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EDIÇÃO 481, DE 16 A 31 DE AGOSTO DE 2021

Estação Eucalipto, Linha 5 Lilás. Foto: ViaMobilidade

Estão abertas as inscrições para a 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária,  que acontecerá 100% online, no período de 14 a 17 de setembro de 2021

Reconhecida como um dos mais expressivos congressos técnicos do setor  metroferroviário do País e com alcance internacional, a 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, promovida pela AEAMESP, acontecerá 100% online no período de 14 a 17 de setembro de 2021. Clique aqui e se inscreva. O tema deste ano é Trilhos para um futuro sustentável. A proposta é debater a realidade atual do setor e as perspectivas para o futuro.

Expectativa de ampla participação

O programa da 27ª Semana de Tecnologia prevê presença de mais de 80 palestrantes nacionais e internacionais, que atuarão em salas técnicas, workshops, painéis e debates. Nos quatro dias, o congresso também contará com estandes virtuais dentro da Metroferr Lounge Experience 2021.

O encontro está formatado para alcançar todo o público do Brasil e do Exterior e a expectativa é chegar a 3 mil participantes, o que caracterizará um recorde para o evento.

Tradicionalmente, a Semana de Tecnologia Metroferoviária reúne presidentes, dirigentes e profissionais de empresas, como engenheiros, arquitetos urbanistas e especialistas das áreas de planejamento e controle, projetos, infraestrutura e obras, logística, compras, planejamento estratégico, engenharia, tecnologia, manutenção, operação e especificação.

Também serão convidados representantes de órgãos públicos, entidades de classe e de instituições não governamentais de representação autônoma.

Oitava edição do Prêmio ANPTrilhos-CBTU

Na abertura do evento, em 14 de setembro, acontecerá a entrega do 8º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em parceria com a AEAMESP.

Já tradicional no setor, este o prêmio reconhecerá entre 45 trabalhos melhor classificados, os vencedores em três categorias.

Categoria 1 – Políticas públicas; planejamento urbano; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço.

Categoria 2 – Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional

Categoria 3 – Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas de transporte.

Os trabalhos serão apresentados ao público durante os quatro dias da 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.

Aniversário da AEAMESP

Em 14 de setembro de 2021, data da abertura do congresso, haverá a comemoração dos 31 anos de fundação da AEAMESP. Nesse mesmo dia se celebrará o aniversário do início de operação do Metrô-SP, em 1974.

A estruturação do programa nos quatro dias

Cada um dos quatro dias da 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária está estruturado de modo a oferecer debates e apresentações relacionados entre si. Assim, no primeiro dia acontecerão as sessões que marcam a abertura do congresso, incluído o 8º Prêmio ANPTrilhos-CBTU.

No segundo dia acontecerão workshops e seminários sobre o transporte de passageiros sobre trilhos. O terceiro dia será dedicado workshops e seminários sobre o transporte de cargas e infraestrutura. No quarto e último dia, acontecerão discussões sobre o transporte de passageiros e encerramento do congresso.

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NA IMPRENSA – POSICIONAMENTO DO SETOR

SIMEFRE pede ao MPF que investigue conduta do governo Mauro Mendes

O SIMEFRE, apoiado pela ABIFER, AEAMESP, ALAF e Instituto de Engenharia, entra com representação junto ao Ministério Púbico Federal, em Mato Grosso, defendendo a continuidade da implementação do VLT Cuiabá a Várzea Grande contra o BRT imposto pelo governo do Estado.

A entidade alerta para a falta de critérios técnicos e jurídicos para tal decisão, uso de informações distorcidas pelo alto escalão do Executivo e desinteresse na participação popular no debate.

A representação foi protocolada formalmente nesta segunda-feira (30). O Simefre solicita a instauração de inquérito civil e apresenta parecer técnico elaborado pelo engenheiro e ex-secretário nacional de Mobilidade Urbana Jean Carlos Pejo. No então desempenho do cargo, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional, Pejo foi o criador do grupo de trabalho para estudos de uma solução para o VLT Cuiabá-Várzea Grande, cujas obras estão paralisadas há quase sete anos.

