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EDIÇÃO 432, DE 6 A 19 DE MAIO DE 2019

 

Pedro Machado e Fábio Juvenal concretizam a assinatura da parceria entre a Transvia e a AEAMESP.

Pensando no futuro do transporte sobre trilhos no país, Transvia Construtora torna-se a mais nova empresa parceira da AEAMESP

A Transvia Construtora tornou-se no mês de abril a mais nova empresa parceira da AEAMESP. Fundada em 2005, pelo engenheiro João Luiz Dellai, que exerce o cargo de diretor de Engenharia, e por seu filho André Dellai, diretor de Operações, a empresa conta hoje com aproximadamente 200 funcionários diretos e indiretos. Com matriz localizada na cidade paulista de Leme, possui escritório na capital, São Paulo.

Dedicada à engenharia de infraestrutura e de construção civil, a Transvia Construtora tem atuado com êxito nos mercados imobiliário e de implantação de loteamentos, com projetos próprios e para atendimento aos setores público e privado. Seu portfólio de realizações inclui mais de 100 obras concluídas, mais de 200 loteamentos projetados para clientes e 18 loteamentos próprios implantados.

Mais recentemente, com a ampliação da especialização do quadro de profissionais, a Transvia Construtora reuniu experiência na implantação de sistemas metroferroviários, segmento no qual inicia sua participação tendo como foco obras civis estruturais, de acabamento e de implantação de via permanente, com o respaldo de parceria internacional com a empresa China Railway First Group.

Pedro Machado e Fábio Juvenal

O SIGNIFICADO DA PARCERIA COM A AEAMESP

A assinatura do acordo de parceria entre a Transvia Construtora e a AEAMESP aconteceu em 22 de abril de 2019, na sede da Associação, em São Paulo e reuniu o  presidente da entidade, engenheiro Pedro Machado, e o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Transvia Construtora, engenheiro Fabio Juvenal.

Nesta rápida entrevista, Fábio Juvenal fala sobre a filosofia de atuação da Transvia Construtora e avalia o significado da parceria com a AEAMESP.

Boletim AEAMESP – A Transvia Construtora é uma empresa jovem, nascida no Século 21, um tempo de desafios. Qual a proposta central da empresa?

Fábio Juvenal – A Transvia acredita em gente. Entendemos que tecnologia existe para melhorar a vida das pessoas.  E temos perfeita clareza de que mobilidade urbana e transporte sobre trilhos estão intimamente ligados à qualidade de vida. Assim, entendemos que trabalhar por esse setor, apoiá-lo, envolve muito mais do que uma decisão empresarial; trata-se, na verdade, de compreender que estamos diante de uma questão de altíssima relevância social e econômica para o Estado de São Paulo e para o país.

Boletim AEAMESP – Por que a AEAMESP?

Fábio Juvenal – Bem, a Transvia considera a AEAMESP um dos mais relevantes fóruns de discussão tecnológica da América Latina voltado ao setor metroferroviário e busca trocar informações com os mais renomados engenheiros do setor, associados da AEAMESP. Além disso, a Transvia tem perfeita consciência de que pode contribuir com seu conhecimento, sua expertise, para a aceleração da expansão do transporte sobre trilhos em nosso país, com aquele objetivo que já havia mencionado, que é melhorar a vida das pessoas.

Boletim AEAMESP – O modelo de parceria favorece essa relação biunívoca?

Fábio Juvenal –  Sim! Ser empresa parceira da AEAMESP significa ter acesso e cooperar com um dos maiores núcleos de inteligência técnica do setor. Significa apoiar o fortalecimento da engenharia nacional e cooperar com a perpetuação do conhecimento de nossos engenheiros, que é referência no mundo. Os associados da AEAMESP têm a oportunidade de discutir ideias e propostas, bem como apresentar estudos e trabalhos que sejam relevantes para o setor.

Conheça um pouco mais da Transvia Construtora por meio de uma apresentação em arquivo PDF, em inglês. Clique aqui.

