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EDIÇÃO 515, DE 1 A 29 DE FEVEREIRO DE 2024

AEAMESP EM 2024 – I

Atual direção da AEAMESP completa um ano de gestão. Novas atividades previstas para 2024 já começaram

Neste 1º de março de 2024, completa-se o primeiro aniversário da atual gestão da Diretoria da AEAMESP, presidida pelo engenheiro Luís Guilherme Kolle, e também as gestões dos Conselhos Deliberativo e Fiscal. O Conselho Consultivo, constituído por ex-presidentes, tem caráter vitalício.

Engenheiro Luís Kolle, presidente da AEAMESP

No início deste ano, Kolle publicou mensagem, destacando as realizações de 2023 e mostrando que, para este ano de 2024, haveria novidades. E elas já começaram, com as Aulas da Arte Milenar de Tai Chi Chuan, com o professo Jaime Tai. Em outro espaço desta edição, é possível encontrar mais informações sobre a atividade e como se inscrever. 

Para 6 de março de 2023 está programada a realização do webinar intitulado Aplicações de realidade virtual e geotecnologias em ferrovias, com foco na experiência da concessionária VLI. As condições de participação também estão informadas nesta edição.

DESAFIO DE KART

Além disso, o engenheiro Valter Belapetravícius avisa que está quase tudo pronto para a retomada do Desafio de Kart Entre Amigos da AEAMESP. Será a 19ª edição dessa competição sempre eletrizante, após quatro longos anos de interrupção ocasionada pela pandemia.

Em 29 de fevereiro, presidente da AEAMESP participou de reunião da Coordenação Executiva do Conselho das Cidades

Em 29 de fevereiro de 2024, no Ministério das Cidades, em Brasília, reuniu-se a Coordenação Executiva do Conselho das Cidades, com a participação do presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Kolle.
O principal objetivo desse encontro foi organizar e a preparar o rito das reuniões seguintes, quando se desenvolverão os debates sobre o regimento do Conselho das Cidades e também a respeito de esclarecimentos aos demais conselheiros sobre o andamento de resoluções e moções.

AEAMESP EM 2024 – II

Fernanda Adjuto, Roberta Marchesi e Luís Kolle.

Reunião esboça novidades para a 11ª edição do Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários, parceria da ANPTrilhos e da CBTU com a AEAMESP

Durante sua estada Brasília para a reunião da Coordenação Executiva do Conselho das Cidades, o presidente da AEAMESP, Luís Kolle, manteve reunião com Roberta Marchesi, diretora-executiva da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), e Fernanda Adjuto, gerente de Relações Governamentais e Institucionais dessa entidade.

Eles conversarem sobre a 11ª edição do Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários, parceria da ANPTrilhos e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) com a AEAMESP. A solenidade de anúncio dos vencedores e de entrega dos prêmios tradicionalmente ocorre em sessão integrante do programa da Semana de Tecnologia Metroferroviária.

Após o encontro, Luís Kolle informou que foi uma reunião breve, mas com muitas ideias apresentadas. “Podemos dizer que vem novidades boas para o prêmio. Aguardem a próxima Semana de Tecnologia Metroferroviária, que em 2024 completará sua trigésima edição”.

NOVAS ATIVIDADES NA AEAMESP

Na sede da AEAMESP, aulas da arte milenar chinesa do Tai Chi Chuan com o mestre Jaime Tai

A prática do Tai Chi Chuan é uma sequência de movimentos suaves e harmônicos que imita a natureza, equilibrando energeticamente o praticante. A harmonia que os movimentos exigem faz com que quem pratica aprenda a ter #consciência do próprio corpo.

As aulas são ministradas duas vezes por semana para melhor aproveitamento da prática, na sede da AEAMESP. As atividades acontecem às segundas e quartas-feiras no horário das 18h30.

