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EDIÇÃO 459, DE 19 A 31 DE AGOSTO DE 2020

 



Conheça a programação da 26ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que terá sessões exclusivamente on-line.

As inscrições, gratuitas, estão abertas. A participação dará direito a certificado

A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) divulgou a programação de seu próximo congresso anual, a 26ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que será realizada virtualmente no período de 1 a 4 de setembro de 2020, com inscrições gratuitas e certificados para os participantes.

Estão programadas 20 sessões expositivas e de debates estruturadas em painéis, mesas-redondas e seminários, três solenidades e salas com  apresentações de trabalhos técnicos, organizadas em oito áreas temáticas: Gestão Empresarial, Inovação, Manutenção Metroferroviária, Locomotivas e Vagões, Sustentabilidade, Sistemas, Planejamento de Transportes e Via Permanente.

Silvia Cristina Silva

“Essencialmente técnico, a 26ª Semana de Tecnologia Metroferroviária terá como tema geral Trilhos para novos tempos, colocando em pauta a cadeia do transporte sobre trilhos sob as perspectivas impostas pela pandemia da Covid-19”, afirmou a presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva.

Ela tem destacado que, como congresso anual  e principal encontro técnico e tecnológico da entidade, a Semana de Tecnologia Metroferroviária conquistou, ao longo dos anos, a condição de evento de referência para o Brasil e outros países latino-americanos no debate das questões prioritárias e urgentes do setor.

A Semana de Tecnologia Metroferroviária busca estimular o desenvolvimento do setor de transportes sobre trilhos, contribuindo para promover o desenvolvimento tecnológico, o aprimoramento das políticas públicas, a capacitação e desenvolvimento técnico dos profissionais do setor, o esclarecimento da população, o intercâmbio de informações e a disseminação de boas práticas, em âmbito nacional e internacional.

Silvia Cristina Silva também assinala que, desde sua primeira edição, a Semana de Tecnologia Metroferroviária é organizada como base no trabalho cooperativo, voluntário, do corpo técnico do Metrô-SP, da CPTM e das outras operadoras brasileiras, com apoio de diversas instituições e empresas do setor.

PARCERIA DE ENTIDADES NACIONAIS E INTERNACIONAIS DO SETOR

O encontro conta com a parceria de organizações nacionais e internacionais do setor: Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobe Trilhos (ANPTrilhos), Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS), Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), Rede SIMEFRE, União Internacional de Transportes Públicos – Divisão América Latina (UITP-DAL).

PRIMEIRO DIA – 1º DE SETEMBRO 2020 (TERÇA-FEIRA)

Instalação dos trabalhos e anúncio dos vencedores do 7º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários

Os trabalhos da 26ª Semana de Tecnologia começarão na tarde de 1° de setembro de 2020 (terça-feira), quando haverá a solenidade de instalação e o anúncio dos vencedores e a solenidade de premiação do 7º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP).

A sessão contará com a participação do presidente da ANPTrilhos, Joubert Fortes Flores, e do diretor de Planejamento e Relações Institucionais da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, Pedro Cunto. 

Há 15 artigos finalistas técnicos concorrendo ao Prêmio em três categorias. A Banca Examinadora do Prêmio avaliou 41 artigos técnicos, seguindo os critérios que constam no regulamento, e os cinco artigos de cada categoria com a maior pontuação foram selecionados como finalistas da premiação.

Os vencedores serão agraciados com a premiação de R$ 5 mil por categoria, troféu e certificado. Todos os finalistas receberão troféu e certificado de participação.

CATEGORIAS E FINALISTAS

As categorias são: Categoria 1 – Políticas públicas, planejamento urbano, planejamento de transporte, financiamento (funding), gestão de empreendimentos de transporte, tarifas e custeio do serviço; Categoria 2 – Sustentabilidade, meio ambiente, mobilidade sustentável, gestão, comunicação com o usuário e formação profissional; Categoria 3 – Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas, inovação tecnológica, aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte; planejamento e concepção de sistemas.

