Na amanhã de 23 de dezembro de 2023, realizou-se a primeira viagem-teste do VLT ao Terminal Intermodal Gentileza (TIG), que deverá ser inaugurado no início de 2024 na região do Gasômetro, no Rio de Janeiro.
Esta foi a primeira vez que o VLT transitou pelo novo trecho com os trilhos energizados e entrou no no futuro terminal. Para esse trajeto, a composição saiu do Centro Integrado de Operação e Manutenção do VLT Carioca (CIOM), no bairro da Gamboa.
INTEGRAÇÃO
O Terminal Intermodal Gentileza (TIG) integrará três diferentes modais de transporte: o BRT Transbrasil, 22 linhas de ônibus municipais e as Linhas 1 e 2 do VLT Carioca. Para permitir o acesso do VLT Carioca ao novo terminal, os trilhos do sistema foram estendidos em 700 metros.
A estimativa é que mais de 130 mil pessoas passem pelo integrador todos os dias. O investimento do município é de R$ 250 milhões para a implementação do projeto.
FRENTES DE OBRA EM DESTAQUE
Em dezembro, o Terminal Intermodal Gentileza seguia com as obras em ritmo acelerado. Segundo o VLT Carioca, duas frentes ganharam destaque no período: a instalação dos sistemas elétricos que abastecerão todo o terminal e a finalização do mezanino por onde os usuários acessarão o VLT, o BRT Transbrasil, e as linhas de ônibus municipais. Para execução desta etapa, os trens das Linhas 1 e 2 do VLT Carioca tiveram redução de uma hora no tempo da operação nas últimas semanas do ano.