Para maiores informações, basta entrar em contato com a secretaria da AEAMESP. A sede da nossa Associação está localizada na Rua do Paraíso nº 67 – 2º andar – conjunto 23. Telefones: (11)3284-0041 e  (11)95264-8733 (WhatsApp)

RECONHECIMENTO

Em decisão unânime, o Conselho Deliberativo da AEAMESP outorga título de Associado Benemérito ao especialista ferroviário Leonardo Mendes Vianna

Leonardo Mendes Vianna

Em sua reunião de fevereiro de 2024, o Conselho Deliberativo da AEAMESP aprovou por unanimidade a proposta de outorga do título de Associado Benemérito ao especialista ferroviário Leonardo Mendes Vianna – administrador de empresas, mestre em Engenharia de Transportes pelo IME, professor de Gerenciamento de Projetos e especialista em Gestão da Inovação na MRS. 

A iniciativa traduz o reconhecimento em razão do apoio dado por Leonardo à nossa Associação ao organizar quatro edições do Seminário de Inovações Tecnológicas Aplicadas para a Melhoria dos Processos Ferroviários, as quais fizeram parte dos programas da 26ª à 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária (anos de 2020, 2021, 2022 e 2023), tendo sido, nessas ocasiões, responsável pela curadoria do conteúdo e pela gestão dos palestrantes.

Também é preciso registrar que Leonardo Mendes Vianna é diretor do Fórum Metroferr da cidade mineira de Juiz de Fora, âmbito de atuação da AEAMESP naquela região.

A MENSAGEM DE LEONARDO MENDES VIANNA

Uma experiência enriquecedora e gratificante

Em 2019, tive a oportunidade de participar pela primeira vez da Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP. Já havia presenciado eventos similares ao redor do mundo, mas este me impressionou profundamente. A magnitude e o nível técnico do encontro me fascinaram, e tive a honra de conversar com o então presidente da AEAMESP, Pedro Marchado, sobre a importância crucial de tais iniciativas para o desenvolvimento do setor ferroviário no Brasil.

No ano seguinte, fui convidado pelo próprio Pedro para organizar o 1º Seminário de Inovações Tecnológicas Aplicadas para Melhoria dos Processos Ferroviários dentro da Semana de Tecnologia. O objetivo era ampliar o alcance do evento para as ferrovias de carga do país, e o resultado foi um sucesso! Desde então, o Seminário se consolidou no calendário anual da AEAMESP, e ano passado celebramos sua 4ª edição com grande entusiasmo.

Recentemente, fui agraciado com a notícia de que receberei o título de associado benemérito da AEAMESP, o que me deixa imensamente honrado e agradecido. Agradeço de todo coração ao Pedro, à Silvia e ao atual presidente da AEAMESP, Luís Guilherme Kolle, pelo convite para integrar este time excepcional. Fazer parte da AEAMESP e contribuir para o avanço do setor ferroviário brasileiro é uma experiência enriquecedora e gratificante que pretendo continuar por muitos anos. Leonardo Mendes Vianna

RELACIONAMENTO INSTITUCIONAL

AEAMESP passa a fazer parte do Departamento de Infraestrutura (Deinfra) da FIESP, com cadeira na Divisão de Logística e Transporte

A AEAMESP passou a integrar o Departamento de Infraestrutura – Deinfra –, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), representada por seu conselheiro consultivo e ex-presidente, engenheiro Pedro Machado.

Pedro Machado

O objetivo do Deinfra é promover a competitividade da indústria nacional. Para isso, se articula com entidades e associações nacionais e internacionais nas questões estratégicas dos setores de energia, logística e transportes, telecomunicações e saneamento básico. E também promove seminários e elabora estudos técnicos nas áreas da infraestrutura.

DIVISÃO DE LOGÍSTICA E TRANSPORTE

A atuação da AEAMESP é na Divisão de Logística e Transporte, que tem como uma de suas ações a formulação e análise de políticas públicas para o desenvolvimento da infraestrutura de transportes e logística.