Clique aqui e conheça os finalistas

Manifestação da presidente da AEAMESP, de presidentes e dirigentes de entidades do setor e de convidados especiais na abertura do congresso

Após a cerimônia de premiação, haverá a manifestação de abertura da presidente da AEAMESP, engenheira Sílvia Cristina Silva, de presidentes e dirigentes de entidades do setor e de convidados especiais.

CONFERÊNCIA INAUGURAL

Engenheiro e escritor, Ricardo Vargas fará a conferência inaugural, abordando o conceito VUCA (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade, na sigla em inglês)

Ricardo Vargas

A conferência inaugural da 26ª Semana de Tecnologia Metroferrroviária será feita pelo engenheiro, conferencista e escritor Ricardo Vargas, descrito como um dos principais defensores da economia por projetos.

No último quarto de século ele veio se especializado na implantação de iniciativas globais inovadoras, projetos de capital e desenvolvimento de produtos, tendo dirigido dezenas de projetos em diferentes indústrias e continentes, gerenciando mais de US$ 20 bilhões em iniciativas globais.

Em sua exposição Ricardo Vargas falará a respeito do conceito designado pela sigla VUCA, formada pelas iniciais dos termos em inglês que caracterizam a atual quadra da história humana: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade.

O emprego do conceito VUCA teve origem no ambiente militar e serviu originalmente para explicar a situação mundial após o fim da guerra fria há 30 anos; mais tarde, mostrou-se aplicável também ao ambiente corporativo.

SEGUNDO DIA – 2 DE SETEMBRO 2020 (QUARTA-FEIRA)

Uma estação do Metrô de Madri

Experiências dos metrôs de Madri e do Porto, planejamento urbano e de mobilidade, inovação no Metrô de São Paulo, painel do SIMEFRE e geração de novas receitas

Um painel organizado pela Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS) abrirá às 9 horas os trabalhos do dia 2 de setembro, às 9 horas (de São Paulo). A sessão será coordenada pelo chefe da Secretaria Geral da ALAMY, Constantin Dellis, e terá como tema central a Gestão de crise da Covid-19. Representantes do Metrô de Madri, Espanha, e do Metrô do Porto, Portugal, apresentarão suas experiências no quadro de gestão da atual crise sanitária.

A escolha pelos representantes desses metrôs se deu pelas respectivas características de cada operação e as ações de enfrentamento ao coronavírus. Entre os dez maiores metrôs do mundo, com mais de 283 km de extensão de e 282 estações, o Metrô de Madri contabiliza um tráfego médio de 1,7 milhões de passageiros por dia. Com a pandemia da Covid-19, esse número caiu para 20% do tráfego diário.

Na fase de retomada, o Metrô de Madri tem seguido o Plano de Contingência, adotando medidas como o controle da ocupação das estações com catracas automatizadas, sinalização para estabelecer distâncias de segurança entre os usuários, além das medidas de higienização dos espaços.

Já o Metrô do Porto compõe uma das maiores redes de transporte sobre trilhos de Portugal. Possui 67 km de extensão, entre transporte de superfície e subterrâneo, atendendo em mais 71,5 milhões de passageiros em 2019.

Durante o período de isolamento social, o Metrô do Porto teve ocupação máxima inferior a 75 passageiros por vagão, bem abaixo da média do período pré-pandemia, que era de 150 usuários/vagão. Também em fase de retomada, a operadora disponibilizou veículos e profissionais para evitar excesso de passageiros e está monitorando a movimentação das estações.

PLANEJAMENTO, PROJETOS, EXPANSÃO E OPERAÇÃO

As atividades do segundo dia prosseguem a partir das 10h30, com o painel Planejamento, Projetos e Gestão da Expansão e Custeio da Operação – Metrô-SP. A coordenação dos trabalhos será exercida pelo vice-presidente de Assuntos Associativos da AEAMESP, Fábio Juvenal Ferreira. Participarão os gerentes da Companhia do Metropolitano de São Paulo: Luiz Carlos Cortez Ferreira, de Planejamento e Meio Ambiente; Carlos Eduardo Paixão de Almeida, de Projetos; Luiz Briani, do Escritório Corporativo de Gestão de Projetos – PMO Corporativo, e Antonio Marcio Barros Silva. Gerente, de Operações.

