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EDIÇÃO 456, DE 1 A 15 DE JULHO DE 2020

NOTA 1

APRESENTAÇÃO DOS DIRETORES ADJUNTOS

 

 

NOTA 2

O setor metroferroviário em debate

A AEAMESP vem acompanhando debates, análises e manifestações referentes à situação de momento e às  perspectivas do setor metroferroviário diante da pandemia da Covid-19. Na sequência, são apresentadas matérias sobre esses acontecimentos e, quando possível, os links para que o leitor possa acompanhar as apresentações e discussões.

SETOR METROFERROVIÁRIO – CONFERÊNCIA VIRTUAL – I

Ministro Tarcísio de Freitas. Foto: Marcello Casal Júnior, Agência Brasil

Na Webinar nos Trilhos, ministro Tarcísio de Freitas fala sobre planos e ações do governo, renovação antecipada dos contratos de concessão ferroviária e  novos projetos

Na sexta-feira, 10 de julho de 2020, a presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, acompanhou a sessão do Webinar nos Trilhos comemorativo dos 80 anos da Revista Ferroviária – publicação que inaugurou com êxito neste período de pandemia a realização desse programa virtual.

O convidado da sessão foi o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Os trabalhos foram conduzidos por representantes da publicação, a diretora de redação, Regina Perez, e a editora Bianca Rocha. Acompanharam o webinar até 640 interessados. A íntegra desta edição específica pode ser vista por meio de link ao final desta matéria.

Durante o webinar foram exibidos vídeos por meio dos quais encaminharam questões e considerações para respostas do ministro cinco lideranças do setor ferroviário de cargas: Benony Schmitz, presidente da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e conselheiro da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF); Guilherme de Mello, presidente da MRS; Beto Abreu, presidente da Rumo; Marcelo Spinelli, diretor da Vale, e Ernesto Pousada, presidente da VLI.]

TEMAS, ENTRE OS QUAIS O TREM INTERCIDADES

Ao longo do webinar, estiveram em pauta, entre outros temas, os planos e ações do governo federal para o setor, além dos processos de renovação antecipada dos contratos de concessão ferroviária e os novos projetos.

Uma resposta do ministro em especial interessa ao transporte de passageiros no Estado de São Paulo. Ele disse que haverá muitos investimentos  o valor estimado foi de R$ 2 bilhões – para a resolução de conflitos na relação ferrovia-cidade e que isso terá  repercussões positivas principalmente na vida dos cidadãos, na questão da segurança, mas também na questão do investimento.  Comentou que uma das discussões realizadas foi a respeito de qual seria a solução em São Paulo para que a se pudesse resolver o problema do conflito ferrovia-cidade da melhor forma possível.

Segundo o ministro, nesse processo, foram comparadas opções, sendo uma dela fazer o ferroanel de São Paulo e a dificuldade dessa opção era a seguinte: o valor de outorga a ser obtido  não seria suficiente para fazer o empreendimento como um todo e ao final o ganho de carga, o ganho de capacidade, iria ser o mesmo se nós fizéssemos a transposição da linha. “Então, valia mais a pena fazer a transposição da linha, que teria o mesmo efeito em termos de carga, eliminaria o conflito ferrovia-cidade, elevaríamos a capacidade de transporte para perto de 10 ou 11 milhões de toneladas, mas só que com capex (despesas de capital ) muito menor”.

Em seguida, ele mostrou que essa alternativa é positiva para o projeto do Trem Intercidades. “Fizemos a opção pela segregação e, obviamente, a segregação ajuda muito o Estado de São Paulo na equação do Trem Intercidades. Diminui o capex que seria exigido para o Trem Intercidades, e, então, torna esse projeto paulista também mais viável”.

O ministro falou em cooperação: “Temos trabalhado em estreita coordenação com eles sobre essa questão e nós somos entusiastas do Trem Intercidades. Seria a primeira iniciativa de trem de média velocidade para passageiros, resolvendo um problema de mobilidade que é um dos mais importantes do país, em função dessa ligação Americana, Campinas, São Paulo.

Ele acrescentou mais um fator interessante: “Resolveremos também o problema de carga, com os devidos reflexos para o porto de Santos como para o porto de Sepetiba no Rio de Janeiro. Eu digo que um dos projetos mais importantes do Rio de Janeiro é essa segregação de linha em São Paulo”.