A Divisão também se dedica à realização de estudos técnicos, operacionais e projeções econômicas para melhoraria da infraestrutura logística e participa em audiências e consultas públicas das agências reguladoras do setor de transportes e logística

Além disso, atua na análise dos modelos de concessão e dos processos de revisão tarifária e na elaboração de estudos e acompanhamento dos programas de investimentos estratégicos do setor.

QUALIDADE FERROVIÁRIA

Encontro com realização de seminário técnico marca o lançamento do Instituto da Qualidade Ferroviária (IQF).

Na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), na capital paulista, aconteceu em 1º de março de 2024 o lançamento oficial do Instituto da Qualidade Ferroviária (IQF). Entre outras atividades e serviços, o Instituto irá conceder o selo de conformidade a produtos e serviços do setor em consonância com as exigências de normas e especificações técnicas pertinentes.

Sérgio Inácio Ferreira, presidente do IQF

Denominado 1º Encontro IQF, o evento foi estruturado em duas partes. No período da manhã, houve a sessão solene de abertura, reunindo o professor e pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Sérgio Inácio Ferreira, presidente do IQF; Massimo Giavina, vice-presidente do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE) e diretor do IQF, e Vicente Abate, presidente da ABIFER e também diretor do IQF.

A sessão solene teve ainda participação de Denis Eduardo Andia, secretário nacional de Mobilidade Urbana – Ministério das Cidades; Pamela Santos, gerente de projetos da Secretaria Nacional de Transportes Ferroviários – Ministério dos Transportes, e Renan Thiago Alencar Moreira, assessor especial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

O vice-presidente da República e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin – que foi convidado e aceitou ser patrono do Instituto da Qualidade Ferroviária – enviou um vídeo com mensagem aos participantes do 1º Encontro IQF.

ENTIDADES CONSTROEM O IQF

Participam da criação do Instituto da Qualidade Ferroviária a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e a Associação Latino-Americana de Ferrovias, Sede Brasil (ALAF).

Apoiam a iniciativa universidades e associações empresariais, técnicas e profissionais, incluindo a AEAMESP, representada no 1º Encontro IQF por seu presidente, engenheiro Luís Guilherme Kolle, e pelos conselheiros consultivos e ex-presidentes, engenheiros Silva Cristina Silva e Pedro Machado.

O primeiro painel do encontro teve como tema Importância do IQF: uma visão de futuro, e reuniu Vicente Abate; Antônio Luís de Oliveira Aulicino, gerente-executivo da Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (ABENDI), Jean Pejo, secretário-geral no Brasil da Associação Latino-Americana de Ferrovias, e Alexandre Vacchiano de Almeida, diretor-executivo do Clube de Engenharia.

Com o tema Importância da Qualidade Ferroviária: tendências e perspectivas, o segundo painel reuniu o professor Hostílio Xavier Ratton Neto, da COPPE – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Liedi Légi Bariani Bernucci, diretora-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); Roberto Willians, professor e pesquisador do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário de Minas Grais (NDF-MG), e Massimo Giavina-Bianchi.

SEMINÁRIO TÉCNICO

No início da tarde, abriu-se a segunda parte do encontro, com o Seminário Técnico Qualidade e Inovação no Transporte Ferroviário. Alexandre Xavier, superintendente do Instituto de Qualidade Automotiva (IQA), descreveu aspectos essenciais dessa organização, criada há 29 anos, e que se converteu em entidade inspiradora do Instituto da Qualidade Ferroviária (IQF).

Na sequência, aconteceram dois outros painéis. Um deles, sobre o tema Selo de Qualidade: Produtos e Serviços, e o outro sobre Projetos voltados à qualidade do no sistema metroferroviário.

NORMAS TÉCNICAS

Profissionais registrados e adimplentes com o Sistema Confea/Crea e Mútua passaram a ter tempo ilimitado para pré-acessar sem custos as normas da ABNT e AMN

Vinicius Marchese, presidente do Confea

Desde 28 de fevereiro de 2024, os profissionais registrados e adimplentes com o Sistema Confea/Crea e Mútua passaram a ter tempo ilimitado para pré-acessar sem custos as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O acordo abrange também as normas da Associação Mercosul de Normalização (AMN).