INOVAÇÃO DO METRÔ-SP

FAVOR CONFIRMAR OS NOMES DA NOTA E INDICAR SIGNIFICADO DE PLIM

Às 14 horas terá início do painel intitulado Inovação no Metrô-SP, com coordenação de Alfredo Falchi, diretor de Assuntos Corporativos da Companhia do Metropolitano de São Paulo, e participação de Valéria Aparecida Cabral, do Programa PLIM, Álvaro Gregório, responsável pela Coordenadoria Corporativa de Inovação (NIT) e Silvia Pasini, da Universidade Corporativa do Metrô-SP (UNIMETRO).

GRANDES SISTEMAS SOBRE TRILHOS

A partir das 16 horas, um painel coordenado pela presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, reunirá dirigentes de três significativos sistemas de transportes sobre trilhos no Brasil: Paulo Sérgio Amalfi Meca, diretor de Engenharia e Construções do Metrô-SP; Luiz Eduardo Argenton, diretor de Operação e Manutenção da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), e Cristiano César de Mendonça, diretor de Manutenção e Engenharia do MetrôRio.

INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA INDÚSTRIA FERROVIÁRIA

Fechando os trabalhos do segundo dia, a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) promoverá a partir das 17h30 um painel com a apresentação das inovações tecnológicas da indústria ferroviária brasileira. Os trabalhos serão coordenados pelo presidente da ABIFER, Vicente Abate..

TERCEIRO DIA – 3 DE SETEMBRO 2020 (QUINTA-FEIRA)

Eleonora Pazos

União Internacional de Transportes Públicos (UITP) discutirá a retomada do setor metroferroviário na América Latina

Na manhã de 3 de setembro de 2020 (quinta-feira), a partir das 8h30 horas, acontecerá sessão organizada pela União Internacional de Transportes Públicos – Divisão América Latina (UITP/DAL). A sessão terá como foco o cenário pós-pandemia e o papel da comunicação no processo de retomada nos sistemas metroferroviários no Brasil e em outros países da América Latina. Inicialmente a arquiteta e urbanista Eleonora Pazos, diretora do Escritório da UITP América Latina descreverá o impacto da pandemia no sistema de transporte público na América Latina.

Valeska Peres Pinto e Rodrigo Magalhães

Na sequência a arquiteta e urbanista Valeska Peres Pinto, Coordenadora do Programa Melhores Práticas da Divisão tratará das peculiaridades da recuperação dos sistemas no setor metroferroviário, destacando o fato de que os sistemas sobre trilhos, por sua rigidez, necessitarão de uma estratégia de recuperação diferente dos demais modos de transporte como ônibus, táxis, transporte por aplicativos e bicicletas, que se caracterizam justamente pela flexibilidade. Tudo isto, sem abandonar a busca de melhoria da experiência de integração multimodal com os demais atores da mobilidade urbana.

Segundo ela, “o setor metroferroviário precisará valorizar suas qualidades positivas e principalmente seu papel como modo de transporte estruturador e indutor de centralidades urbanas, visto que suas estações além de promover polos urbanos de prestação de serviços podem atrair negócios associados que poderão gerar receitas extra tarifárias, que serão necessários para o reequilíbrio financeiro do setor”.

A última exposição, a cargo do especialista em comunicação e marketing Rodrigo Magalhães, apresentará os principais quesitos a serem considerados na estratégia de comunicação social do setor metroferroviário no próximo período. Segundo ele, o setor terá de reforçar a confiança das pessoas de que o ambiente metroferroviário é sadio e seguro, e promover a valorização deste modal como um meio de transporte confortável, eficiente e ambientalmente amigável.

Sessões a cargo da Universidade Corporativa do Metrô-SP (Unimetro) e do serviço Metro Consulting

A partir das 9h30, será desenvolvida sessão a cargo de duas áreas da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô: a Universidade Corporativa do Metrô-SP (Unimetro) e o serviço Metro Consulting.

Annie Gracie Noda Amicci

Painel debaterá o desenvolvimento conjunto do planejamento urbano e da mobilidade.