Ao fim das inscrições, em 17 de maio, constatou-se que 152 trabalhos foram submetidos a avaliação para apresentação na 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária. Um recorde!

A vice-presidente da AEAMESP, arquiteta e urbanista Bárbara Ramos Coutinho Vicalvi, informou que houve o número recorde de 152 trabalhos submetidos à avaliação do Comitê de Seleção para apresentação durante a 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que acontecerá de 3 a 6 de setembro de 2019 no Matsubara Hotel São Paulo, na capital paulista, juntamente com a exposição de produtos, serviços e negócios Metroferr Lounge Experience 2019,

“A quantidade de trabalhos inscritos e a diversidade de temas abordados surpreenderam e a expectativa é a de prepararmos um evento à altura do aniversário de 25 anos da Semana de Tecnologia”, disse Bárbara, que é também coordenadora técnica desta edição da Semana de Tecnologia Metroferroviária.

CATEGORIAS E CONDIÇÕES

Os trabalhos inscritos respeitam três categorias: Categoria 1 – Políticas públicas; planejamento urbano; planejamento de transporte; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço;  Categoria 2 – Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional; Categoria 3 – Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas.

Puderão ser submetidos trabalhos elaborados individualmente ou em grupo, sem restrições quanto à nacionalidade dos autores, de técnicos e especialistas do setor, de graduados de qualquer formação acadêmica, e de graduandos que estejam cursando os dois últimos anos  do nível superior.
O regulamento vedava a apresentação de trabalhos de caráter comercial, cujo tema e/ou conteúdo impliquem a promoção de produtos ou serviços.

6º PRÊMIO TECNOLOGIA & DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS ANPTRILHOS-CBTU

Por manifestação expressa de seus respectivos autores, de acordo com o regulamento, vários trabalhos submetidos à avaliação do Comitê de Seleção foram também inscritos para participar do 6º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos e pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), com ato de premiação incluído na programação da 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

SETOR METROFERROVIÁRIO

Vicente Abate e Pedro Machado

AEAMESP apresenta votos de sucesso à nova direção da ABIFER, empossada para o período 2019-2021

O presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, participou da solenidade de posse da nova diretoria da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), realizada em 9 de maio de 2019, no edifício-sede da Federação das Indústrias dos Estado de São Paulo, na capital paulista.

Em nome da Diretoria, dos Conselhos e dos Associados da AEAMESP, ele transmitiu pessoalmente ao presidente Vicente Abate votos de êxito a toda a direção da ABIFER na nova gestão, que se estenderá até 2021.

Também representavam a AEAMESP  dois outros dirigentes da entidade: o engenheiro José Geraldo Baião, integrante do Conselho Consultivo, e o arquiteto, urbanista e historiador Ayrton Camargo e Silva, diretor de Planejamento de Transportes.

Participaram do evento autoridades, dirigentes de entidades e de operadoras e personalidades do setor metroferroviário.

SALVAR EMPREGOS

Em seu pronunciamento de posse, com tom otimista, o engenheiro Vicente Abate pediu maior celeridade à renovação antecipada de concessões no transporte ferroviário de cargas para que a indústria ferroviária possa recuperar sua produção.

Ele destacou que, em pouco mais de duas décadas, as concessionárias investiram R$ 90 bilhões e que vão investir mais R$ 25 bilhões logo após a renovação das concessões, o que deverá impulsionar as fábricas de vagões e de locomotivas e sua cadeia produtiva, incluindo as vias permanentes, que estão sem encomendas o que pode ampliar o desemprego no setor. 

“Para não perder mais gente do que já perdeu – cerca de três mil trabalhadores nos últimos dois anos – algumas empresas estão colocando mais de 50% de sua mão de obra direta em férias coletivas. Outras ações mais drásticas terão que ser tomadas caso as renovações não ocorram imediatamente”. E ele acrescentou que na indústria de material ferroviário para o transporte de passageiros tem um quadro igualmente desolador. “A ociosidade alcança impressionantes 60% em relação à média anual dos últimos dez anos”.