Antes, os profissionais tinham um limite de 60 minutos para poderem pré-acessar as normas.

“Essa é uma parceria que, se iniciada no Confea e na ABNT, chega direto na ponta, beneficia por completo o profissional. O engenheiro que está no campo anda com a norma ABNT embaixo do braço e, nessas horas, ele se lembra que o Confea está aqui para ser parceiro dele”, comenta o presidente do Confea, Vinicius Marchese.

Ele chegou a gravar um vídeo em que explica as vantagens da nova situação e mostra o momento em que assinou digitalmente o acordo com a ABNT.

Em 2023, o site da ABNT contabilizou 242.193 horas de pré-visualização de normas. Foi um aumento de 544% em relação a 2022.

Para quem quiser ir além da pré-visualização e ter acesso à norma para impressão, a aquisição das normas tem desconto de 66,6% para profissionais que estão adimplentes com o Crea. Eles também têm direito a adquirir cursos da ABNT com 50% de desconto.

Clique aqui para acessar o site do convênio.

INTERNACIONAL – I

Em 9 de abril, termina o prazo para envio de propostas de artigos para apresentação na conferência Monorailex 2024

Encerra-se em 9 de abril de 2024 o prazo para envios de propostas de artigos para a conferência Monorailex 2024, programada para ser realizada em Neumarkt, Alemanha, de 20 a 22 de setembro de 2024, com apoio de Max Bögl, seguida de uma visita à InnoTrans em Berlim. Os artigos completos devem ser entregues até 6 de setembro de 2024.

Monorailex é a conferência anual da Associação Internacional de Monotrilho visando fornecer uma plataforma para apresentar novas pesquisas e desenvolvimento de sistemas de monotrilho e resultados operacionais.

Tal plataforma é direcionada a especialistas envolvidos no planejamento de transporte em comunidades e regiões metropolitanas, na indústria como fornecedores de sistemas de monotrilho, nas indústrias de fornecimento e serviços de veículos e infraestrutura, pesquisadores e operadores de transporte de massa para troca.

O tema da Monorailex 2024 é: No caminho certo para o progresso – Integração do monotrilho no transporte público

ARTIGOS ORIGINAIS

A International Monorail Association também convida pesquisadores a submeterem seus artigos originais, que podem ser de valor acadêmico ou prático, para serem publicados pela primeira vez.

A entidade diz buscar contribuições que ilustrem os diferentes sistemas de transporte e formas de melhorar a sua eficiência e mostrem oportunidades para capacitar os cidadãos na procura de soluções no transporte de massa.

Para mais informações, clique aqui.

INTERNACIONAL – II

De 11 a 15 de março acontecerá o II Congresso Online sobre Mobilidade Urbana Sustentável (Comus 2024). Os interessados já podem se inscrever gratuitamente.

Estão abertas as inscrições gratuitas para II Congresso Online sobre Mobilidade Urbana Sustentável (COMUS), a se realizar de 11 a 15 de março de 2024.

Trata-se de evento criado pelo Instituto da Mobilidade, que tem apoio de diferentes entidades, entre as quais a Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS), e do governo espanhol.

Neste ano, a proposta dos organizadores é colocar novamente na mesa as questões atuais sobre mobilidade sustentável para debater e partilhar visão e experiência. Nesta edição haverá debate, entre outros assuntos, sobre: 1) Inteligência artificial e sua influência na mobilidade; 2) Problemas que o futuro do carro está gerando: carros elétricos, combustão de hidrogênio; ‘scooters’ e outras alternativas; 3) A mudança na mobilidade após as crises econômicas e cenários em possíveis recessões, e 4)Tendências em cidades sustentáveis ​​e remodelações de cidades na Europa.

