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EDIÇÃO 461, DE 7 A 21 DE OUTUBRO DE 2020

INTERNACIONAL – MANUTENÇÃO COM BASE EM INTERNET DAS COISAS

Seminário virtual propiciado pela Backroom discute manutenção com base em  Internet das Coisas e mostra tecnologia da empresa canadense TMV Control Systems

Derick Vander Klippe, fundador e presidente da TMV Control Systems foi o principal expositor no seminário virtual

O encontro foi promovido  pela Backroom em pareceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agricultura de São Paulo (CREA-SP) e AEAMESP.

Em um seminário virtual realizado no final da tarde e início da noite de 21 de outubro de 2020, intitulado Novos caminhos da manutenção baseados no IoT, a Backroom – The Supply Chain Company possibilitou o acesso a informações e respostas s diversas perguntas sobre a nova geração de controles inteligentes para locomotivas desenvolvida pela empresa canadense TMV Control Systems.

Representada com exclusividade no Brasil pela Backroom, a TMV Control Systems oferece uma linha de produtos para sistemas de controle de locomotivas diesel-elétricas e que podem ser utilizados ​​em quaisquer ambientes onde existam motores de tração.

Elemento de importância significativa nesse conjunto é a Traction Engine Control Unit (TECU) – em português, Unidade de Controle do Motor de Tração –,  um sistema de controle de locomotivas de última geração projetado para integrar-se com a eletrônica das locomotivas.

Trata-se de um equipamento microprocessado, capaz de gerenciar  centenas de sinais analógicos e digitais de entrada e saída, e que apresenta entre suas principais características a agilidade e a robustez, para enfrentar os rigores normalmente associados às utilizações ferroviárias.

POSSIBILIDADES

No seminário virtual, as exposições salientaram as possibilidades abertas pela linha de produtos da TMV Control Systems, em termos de redução de custos, de poluição ambiental e de patinação de rodas. Salientaram  também o aumento da capacidade de tração e de disponibilidade dos equipamentos.

TECU tem projeto modular

Foram realçadas a condição de controle de falhas críticas, que podem ocasionar interrupção da operação, e a utilização de recurso de localização por geoposicionamento.

Também foi informado que, com a utilização dos controles inteligentes da TMV, é possível receber em tempo real informações sobre os eventos de operação e controle das locomotivas em dispositivos como desktop, laptops ou mesmo tablets, no centro de controle ou no campo. É igualmente possível receber e-mails de alerta no celular a respeito de falhas ou de eventos a serem controlados.

As informações sobre eventos ocorridos nos 12 meses anteriores são preservadas em caixas-pretas, protegidas contra fogo, choque e explosão. Também é possível acessar informações sobre eventos acontecidos nos 12 meses anteriores relatados por meio de dados criptografados e guardados em nuvem, para estudo e diagnóstico de falhas.

Algumas das características mais significativas de toda a linha de produtos da TMV Control Systems podem ser vistas no website da Backroom, por meio de link ao final desta matéria.

Derick, Aurélio, Alexandre, Rhoades, Monetti e Cristina

ESPECIALISTAS

O seminário virtual foi realizado em conjunto com a AEAMESP e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP). Parte das exposições esteve a cargo de Derick Vander Klippe, fundador e presidente da TMV Control Systems, um engenheiro elétrico com expertise em sistemas de controle de novas locomotivas e modernização locomotivas mais antigas.

Também participou Christopher S. Rhoades, vice-presidente de Vendas da TMV Control Systems, que angariou ampla experiência no setor, tendo desenvolvido competências em campos como negociação, estratégias de vendas e ampliação de relacionamento com os clientes.

Durante o diálogo com os expositores, o engenheiro João Monetti, diretor da Backroom, traduzia para o inglês as perguntas destinadas a eles, e trazia para o português as explicações e respostas fornecidas. Ele atuou ainda como moderador e ofereceu explicações próprias. Também houve intervenções de outros dois representantes da Backroom, Aurélio Fernandes e Juvenal Luís Pompeu. 

