fbpx

EDIÇÃO 435, DE 16 DE JUNHO A 1º DE JULHO DE 2019

SETOR METROFERROVIÁRIO

Carlos Cavalcanti e Gustavo Canuto

AEAMESP presente à cerimônia de  lançamento do Programa de Renovação de Frota do Transporte Público Coletivo Urbano de Passageiros Sobre Trilhos (RETREM)

Na manhã de 28 de junho de 2019, no salão nobre da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), na Avenida Paulista, em São Paulo, aconteceu o lançamento do Programa de Renovação de Frota do Transporte Público Coletivo Urbano de Passageiros Sobre Trilhos (RETREM), destinado a financiar a aquisição e reforma de material rodante para sistemas de transporte público coletivo de caráter urbano sobre trilhos com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados aos usuários. A ideia é facilitar a aquisição de trens novos a serem fabricados pela indústria metroferrovária nacional.

Podem solicitar o financiamento entes públicos que operem sistemas de transporte público coletivo urbano sobre trilhos e, no setor privado,  concessionárias ou permissionárias, empresas participantes de consórcios e sociedades de propósito específico que detenham a concessão ou a permissão do transporte público coletivo urbano sobre trilhos em operação. O financiamento pode ser realizado por meio do Programa Pró-Transporte, com recursos do FGTS, e também pelos programas do BNDES, com recursos do FAT, dentre outras fontes.

Na ocasião, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, assinou a Instrução Normativa que estabelece a seleção de propostas de operação de crédito para o Programa RETREM. Clique aqui e conheça as linhas básicas do programa constante de uma publicação simplificada do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Gustavo Canuto e André Mazzucatto

Entre outras autoridades e personalidades governamentais, da indústria e do setor metroferroviário, participaram do encontro o engenheiro Jean Carlos Pejo, secretário nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos; Carlos Cavalcanti, vice-presidente da FIESP e diretor titular do Departamento de Infraestrutura (DEINFRA) da entidade, Carlos Cavalcanti; José Antônio Fernandes Martins, presidente do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), e Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER).

A AEAMESP esteve representada no encontro por seu vice-presidente de Administração e Finanças, arquiteto André Mazzucatto. Também participaram o conselheiro da AEAMESP, engenheiro e consultor Plínio Assmann, e o engenheiro e consultor Peter Alouche.

PARA ALAVANCAR O SETOR

Gustavo Canuto disse no encontro que a expectativa do governo é de que o RETREM auxilie a retomada do setor, incentivando os investimentos e aquecendo a indústria.

O ministro afirmou: “Este programa tem vários objetivos, dentre eles também fazer o aquecimento da indústria brasileira para que a gente possa, não só em tecnologia, na reforma e na aquisição, investir neste setor. Temos muita gente para transportar e o trem se mostrou, ao longo dos séculos, uma ferramenta muito eficiente, eficaz e rápida”.

Na visão de Vicente Abate, presidente da ABIFER, o Programa RETREM é de grande relevância para a indústria metroferroviária brasileira e sua cadeia produtiva, tendo sido pleiteado a governos passados, mas que se tornou realidade apenas agora.

Ele salientou que a indústria de trens de passageiros encontra-se em uma situação crítica, pois enfrenta 60% de ociosidade, mas tem a expectativa de recuperar-se rapidamente com a implementação deste programa.

E destacou que, além do fornecimento de trens novos, o programa compreende a reforma e modernização da frota antiga das operadoras, o que  dará às empresas a capacidade de reagir mais imediatamente, inclusive restabelecendo empregos.

Vicente Abate assinalou ainda o quanto o programa é significativo também para as operadoras de transporte de passageiros sobre trilhos, públicas e privadas, que conseguirão incrementar ou renovar suas frotas, oferecendo serviços cada vez melhores aos usuários brasileiros. “Trata-se de um programa que tem tudo para alavancar o transporte metroferroviário em nosso país.”