Jean Carlos Pejo

CRESCIMENTO DO SETOR

O secretário nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, do Ministério do Desenvolvimento Regional, engenheiro Jean Carlos Pejo, disse esperar que em breve o setor ferroviário de cargas amplie de 600 milhões de toneladas para 1 bilhão de toneladas anuais a sua produção no Brasil e que o setor de transporte de passageiros sobre trilhos salte dos atuais 10,9 milhões de passageiros por dia para 15 milhões de passageiros diários.

Segundo Pejo, isso será possível não apenas com a renovação antecipada de concessões para operadoras de transporte ferroviário de cargas, mas com as condições de financiamento garantidas pelo governo, entre as quais um programa de financiamento para aquisição de frota metroferroviária, chamado de Retrem, cujo lançamento foi confirmado para junho próximo, no próprio prédio da FIESP, em data a ser anunciada em breve.

COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA DA ABIFER (2019-2021)

Presidente. Vicente Abate (Greenbrier Maxion – Equipamentos e Serviços Ferroviários S.A. e Amsted-Maxion Fundição e Equipamentos Ferroviários S.A.). 1º Vice-Presidente. Wagner Ribeiro (Alstom Brasil Energia e Transporte Ltda). Vice-Presidentes. Agenor Marinho (CAF Brasil Indústria e Comércio S.A.), Amilcar Debone (Thermit do Brasil Indústria e Comércio Ltda.), Carlos Alberto Alves Roso (Progress Rail Equipamentos e Serviços Ferroviários do Brasil Ltda.), Carlos Rafael Martins Jardim (Araucária Rail Technology S.A.), Dejair Aguiar (Retesp Indústria de Vedantes Ltda.),  Diego Henrique Darli (Brastan Indústria. Comércio de Máquinas Ltda.),  Eduardo Scolari (Greenbrier Maxion – Equipamentos e Serviços Ferroviários S.A.), Edyval Antonio Campanelli Junior (Hyundai Rotem Brasil Indústria e Comércio de Trens Ltda.), Hubert Kundegraber (Voestalpine VAE Brasil Produtos Ferroviários Ltda.), Marcos Costa (GE Transportes Ferroviários Ltda.), Siegfried Alexander Ellwanger (Pandrol Indústria e Soluções Ferroviárias Ltda.), Wilson Roberto Ferri (Randon S.A. Implementos e Participações). Conselho Fiscal – Efetivos. Adelson Portela Martins Junior (Voith Turbo Ltda.), Kirkior Mikaelian (MIC S/A Metalurgia Indústria e Comércio),  Massimo Andrea Giavina-Bianchi (Trans Sistemas de Transportes Ltda.). Conselho Fiscal – Suplentes. Alessandro Nasser (Amsted Rail Brasil Equipamentos Ferroviários Ltda.), Carlos Alberto Andrade Pinto (Hidremec Indústria de Materiais Ferroviários Ltda.), Pedro Massucato (Cavan Pré-Moldado S/A.)

SETOR METROFERROVIÁRIO

Alimentação elétrica, bilhetagem, equipamentos auxiliares, sinalização, subestações, telecomunicações e via permanente foram temas da 47ª Reunião  do GPAA

De 15 a 17 de maio de 2019, foi realizada em Salvador/BA a 47ª Reunião do Grupo Permanente de Autoajuda na Área de Manutenção Metroferroviária (GPAA).

Como mostra a foto acima, a partir da esquerda, a mesa  de instalação dos trabalhos teve a participação de Idelson Menezes, diretor de Manutenção e Operação da  Companhia de Transportes (CTB); Pedro Moro, presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM); Leonardo Villar, superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos em Recife (CBTU Recife); José Eduardo Copello, diretor da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos); Wilson Nagy, secretário-executivo da Comissão Técnica Metroferroviária, da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP); José Carlos Kako, gestor de Manutenção da CCR Metrô Bahia; Luiz Eduardo Argenton, diretor de Operação e Manutenção da CPTM; Antonio Márcio Barros Silva, gerente de operações do Metrô de São Paulo e membro do Conselho Fiscal da AEAMESP.