PARTICIPAÇÃO, SUCESSO E NOVO EVENTO

A presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, acompanhou toda a exposição, participou do diálogo com os especialistas convidados e, no final, agradeceu aos dirigentes da TMV Control Systems e à equipe da Backroom por oferecerem essa exposição, com informações concretas sobre tecnologias e conceitos novos – em especial Internet das Coisas (IoT) e Big Data –, de grande interesse e crescente potencial de aplicação na engenharia ferroviária.

Silvia informou que por mais de uma hora e meia a plataforma contabilizava mais de 30 participantes, e qualificou esse nível de interesse e participação como muito positivo e encorajador para o desenvolvimento de novas iniciativas.

Encontro marcado. Em seu agradecimento final, do vice-presidente da AEAMESP, engenheiro Alexandre Feitas Pinto, também realçou o caráter de inovação trazido pelo tema, e destacou que a abordagem desse primeiro evento interessou principalmente ao setor de transporte ferroviário de cargas.

Alexandre adiantou que o próximo seminário virtual da Backroom já está programado para 18 de novembro de 2020, e seu conteúdo se voltará sobretudo para o transporte ferroviário de passageiros.

Veja outras informações no website da Backroom

A mobilidade urbana em debate

A AEAMESP vem acompanhando debates, análises e manifestações referentes à situação de momento e às  perspectivas do setor metroferroviário diante da pandemia da Covid-19. Na sequência, são apresentadas matérias sobre esses acontecimentos e, quando possível, os links para que o leitor possa acompanhar as apresentações e discussões.

INTERNACIONAL – MEIOS DE PAGAMENTO

3º Encontro Internacional do Instituto de Engenharia vai debater ‘Operação dos meios de pagamento em transportes europeus’. Além de apoiar, AEAMESP participará do evento.

O 3º Encontro Internacional acontecerá no dia 29 de outubro, a partir das 10h45. As inscrições são gratuitas.

A presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, participará como debatedora do 3º Encontro Internacional – Operação dos meios de pagamento em transportes europeus, em formato virtual, que o Instituto de Engenharia de São Paulo promoverá em 29 de outubro de 2020, a partir das 10h45 (horário de São Paulo), com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom e pelo YouTube.

Tiago Faria e Fausto Augusto Sá Marques

Os expositores serão Tiago Faria, presidente da Operadores de Transportes da Região de Lisboa (OTLIS), e Fausto Augusto Gonçalves de Sá Marques, diretor-geral da mesma organização.

Também atuarão como debatedores a arquiteta Eleonora Pazos, diretora da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), Divisão América Latina; engenheiro Joubert Fortes Flores Filho, presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), e Otávio Vieira da Cunha Filho – presidente da Associação Brasileira de Transportes Urbanos (NTU)

Os trabalhos serão abertos pelo presidente do Instituto de Engenharia de São Paulo, engenheiro Eduardo Lafraia, e serão mediados pelo engenheiro Ivan Metran Whately, diretor do Departamento de Engenharia de Mobilidade e Logística do Instituto de Engenharia. O encerramento será conduzido pela engenheira Miriana Pereira Marques, vice-presidente de Assuntos Internos do Instituto de Engenharia.

SIGNIFICADO

O Instituto de Engenharia justifica o tema em debate, afirmando que em tempos de pandemia, a Europa implementou importantes protocolos para assegurar o retorno das pessoas aos transportes públicos.

Diferentes medidas de melhoria operacional foram adotadas em todos os modos de transporte, como cuidados com a higiene e segurança dos passageiros e tripulações, bem como ações concretas para sustentabilidade financeira dos operadores.

Destacam-se, dentre as ações operacionais e econômicas, os ganhos obtidos com as melhorias introduzidas na integração da bilhetagem eletrônica que propiciaram um sistema aberto e interoperável.

O debate é destinado a engenheiros, técnicos, especialistas em mobilidade sustentável, bem como legisladores, estudantes e outros interessados.