NO LANÇAMENTO DA 25ª SEMANA DE TECNOLOGIA

Uma das primeiras vezes que o atual governo mencionou a intenção de efetivamente criar o RETREM aconteceu em fevereiro último, na própria sede da FIESP, em um evento promovido pela AEAMESP, com o  apoio da ABIFER e do SIMEFRE: o lançamento da  25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que ocorrerá de 3 a 6 de setembro de 2019, no Matsubara Convention Center, localizado na Rua Coronel Oscar Porto, 836, Paraíso, na capital paulista. Na ocasião, o secretário nacional Jean Pejo afirmou que o governo promoveria o lançamento do RETREM ainda no primeiro semestre, o que acabou acontecendo no último dia útil do período.

“A AEAMESP aplaude essa iniciativa governamental, na certeza de que ajudará a fortalecer e qualificar o serviço de transporte público de passageiros sobre trilhos no Brasil, ao lado de fortalecer a indústria ferroviária e ajudar na recuperação dos empregos”, disse o vice-presidente da AEAMESP, André Mazzucatto.

TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

Aeromóvel em operação em Porto Alegre. Foto: Trensurb

Seminário mostrou características e possibilidades do ‘people mover’ Aeromóvel. AEAMESP apoiou e participou.

A AEAMESP apoiou a realização na manhã de 1º de julho de 2019, no auditório do Instituto de Engenharia de São Paulo (IE), na capital paulista, do seminário Tecnologia Brasileira de People Mover – (APM), durante o qual houve apresentação detalhada da tecnologia envolvida no projeto brasileiro de people mover, conhecido pelo nome Aeromóvel,  atualmente desenvolvido por meio de parceria entre a empresa Aeromóvel Brasil S/A, que há quatro décadas aprimora tecnologia própria para esse tipo de transporte, e a Marcopolo Rail, empresa ligada ao maior grupo industrial de fabricação de ônibus no país. Veículo. Os interessados puderam participar de visita técnica à área de produção e conhecer um protótipo da cabine do veículos a ser adotado no sistema em desenvolvimento. Outros apoios. Também apoiaram o seminário a Associação Nacional de Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER). Transmissão pela Internet e vídeo. O encontro, que teve aproximadamente três horas e meia de duração, sem interrupções intermediárias, foi transmitido ao vivo pela Internet e deverá ser integralmente disponibilizado em vídeo pelo Instituto de Engenharia

CONVITE PARA A 25ª SEMANA DE TECNOLOGIA

Na sessão de abertura do seminário, o vice-presidente da AEAMESP, engenheiro Dionísio Gutierres, assinalou que nossa Associação possui foco no desenvolvimento tecnológico dos profissionais do setor metroferroviário e que, em razão disso, parabenizava a Aeromóvel e a Marcopolo Rail por apostarem na inovação tecnológica.  Momento propício. O vice-presidente da AEAMESP agregou: “O Aeromóvel chega num momento propício, quando se está pretendendo contratar um people mover para conectar a estação Aeroporto, da Linha 13 – Jade na CPTM, com os terminais do Aeroporto Internacional de São Paulo em Guarulhos. A AEAMESP apoia inovações tecnológicas que tragam benefícios para o transporte sobre trilhos no Brasil e desde já convida a Aeromóvel e a Marcopolo Rail a ampliarem a divulgação de seu projeto em nível nacional, participando da 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que acontecerá de 3 a 6 de setembro aqui em São Paulo”. Apoio a novos eventos. Por fim, Dionísio Gutierres, felicitou o Instituto de Engenharia pela realização do seminário e  colocou a AEAMESP  à disposição para apoiar outras iniciativas similares.

PARTICIPAÇÕES

A mediação do seminário ficou a cargo do engenheiro e arquiteto Ivan Whateli, diretor do Departamento de Mobilidade e Logística do IE. Além de Dionísio Gutierres, participaram do ato de instalação dos trabalhos o presidente do Instituto de Engenharia, Eduardo Lafraia; o  secretário nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, do Ministério do Desenvolvimento Regional, Jean Pejo; o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Vicente Abate, e o superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Luiz Carlos Mantovani Néspoli.