Planejamento urbano e da mobilidade andando juntos é o título do painel programado para o dia 3 de setembro de 2020, a partir das 10h30. Os trabalhos serão coordenados pelo conselheiro consultivo da AEAMESP, engenheiro  Emiliano Affonso. Participarão Anie Gracie Noda Amicci, gerente de Mobilidade Urbana do BNDES; Pedro Moro, presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o ex-presidente do Metrô-SP e da CPTM, Sérgio Avelleda, atualmente diretor de Mobilidade da entidade global World Resources Institute (WRI); e Luiz Carlos Cortez Ferreira, de Planejamento e Meio Ambiente do Metrô-SP.

IV Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário – FIESP debaterá perspectivas do setor ferroviário no país, com novos projetos e inovação tecnológica. 

A partir das 14 horas será desenvolvido o IV Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário FIESP – Nos Trilhos do Desenvolvimento, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

O seminário irá discutir as perspectivas e o potencial de crescimento do setor ferroviário no país, por meio de novos projetos ferroviários, bem como a implantação de novas tecnologias no transporte de carga. Os planos de transporte sobre trilhos para o Porto de Santos também serão abordados, de acordo com o PDZ (Plano de Desenvolvimento e Zoneamento).

Carlos Cavalcanti

A primeira parte do encontro terá a participação de  Carlos Cavalcanti, vice-presidente da FIESP e diretor titular do Departamento de Infraestrutura (DEINFRA), da FIESP, e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP); do diretor adjunto do DEINFRA, Luís Felipe Valerim, e do engenheiro Pedro Machado, integrante do Conselho Consultivo da AEAMESP.

A partir de 14h45, os debates seguirão sob coordenação de Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) e diretor do DEINFRA. Participarão nesta etapa Diogo Piloni, secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários; Martha Seillier, secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal, e Douglas Goetten, diretor comercial da Brado Logística.

Painel Brasil Trem Jeito e o tema da geração de novas receitas fecham os trabalhos do terceiro dia

Para a parte final da tarde do terceiro dia, estão previstas duas outras sessões. A partir das 16h30, acontecerá a sessão Trem Jeito, organizada pelo Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE). Os trabalhos serão coordenados por Renato de Souza Meirelles, presidente da indústria ferroviária CAF Brasil.

NOVAS RECEITAS

A partir das 17h30, estará em foco o tema  Desafios para Geração de Novas Receitas, em conferência a cargo do diretor comercial da Companhia do Metropolitano de São Paulo, Cláudio Ferreira.

ÚLTIMO DIA – 4 DE SETEMBRO 2020 (SEXTA-FEIRA)

No último dia, as perspectivas dos sistemas de VLT, sessão internacional, o desafio da geração de novas receitas, comemoração dos 30 anos da AEAMESP e conferência final

Os trabalhos do dia 4 de setembro de 2020 (sexta-feira) serão abertos com a sessão que discutirá as perspectivas dos sistemas de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A sessão tem como objetivos apresentar o estado da arte dos sistemas de VLT em operação e implantação hoje no Brasil, os desafios na sua consolidação e expansão e as principais políticas publicas do governo federal disponíveis para implantação dessa tecnologia.

A coordenação das atividades estará a cargo de Ayrton Camargo e Silva, diretor da AEAMESP. Participarão Jean Pejo, secretário Geral para o Brasil da Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF); Paulo Ferreira, diretor de Engenharia e Operação do VLT Carioca; João Paulo Rodrigues, assessor técnico de Gestão Contratual da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) e Vicente Vuolo, do Movimento Pro-VLT de Cuiabá.

Márcio Francesquine

TENDÊNCIAS DA MOBILIDADE NO PÓS-PANDEMIA

Às 10 horas, terá início a sessão Internacional intitulada As tendências da mobilidade no pós-pandemia. Organizada pela AEAMESP, ViaBrasil e Revista Sobretrilhos. A coordenação e moderação dos trabalhos estarão os cuidados da jornalista Ana Lúcia Lopes, diretora da ViaBrasil e da Revista Sobretrilhos.