Clique aqui para outras informações e inscrição

INTERNACIONAL – SEMANA UITP AMÉRICA LATINA 2020

Depois das sessões online em 7 e 8 de outubro, a Semana UITP América Latina 2020 prossegue até novembro com várias sessões gravadas e acesso aos estandes virtuais

Iniciada nos dias 7 e 8 de outubro de 2020 com sessões online, a Semana UITP América Latina 2020, promovida pela União Internacional de Transportes Públicos (UITP) prosseguirá até a primeira semana de novembro com uma significativa lista de sessões virtuais gravadas – incluindo temas diretamente relacionados com o setor metroferroviário no Brasil e outros países latino-americanos, que estarão disponíveis gratuitamente para quem se inscreveu previamente ao encontro.

Entre as sessões virtuais disponíveis está a apresentação Estudos Científicos – Transporte Público e Covid-19, a cargo de Ester Litovsky, diretora da operadora Metrovía, da Argentina; trata-se de uma apresentação abrangente a respeito de todos os estudos sobre contaminação e transporte público.

Outra apresentação, a cargo do professor Jairo Espinosa Ruales, pesquisador da Universidade Nacional da Colômbia, e do diretor do Metrô de Medellín, Miguel Alfonso Melo Ruales, versa sobre o sistema metroviário de Medellín frente à Covid-19.

O presidente  do Metrô do Rio de Janeiro, Guilherme Ramalho, desenvolve em outra sessão gravada o tema O desafio do Metrô do Rio de Janeiro no cenário de pandemia e depois da pandemia. E o presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Joubert Fortes Flores, mostra a situação dos sistemas metroferroviários no Brasil.

SESSÕES E ESTANDES VIRTUAIS

A programação online concernente aos dois primeiros dias incluiu 58 sessões com a participação de 102 conferencistas, entre os quais a ministra de Transportes e Comunicações do Chile, Gloria Hutt; o presidente da UITP em nível global, Pere Calvet e o secretário executivo da entidade, Mohamed Mezghani.

Na última sessão da Semana UITP América Latina 2020, houve a participação do presidente do Conselho da UITP na Austrália e Nova Zelândia, Ian Dobbs, que fez um convite para o próximo congresso mundial da UITP, programado para o período de  14 a 17 de dezembro de 2021, na cidade australiana de Melbourne.

O salão virtual da Semana UITP América Latina 2020 incluiu 17 estandes, com participação organizações e empresas; nos dois dias inaugurais, esse ambiente registrou 2.217, número que vem aumentando, uma vez que as visitas estarão franqueadas até o início de novembro.

Em nome da AEAMESP, a engenheira Silvia Cristina Silva deixou no ambiente de networking virtual do encontro uma saudação a todos os participantes. Ela e outros membros da Diretoria e dos Conselhos acompanharam sessões da Semana UITP América Latina 2020.

As ideias que estiveram em foco na Semana UITP América Latina 2020, segundo o presidente Jurandir Fernandes

Jurandir Fernandes

O presidente da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), Divisão América Latina, Jurandir Fernandes, apresentou pontos que a seu ver chamaram a atenção no conjunto dos debates.

Aceleração da implantação de novas tecnologias. Disse que uma tônica comum nas sessões foi o entendimento de que a crise da Covid-19 mostra-se o momento definidor de uma fase de aceleração de implantação de tecnologias novas na mobilidade urbana. “Todos reconheceram a importância fundamental das novas formas de mobilidade que já vinham nascendo”.

Mudanças na mobilidade e no comportamento. Jurandir Fernandes assinalou que, mesmo tendo causado danos e interrupções, a Covid-19 mostrou pela primeira vez, em termos práticos, que vai haver mudanças na mobilidade e em nosso comportamento nas cidades, incluindo aspectos, como a topologia das cidades, o entorno e a valorização das pequenas distâncias. “Tudo isto, na verdade, já começou a mudar. Mas não era imaginado que seria na velocidade com que está acontecendo”.

