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EDIÇÃO 375, DE 8 A 14 DE MAIO DE 2017

PODER LEGISLATIVO

Deputado estadual João Caramez volta a presidir a Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa de São Paulo

O deputado estadual João Caramez foi novamente eleito para a presidência da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, para o Segundo Biênio da Décima Oitava Legislatura (2017/2018).

João Caramez

“É uma grande responsabilidade passar novamente de debatedor para moderador. É gratificante retornar à presidência e contar com o apoio destes deputados em mais uma missão importante. Vamos seguir pautando as ações da Comissão em trabalhos que possam garantir transporte público e serviços de comunicação de qualidade para toda a população do estado de São Paulo”, disse Caramez que já ocupou a presidência da CTC no biênio 2013/2014.

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23ª SEMANA DE TECNOLOGIA

AEAMESP define tema central da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

A Comissão Organizadora da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que será realizada pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, definiu como tema central do Congresso +Trilhos +Desenvolvimento, que se refere ao desenvolvimento urbano e econômico causado pela expansão da malha metroferroviária, tanto de passageiros quanto de carga.

O Congresso, que acontece no período de 19 a 22 de setembro de 2017 em São Paulo (SP), conta com uma grade temática de 11 painéis além de trabalhos técnicos, cerca de 40, que são selecionados para apresentações durante os quatro dias de evento.

Dos títulos selecionados pela Comissão Organizadora e Temática, 15 serão escolhidos como finalistas ao 4º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, que é uma iniciativa da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), com apoio da AEAMESP.

Prazo. As inscrições dos trabalhos técnicos, que começaram no dia 8 de maio de 2017, serão recebidas até o dia 2 de junho de 2017.

Os trabalhos deverão adequar-se a uma das três categorias apresentadas a seguir, indicando-se a categoria escolhida no campo apropriado da “ficha de inscrição”, uma vez que a premiação será atribuída por categoria e a programação da grade de apresentações assim será organizada.

Categoria 1 – Políticas públicas; planejamento urbano; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço.

Categoria  2 – Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional.

Categoria 3 – Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas de transporte.

Os artigos técnicos podem ser inscritos até o dia 02 de junho, através deste link: www.aeamesp.org.br/23semana, onde também está disponível o regulamento completo do 4º Prêmio ANPTrilhos-CBTU.

4º Prêmio ANPTrilhos-CBTU. Serão escolhidos os melhores trabalhos por categoria e os vencedores serão conhecidos no dia 19 de setembro de 2017, durante a abertura da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.

Os autores devem estar atentos ao estrito cumprimento das datas, pois as Comissões Organizadoras alertam que não haverá adiamento ou postergação da data-limite, em razão dos prazos necessários para o adequado julgamento e demais providências relativas à atribuição da premiação. O descumprimento desta data implicará na automática desclassificação do participante na premiação.

Sobre a Semana. Na sua 23ª edição, a Semana de Tecnologia Metroferroviária é considerada o mais importante Congresso Técnico do Setor de Transporte Metroferroviário do País. Durante quatro dias de evento, técnicos das operadoras, dirigentes empresariais e profissionais do setor debatem questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas cidades.

Sobre a EXPO METROFERR 2017.  Realizada paralelamente ao Congresso, a EXPO METROFERR é uma exposição que reúne empresas fabricantes de equipamentos metroferroviários, fornecedores de peças e serviços, mídias especializadas, etc. que levam ao evento as inovações oferecidas ao mercado.

Para conhecer as opções de apoio institucional, patrocínio e exposição, basta entrar em contato com Cristina Kerr, na CKZ Eventos: criskerr@ckzeventos.com.br ou telefone (11) 2387-0111.