Participarão da sessão Elise Racicot, cônsul e diretora do Programa Comercial do Canadá Brasil; Márcio Francesquine, adido do Consulado do Canadá, comissário de Comércio e Infraestrutura; Octavio Jiménez – Associado do Grupo IBI,  um dos mais significativos grupos de engenharia do Canadá, que trará uma visão sobre o transporte urbano no pós-Covid no Canadá,  na América Latina e outras regiões; Ricardo Penzin, chefe da América Latina da empresa norte-americana HyperloopTT, que falará a respeito do transporte de pessoas a longa distância e sobre a tecnologia do HyperloopTT,  que será uma realidade no mundo árabe em 2025), e Peter Alouche, consultor independente de transporte nas área de tecnologia, que abordará o tema da mobilidade no pós-pandemia no Brasil.

NOVAS RECEITAS E OS 30 ANOS DA AEAMESP

No período da tarde, a partir das 14 horas, haverá sessão que debaterá o tema Desafios para geração de novas receitas. Em seguida, às 15 horas, acontecerá a sessão comemorativa dos 30 anos da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô.

CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO

A partir das 16 horas acontecerá a conferência de encerramento, a cargo da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, seguida pela cerimônia de encerramento da 26ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.

Agregar mais valor aos patrocinadores

Em ambiente virtual, 26ª Semana de Tecnologia Metroferroviária,  contará com novos modelos, capazes de agregar ainda mais valor aos patrocinadores.

Considerando a interatividade e o maior alcance do evento, está disponível o mídia kit para que os apoiadores tenham acesso às novidades proporcionadas pelo novo formato de participação.

A 26ª Semana de Tecnologia Metroferroviária terá versão online da feira METROFERR de produtos e serviços para o setor metroferroviário. As empresas expositoras participação por meio de estandes virtuais, nos quais será possível a postagem de vídeos, catálogos e, também, a disponibilização de brindes aos participantes. Foram estabelecidas três modalidades de quota de patrocínio – Diamante, Ouro e Prata –,  cada uma delas com significativo conjunto de contrapartidas, além do Patrocínio Independente, referente a sessões específicas, e dos Estandes Virtuais.

ESTES SÃO OS PATROCINADORES JÁ DEFINIDOS 

SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA – MEMÓRIA

Washington Novaes. Foto: reprodução IEA USP.

Na 19ª Semana de Tecnologia, há sete anos, jornalista Washington Novaes falou da urgência de agir para mudar o caos econômico, social e ambiental das cidades

Referência no jornalismo sobre temas ambientais, o jornalista Washington Novaes, falecido em 24 de agosto de 2020, aos 86 anos, em Aparecida de Goiânia,  na região metropolitana de Goiânia, fez a conferência de abertura da 19ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, evento realizado de 10 a 13 de setembro de 2013, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo

Washington Novaes abordou o tema Os impactos econômicos, sociais e ambientais da infraestrutura insuficiente de transportes, fazendo uma comparação entre a cidade de São Paulo que conheceu ainda menino, em 1942, e que se mostrava, então, uma cidade equilibrada, com a metrópole atual, sublinhando diversos aspectos nocivos dessa transformação e os caminhos de ação política para reverter essa situação.

O tema geral da 19ª Semana de Tecnologia indica a razão do convite a Novaes para a conferência inaugural:Os desafios da mobilidade sustentável.

Apontando por onde caminhar, ele disse na conferência que seria preciso haver organização em grupos, discussão de propostas políticas, com participação do Ministério Público e das Universidades, e também apresentar propostas para o campo político.

A participação do jornalista no encontro da AEAMESP aconteceu apenas três meses após as célebres manifestações de junho de 2013 e ele fez referência a esse aspecto: “Mesmo no quadro atual de protestos, faltam projetos políticos. Mobilização por redes sociais na internet não tem levado a esses caminhos. Tem sido assim também fora do Brasil (“primavera árabe”, Sul da Europa e outros lugares). Há apenas trocas de governos, não macroprojetos políticos”.