Reavaliação de valores e prioridades. Um terceiro ponto sublinhado pelo dirigente da UITP América Latina refere-se ao fato de a pandemia ter feito com que a sociedade toda refletisse e reavaliasse seus valores. “Valores e prioridades. Tiveram destaque, principalmente, questões como saúde, higiene e a vida no lar, próxima dos parentes e amigos. A questão ambiental voltou a ser uma pauta política importante”.

Rapidez nos deslocamentos e menores distâncias nas cidades. Foi destacada a necessidade da rapidez dos deslocamentos e de haver distâncias urbanas mais curtas. No entender de Jurandir Fernandes, tal aspecto valorizará os subcentros das cidades e valorizará o entorno e o comércio local.

Oportunidade para remodelagem dos sistemas de mobilidade. Outro aspecto relevante é que a Covid-19 acaba oferecendo ocasião para que operadores e autoridades remodelem significativamente o sistema de mobilidade. “É realmente uma oportunidade, até porque a própria população está convencida dessa necessidade”.

Nada deve ser feito às pressas e também não se pode ficar parado. Jurandir Fernandes sublinhou um aspecto que ouviu em algumas sessões: “É importante que nada seja feito às pressas, de afogadilho, achando que a transformação acontecerá no mês seguinte ou no ano seguinte. Mas também, por outro lado, não se pode ficar paralisado, achando que nada vai mudar. O meio termo é o essencial. É a forma híbrida de absorção de tecnologias novas que levará os modelos antigos a se afastarem. Então, fazer isso é importante. Não devemos permanecer paralisado, mas também não podemos correr de uma forma aflitiva”.

Haverá estresse econômico nos próximos anos. A questão econômica também teve realce. “É preciso levar em conta que haverá um forte estresse econômico nos próximos anos, como, aliás, acabamos de ouvir aqui de Ian Dobbs, de Melbourne, Austrália. Teremos problemas no ano que vem. Então, este é um momento muito importante para atuar em conjunto. Ainda hoje, o representante do Chile no debate sobre mobilidade com ônibus elétricos foi taxativo, imperativo: é preciso que todos os empresários, todos os operadores, as autoridades públicas se unam e não guardem segredos nessa história. É preciso que todos se envolvam para garantir ganho de escala e baixar os preços”.

O papel das autoridades de mobilidade. O dirigente da UITP América Latina afirmou que as autoridades de mobilidade têm um papel crítico e importante para acelerar a mudança. E ele explicou como. “Elas devem dar segurança jurídica, garantir os contratos e devem realmente ter um foco. Iluminar o caminho. Dar a orientação. E não atrapalhar”.

É preciso ter foco. Jurandir Fernandes insistiu na relevância do foco, lendo um pensamento do escritor e filósofo romano Sêneca, que viveu há dois mil: “Não existe vento favorável para o marinheiro que não sabe para onde ir”.

Criatividade, empreendedorismo e coragem. Finalizando, o dirigente afirmou que o sucesso de todas as mudanças preconizadas exigirá, além do foco, também visão, criatividade, empreendedorismo e “principalmente coragem”.

INTERNACIONAL – 34º CONGRESSO E ASSEMBLEIA DA ALAMYS

ALAMYS anuncia para o período de 24 a 27 de novembro de 2020, em formato virtual, realização do 34º Congresso Anual e da Assembleia Geral

Em seu website, a Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS) anunciou o programa do 34º Congresso Anual de 2020 e do Assembleia Geral, eventos que acontecerão de 24 a 27 de novembro de 2020.  O tema geral das reuniões Vamos repensar o Transporte Urbano sobre Trilhos no pós-pandemia. A entidade informou que devido à contingência global em torno de Covid-19, realizará este evento virtualmente, através do streaming privado.

CINCO FAIXAS HORÁRIAS

As sessões obedecerão a cinco faixas horárias de acordo com a localização dos países latino-americanos e da Península Ibérica que participam da ALAMYS. A cada dia, as sessões terão início às 9h00, 10h40 e 12h30 no Peru, México, Colômbia, Equador e Panamá. Na República Dominicana, começarão às 10h00, 11h40 e 13h30. Nos casos de Chile, Argentina e Brasil, o início das sessões está estipulado para as 11h00, 12h40 e 14h30. Em Portugal, o início se dará às 15h00, 16h40 e 18h30 e na Espanha, às 16h00, 17h40 e 19h30.