No encontro,  houve apresentações sobre alimentação elétrica, bilhetagem, equipamentos auxiliares, sinalização, subestações, telecomunicações e via permanente a cargo de representantes do Metrô de São Paulo, CPTM, MetrôRio, SuperVia, Trensurb e da CBTU Belo Horizonte. Houve também palestras dos seguintes patrocinadores do encontro: Lanfranco Amsud, Eagle, Empretec, Geismar e OTN Systems.Para o último dia do evento, foi programada visita técnica ao Centro de Manutenção da CCR Metrô Bahia.

ESPORTE

Leonardo vence a terceira etapa, mas Márcio Cristiano ainda lidera a competição

Este foi o resultado da terceira etapa do 18º Desafio de Kart entre Amigos da AEAMESP, realizada na noite de 15 de maio de 2019 no Kartódromo Ayrton Senna, em  Interlagos, São Paulo/SP: 1º) Leonardo; 2º) Marcio Magri; 3º) Marcio Cristiano; 4º) Sergio D’Agostinho; 5º) Valter Belapetravicius; 6º) Bruno; 7º) Marcos Taqueto; 8º) Jorge.

CLASSIFICAÇÃO APÓS A TERCEIRA ETAPA

Esta é a classificação após duas etapas: 1º) Marcio Cristiano, 81 pontos; 2º) Marcio Magri, 79; 3º) Sergio D’Agostinho, 77; 4º) Leonardo, 67; 5º) Valter Belapetravícius, 49; 6º) Carlos Raul, 44  7º) Rodrigo Fernandes, 44; 8º) Adriano, 34; 9º) Zizo, 34;  10º) Marcos  Taqueto, 34; 11º) Manoel, 26; 12º) Ricardo, 21.

PRÓXIMA ETAPA

A quarta prova do 18º Desafio de Kart entre Amigos da AEAMESP está prevista para a quarta-feira, 26 de junho de 2019, às 21h, no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo/SP.

NA IMPRENSA -MEMÓRIA FERROVIÁRIA

Em pauta, o resgate de quatro ferrovias fluminenses. Uma delas, do tempo do Império.

Matéria publicada pelo jornal Valor Econômico e reproduzida pelo site da Revista Ferroviária informa que empresários cariocas estão interessados em resgatar quatro ferrovias desativadas ou devolvidas por concessionárias de carga para criar novas rotas turísticas sobre trilhos no Estado do Rio de Janeiro. Segundo a matéria, o projeto mais avançado prevê a revitalização da estrada de ferro Grão-Pará, da época do Império, entre o Rio e Petrópolis. A iniciativa é conduzida pela Câmara Empresarial do Rio, que reúne 80 empresários.

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CULTURA SOBRE TRILHOS

Por ocasião do Dia Internacional dos Museus (18 de maio) CPTM estimulou passageiros e a população a visitarem os museus próximos às estações de trem

Destacando que os museus guardam a história, o passado e a identidade de um povo, por meio de registros antigos e recentes, objetos e imagens, a Companhia Paulista de Trens Metropolitano (CPTM) estimulou seus passageiros e a população em geral a aproveitarem o Dia Internacional dos Museus, comemorado no sábado 18 de maio de 2019, visitando os museus que ficam próximos às estações de trem.

A matéria comenta que no coração paulistano, onde fica a centenária Estação da Luz, há opções como a Pinacoteca, o Museu de Arte Sacra e o Memorial da Resistência. Vizinho da Estação Brás, está o Museu da Imigração. E que há acervos próximos de quase todas as linhas da Companhia. E sublinha que, escolhendo o transporte sobre trilhos, o visitante se livra de congestionamentos, economiza no estacionamento e no combustível.

Para mais informações sobre as linhas da CPTM e roteiros  específicos referentes a Compras, Lazer e Cultura, Parques, Turismo e Bicicleta, clique aqui. 

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