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EDIÇÃO 477, DE 16 A 30 DE JUNHO DE 2021

No dia 11 de julho, termina o prazo para entrega dos artigos técnicos selecionados para participar da 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Os autores  têm até o dia 11 de julho de 2021 para encaminhar os artigos técnicos selecionados para participar da 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que será realizada de 14 a 17 de setembro, no formato on-line.

A entrega dos trabalhos deve acontecer por meio  do sistema de inscrição – Clique aqui para acessar o sistemaOs autores devem seguir todas as instruções que constam no regulamento para o envio do artigo final.

MAIS DE CEM ARTIGOS FORAM  SELECIONADOS

A AEAMESP recebeu 127 inscrições de sínteses de artigos técnicos para participar da 27ª Semana de Tecnologia. Desses, 118 participantes indicaram seus trabalhos para concorrer ao 8º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU. As sínteses recebidas foram avaliadas pela Comissão Técnica da Semana de Tecnologia Metroferroviária e 106 foram selecionadas para que seus autores desenvolvessem os artigos em seu formato final. Dos artigos selecionados, 45 estão concorrendo ao 8º Prêmio de Tecnologia ANPTrilhos-CBTU.

INTERNACIONAL – I

Até 23 de julho, será possível acessar gratuitamente as sessões da Semana UITP América Latina 2021 – Experiência Digital, realizada no mês de junho

Até o dia 23 de julho de 2021 será possível acessar gratuitamente as gravações das sessões da Semana UITP América Latina 2021 – Experiência Digital, realizada nos dias 22 e 23 de junho de 2021 pela União Internacional de Transportes Públicos (UITP), Divisão América Latina.

Ao longo de aproximadamente 16 horas de transmissão online nos dois dias, foram desenvolvidas 13 sessões com aproximadamente 65 expositores e debatedores, incluindo conferências rápidas a cargo de empresas.  O encontro atraiu 1.360 participantes inscritos de 40 países.

No ambiente virtual da Semana UITP América Latina 2021 – Experiência Digital, encontram-se também 19 arquivos com apresentações não inseridas nas sessões e um setor com um centro de exposições, contendo estandes por meio dos quais é possível acessar informações de diferentes empresas e organizações.

POSSE DE ESTER LITOVSKY

Na abertura do encontro, houve uma cerimônia pela qual o engenheiro e professor brasileiro Jurandir Fernandes passou a presidência da UITP América Latina à engenheira argentina Ester Litovsky, especialista e dirigente da Metrovia, empresa responsável pela operação do Subte, o metrô de Buenos Aires. O seu mandato se estenderá até 2023.

PRESENÇA INTERNACIONAL

Khalid Alhogail

Participou do evento  o recém-empossado presidente da UITP em nível global, Khalid Alhogail. O secretário-geral da entidade, Mohamed Mezghani atuou em uma das sessões junto com Néstor H. Roa, chefe da Divisão de Transporte do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Uma das sessões contou com exposições de Gloria Hutt, ministra dos Transportes e Telecomunicações do Chile; Ángela María Orozco, ministra dos Transportes da Colômbia, a arquiteta Claudia Dobles, primeira-dama da República da Costa Rica; Fernando Arteaga, vice-ministro de Transportes e Obras Públicas do Peru, e de Elkin Velasquez, representante da ONU-HABITAT para a América Latina e Caribe.

Claudia López

Na parte final do encontro Ester Litovsky dialogou com prefeitos de três grandes metrópoles – Claudia Lopez, de Bogotá, Colômbia; Horacio Rodriguez, de Buenos Aires, Argentina, e José Luiz Martínez-Almeida, de Madri, Espanha – e com o presidente da Rede de Mercocidades e prefeito de Tandil, Argentina, Miguel Lunghi.

Estiveram entre os debatedores dois dirigentes da Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS): a presidente Manuela López, e do secretário geral, Sebastián Court.

SETOR METROFERROVIÁRIO

De modo geral, as sessões expositivas e de debates foram estruturadas com uma apresentação inicial seguida de mesas redondas.

Dentre os temas abordados nas sessões do encontro, alguns focalizaram o transporte sobre trilhos. O exemplo mais eloquente refere-se à sessão do segundo dia que tratou dos benefícios econômicos dos projetos ferroviários, com base na apresentação feita por Julian Ware, da Transport for London (TfL), intitulada Os projetos ferroviários como peça-chave para o sucesso de Londres.

Yulia Temnikova

Também teve destaque a apresentação intitulada Serviços de passageiros. Melhorando a qualidade dos serviços de infraestrutura de transporte, a cargo de Yulia Temnikova, vice-CEO de Serviços ao Cliente do Metrô de Moscou.

Apresentações sobre a integração e gestão dos modos de transporte focalizaram as áreas metropolitanas de Lisboa, Milão e Seul,  e também trouxeram informações sobre o segmento metroferroviário.

