
A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô conta com um quadro de 9.254 empregados, sendo 1.837 mulheres, que corresponde a 19,85% desse total. A atuação das mulheres está presente em todos os setores da Companhia. A área de Operação, com 912 funcionárias é a que mais emprega mulheres; seguida da Administração, com 512 empregadas; Expansão (planejamento e obras), com 220 e Manutenção com 123.
A Companhia conta atualmente com 98 engenheiras que trabalham em diversas áreas da Empresa. A área da Expansão, de planejamento e obras conta com 69 engenheiras; seguida da Administração, com 17; Manutenção, 10 e Operação, duas profissionais.
A operadora de trem Renata Primerano Kazekevicius, bacharel em química ambiental pela USP, por exemplo, iniciou como manobrista de trem em março de 2009 e quatro meses depois foi promovida a operadora de trens.
Quanto a engenheira civil Audrey Gregori Melchert de Almeida, formada em pela Unicamp iniciou carreira na Companhia do Metropoliitano de São Paulo – Metrô-SP, em maio de 2004, após ser aprovada em concurso público, como engenheira júnior, na coordenadoria de estruturas. Atualmente ela é coordenadora de projeto básico de estruturas civis do Metrô.