APRESENTAÇÃO DOS CARTAZES E DE FOTOS
DE CADA UMA DAS EDIÇÕES DA
SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

Os tempos eram ainda difíceis para o setor metroferroviário por ocasião da quarta edição da Semana de Tecnologia, em 1998

Nos dias 12, 13 e 14 de agosto de  1998, foi realizada a quarta  edição da Semana de Tecnologia Metroviária (que viria, anos depois, a ser denominada Semana de Tecnologia Metroferroviária). Como havia ocorrido no ano anterior, o evento aconteceu no Ceasar Park Hotel, na Rua Augusta, bem próximo à sede da Companhia do Metropolitano de São Paulo.  Os tempos ainda eram difíceis para o setor metroferroviário, com a ausência de recursos para investimentos no setor. Fotografias. Do acervo da AEAMESP, foram selecionadas fotografias  que revelam aspectos  do ambiente nos quais foram desenvolvidas as sessões da terceira Semana de Tecnologia. Elas são apresentadas a seguir (Pesquisa de imagens: Juliana Rosa Rebelo).
 
SETOR METROFERROVIÁRIO

Senado aprovou a Medida Provisória 752, que estabelece regras para prorrogação das concessões de infraestruturas, inclusive as metroferroviárias

No dia 3 de maio de 2017, o plenário do Senado aprovou a Medida Provisória 752, que estabelece regras para a prorrogação de concessões de infraestrutura e para a devolução negociada de contratos de concessão com problemas. O texto foi aprovado por 48 votos a favor, 19 contrários e uma abstenção. O governo admite que a medida será sancionada pelo presidente Michel Temer sem vetos. Veja o texto aprovado.

A pressa na votação deixou de fora algumas sugestões, como a senador Ronaldo Caiado, de inclusão no texto de um percentual mínimo de compartilhamento da malha ferroviária nas prorrogações de contratos do setor.

Outras informações sobre a tramitação podem ser obtidas na página de Atividade Legislativa do Senado Federal. Clique aqui

Andamento. O conselheiro consultivo da AEAMESP e diretor do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), Emiliano Affonso, e o diretor da Associação Latino Americana de Ferrovias (ALAF), Jean Pejo, disseram que o texto da Medida Provisória 752, uma vez convertido em lei, não atrapalhará o andamento das propostas sobre a concessão da Malha Ferroviária Paulista, elaboradas pela Frente Parlamentar em prol do Transporte Metroferroviário (FTRAM), da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e entregue em comitiva à Agência Nacional de Transportes Terrestres no dia 23 de fevereiro de 2017.

Pejo assinalou que as propostas da FTRAM estão sendo examinadas pela ANTT e poderão ser adotadas na regulamentação do setor. A FerroFrente – Frente Nacional pela Volta das Ferrovias, dirigida pelo professor José Manoel Ferreira Gonçalves – também representada na FTRAM (mas que não apoiou o documento da FTRAM entregue à ANTT) criticou o texto da Medida Provisória 752/2016 tal como aprovado pelo Senado. Veja aqui

AS PROPOSTAS DA FTRAM APOIADAS PELA AEAMESP

O documento da FTRAM apoiado pela AEAMESP pode ser lido na íntegra por meio de link ao final desta notícia. Esse documento propõe o estabelecimento de indicadores técnicos para toda a malha ferroviária, explicitando os principais componentes da infraestrutura e superestrutura (via permanente), sistemas de sinalização e comunicação e material rodante, relacionando cada um deles as respectivas normas técnicas que definam claramente os critérios respectivos. E o estabelecimento de regras claras e únicas para as condições de direito de passagem e livre acesso (OFI), nos aspectos técnicos, operacionais e institucionais visando segurança jurídica aos futuros concessionários, operadores logísticos e o próprio concessionário responsável pela infraestrutura, sempre se associando a normas nacionais ou internacionais (onde não houver a nacional). Essa medida visa permitir certificações e seguros que com certeza vão regular a relação entre ferrovias  e operadores logísticos.

Oportunidade. O texto aponta a prorrogação da concessão da Malha Paulista como “uma oportunidade para a consolidação do complexo de concessões ferroviárias no sentido de buscar a eficiência do sistema logístico estadual”. E descreve sucintamente metas buscadas pela FTRAM: a recuperação e dinamização das ferrovias paulistas; ampliação da produtividade dos ativos constituídos pela malha ferroviária já instalada para cargas e passageiros; diminuição do custo de distribuição da produção do parque industrial e agrícola; disponibilização da faixa ferroviária para implantação de vias para o transporte de passageiros, promoção de estudos para futuras ampliações e a conectividade da malha, integração dos subsistemas ferroviários das malhas regionais e ramais com a linha tronco que corta radialmente o território paulista ligando o Porto de Santos à Região Centro Oeste, e desenvolvimento de um Plano Estratégico para o sistema ferroviário paulista definido a interconectividade dos subsistemas.

