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EDIÇÃO 480, DE 1 A 15 DE AGOSTO DE 2021

Na 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, um dia para debater o transporte ferroviário de cargas

“Na 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, vamos debater o setor como um todo, mas o transporte de cargas sobre trilhos é um assunto que desperta muita atenção de toda a cadeia do segmento. Assim, resolvemos reservar um dia todo para podermos ampliar todas as discussões em torno dele”, disse a presidente da AEAMESP, engenheira Sílvia Cristina Silva, ao confirmar que o evento reserva o terceiro dia – 16 de setembro – para debates sobre cenários atual e futuro do transporte de carga no País.

Silvia acrescentou: “O transporte de cargas via ferrovias, no Brasil, vem crescendo nos últimos anos, mas ainda está bem aquém do nosso desejo e, principalmente, do potencial que ele representa para a economia nacional”.

De acordo com a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), o transporte de cargas por ferrovias, em geral, cresceu 15% em 2020, comparativamente a 2019. Já, na relação de março de 2021 com o mesmo período do ano anterior, houve alta de 30,1% em Toneladas por Quilômetro Útil (TKU). As ferrovias são responsáveis por 40% das commodities agrícolas que chegam aos portos brasileiros.

A presidente da AEAMESP frisa que, quando se fala em transporte de cargas, é preciso considerar o transporte de produções agrícolas, de combustíveis, minerais  os três principais setores que usam esse meio –, entre outros segmentos. Segundo ela, nas edições anteriores da Semana de Tecnologia Metroferroviária, o tema transporte de cargas sobre trilhos sempre esteve em pauta em razão de sua importância para a economia nacional.

“Essa é uma solução lógica, por isso é importante o investimento no setor para um impacto positivo na economia. Entidades e empresas do setor apontam os caminhos e as vantagens que isso representaria no Custo Brasil”, conta Sílvia.

QUINTA-FEIRA DEDICADA AO TRANSPORTE DE CARGAS

A 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária acontecerá de 14 a 17 de setembro de 2021, e, este ano, pela segunda vez, será totalmente online. Reconhecida como um dos mais expressivos congressos técnicos do setor de transporte metroferroviário do País, nesta edição, a Semana de Tecnologia tem como tema Trilhos para um futuro sustentável e debaterá a atual realidade e as expectativas para o setor.

A programação do dia 16 de setembro, quinta-feira, será totalmente dedicada ao  transporte de cargas sobre trilhos. Na parte da manhã, das 9h às 12h, acontecerá o 2º Seminário de Inovações Tecnológicas aplicadas para a Melhoria dos Processos Ferroviários com a coordenação de Leonardo Mendes Vianna, diretor da MRS Logística.

Já no período da tarde acontecerá a 5ª edição do Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário, que contará com a colaboração de entidades parceiras, como a ABIFER (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária), ALAF (Associação Latino-americana de Estradas de Ferro), ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários), IE (Instituto de Engenharia) e o SIMEFRE (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários).

AEAMESP E 27ª SEMANA DE TECNOLOGIA EM FOCO

Vicente, Silvia e Ana Lúcia

No programa ABIFER Conversa, Silvia Cristina Silva fala da AEAMESP e das perspectivas da 27ª Semana de Tecnologia

No início da noite da segunda-feira, 16 de agosto de 2021, a presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, participou do recém-criado programa de diálogo promovido pela Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, ABIFER Conversa, transmitido ao vivo pelo Instagram.

Esta segunda edição do programa foi conduzida pela jornalista Ana Lúcia Lopes e contou com a participação do presidente da ABIFER, engenheiro Vicente Abate.

A AEAMESP E A SEMANA E TECNOLOGIA

Durante o encontro, respondendo a perguntas, Silvia falou do surgimento da AEAMESP em 1990 e da criação, evolução e fortalecimento da Semana de Tecnologia Metroferroviária, que chega à sua 27ª edição, a ser realizada no período de 14 a 17 de setembro de 2021 em caráter online, a exemplo do que ocorreu na 26ª edição, realizada em 2020.