Para outras informações e inscrições, clique aqui

SETOR METROFERROVIÁRIO

VLT da Baixada Santista. Foto: Prefeitura de Santos

Instituto de Engenharia vai discutir o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como elemento indutor da requalificação das cidades

Está prevista para o dia 19 de março de 2024, das 9 às 17 horas, no Instituto de Engenharia de São Paulo, a realização do evento híbrido intitulado VLT – Indutor da Requalificação Urbana.

O encontro é uma iniciativa do próprio Instituto de Engenharia, com apoio institucional da AEAMESP, Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia São Paulo (CREA-SP).

Participarão os engenheiros Ivan Metran Whately, vice-presidente de Atividades Técnicas do Instituto de Engenharia; Jean Pejo, diretor do Departamento Desenvolvimento de Infraestrutura e Logística do Instituto de Engenharia e secretário-geral da Associação Latino-Americana de Ferrovias no Brasil (ALAF-Brasil), e Vicente Abate, coordenador da Divisão Técnica de Ferrovias do Instituto de Engenharia e presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER).

ABORDAGEM

O VLT garante a mobilidade com segurança e menores custos, sendo mais sustentável que outros meios de transporte. Também melhora a qualidade de vida dos habitantes, sendo mais amigável, harmônico, silencioso, e efetivo em reduzir os tempos de viagem e o número de acidentes. 

Além disso, o VLT promove a reurbanização do entorno, criando mercados (novos polos geradores de tributos), oportunidade de requalificação habitacional, tanto na atração de novos empreendimentos imobiliários, como na implantação de zonas especiais, de interesse social e mercado popular, ainda mais transformadoras.

Outro aspecto significativo é que o VLT pode ser implantado como um eixo de estruturação da transformação urbana, tornando-se um corredor ambiental urbano, contribuindo com a descarbonização do meio ambiente. Os custos de implantação de um VLT são muito inferiores ao ganho social, de mobilidade e do potencial arrecadatório do município, podendo ser um projeto autofinanciável e, portanto, muito atrativo ao mercado.

MANUTENÇÃO METROFERROVIÁRIA

52ª Reunião do Grupo Permanente de Autoajuda na Área de Manutenção Metroferroviária (GPAA) está programada para o período de 22 a 24 de maio, em Porto Alegre

Está programada para o período de 22 a 24 de maio de 2024, em Porto Alegre, a 52ª reunião do Grupo Permanente de Autoajuda na Área de Manutenção Metroferroviária (GPAA).

O evento acontecerá no auditório do SEST SENAT de Porto Alegre. A abertura solene será no dia 22. Para os outros dois dias estão previstas a reunião técnica e visita às instalações da Trensurb.

O encontro contará com a contribuição de profissionais de operadoras de diversas operadoras, palestras e reuniões técnicas para a troca de conhecimento e experiências, que contribuem para aumentar a desempenho dos sistemas operacionais do transporte sobre trilhos.

AJUDA MÚTUA, CONFIABILIDADE E SEGURANÇA

O GPAA é formado por técnicos e engenheiros de 23 ferrovias e metrovias de transporte de passageiros no Brasil e no mundo.

O objetivo é entender e compartilhar experiências sobre detalhes operacionais, que envolvem falhas de sistemas que acometem todas as operadoras, assim como as soluções que desenvolvem. O foco está em elevar a confiabilidade e segurança dos sistemas.

Além do fórum permanente de autoajuda em comunidade do WhatsApp, o GPAA realiza duas reuniões anuais e possui mais de 600 participantes.

Informações: coordenacao@gpaamanutencao.com

TECNOLOGIA PARA OS PASSAGEIROS

Meu Trem JP, aplicativo para usuários da CBTU João Pessoa, foi lançado no dia 15 de fevereiro

Desde 15 de fevereiro de 2024, a CBTU João Pessoa está colocando à disposição do público o aplicativo Meu Trem JP. Trata-se de um serviço online com informações sobre o sistema, horários e atendimento para os usuários do sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

aplicativo foi desenvolvido por Antônio Ribeiro de Macena, supervisor de estação, que tem formação de analista de sistema, com a colaboração do jornalista Everaldo Ricardo e a designer Shirley Lacerda.