“Como consequência da narrativa formulada, espera-se a instauração de inquérito civil (art. 6º, VII, ‘b’ e ‘c’, e art. 38, I, da Lei Complementar n.º 75/1993, art. 1º, Regimento Interno do MPF, e art. 8º, §1º, da Lei 7.347/1985), para que seja realizada investigação aprofundada, inclusive com adoção das medidas cabíveis e tendentes a se determinar ao Sr. GOVERNADOR e Senhores Secretários de Infraestrutura e Fazenda do Estado de Mato Grosso a correção de sua conduta, sob pena de respnsabilização”, demanda a entidade.

De acordo com o Simefre, a condução dada pelo governo de Mato Grosso na decisão política pela troca de modal, anunciada no final de 2020, é “absolutamente temerária”. Com base em parecer técnico – que já havia sido protocolado junto ao próprio governo e que acabou sendo ignorado pelo Executivo -, a entidade sustenta que não há qualquer razoabilidade em abandonar um projeto que já está 70% implantado em substituição por outro, sem sequer projeto executivo ou uma base crível de comparação.

“A condução da questão é absolutamente temerária. Revela ausência de critérios técnicos e jurídicos na aferição do modal de transporte que afetará a vida de milhares de mato-grossenses que residem em Cuiabá e Várzea Grande e dos turistas que chegam e saem do Estado pelo Aeroporto Marechal Rondon. Traz ainda mais insegurança jurídica quanto ao desfecho da questão, em razão do comprometimento substancial de recursos com o VLT e das discussões existentes até aqui, constituindo conduta irresponsável e que torna necessário maior aprofundamento pelo digno do MPF”. (Texto publicado originalmente pelo site jornalístico Mato Grosso Mais).

SETOR METROFERROVIÁRIO – TRANSPORTE DE CARGAS

Estão disponíveis as sessões gravadas e apresentações em formato PDF do VI Encontro ANTF de Ferrovias 

Até o dia 20 de setembro de 2021 será possível acessar gratuitamente as gravações das sessões do VI Encontro ANTF de Ferrovias – Edição Digital, realizado nos dias 18 e 19 de agosto de 2021 pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) e suas associadas — FTC, FTL/TLSA, MRS, Rumo, Vale e VLI.

O encontro contou com mais de 1.100 inscritos e ofereceu apresentações de mais de 60 trabalhos, divididos em sete seções técnicas

Mesmo que o interessado não tenha feito a inscrição previamente, poderá ainda fazê-lo e ingressar no ambiente virtual do VI Encontro ANTF de Ferrovias, ganhando acesso a todo o conteúdo. Para chegar ao ambiente virtual do evento, clique aqui.

As apresentações a cargo de dirigentes das concessionárias associadas à ANTF e de empresas fornecedoras de produtos e serviços para o setor, em formato PDF, podem ser acessadas na página no portal da entidade, bastando clicar aqui.

Fernando Simões Paes. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

APOIO INSTITUCIONAL E PATROCÍNIOS

O Encontro ANTF de Ferrovias teve apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), contando ainda com apoio do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE). E teve os patrocínios da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e das empresas Autotrac, CAF, Fras-Le, Greenbrier Maxion, Hidremec, Randon Implementos, Tectyl, Trópico, Vallourec, Webtec.

O diretor-executivo da ANTF, Fernando Simões Paes, destacou o conteúdo do encontro e agradeceu participantes, apoiadores e patrocinadores.

SETOR METROFERROVIÁRIO – INTERNACIONAL

Vicente Abate

Em seminário virtual promovido por entidades argentinas, o presidente da ABIFER fez uma exposição a respeito do processo de expansão do transporte ferroviário brasileiro

Em 12 de agosto 2021, o Centro Nacional de Capacitação Ferroviária (CENACAF), da Argentina, promoveu em formato virtual um seminário a respeito do tema A expansão do transporte ferroviário brasileiro. O principal expositor foi o engenheiro Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) e vice-presidente da Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos (ABENDE).