A presidente da AEAMESP destacou que apesar das circunstâncias trazidas pela pandemia, o evento realizado no ano passado obteve grande êxito, em termos de conteúdo técnico, dos debates e de participação. Ela assegurou que a expectativa para a 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária é de um encontro ainda mais produtivo, já que será possível aproveitar o aprendizado da edição anterior.

PONTOS DE REALCE

Silvia comentou que, faltando um mês para o evento, a grade de temas e sessões da 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária ainda não está plenamente definida, mas realçou alguns pontos que já estão estruturados.

PRÊMIO ANPTRILHOS-CBTU

No primeiro dia, haverá a entrega do o 8º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em parceria com a AEAMESP.

SESSÕES SIGNIFICATIVAS

Também para o primeiro dia, está prevista uma exposição do presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo, Silvani Pereira. No último dia, como é tradicional, participará o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy. Também no último dia, haverá uma intervenção do engenheiro Plínio Assmann, que dirigiu a Companhia do Metropolitano de São Paulo durante a fase de implantação das primeiras linhas nos anos 1970.

CONTRIBUIÇÃO INTERNACIONAL

A 27ª Semana de Tecnologia terá sessões organizadas pela União Internacional de Transportes Públicos (UITP) e pela Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALMYS) e, ainda, a quarta edição da Sessão Internacional, que, como informou a jornalista Ana Lúcia Lopes durante o programa, terá a participação de representantes dos consulados da França e do Canadá e, também, do consultor internacional Sérgio Avelleda.

INOVAÇÃO E FUTURO

Na quarta-feira, haverá uma sessão a respeito de aprendizado e inovações para o futuro do transporte sobre trilhos, com participação dos gerentes de operação das concessionárias metroferroviárias, e uma sessão que buscará debater como poderá ser o futuro do setor daqui a trinta anos, sobretudo com o surgimento de novas tecnologias.

TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE CARGAS

A 27ª Semana terá na quinta-feira o 2º Seminário de Inovações Tecnológicas aplicadas para a Melhoria dos Processos Ferroviários, com a coordenação de Leonardo Mendes Vianna, diretor da MRS Logística.

Terá também o 5º Seminário Infraestrutura de Transporte Ferroviário, com participação da ABIFER, Associação Latino-Americana de Estradas de Ferro (ALAF), Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Instituto de Engenharia de São Paulo e o Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE).

Vicente Abate informou que foi feito convite para que o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, profira uma conferência magna durante o 5º Seminário.

DINAMISMO VIRTUAL

Silvia Cristina Silva fez questão de realçar o dinamismo que será dado à 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, com os ambientes virtuais aos quais o participante terá livre acesso, seja para assistir ás sessões plenárias no auditório principal, seja para visitar os estandes das empresas expositoras, ou ainda para assistir sessões específicas de apresentação dos trabalhos técnicos – incluindo os workshops promovidos por empresas e os trabalhos que concorreram ao 8º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU.

Assista a  íntegra do programa 

MOBILIDADE URBANA- SETOR METROFERROVIÁRIO

Em evento virtual no dia 11 de agosto, ANPTrilhos lança o documento O Futuro da Mobilidade – A contribuição do transporte público sobre trilhos para uma nova mobilidade

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), com o apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), do Conselho Nacional de Secretários de Transportes (Consetrans) e do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, promoveu em 11 de agosto de 2021 o evento virtual de lançamento do documento O Futuro da Mobilidade – A contribuição do transporte público sobre trilhos para uma nova mobilidade, com 48 páginas, em formato digital, que aponta diretrizes para a reformulação do transporte público no país.

O documento pode ser baixado por meio de link ao final desta matéria. A parte substantiva do documento está no capítulo intitulado Premissas fundamentais ao desenvolvimento do transporte público. Durante sua explanação, o presidente da entidade, Joubert Flores, fez menção a cada uma dessas premissas.

As premissas são estas: 1) Promover o planejamento de longo prazo; 2) Priorizar o transporte estruturante e sua integração; 3) Eliminar a sobreposição entre modos de transporte; 4) Financiamento do transporte público coletivo pelo transporte individual, 5) Instrumentos de financiamento de situações de emergência; 6) Financiamento das gratuidades, 7) Maior colaboração e cooperação do poder público com o setor de transportes públicos em emergências; 8) Gestão centralizada para toda a Região Metropolitana.

