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EDIÇÃO 436, DE 2 A 15 DE JULHO DE 2019

25ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA – INTERNACIONAL

Presidentes do Metrô-SP e da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) confirmam presença em painel com o vice-presidente da multinacional francesa RATP 

A ser realizada de 3 a 6 de setembro de 2019, a 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária terá como tema geral ‘Trilhos: eficiência e novos rumos’.

O presidente do Metrô de São Paulo, Silvani Alves Pereira, e o presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), José Eduardo Ribeiro Copello, participarão dos debates que se seguirão à conferência internacional de abertura da 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, a cargo do diretor geral adjunto do grupo francês Régie Autonome des Transports Parisiens (RATP), Philippe Martin.  A conferência internacional acontecerá na tarde da terça-feira, 3 de setembro de 2019, o primeiro dia dos trabalhos. A 25ª Semana se estenderá até 6 de setembro, em São Paulo.

OUTRAS SESSÕES

O primeiro dia da 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária terá também a entrega do 6º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU. O Prêmio é uma realização da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em parceria com a AEAMESP.

Da programação 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária constam o Seminário Inovações Tecnológicas Aplicadas para Melhoria dos Processos Ferroviários e o III Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário, em parceria com a FIESP, além de uma sessão internacional dedicada às Tendências e Inovações da Tecnologia, sessões técnicas sobre Gestão e Inovação, VLT, Operação Metroferroviária, Governança Metropolitana e, ainda, workshops e oficinas.

NOVA PLANTA

O presidente da AEAMESP, Pedro Machado afirmou. “Com a mudança de endereço da 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, preparamos uma nova planta do evento de modo que os participantes terão acesso mais facilitado às empresas expositoras. Assim, expositores e conferencistas estarão mais integrados, melhorando a interação e a troca de conhecimentos”.

Ele acrescentou que participarão da exposição, entre outras organizações, a MRS Logística, a Compwire Tecnologia e Inovação, CAF Brasil Indústria e Comércio, Genetec e CRRC Brasil Equipamentos Ferroviários.

25ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA – PARTICIPAÇÃO

Na 25ª Semana,  Compwire mostrará estratégia de expansão para novos mercados, com o fornecimento de soluções de TI para o segmento de transporte sobre trilhos

Consolidando-se como uma das principais consultorias de tecnologia do Brasil, a Compwire avança agora no mercado metroferroviário por meio da oferta de soluções de Tecnologia da Informação (TI) para o transporte inteligente, alinhadas com as principais tendências globais, como Analytics, Machine Learning, Big Data e Smart Cities. Esse será o foco apresentado pela empresa durante a 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, evento que será promovido pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), entre os dias 3 e 6 de setembro de 2019.

No estande de número 2, a Compwire apresentará tecnologias referentes à transmissão de dados, segurança eletrônica, automação predial e proteção contra incêndio. “Todas as soluções contribuem para uma maior eficiência, inovação e disponibilização dos serviços de infraestrutura urbana”, aponta Erick Lasagno Comelli, Head of Sales da empresa. No que diz respeito à transmissão de dados, essencial para a integração inteligente dos sistemas de uma cidade, a Compwire oferece soluções de backbone, Wireless, telefonia VoIP e sonorização.

Segundo Comelli, o principal objetivo da Compwire na 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária será apresentar a empresa como uma integradora de soluções, que vai desde a concepção até a gestão de projetos. “Esta será uma grande oportunidade de permear o nome da Compwire dentro do mercado metroferroviário. Apesar de sermos novos neste nicho, possuímos muita experiência em tecnologia, com a possibilidade de agregar valor neste setor”, finaliza o executivo.

Vale ressaltar que a Compwire apresentará suas soluções em conjunto com a Huawei, companhia especializada em transporte ferroviário digital, trânsito inteligente e soluções inteligentes de transporte com comunicações seguras e banda larga móvel.