PROGRAMA

Na penúltima semana de outubro, a ALAMYS tinha dado a conhecer a estrutura temática do encontro, sem nomear os nomes dos oradores.

Terça-feira, 24 de novembro – Abertura, com saudações de Sebastián Court, secretário-geral da ALAMYS, e Manuela López, presidente do Subte de Buenos Aires e presidente da ALAMYS. Haverá ainda uma conferência-mestre e dois painéis: Painel 1 – Adaptar projetos ao futuro: Atualização das modificações de projetos de infraestrutura; Painel 2 – Inovar para uma operação mais sustentável: Big Data. TI, Sistemas de Portagem, Ambiente.

Quarta-feira, 25 de novembro – Três painéis: Painel 3 – Alienar o nosso sistema organizacional”: Formação de pessoal, ajustamentos de doações, sistema de incentivos, etc.; Painel 4 – Responder às necessidades das comunidades: Estratégias de comunicação, marketing, engajamento; Painel 5 – Desenvolvimento de novas receitas: Recuperação de Receitas Não Pautais, Desenvolvimento de Novas Empresas.

Quinta-feira, 26 de novembro – Três painéis: Painel 6 – Construir uma procura intermodal: MaaS, bicicleta – medidor, intermodal etc.; Painel 7 – Manter os nossos sistemas seguros: Segurança e Segurança; Painel 8 – Encerramento.

Sexta-feira, 27 de novembro – Será desenvolvida a 34ª Assembleia Geral, com programa próprio (não divulgado).

BID e ALAMYS discutem efeitos da pandemia sobre aspectos referentes ao planejamento, à gestão financeira e à atuação operacional dos metrôs

Em 13 de outubro de 2020, foi realizada a videoconferência intitulada Fórum BID-ALAMYS –  Reimaginando os metrôs do futuro! Como o nome indica, foi um iniciativa da Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo do evento foi compartilhar reflexões sobre os possíveis efeitos permanentes da Covid-19 nos metrôs, em termos de modelos de planejamento, finanças e operacional. Participaram  Sebastián Court, da ALAMYS e do Metrô de Santiago; Néstor Roa, do BID; de Andres Pereyra da Luz, do BID no Uruguai; de Julieta Abad, do BID na Argentina; Joubert Flores, da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e Juan Tebar, do Metrô de Madri.

SETOR METROFERROVIÁRIO – QUEDA DE DEMANDA NA PANDEMIA

ANPTrilhos publica balanço do setor metroferroviário referente ao terceiro trimestre de 2020 indicando impacto financeiro negativo  de R$ 6,1 bilhões no período entre março e setembro.

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EVENTO SETORIAL -DIGITAL E GRATUITO

Será de 24 a 27 de novembro a NT Expo Xperience

Evento 100% digital e gratuito

Foi reprogramada para o período de 24 a 27 de novembro de 2020 a NT Expo Xperience, descrita como “uma semana digital gratuita, dedicada à inovação do setor nos mais variados segmentos, com opções de conteúdo, experiência e networking”. A iniciativa tem o objetivo de manter o mercado aquecido e de promover a interação entre a comunidade do evento. Os organizadores prometem quatro dias repletos de conteúdos, experiências e interatividade, tudo em formato virtual e em diversos canais. A grade de conteúdo da NT Expo Xperience conta com a curadoria da Revista Ferroviária.

Clique aqui para outras informações e inscrições

NA IMPRENSA – ESTAÇÕES DA LINHA 6

As estações mais profundas do sistema

Matéria publicada pelo blog Via Trólebus, editado por Renato Lobo, mostra que a Linha 6 – Laranja do Metrô terá estações mais profundas da malha metroviária paulistana.

Veja a matéria

 

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