PARTICIPAÇÃO NO ENCONTRO

Os trabalhos da sessão virtual foram abertos por Roberta Marchesi, diretora executiva, ANPTrilhos. Joubert Flores, presidente do Conselho da entidade fez a apresentação do documento. A presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, acompanhou a apresentação.

Durante o encontro, manifestaram-se Luiz Fernando Arantes Machado, prefeito de da cidade paulista de Jundiaí e representante da Frente Nacional de Prefeitos (FNP); Valter Casimiro, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Transporte (Consetrans) e secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal; Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio, e o especialista em Mobilidade, Rodrigo Tortoriello, e Glaucia Maia, chefe de gabinete da Secretaria Executiva do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Reestruturação e marco legal. A ANPTrilhos, ao lado da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU), que congrega as empresas brasileiras de transporte por ônibus urbanos e metropolitanos, trabalha para que o Congresso Nacional inicie a tramitação de proposição visando à reestruturação do transporte público urbano no país, incluindo a instituição de um marco legal para o setor.

Baixe o documento

Assista a gravação do encontro

EXPANSÃO METROFERROVIÁRIA

Futura importância da estação Penha

Sob o título Faça sol ou chuva, os obras de expansão da linha 2 continuam em ritmo acelerado!, o presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo, Silvani Pereira, fez no LinkedIn o seguinte post: “Na estação Penha estamos na fase de escavação da parede de diafragma Essa será uma das principais estações do novo trecho da linha, pois vai ter integração com as linhas 3-Vermelha e 11-Coral, dando mais opções de deslocamento aos passageiros e redistribuindo o fluxo”. 

EXPANSÃO – LINHA 9 DA CPTM

Vista externa da nova estação. Foto: GESP

Inaugurada a Estação Mendes-Vila Natal (futura Estação Bruno Covas) da CPTM, Linha 9 – Esmeralda, localizada no extremo sul da cidade de São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo inaugurou no dia 10 de agosto de 2021 a Estação Mendes-Vila Natal na Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de trens Metropolitanos (CPTM), no extremo sul da cidade de São Paulo. A obra faz parte do projeto de extensão da linha, que prevê um investimento total de R$ 975 milhões. Futuramente, a estação Mendes-Vila Natal passará a se chamar Estação Bruno Covas, em homenagem ao prefeito de São Paulo, falecido em 16 de maio de 2021, no exercício do cargo.

Segundo se informou oficialmente, a estação recém-inaugurada deverá atender, de pronto, a 15 mil pessoas todos os dias. Os bairros atendidos são Grajaú, Estrada dos Mendes, Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares.

Situada entre Grajaú e a futura estação Varginha, a nova estação começou a funcionar em operação assistida no dia 11 de agosto de 2021, das 10h às 13h, nos dias úteis, com intervalo médio entre trens de 20 minutos. O período de testes é importante para monitorar a adequação dos equipamentos aos sistemas de sinalização já existentes.

De acordo com o que divulgou o governo, além das estações Mendes-Vila Natal e Varginha (em obras), o projeto de extensão da Linha 9-Esmeralda inclui ainda investimentos em todo o sistema de energia, obras viárias e vias férreas.

Para melhorar os deslocamentos e garantir segurança aos passageiros na região próxima à nova estação, foram construídos dois viadutos rodoviários (Jacopo Torriti e Micronésia), que vão eliminar as passagens de nível por estarem localizados acima da via férrea. O prédio da estação foi construído em uma área de 4,5 mil metros quadrados.

A plataforma da estação. Foto: GESP

ACESSIBILIDADE E SUSTENTABILIDADE

A estação Mendes-Vila Natal está equipada para oferecer acessibilidade plena aos passageiros. São duas escadas rolantes, um elevador, três escadas fixas de concreto e uma metálica, pisos podotáteis, comunicação em Braille, corrimãos e rampas adequadas às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Outro aspecto importante é que a estação conta também com itens que garantem a sustentabilidade arquitetônica, como gerador próprio de energia, sistema de detecção e combate a incêndio, mecanismo para captação e reaproveitamento de água de chuva, aquecimento solar para chuveiros dos funcionários, bem como equipamentos destinados à coleta seletiva de resíduos sólidos.