Ele concluiu sua exposição sublinhando a urgência da mudança: “Jacques Chirac em 2002, na Cúpula Mundial do Desenvolvimento na África do Sul, afirmou: ‘As futuras gerações vão nos responsabilizar. Vocês sabiam de tudo – dirão – e não fizeram nada”.

Veja arquivo com a exposição

SETOR METROFERROVIÁRIO – AUXÍLIO EMERGENCIAL

Nota da ANPTrilhos reforça a importância da rapidez para aprovação do auxílio emergencial para o transporte público

Depois de sucessivos adiamentos, a  Câmara dos Deputados aprovou no dia 26 de agosto de 2020 o Projeto de Lei 3364/2020, que trata do socorro emergencial ao transporte público.O projeto seguiu então para deliberação no Senado Federal.  

Nota da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros Sobre Trilhos (ANPTrilhos) assinala que a aprovação do auxílio é aguardada há meses pelos operadores de sistemas de transporte público, que passam por uma grave crise financeira diante da redução de demanda de passageiros causada pela pandemia da Covid-19, decretada no mês de março de 2020.

A entidade agradeceu o esforço dos deputados para aprovação do PL e reforçou o apelo aos Senadores para que o projeto seja deliberado com celeridade, alertando que o auxílio é fundamental para a manutenção dos serviços de transporte sobre trilhos em algumas cidades brasileiras.

RISCO DE INTERRUPÇÃO DOS  SERVIÇOS

“Mesmo com a abrupta redução de demanda e, automaticamente, de receita, os operadores mantiveram as suas operações e o atendimento regular à população. Passados cinco meses do início da crise, a situação financeira está insustentável e o auxílio é essencial para que as operações não sejam paralisadas. Os operadores já realizaram os ajustes possíveis para manter as operações, como renegociações de contratos com fornecedores, mas a situação financeira está em um momento crítico e o serviço em eminência de colapso”, explica o Presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores.

A ANPTrilhos enfatiza que uma possível interrupção das operações afetará tanto a população que precisa do transporte público quanto a preservação do patrimônio público. 

Os sistemas de transporte sobre trilhos são operados pelo setor público ou sob forma de concessão e os ativos são públicos – trens, estações, oficinas e vias. Caso haja suspensão das operações, esses ativos correm o risco de depreciação e vandalismo, gerando mais prejuízo financeiro e dificuldade de rápida retomada do atendimento.

QUEDA DE DEMANDA E DE RECEITA

Segundo a nota da ANPTrilhos, os sistemas de metrô, trem urbano e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de todo o Brasil estão transportando apenas 44% dos passageiros que costumavam transportar e somam déficit de receita tarifária de -R$ 5,1 bilhões, somente referente à arrecadação tarifária.

A entidade afirma acreditar que o Executivo e Legislativo Federais estão alinhados com a importância do transporte público para a vida dos cidadãos brasileiros e para a recuperação das economias locais. A aprovação do socorro emergencial, visando à garantia da manutenção do serviço do transporte público, dentre eles o sobre trilhos, se mostra fundamental para que se possa refletir essa prioridade no processo de recuperação das atividades econômicas e manutenção do transporte à população.

No trecho final, a nota assinala que o transporte é um serviço público essencial garantido na Constituição brasileira e neste momento é essencial a união de esforços para garantir os deslocamentos dos cidadãos brasileiros.

SETOR METROFERROVIÁRIO – DEZ ANOS DA ANPTRILHOS

Em nome da AEAMESP, presidente Silvia Cristina Silva parabeniza ANPTrilhos pelo seu décimo aniversário

Em nome da Diretoria, dos Conselhos e dos Associados, a presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva parabeniza a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros Sobre Trilhos (ANPTrilhos) pelo transcurso do seu décimo aniversário em 28 de agosto de 2020.

Silvia destacou que ao longo desta década ficou evidente a importância de haver no país uma entidade capaz de representar em todas as instâncias o conjunto das empresas operadoras de transporte de passageiros sobre trilhos, fortalecendo esse setor em favor da sociedade. Sublinhou também a parceria e a cooperação que imperam nas relações entre a AEAMESP e a ANPTrilhos.

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