TECNOLOGIA

Participaram do encontro no Pátio Jabaquara Daniel Saccomano, David Niel, André Mazzucatto e Roque Rosa. Foto: Alessandra Felix

Em parceria com a AEAMESP, Programa de Inteligência Corporativa (PIC) trouxe experiência francesa de monitoramento de via permanente a até a 320 km/h.

Um bom público, constituído essencialmente de pessoal técnico especializado, participou no final da tarde de 4 de julho de 2019, no Pátio Jabaquara do Metrô-SP,  na capital paulista, da conferência intitulada Monitoramento da Via Permanente a 320 quilômetros por hora.

Na ocasião foi apresentado o programa de monitoramento e supervisão da SNFC Réseau destinado a centralizar e interconectar as diferentes fontes de dados, inclusive trens de inspeção, como o TGV IRIS 320, capaz de inspecionar a via a 320 quilômetros por hora, monitorando 180 mil quilômetros de via por ano.

O SNFC Réseau (ou SNFC Rede) mantém, moderniza e comercializa o acesso à rede ferroviária para todas as companhias ferroviárias de passageiros e mercadorias. Trata-se de uma das seis linhas de negócios do Grupo SNCF (sigla que resume Société Nationale des Chemins de Fer Français) empresa pública francesa, de atuação multinacional, voltada à oferta de soluções de mobilidade. As outras cinco linhas de negócios do grupo são: Mobilidade de Longa Distância, Mobilidade Diária, SNCF Estações e Conexões, Logística SNCF e SNCF Real Estate.

Promovido dentro do Programa de Inteligência Corporativa (PIC) do Metrô-SP em parceria com a AEAMESP, Monitoramento da Via Permanente a 320 quilômetros por hora teve a participação de David Niel, especialista do Grupo SNFC.  Participaram do encontro o assistente de Diretoria na Metrô de São Paulo, o físico Roque Rosa; o supervisor de Projetos de Via Permanente do Metrô-SP, engenheiro Daniel Mozarte Saccomano; o vice-presidente da AEAMESP, arquiteto André Mazzucato e o conselheiro consultivo da Associação, engenheiro José Geraldo Baião.

EMISSÃO DA ART – ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA

O engenheiro Baião é também o representante da AEAMESP no Plenário do CREA-SP, como conselheiro e, na abertura do encontro de 4 de julho, fez uma breve apresentação sobre a importância da emissão da ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, pelos profissionais da área tecnológica.

Ressaltou que a ART é um documento que tem fé pública, válido como garantia dos serviços prestados, limita a responsabilidade entre as partes, é instrumento para fiscalização e constitui o Acervo Técnico do profissional que é imprescindível para a emissão da Certidão de Acervo Técnico – CAT.

Ao final, destacou que para os Arquitetos e Urbanistas o documento análogo à ART é o RRT – Registro de Responsabilidade Técnica.

O PAPEL DA  SNCF RÉSEAU

Um documento em vídeo encontrado no sítio do Grupo SNFC mostra que a rede ferroviária francesa foi projetada no início do século passado, tendo mudado consideravelmente desde então.

A tecnologia continuou a evoluir e também a demanda. Desde a criação da rede, a população francesa aumentou em 20 milhões de habitantes. Atualmente, 2 bilhões de passageiros são transportados a cada ano.

O documento assinala que a SNCF Réseau deve adaptar-se constantemente ao aumento do tráfego de passageiros e carga, considerando que são 15.000 trens todos os dias. E também deve lidar com a concentração da população e das atividades nas grandes cidades, o que faz “explodir” a demanda por transporte nesses grandes centros e também entre as metrópoles. Também é papel da SNCF Réseau enfrentar os desafios da harmonização com a rede ferroviária europeia, permitindo a abertura da rede francesa e  novas empresas ferroviárias.