Antônio Ribeiro de Macena

Para desenvolver o aplicativo, Macena valeu-se da experiência como agente de estação e trabalhou nas horas de folga. Ele cedeu os direitos de uso sem ônus para a CBTU João Pessoa.

É fácil baixar o Meu Trem JP gratuitamente. Basta entrar na loja de aplicativos do Google, a Play Store, para aos aparelhos androides. O aplicativo chega para presentear os paraibanos nos 40 anos da CBTU.

O superintendente da CBTU João Pessoa, Paulo Barreto, acredita que Meu Trem JP irá facilitar a vida dos passageiros.

Paulo Barreto, superintendente da CBTU João Pessoa

EXPANSÃO METROFERROVIÁRIA – I

Trem Intercidades Eixo Norte começa a sair do papel

Em 29 de fevereiro de 2024, foi concluído na sede da B3, em São Paulo, o leilão internacional de concessão do Trem Intercidades Eixo Norte, que vai ligar a cidade de São Paulo a Campinas.

Por 30 anos, o consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos responderá pela operação, manutenção, modernização do transporte ferroviário de passageiros entre São Paulo e Campinas e exploração das receitas geradas pelo empreendimento.

O consórcio é integrado pelo grupo nacional Comporte Participações S/A (atuante nos segmentos de transporte rodoviário e urbanos de passageiros, transporte de cargas e turismo) e pela empresa chinesa CRRC.

Segundo o governo paulista, o investimento estimado é de R$ 14,2 bilhões, em valor atualizado pelo IPCA em 2024.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), órgão do governo federal, aprovou financiamento de R$ 6,8 bilhões – em valores atualizados – para o Trem Intercidades Eixo Norte.

O empreendimento deverá atender cerca de 15 milhões de pessoas em 11 municípios, gerando mais de 10,5 mil empregos, entre diretos, indiretos e induzidos.

Solenidade de batida do martelo, fechando o leilão

SÃO PAULO, JUNDIAÍ, CAMPINAS

O Trem Intercidades Eixo Norte vai operar em um trecho de 101 km de extensão, entre as regiões metropolitanas de São Paulo, Jundiaí e Campinas.

O serviço expresso vai funcionar entre a estação Palmeiras-Barra Funda, na capital, e um novo terminal ferroviário em Campinas, com uma parada em Jundiaí e 64 minutos de viagem. O Trem Intercidades Eixo Norte terá capacidade para transportar até 860 passageiros por viagem e será o mais rápido do Brasil, alcançando até 140 km/h.

TREM INTERMETROPOLITANO

Já o Trem Intermetropolitano será um serviço parador com estações em Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas. Com operação prevista de sete novos trens, o percurso será de 44 km e tempo de deslocamento estimado de 33 minutos. O serviço parador terá velocidade média prevista de 80 km/h, com capacidade para transportar 2.048 passageiros em cada trem.

LINHA 7 – RUBI

A nova concessionária responderá pela operação da Linha 7-Rubi, que registrou cerca de 99 milhões de passageiros em 2023. Com extensão de 57 km e 17 estações, o ramal liga Jundiaí à estação Palmeiras-Barra Funda, na capital. O Governo de São Paulo estima que a concessão irá atender aproximadamente 400 mil pessoas por dia.

TARIFA

O edital de concessão prevê valor médio de R$ 50 ou menos para o serviço expresso entre São Paulo e Campinas e de R$ 14,05 para o serviço parador intermetropolitano. Já o bilhete da Linha 7-Rubi seguirá a tarifa pública, atualmente de R$ 5. Há garantia de receita mínima para a operação do Trem Intercidades.

EXPANSÃO METROFERROVIÁRIA – II

Rio de Janeiro ganha o Terminal Intermodal Gentileza (TIG)

A Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou em 23 de fevereiro de 2024 o Terminal Intermodal Gentileza (TIG), localizado em uma área de 77 mil metros quadrados no coração da cidade. Estima-se que o  equipamento atenderá cerca de 150 mil pessoas por dia.