Na mesma biblioteca em que se encontram as sessões expositivas e de debate é possível acessar 19 arquivos com exposições individualizadas de representantes de empresas e organizações do setor, entre as quais, as seguintes: Demanda de passageiros no Metrô Rio, por Diego Garcia e Impactos da pandemia no setor metroferrroviário, por Joubert Flores, presidente da Associação Nacional dos Transportadores de passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

Há também um arquivo sobre o Novo marco legal para o setor de transporte urbano (incluindo ônibus e trilhos), uma proposta da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) em parceria com a ANPTrilhos e que teve apresentação de Marcos Bicalho dos Santos, diretor da NTU.

A arquiteta Valeska Peres Pinto, consultora da UITP e associada da AEAMESP  apresentou o Programa Melhores Práticas da UITP, que tem inscrições abertas para o ciclo atual, cuja avaliação e premiação acontecerão neste segundo semestre de 2021.

Clique aqui para se inscrever e acessar o conteúdo do encontro.

ACESSE O FORMULÁRIO PARA ASSOCIAR-SE
INTERNACIONAL – II

ALAMYS conclui com êxito o 26º Comitês Técnicos

De 28 a 30 de junho de 2021, realizou-se em caráter virtual o evento 26º Comitês Técnicos programado pela Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS). Foram desenvolvidos nove painéis com a participação de 40 palestrantes.

Manuela López

Na abertura dos trabalhos do primeiro dia, houve a saudação da presidente da ALAMYS e presidente do Metrô de Buenos Aires, Manuela López, e do secretário geral, Sebastián Court, gerente de Planejamento e Desenvolvimento do Metrô de Santiago.

Aconteceu em seguida a conferência magistral de Ignacio Fernández intitulada Liderança e equipes eficazes em tempos de crise, totalmente necessários para os tempos em que vivemos.

PAINÉIS DO PRIMEIRO DIA

No primeiro painel, afeto ao Comitê de Planejamento, desenvolveu-se o tema Oportunidades da pandemia para repensar a mobilidade nas grandes cidades, ficando clara a necessidade de adaptação no transporte com foco na mobilidade de serviços.

O segundo painel, também coordenado pelo do Comitê de Planejamento, tratou do tema Digitalização para melhorar o serviço e comunicação com os usuários, o que beneficia a qualidade do serviço e a satisfação do cliente em informação e recursos na aplicação de recursos tecnológicos.

O Teletrabalho no presente e no futuro foi o tema do terceiro painel, conduzido pelo Comitê de Gestão. Esta sessão permitiu um mergulho na realidade atual que mudou o paradigma nas organizações, metas de trabalho e objetivos corporativos, num quadro em que as estratégias tiveram que ser repensadas e os resultados estão à espera.

Paulo Labate

OS TRABALHOS DO SEGUNDO DIA

No segundo dia, foi desenvolvido um primeiro painel do Comitê de Operações, com moderação de Paulo Labate, do Metrô de São Paulo.  no qual o tema foi Metodologias de Ensino e Visualização Digital para Qualidade Operacional. Na seção de perguntas e respostas desse painel discutiu-se a eficiência operacional baseada na tecnologia de digitalização de sistemas e redução de tempo nos processos de trabalho do dia a dia.

Houve na sequência um painel dedicado exclusivamente nos sistemas de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), com foco na geração prioritária de controles de processos aplicados para eficiência operacional na redução de interferências de serviço com o tema Interrupções nas estradas: Antecedentes e evolução.

Ainda no segundo dia, um painel do Comitê de Operações, também moderado por Paulo Labate, do Metrô de São Paulo, teve apresentações que falaram dos benefícios da IA e da inovação tecnológica. A sessão teve como foco a otimização das condições operacionais, utilizando IA para a obtenção e análise de dados, em busca de maior desempenho, eficiência e segurança operacional.

Wilson Nagy

O TERCEIRO DIA DO ENCONTRO

O último dia do encontro teve inicialmente o tema Novas tecnologias aplicadas na gestão da manutenção, monitoramento preditivo e gerenciamento de ativos, sob responsabilidade do Comitê de Manutenção. Esse mesmo comitê desenvolveu o segundo tema, Previsão de falhas e monitoramento contínuo: soluções internas de baixo custo e aplicativos de gerenciamento de riscos. Atuou como moderador nessas sessões Wilson Nagy, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Coube ao Comitê de Planejamento o desenvolvimento do tema Financiando os impactos da crise Covid-19 no campo do transporte público e projeções futuras de receitas tarifárias.

A sessão técnica final do encontro, com participação de todos os comitês, teve  como tema KPI ALAMYS 2020 e Pesquisa do Comitê de Planejamento.  Por fim, houve os pronunciamentos de encerramento da presidente da ALAMYS, Manuela López, e do secretário geral, Sebastián Court.

