolas públicas e organizações parceiras a fim de promover, na prática, o conteúdo presente nas fotos e nos textos.

Veja o catálogo da exposição

Saiba mais sobre o Instituto Corrida Amiga clicando aqui.

NA IMPRENSA – PRIMEIRA OPERADORA DE METRÔ

Maria Elisabeth de Oliveira. Foto: reprodução/CNT

Publicações da CNT contam a história de Maria Elisabeth de Oliveira, a primeira mulher operadora de metrô, e de outras mulheres que atuam nos transportes

A revista CNT Transporte Atual, número 267, de fevereiro de 2018, e a Agência CNT, ambas pertencentes à Confederação Nacional dos Transportes (CNT), publicaram matérias sobre a atuação de mulheres em diversos campos do transporte. Uma das reportagens é sobre Maria Elisabeth de Oliveira, a primeira operadora de metrô. Ela trabalha no Metrô-SP há 32 anos.

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NA IMPRENSA – ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Cara nova para Salvador

CCR publica especial publicitário no G1 mostrando como o planejamento em mobilidade, incluindo o metrô, “mudou a cara” de Salvador, Bahia.

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NA IMPRENSA – CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL

CNT noticia início de primeira certificação internacional voltada para o setor ferroviário

Matéria distribuída pela Confederação Nacional dos Transpirtes (CNT) informa que no mês de fevereiro de 2018 começou a primeira certificação internacional voltada Oferecido pelo Instituto de Transporte e Logística (ITL) e pelo SEST e SENAT. Trata-se do curso internacional é ministrado pela Deutsche Bahn Rail Academy, organização do Grupo Deutsche Bahn, da Alemanha.

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NA IMPRENSA – CONGRESSO MUNDIAL DE ARQUITETURA 2020

Matéria do G1 mostra que o Rio de Janeiro será a sede do Congresso Mundial de Arquitetura em 2020

Matéria em vídeo do site jornalístico G1 mostra que a cidade do Rio de Janeiro será a sede do Congresso Mundial, de Arquitetura em 2020. A reportagem revela a visita que os organizadores,  fizeram à cidade brasileira como parte da tarefa de estruturação do evento. A comitiva era chefiada pelo presidente da União Internacional dos Arquitetos, Thomas Vonier.

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