Veja a íntegra do documento

SETOR METROFERROVIÁRIO

Frente Parlamentar em prol do Transporte Metroferroviário (FTRAM) se reunirá na quinta-feira, 18 de maio

Está agendada para a próxima quinta-feira, 18 de maio de 2017, a partir das 10 horas, a próxima reunião da Frente Parlamentar em prol do Transporte Metroferroviário (FTRAM), que conta com a participação de representantes da direção da AEAMESP. O encontro acontecerá no Plenário Tiradentes, no prédio da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na capital paulista.

Trem Intercidades. Haverá, na ocasião, uma apresentação de Guilherme Quintella, presidente da Estação da Luz Participações (EDLP), sobre o tema Trem Intercidades. 

Apresentações em vídeo. A FTRAM informou os links para acesso  aos vídeos contendo apresentações feitas em reuniões da própria Frente pelo especialista da Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo, Milton Xavier, no dia 10 de março de 2017, sobre o tema Plano Diretor de Logística e Transporte – PDLT, do Governo do Estado de São Paulo Acesse o vídeo, e  por Jean Carlos Pejo, diretor da Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF), no dia 20 de abril de 2017, sobre o tema Ferrovias no Estado de São Paulo – Observações à Concessão da Malha Paulista Acesse o vídeo.

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MOBILIDADE URBANA

A Associação de Ex-Alunos da Mauá (AEXAM) promoverá em 1º de junho o seminário Mobilidade Urbana e o Direito à Cidade

Na noite de  1º de junho de 2017, o Grupo de Discussão Técnica sobre Mobilidade Urbana da Associação de Ex-Alunos da Mauá (que reúne profissionais formados no Instituto Mauá de Tecnologia), promoverá o seminário Mobilidade Urbana e o Direito à Cidade.

Foi especialmente convidado para o seminário o engenheiro civil  formado pela Mauá João Octaviano Machado Neto, presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET/SP).

A sessão terá também a participação do professor Cauê Guazzelli professor do Instituto Mauá de Tecnologia, atuante na área de mobilidade urbana., responsável pelas disciplinas Planejamento de Transportes e Engenharia. de Transportes: Tráfego e Transporte Público.

NA IMPRENSA

Publicado o aviso de licitação para a implantação e operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entre Paripe e Comércio, na capital baiana

A versão virtual da publicação  Tribuna da Bahia editou na primeira semana de maio a matéria intitulada  VLT deve começar a operar em 2019 O valor estimado dos investimentos é de R$ 1,5 bilhão, O texto informa que o Diário Oficial do Estado  já publicou o aviso de licitação para a implantação e operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que vai ligar a região de São Luiz, em Paripe, até o bairro do Comércio, na capital baiana

Veja a matéria

VIDEO

Na TV Setorial, de Pindamonhangaba/SP, Ayrton Camargo e Silva, diretor da EFCJ, fala sobre importância do transporte ferroviário de passageiros

Em entrevista a José Carlos Cataldi, da TV Setorial, de Pindamonhangaba/SP, registrada em dois vídeos que totalizam pouco menos  de 15 minutos, o diretor da Estrada de Ferro Campos de Jordão  (EFCJ), Ayrton Camargo e Silva, fala sobre a importância do transporte ferroviário de passageiros para dinamizar a integração entre cidades de uma mesma região, inclusive com a possibilidade otimização de investimentos públicos. Ele também responde a perguntas sobre as perspectivas de interligação ferroviária de cidades do Vale do Paraíba e a respeito dos investimentos e esforços na qualificação e ampliação dos serviços da Estrada de Ferro Campos do Jordão.

 

 

 

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