SETOR METROFERROVIÁRIO

A ANPTrilhos e o Ministério da Infraestrutura disponibilizam gravações do workshop sobre financiamento do transporte ferroviário regional

Estão disponíveis as gravações das sessões do workshop online Financiamento do Transporte Ferroviário Regional, realizado nos dias 29 de junho e 1 de julho, pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), em parceria com o Ministério da Infraestrutura (MInfra), por meio do Departamento de Planejamento, Gestão e Projetos Especiais (DPLAN) da Secretaria Nacional de Transportes Terrestre (SNTT).

Segundo os organizadores o encontro teve o propósito de fomentar uma política nacional para o desenvolvimento do transporte ferroviário de passageiros no Brasil, sendo o financiamento um dos aspectos mais importantes desta política.

PRIMEIRO DIA

No primeiro dia, 29 de junho, houve o lançamento do Relatório das Consultas Estruturadas e BI, com participação de Joubert Flores, presidente da ANPTrilhos; Marcelo Sampaio, secretário executivo do Ministério da Infraestrutura; Roberta Marchesi, diretora executiva da ANPTrilhos, e Conrado Grava de Souza, da ANPTrilhos. As sessões subsequentes focalizaram os temas O projeto do TIC – Eixo Norte e sua modelagem financeira; Experiências mundiais de financiamento de transportes ferroviários, e Mecanismos internacionais de financiamento da infraestrutura. A gravação referente ao primeiro dia pode ser vista aqui.

SEGUNDO DIA

Em 1 de julho, os trabalhos foram abertos com o tema Leasing de frotas e sua importância para a viabilidade de projetos.  Os outros temas foram Receitas acessórias: naming rights, shoppings, lojas, publicidade e telecomunicações; O papel do BNDES como estruturador de parcerias e concessões e Receitas acessórias para trens regionais. A gravação referente ao segundo dia pode ser vista aqui.

INTEGRAÇÃO MODAL

Bicicletas elétricas no sistema metroferroviário paulistano

Desde 28 de junho de 2021, bicicletas elétricas também podem ser transportadas nos trens da ViaQuatro e ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção, respectivamente, da Linha 4-Amarela e da Linha  5-Lilás.

A permissão, válida também nos trens do Metrô e da CPTM, diz respeito a bicicletas de tamanho similar aos modelos convencionais. Os ciclistas devem obedecer às regras e horários estabelecidos para o sistema metroferroviário.

Os horários permitidos são: nos dias úteis, das 10h às 16h e após as 21h, e aos sábados, domingos e feriados nacionais e feriados oficiais da capital paulista, o dia todo.

Entre as orientações aos ciclistas, está a proibição de pedalar nas estações – a bicicleta precisa ser empurrada, em respeito aos demais passageiros. Nas plataformas ou dentro dos trens, não podem ser largadas no chão, encostadas nas paredes ou colocadas sobre os bancos. Nas estações não devem ser presas ao gradil.

É importante observar que o embarque da bicicleta é permitido apenas no último carro dos trens, no limite máximo de quatro bicicletas por viagem.

ARTE NA ESTAÇÃO

Linha de Voo, obra de Bebeto Alves e Antônio Augusto Bueno

‘Linha de Voo’ na Estação Rodoviária da Trensurb

Até o dia 22 de agosto de 2021, a Galeria Xico Stockinger, na Estação Rodoviária da Trensurb, apresenta a exposição Linha de Voo, dos artistas plásticos Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves.

Na inauguração da exposição, em 22 de junho, foi apresentada uma obra inédita dos artistas a partir da intervenção sobre imagem da série Linha de Voo, produzida em 2021. Outras quinze imagens do projeto, com fotografias manipuladas digitalmente, impressão em jato de tinta e com intervenções pictóricas, podem ser vistas aqui.

A GALERIA

Batizada em homenagem a um dos principais nomes das artes plásticas no Rio Grande do Sul, a Galeria Xico Stockinger foi inaugurada em abril de 2019, no túnel de acesso à plataforma da Estação Rodoviária do metrô, e é mantida pela Trensurb em parceria com o Sesc-RS – responsável pela curadoria do espaço.

Antônio e Bebeto

OS AUTORES

Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves têm como características de suas práticas artísticas o interesse por experimentar diferentes linguagens em suas investigações visuais. Antônio tem o desenho como foco central de sua pesquisa, e Bebeto, a fotografia.

Para o projeto  Linha de Voo partiram do voo de pássaros fotografados em diferentes localidades e posteriormente manipulados, ou não, de forma digital, para a seguir sofrerem interferências gráficas. Num diálogo entre os dois, em um ir e vir entre seus dois ateliês/estúdios, misturando as ferramentas que são familiares para cada um.

Linha de Voo é uma metáfora construída para falar de liberdade, que cria um questionamento através de uma imagem muito especifica de pássaros, que, em voo, vão sendo envolvidos pelo próprio percurso, através de linhas que o demarcam. A busca é de uma perspectiva, de um trajeto e de uma chegada – no traço, no risco, no desenho em céu aberto.

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