Ocupação do auditório evidenciou o interesse pelo tema. Foto: Alessandra Felix

Acentua o comunicado que, em tal contexto, a SNFC Réseau implantou um projeto ambicioso para transformar e modernizar sua rede ferroviária, com o objetivo de melhorar a regularidade e aumentar a capacidade da rede, por meio da implantação de novas ferramentas que incorporam as mais recentes evoluções tecnológicas. Tais inovações permitem melhorias essenciais, como o gerenciamento de tráfego de forma centralizada. redução do impacto de incidentes e, ainda, o aumento da taxa de tráfego e o cálculo de rotas alternativas para evitar ou reduzir atrasos.

SETOR METROFERROVIÁRIO

Retomadas as atividades da Frente Parlamentar em prol do Transporte Metroferroviário (FTRAM).  Em pauta: Ferroanel, expansão do Metrô e Trem Intercidades

A AEAMESP participou no dia 25 de junho de 2019 da primeira reunião desta legislatura da Frente Parlamentar em prol do Transporte Metroferroviário (FTRAM), realizada no Plenário Dom Pedro I da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) e presidida pelo deputado Ricardo Madalena.

Um dos temas em foco foi o ferroanel do Trecho Norte, que interligará o bairro de Perus, na zona oeste da capital paulista e a cidade de Itaquaquecetuba, totalizando 53 quilômetros de ferrovia; esse empreendimento possibilitará a separação, nesse trecho, do trafego de trens de carga e de trens de passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com vantagens para ambos os serviços.

Outro tema discutido na primeira reunião da Frente Parlamentar em Prol do Transporte Metroviário foi o Trem Intercidades, que partirá da capital paulista e irá até Campinas, com parada em Jundiaí. Ao todo serão 102 quilômetros, com tempo de viagem estimado em sessenta minutos.

Ricardo Madalena

O deputado Ricardo Madalena assinalou a importância do trabalho da frente parlamentar para oferecer conhecimento e ideias, em razão do corpo de especialistas que dela participam e do apoio do Instituto de Engenharia de São Paulo. “Uma de nossas prioridades é a construção do Trem Intercidades, mas, também, temos tratado das obras do Metrô, principalmente da Linha 6 – Laranja. São temas que vão trazer melhorias ao povo paulista e paulistano”, afirmou o coordenador da FTRAM.

Para Vicente Abate, presidente da  Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER),  a atuação da FTRAM é significativamente importante para o desenvolvimento do setor metroferroviário no Estado de São Paulo.

RESGATE DAS FERROVIAS

Outro tema discutido foram as condições das rodovias paulistas. Para os especialistas, as malhas rodoviárias estão entrando em ‘colapso’ e a saída será resgatar as ferrovias.

Emiliano Affonso, conselheiro da AEAMESP, ressaltou a importância do envolvimento da sociedade nesta discussão com apoio da Assembleia Legislativa. Frisando que crise na mobilidade acarreta prejuízos e dificulta a geração de empregos, disse ser necessário ir além do debate de mobilidade na capital paulista ou na Região Metropolitana de São Paulo. Na sua opinião, é preciso restabelecer  equilíbrio do transporte de bens e pessoas em todo o Estado de São Paulo, para o que será fundamental a volta dos trens regionais.

Leonardo vence também a quarta etapa, mas Márcio Cristiano e Márcio Magri ocupam os dois primeiros postos na classificação geral, ambos com 106 pontos 

Este foi o resultado da quarta etapa do 18º Desafio de Kart entre Amigos da AEAMESP, realizada na noite de 26 de junho de 2019 no Kartódromo Ayrton Senna, em  Interlagos, São Paulo/SP: 1º) Leonardo; 2º) Marcio Magri; 3º) Marcio Cristiano; 4º) Sergio D’Agostinho; 5º) Zizo ; 6º) Marcos Tarqueto; 7º) Valter Belapetravicius; 8º) Manoel.

CLASSIFICAÇÃO APÓS A TERCEIRA ETAPA

Esta é a classificação após duas etapas: 1º) Marcio Cristiano, 106 pontos; 2º) Marcio Magri, 106; 3º) Sergio D’Agostinho, 102; 4º) Leonardo, 96; 5º) Valter Belapetravícius, 67; 6º) Zizo, 55;  7º) Marcos Taqueto, 53; 8º) Carlos Raul, 44; 9º) Rodrigo Fernandes, 44;  10º) Manoel, 43.

