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Túnel submarino permitirá que o VLT da Baixada Santista alcance o Guarujá

Representação do VLT no túnel entre Santos e Guarujá. Reprodução de vídeo da Autoridade Portuária de Santos

Em 12 de dezembro de 2023, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), houve o lançamento da Frente Parlamentar da Ligação Seca entre Santos e Guarujá, com coordenação do deputado Tomé Abduch.

Na ocasião, houve a apresentação do projeto do túnel submerso que ligará os dois municípios, com benefícios para a operação portuária

A apresentação esteve a cargo do diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini.

O dirigente disse que o lançamento de edital será já em 2024, o início das obras deverá acontecer em 2025 e a conclusão está prevista para 2028, havendo, contudo, possibilidade de ajustes nessas datas.

A ideia é que o túnel possibilite o trânsito rodoviário, cicloviário e de pedestres e, ainda, o transporte ferroviário de passageiros, com a extensão da linha do VLT da Baixada Santista até o Guarujá.

Estuário de Santos, com Santos à esquerda e Guarujá à direita. Reprodução do portal da Autoridade Portuária de Santos

O TÚNEL E O PORTO

Em sua apresentação, Anderson Pomini disse que o túnel representará desenvolvimento econômico e fomento ao turismo na Baixada Santista. Atualmente, mais de 80 mil pessoas cruzam diariamente o estuário por meio de balsas.

Pomini também relatou benefícios do túnel para o Porto de Santos em virtude, por exemplo, do aumento na capacidade de movimentação de navios gerada pela redução no fluxo das balsas. Maior equipamento de logística do Hemisfério Sul, o Porto de Santos responde por 30% da balança comercial brasileira e gera R$ 200 bilhões de arrecadação anual ao país.

Frisando que a obra tem apoio do governo federal e do governo paulista, Pomini garantiu existirem recursos para o túnel, havendo já reservados no âmbito federal R$ 3 bilhões de reais, o que corresponde a metade do valor estimado.

Em 21 de dezembro de 2023, o Conselho de Administração da Autoridade Portuária de Santos aprovou a contratação da Fundação Vanzolini para elaborar a modelagem jurídica e econômica do projeto do túnel.

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