Atuou como expositores no seminário, em nome da Marcopolo Rail, Petras Amaral Santos, que gerencia o Marcopolo Innovation Center, unidade responsável pela estratégia de inovação, o que inclui novos modais e sistemas, novos modelos de negócio e serviços.

As informações históricas, institucionais e tecnológicas concernentes ao Aeromóvel ficaram a cargo de Marcus Coester, CEO da Aeromovel Brasil S.A. e diretor do grupo empresarial gaúcho Coester; Eduardo Chrysostomo, engenheiro, gerente geral da empresa, que abordou aspectos relacionados coma parte de engenharia civil, e Diego Abs, também engenheiro, gerente de Sistemas da empresa, que detalhou pontos como o sistema de propulsão e de alimentação elétrica do sistema.

Os debates tiveram a participação de José Claudio da Silva Sicco,  superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb,  que opera um sistema Aeromóvel entre a estação metroferroviária e o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre; professor Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, diretor da Escola de Engenharia da UFRS, e o engenheiro e consultor Peter Alouche, especialista em sistemas metroferroviários. Acompanhou o encontro o conselheiro da AEAMESP, engenheiro e consultor Plínio Assmann.

SISTEMAS FEDERAIS

As empresas federais CBTU e Trensurb poderão ser qualificadas no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI)  e no Programa Nacional de Desestatização

A página do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), do governo federal, publicou matéria informando que em 24 de junho de 2019 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Resolução nº 60, de 8 de maio deste ano, favorável a “submeter à deliberação do Presidente da República a qualificação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb) no Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República – PPI, e inclusão no Programa Nacional de Desestatização”.

Prazos para editais e leilões. O texto assinala que, de acordo com a resolução, está prevista para o segundo semestre de 2021 a publicação do edital para o leilão da CBTU, sendo que o leilão deve ocorrer no primeiro semestre de 2022. Quanto à Trensurb, há previsão de publicação do edital para primeiro semestre de 2021 e o leilão para o segundo semestre do mesmo ano. A matéria reproduz entrevista para a Rádio Gaúcha concedida no próprio dia 24 de junho pelo secretário de Obras Estratégicas e Fomento do PPI, José Carlos Medaglia Filho, sobre o leilão da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb).

Veja a matéria completa

Dia de ir #a Pé Ao Trabalho

Toda primeira sexta-feira do mês de julho (neste ano, dia 5),  o Instituto Corrida Amiga, com apoio de várias organizações parceiras, promove o Dia de ir #aPéAoTrabalho, estimulando e inspirando pessoas a se deslocarem a pé ao trabalho (caminhando, correndo ou inclusive combinando parte do trajeto com bicicleta/transporte público/carona). A AEAMESP apoia essa iniciativa.

NA IMPRENSA – ANÁLISE

Márcio Gomes. Foto: Reprodução

Jornalista experimenta e analisa ligação expressa entre Estação da Luz e Aeroporto de Guarulhos

A página TV Famosos, no site jornalístico UOL, mostra que o jornalista Márcio Gomes, da Globo, testou no dia 29 de junho de 2019 a Linha 13 – Jade, na ligação expressa entre a Estação da Luz e o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Ele apontou problemas e qualidades do no sistema. Veja a matéria

SETOR METROFERROVIÁRIO – EM VÍDEO

Segundo Joubert Flores, empresários nacionais e estrangeiros aguardam regras claras do governo para investir na implementação de sistemas de metrôs e VLTs

O programa Agenda Econômica, da TV Senado, veiculou no dia 12 de junho de 2019 entrevista com o presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Jouber Flores, que, entre outras colocações, afirmou que empresários nacionais e estrangeiros aguardam regras claras do governo para investir na implementação de sistemas de metrôs e VLTs, modos de transporte urbanos mais eficientes e menos poluidores.

Você pode gostar...