PRÓXIMA PROVA

A quinta etapa do 18º Desafio de Kart entre Amigos da AEAMESP está prevista para a quarta-feira, 7 de agosto de 2019, às 21h, no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo/SP.

SETOR METROFERROVIÁRIO

Faleceu o engenheiro José Maria Siqueira de Barros, que presidiu o Metrô de São Paulo e o Metrô do Rio de Janeiro

José Maria Siqueira de Barros

Com pesar, a Direção da AEAMESP comunica o falecimento em 10 de julho de 2019 do engenheiro José Maria Siqueira de Barros, que presidiu o Metrô de São Paulo e  o Metrô do Rio de Janeiro. Ele atuou por mais de uma década no setor metroferroviário. Em 1975, ingressou na Companhia do Metropolitano de São Paulo, ascendendo à condição de presidente da empresa em março de 1979; exerceu esse cargo durante 18 meses, tendo sido, posteriormente, nomeado secretário de Transportes do Estado de São Paulo, posto no qual permaneceu até 1982. Em 1985, desligou-se do Metrô paulista e constituiu empresa própria. Em março de 1985, voltou à cena pública como presidente da Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro. Fonte das informações biográficas: CPDOC/FGV. Veja.

QUALIFICAÇÃO DA FROTA

Governo paulista anuncia o início de operação de 12 trens da série 7000 para a Linha 10 -Turquesa da CPTM

O Governo do Estado de São Paulo anunciou em 10 de julho de 2019 o início da operação de 12 trens da série 7000 para a Linha 10-Turquesa da CPTM, beneficiando os moradores da região do ABC. Essa frota renovada traz, entre os principais benefícios aos passageiros, a facilidade no embarque e desembarque, porque cada carro dessas composições possui quatro portas. Nos carros dos trens antigos eram de apenas duas portas.

“É uma remodelação nas linhas da CPTM, que faz com que tenhamos um melhor aproveitamento dos trens, permitindo fazer a substituição integral da frota da Linha 10-Turquesa da CPTM. Agora, a população que se dirige do ABC até a capital passará a contar com trens mais modernos, com mais conforto”, comentou o governador em exercício Rodrigo Garcia após realizar viagem da Estação Tamanduateí à Estação Brás, onde visitou o Centro de Controle Operacional (CCO), na companhia do secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy; do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e do presidente da CPTM, Pedro Moro.

IMPORTÂNCIA

A Linha 10-Turquesa passa a contar com o total de 18 trens mais modernos, sendo seis da série 7500 que já estavam em circulação. A comunicação da CPTM com os passageiros dentro do trem também ficou mais eficiente. Além de um sistema de som mais avançado tecnologicamente, cada carro conta com monitores para mensagens visuais. Falando em conforto, o ar-condicionado da nova frota possui um sistema de distribuição melhor do que os antigos.

Outra novidade para os 390 mil passageiros que utilizam a linha diariamente é a retomada dos contratos de energia e sinalização neste semestre. A conclusão dessas obras possibilitará a redução do intervalo entre os trens. Também estão sendo feitas reformas de acessibilidade nas estações para facilitar a locomoção de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Quem utiliza a Linha 10 também ganhará uma nova estação de trem. A CPTM assinou convênio com a Prefeitura de Santo André para o desenvolvimento, em conjunto, dos projetos de implantação da estação Pirelli, que será construída entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Capuava.

As 12 composições modernas vão substituir as da série 2100, que serão mantidas como frota de reserva para utilização eventual. Foram fabricados em 1974 na Espanha para realizar percursos de média e longa distância. Conhecidos como os trens espanhóis, eles foram os primeiros com ar-condicionado da CPTM. Após doação do governo espanhol e reforma pela CPTM, entraram em operação em 1998.

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