O encontro teve o apoio da Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF), Associação Argentina de Ensaios Não Destrutivos e Estruturais (AAENDE) e da empresa Trenes Argentinos Capital Humano, vinculada ao Ministério dos Transportes da Argentina.

Acompanhado com interesse pelos interlocutores, Vicente Abate dedicou a parte inicial de sua exposição ao transporte de cargas, assinalando que o país tem atualmente uma política de estado e não simplesmente de governo para o setor ferroviário.

Ele explicou que essa política nasceu na gestão do presidente Michel Temer, que em 2016 instituiu o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), destinado a elaborar um cronograma de projetos com o propósito principal de desestatizar o setor de transportes – incluindo ferrovias e os segmentos rodoviário, hidroviário e os portos. “Esses projetos estão acontecendo”, afirmou Vicente Abate.

O dirigente da ABIFER contou também que em 2017 foi aprovada uma lei que passou a permitir as prorrogações antecipadas dos contratos em vigor com concessionárias de ferrovias, de aeroportos e rodovias. E que houve ainda a criação um instrumento chamado de ‘investimento cruzado’ possibilitando que em licitações ou prorrogação dos atuais contratos, o montante a ser pago ao governo possa ser aplicado diretamente no setor ferroviário, sem passar pelo Tesouro Nacional.

Ele informou que o atual governo, iniciado no primeiro dia de 2019, através do Ministério de Infraestrutura, adotou o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) para efetivar as concessões já concretizadas ou em perspectiva referentes a ferrovias, rodovias, aeroportos e portos.

TRÊS PILARES

Vicente Abate traçou um quadro sobre as perspectivas de avanços e novos investimentos no setor ferroviário, explicando a situação de cada um dos três pilares que o Ministério de Infraestrutura aponta como base de sua ação para o segmento.

O primeiro pilar corresponde justamente à renovação antecipada das concessões, o segundo diz respeito às concessões de novas ferrovias e o terceiro à aprovação de lei que criará o instrumento da autorização para o capital privado, sob certas condições, implantar novos trechos ferroviários ou recondicionar e utilizar trechos já existentes, por um período de 25 a 99 anos, com possibilidade de renovação por mais 99 anos.

As ações desenhadas para os três pilares, segundo o dirigente da ABIFER, significarão melhor maior velocidade comercial e melhor atendimento aos clientes, impulsionarão a indústria ferroviária. Especificamente quanto ao terceiro pilar, das autorizações, afirmou que abrirá a possibilidade de desenvolvimento das ‘short lines’ no Brasil. Outro ponto aludido foi a criação no país do Centro de Excelência do Transporte Ferroviário.

Vicente Abate também falou sobre a situação atual do setor de transporte de passageiros pelos sistemas metroferroviários. Acompanhava a sessão o presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Joubert Flores. Na parte final do encontro, o dirigente da ABIFER respondeu às perguntas dos participantes.

Os promotores do seminário gravaram toda a apresentação e, agora, disponibilizam para os interessados. A apresentação de Vicente Abate inicia-se aos 8 minutos e 31 segundos do vídeo.

Veja a gravação do seminário

NA IMPRENSA – LEGISLAÇÃO

Novo marco legal do setor ferroviário

Em 18 de agosto de 2021, o site jornalístico Canal Rural publicou matéria com o título Ferrovias: malha do Brasil é curta e falta dinheiro, avaliam especialistas. O texto mostra que a infraestrutura implantada está subutilizada, mas conclui de forma otimista que a nova legislação em discussão no Congresso o novo marco legal ferroviário será positiva. Leia a íntegra da matéria aqui.

Abreviando o debate legislativo, no final de agosto, o presidente da República editou a Medida Provisória 1065, que justamente institui novo marco legal do transporte ferroviário. O tema foi retratado pelo jornal o Estado de S. Paulo. Leia a matéria aqui, na reprodução publicada pela Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), com um pequeno comentário de abertura de seu presidente, Vicente Abate.

