No dia 27 de janeiro de 2022, a ViaMobilidade assumiu a responsabilidade pela operação, manutenção, conservação e melhorias da Linha 8 – Diamante e Linha 9 – Esmeralda. A empresa foi a vencedora do leilão de concessão, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo no dia 20 de abril de 2021.
A Linha 8 – Diamante conta com 22 estações ao longo de 41 quilômetros de extensão, liga Júlio Prestes e Amador Bueno ,e possui demanda média estimada de 500 mil passageiros por dia. Já a Linha 9 – Esmeralda, com 31,8 quilômetros de extensão, interliga o extremo sul da capital ao município de Osasco; contando com 18 estações, a linha atende aproximadamente 600 mil passageiros por dia.
A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 é uma das empresas da CCR Mobilidade, divisão responsável por todos os projetos de mobilidade urbana do Grupo CCR no país. Segundo se afirmou oficialmente, “a nova concessionária tem o objetivo de trazer para as linhas de trens metropolitanos a qualidade e a experiência do Grupo CCR”.
Uma solenidade com a participação de dirigentes do Grupo CCR, autoridades e personalidades do setor assinalou o início das atividades da ViaMobilidade no controle da Linha 8 – Diamante e Linha 9 – Esmeralda.

“O início da operação da ViaMobilidade Linhas 8 e 9 representa um marco na história do transporte em trens na Região Metropolitana de São Paulo.”, disse o diretor-presidente da empresa, Francisco Pierrini.
Ele acrescentou: “A excelência operacional da ViaMobilidade e o conceito de mobilidade humana aplicado pela concessionária na gestão dos ativos resultarão em um modelo muito positivo para o transporte metropolitano sobre trilhos. São mudanças que vão acontecer gradualmente e serão sentidas pelos passageiros ao longo do tempo de adaptação”.
Logo depois da cerimônia, a presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, parabenizou o governo estadual, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a ViaMobilidade e o Grupo CCR pelo desfecho do processo de concessão, desejando êxito à concessionária da importante missão que terá pela frente.
INVESTIMENTOS
Nos próximos 30 anos, a Linha 8 – Diamante e Linha 9 – Esmeralda receberão investimentos previstos em contrato de R$ 3,8 bilhões. Serão feitas reformas em 36 estações com o objetivo de ampliar a acessibilidade de passageiros ao sistema.
Outras obras previstas são a construção da Estação Ambuitá, na Linha 8 – Diamante, entre Amador Bueno e Santa Rita, a implantação de um novo Centro de Controle Operacional (CCO) e reformas no Pátio Presidente Altino.
A concessão também compreende a aquisição de 36 novos trens, veículos auxiliares, equipamentos de manutenção e o aprimoramento da infraestrutura de circulação dos trens.
A ViaMobilidade explica que as melhorias previstas serão implantadas gradualmente e que as inovações serão percebidas pelos passageiros nos primeiros anos de concessão.
De todo modo, a empresa sublinha que em um ano – ou seja, em fevereiro de 2023 – serão realizadas reformas em sete estações: Grajaú, Santo Amaro, Santa Terezinha, Sagrado Coração, Comandante Sampaio, Imperatriz Leopoldina e Lapa.
No mesmo prazo, serão implantadas duas passarelas, sendo uma entre o Parque Villa Lobos e a ciclovia Rio Pinheiros e outra no quilômetro 42 da linha Linha 8 – Diamante.
NOVOS TRENS
A concessionária assinou o contrato de aquisição de 36 novos trens com a empresa Alstom. As composições fazem parte da Série 8.900 e terão a capacidade de transportar 2.600 passageiros, o que permitirá o transporte diário de mais de 1 milhão de pessoas na Linha 8 – Diamante e Linha 9 – Esmeralda.
Os novos trens também estão sendo projetadas com corredores que permitem a movimentação dos passageiros entre os carros, com melhor distribuição do público em toda a composição, e portas amplas para aprimorar o embarque e desembarque de passageiros e a acessibilidade de pessoas com deficiência.
Em termos contratuais, a entrega dos trens se dará de forma gradual. O primeiro trem deverá ser recebido no décimo oitavo mês após a data de assinatura do contrato.