Considerado o maior integrador de transporte público da capital carioca, o novo terminal conecta o VLT Carioca e 14 linhas de ônibus municipais aos serviços do mais novo corredor de Bus Rapid Transit da cidade – o BRT Transbrasil, que, nesta primeira etapa de operação, cumpre o trajeto até o bairro da Penha, apenas no horário de 12h às 14h.

A Linha 1 do VLT Carioca, que parte do Aeroporto Santos Dumont, foi expandida e chega ao Terminal Intermodal Gentileza. Em março, entrará em operação a Linha 4 do VLT Carioca, que levará passageiros do terminal até a Praça XV, onde está localizado o terminal das barcas.

O Terminal Intermodal Gentileza possui dois andares. O térreo é dedicado à chegada de todos os sistemas de transporte. Na parte superior, estão bilheterias, banheiros, 80 lojas e a sala de espera para o serviço especial TIG/Aeroporto Internacional do Galeão (GIG). O terminal é totalmente acessível.

EXPANSÃO METROFERROVIÁRIA – III

Visitas a duas obras do Metrô de São Paulo

Em fevereiro, o presidente do Metrô de São Paulo, Júlio Castiglioni fez, em suas redes sociais, duas postagens sobre obras de expansão a companhia. Ele informou que visitou os canteiros ao lado do secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Marco Antônio Assalvi, e do diretor de Engenharia e Planejamento do Metrô de São Paulo, engenheiro Paulo Sérgio Meca.

LINHA 2 – VERDE

Na primeira postagem, escreveu: “Mais de 500 metros de túneis da via da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, entre Vila Prudente e Penha, já estão construídos. No atual percurso, a máquina Shield, popularmente chamada de Tatuzão, se aproxima da futura estação Vila Formosa. Ao longo desse meio quilômetro, retirou 61 mil mde terra e instalou 2.681 aduelas de concreto, que compõem os 383 anéis que já revestem o túnel”

LINHA 17 – OURO

Júlio Castiglioni

Sobre a Linha 17 – Ouro, afirmou: “O desafio ainda é bem grande, mas foi muito bom visitar a retomada das obras da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo na última semana. Um dos pontos altos será a futura estação Congonhas. Tive a chance de já entrar no túnel que vai ligar a estação ao aeroporto, passando sob a avenida Washington Luís. Sabemos que a população de São Paulo merece e quer muito mais que isso – quer ver a obra pronta. Mas chegar ali e constatar in loco que, de fato, moradores e visitantes poderão ir e vir do aeroporto de Metrô é uma forma de, mais uma vez, visualizar a importância dessa linha para a cidade”.

EXPANSÃO METROFERROVIÁRIA – IV

Tuneladora chega à futura Estação Vila Formosa, Linha 2-Verde

No dia 29 de fevereiro de 2024, a tuneladora chegou à futura estação Vila Formosa do Metrô, na zona leste da capital. As escavações do tatuzão que concluíram o primeiro ciclo de obras de expansão da Linha 2-Verde. Com o novo trecho, o ramal passará a ligar a Vila Prudente à Penha, e ganha condição de transportar mais 300 mil pessoas por dia.

O diretor de Engenharia e Planejamento do Metrô de São Paulo, engenheiro Paulo Sérgio Meca, e integrantes da equipe da GE2.

NA IMPRENSA – EXPANSÃO

Fim do túnel na saída para o Pátio Morro Grande (reprodução) 

Avanço da escavação de túnel na Linha 6-Laranja

Nota publicada em 28 de fevereiro de 2024 pelo site jornalístico Metrô-CPTM, assinada por Ricardo Meier, informa que a Acciona já escavou mais de 1.300 metros de túneis a partir do pátio Morro Grande no processo de construção da Linha 6-Laranja. A nota informa que o  trecho subterrâneo dessa linha liga o pátio até a futura estação Brasilândia e está sendo feito pelo método NATM

Veja a íntegra da nota

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