NA IMPRENSA – RECURSOS DE MANUTENÇÃO

Na CPTM, veículo para manutenção de rede aérea

O site jornalístico MetroCPTM publicou em agosto matéria assinada por Jean Carlos, intitulada CPTM apresenta seu novo veículo de manutenção de rede aérea. O texto informa que o veículo, encomendado para a Linha 13-Jade,  foi projetado e produzido no Brasil e conta com diversos aparatos de suporte à manutenção.

DESEMPENHO DOS SISTEMAS DE TRANSPORTE

O Boletim da Mobilidade Metropolitana, da Secretaria dos Transportes do Estado do Rio de Janeiro, traz dados a respeito do Metrô, Trens e VLT e também de outros sistemas

Está disponível para livre consulta a segunda edição da publicação trimestral intitulada Boletim da Mobilidade Metropolitana (referente a janeiro, fevereiro e março de 2021), com 70 páginas e em caráter virtual, produzida pela Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro.

A publicação apresenta dados organizados sobre o desempenho dos Sistemas sobre Trilhos, considerando, Metrô, Trens urbanos e Veículo Leve sobre Trilhos.

Também são apresentados dados sobre Sistemas Rodoviários, o que inclui Ônibus e vans intermunicipais, Ônibus e vans da Cidade do Rio de Janeiro e Ônibus dos demais municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Há ainda informações sobre o Sistema aquaviário – Barcas;  o Sistema de micromobilidade – Bicicletas; Política pública de mobilidade urbana – Bilhete Único Intermunicipal, e Covid-19, levando em conta os impactos da pandemia no sistema de transportes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Baixe a publicação

TECNOLOGIAS NOS SISTEMAS SOBRE TRILHOS – I

No Metrô-DF, câmeras térmicas contra a Covid-19

Em seu portal, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informa que concluiu a instalação de 55 câmeras térmicas e visuais para monitoramento térmico dos usuários em todas as estações. Em agosto, algumas unidades ainda passavam por testes.

Foram investidos cerca de R$ 1,9 milhão em equipamentos, licenças de softwares, serviços de instalação, configuração, treinamento e assistência técnica e suporte.

MONITORAMENTO À DISTÂNCIA

Matéria assinala que a aferição da temperatura ocorre por vídeo e à distância, operacionalizada por câmeras especiais e software específico, de forma a facilitar aos operadores metroviários a identificação dos usuários que possam apresentar febre, e a respectiva orientação conforme os protocolos de segurança sanitária.

Os equipamentos foram instalados antes dos bloqueios, de modo que qualquer abordagem é feita antes que o usuário entre na área paga do sistema.

OUTRAS AÇÕES 

Além novo sistema de monitoramento, o Metro-DF informa que para garantir a segurança dos usuários e dos empregados durante a pandemia, mantém reforço de limpeza dos trens a cada viagem e dos bloqueios e bilheterias a cada 30 minutos, bem como a desinfecção semanal com quaternário de amônio, uma vez por semana, em todo o sistema – incluindo trens, estações e o Complexo Administrativo e Operacional.

Simulador reproduz trajeto do VLT Carioca e prepara condutores para ocorrências possíveis nesse sistema

O simulador de operação é uma das principais ferramentas de treinamento utilizadas pelo VLT Carioca.

O dispositivo permite a experiência prévia em um posto idêntico à cabine do condutor, com a reprodução do trajeto, incluindo sinalização, e a simulação de situações encontradas no dia a dia, como obstruções da via e o contato com o Centro de Controle Operacional.

Além de ser uma das etapas do processo seletivo para a função, o treinamento em simulador é utilizado também no cotidiano para avaliar ocorrências da operação e realizar reciclagens, por exemplo, após o retorno das férias.

O condutor de VLT, que precisa ter carteira D para exercer a atividade, passa também por avaliações teóricas e práticas antes de ser fixado na função, em um processo que dura aproximadamente quatro meses.

METRÔ EM VÍDEO

ANPTrilhos, 11 anos

Ao completar 11 anos de fundação, em 28 de agosto de 2021, a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) divulgou um novo vídeo institucional. A AEAMESP parabeniza a entidade parceira pela data e realça seu trabalho em favor do desenvolvimento do setor metroferroviário.

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