A estação dispõe de seis bloqueios normais e um acessível para cadeirante e plataforma central para embarque e desembarque dos trens. O espaço conta com recursos tecnológicos para monitoramento por câmeras e ganhará um bicicletário com 100 vagas, cuja construção está incluída na segunda fase das obras da estação.

Bilheteria e bloqueios. Foto: GESP

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HOMENAGEM

Diana Dorothea Danon (1929-2021)

Em 11 de agosto de 2021, faleceu aos 92 anos a pintora, desenhista e escritora paulistana Diana Dorothea Danon. Uma parte significativa de seu trabalho foi dedicada à documentação em aquarelas de diferentes momentos das obras do Metrô de São Paulo ao longo de quatro décadas.

Em suas redes sociais, a Companhia do Metropolitano de São Paulo assinalou: “É com muita tristeza que recebemos a notícia da morte da artista Diana Danon. Diana sempre foi muito querida pelos funcionários do Metrô. Uma mulher à frente de seu tempo, que pintou, em aquarelas, as obras do Metrô e os operários que faziam tudo acontecer desde a época em que as linhas se chamavam Norte-Sul e Leste-Oeste”.

No último mês de abril, como parte das comemorações de seus 53 anos, a Companhia do Metropolitano de São Paulo promoveu o lançamento de sua página no Google Arts & Culture, apresentando como destaque inicial a coleção de aquarelas da artista plástica Diana Dorothéa Danon. Essa página contém reproduções das obras, textos e até um depoimento em vídeo da artista. Clique aqui para conferir.

Um vídeo publicado pela página MetroOficial no YouTube mostra a artista realizando um de seus trabalhos. Trata-se do acompanhamento das obras da estação Alto da Boa Vista, da Linha 5 – Lilás. As cenas foram tomadas em 10 de abril de 2013. Veja aqui.

A Enciclopédia Itaú Cultural dedica um verbete a Diana Dorothea Danon, com dados biográficos e informações sobre as exposições de que participou. Acesse o verbete.

NA IMPRENSA – ARQUEOLOGIA URBANA

Trilhos históricos no centro de Porto Alegre

O jornal gaúcho Correio do Povo publicou no início de agosto matéria mostrando que uma equipe do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Porto Alegre encontrou casualmente trilhos enterrados no centro histórico da cidade. A infraestrutura servia a uma vagoneta utilizada pelo Exército Brasileiro para abastecer de insumos os navios que partiam das águas do Guaíba para a Guerra do Paraguai.

Veja a íntegra da matéria

TRILHOS URBANOS – ESTÍMULO À LEITURA

Ustárroz com um exemplar do seu livro Resgate em Pamplona. Foto: Gabrielli Zanfran/Trensurb

Escritor Léo Ustárroz doa livros para o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, mantido pela Trensurb em duas estações

A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A – Trensurb informa que o escritor Léo Ustárroz, autor de livros como Resgate em Pamplona e Sala de Embarque, fez, no início de agosto de 2021, uma doação de 41 livros para o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, mantido pela companhia.

O escritor soube do trabalho da biblioteca da Trensurb através de um amigo e resolveu contribuir com a ampliação do acervo.

Léo Ustárroz disse: “É importante fazer essas contribuições e colocar os livros para circular pra que mais gente possa aumentar seus horizontes. Esses livros, e a maioria dos livros que normalmente circulam nesse tipo de projeto, são romances e um romance é uma história muito importante porque nós nos vemos ali e, através dos personagens, preenchemos lacunas da nossa vida. Nós nos completamos lendo ou vendo os personagens. Os livros que não vamos reler têm que circular, essa é a função social dos livros”. O livro Resgate em Pamplona, de Ustárroz, está disponível para empréstimo no acervo do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos.

TREZE ANOS

Biblioteca com duas unidades nas estações da Trensurb, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos foi inaugurado em 15 de dezembro de 2008, na plataforma de embarque da Estação Mercado do metrô.

Em março de 2019, foi criada uma unidade adicional no saguão da Estação Novo Hamburgo. Com um acervo de 8.775 exemplares (dos quais cerca de dois mil estão na unidade hamburguense), a biblioteca oferece serviço gratuito de empréstimo de livros. O catálogo é ampliado somente através de doações.

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