DESTAQUES DO MINISTÉRIO

Ao informar sobre a participação do ministro na webinar, o Ministério de Infraestrutura destacou que o plano para as concessões das ferrovias é que o setor privado atue como protagonista. “A estratégia ferroviária pretende reequilibrar a matriz de transportes e dobrar a participação do modo ferroviário em oito anos, a partir dos investimentos planejados e plantados. Vamos trazer inovações para o marco regulatório de maneira que facilite a chegada do investimento privado”, afirmou. Atualmente, o modo ferroviário corresponde a 15% da matriz de transporte brasileira. O objetivo é chegar a 30% nos próximos anos.

Destacou também o fato de o ministro ter citado que a finalidade do programa de concessões é ajudar e melhorar a vida do cidadão. “A lógica é melhorar a eficiência do sistema de transportes, reduzindo os tempos de viagem, trazer mais segurança para as operações e diminuir o custo da operação” ressaltou.

Outro ponto realçado foi que o ministro ter comentado que o Brasil terá uma malha muito mais otimizada e muito mais eficiente para atender a demanda necessária. “Nós temos uma responsabilidade com o brasileiro e vamos buscar o investimento onde ele estiver, assim conseguiremos gerar mais empregos. A grande alavanca será com renovações antecipadas, novas concessões e autorizações ferroviárias. Os investimentos podem chegar a R$ 40 bilhões, mas tem potencial de atingir R$ 100 bilhões.”

Clique e veja o webinar na íntegra

SETOR METROFERROVIÁRIO – CONFERÊNCIA VIRTUAL – II

Marcos da Costa, Renato Meirelles e Vicente Abate

Uma conversa sobre o transporte ferroviário no Brasil

Em 9 de julho de 2020, o presidente da OAB São Paulo nas gestões 2013 a 2015 e 2016 a 2018, Marcos da Costa, convidou Renato Meirelles, presidente da CAF Brasil Indústria e Comércio S/A, e Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), para a webinar intitulado Conversa entre Amigos, com o tema O transporte ferroviário no Brasil. O encontro teve uma hora de duração e pode ser visto por meio de link ao final desta nota

Clique e acesse a gravação do encontro

Guilherme Penin. Foto: José Antônio Teixeira/ALESP

As perspectivas do Grupo Rumo com a recém-definida renovação antecipada da Malha Paulista e a obtenção, em 2019, da concessão da Ferrovia Norte-Sul foi um dos aspectos abordados em nova edição do Webinar FGV Transportes, realizado pela Fundação Getúlio Vargas, e que teve por título Ferrovias de carga brasileiras: qual o cenário após a Covid-19?. O encontro virtual foi realizado no dia 14 de julho d 2020, a partir das 14 horas, teve 100 minutos de duração e contou com participação do diretor de Relações Institucionais e Governamentais do Grupo Rumo, Guilherme Penin; do presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Vicente Abate; do Verificar Cargo da Associação Latino-Americana de Ferrovia (ALAF), Jean Carlos Pejo, e coordenação de Rodrigo Vilaça. Jean Pejo qualificou o destravamento dos projetos do setor como o maior programa de investimentos em curso na América Latina. O presidente da ABIFER garantiu que a indústria ferroviária está pronta para o processo de renovação e de ampliação da malha ferroviária brasileira.

Veja a íntegra do encontro

 

 

EXPANSÃO – VLT DA BAIXADA SANTISTA

Governo paulista firma contrato para início das obras do segundo trecho do VLT na Baixada Santista

Em 6 de julho de 2020, o Governo do Estado de São Paulo firmou o contrato para início das obras do segundo trecho do VLT na Baixada Santista. A nova etapa do Sistema Integrado Metropolitano – SIM/VLT, gerenciado pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), vai transportar até 35 mil pessoas por dia e ligará a avenida Conselheiro Nébias ao bairro do Valongo, em Santos. Com investimento de R$ 217,7 milhões, o empreendimento tornará mais rápido e seguro o deslocamento entre os municípios da Baixada Santista.

A nova etapa do VLT permitirá a conexão do sistema com o centro da cidade de Santos, onde muitas pessoas trabalham.

O contrato firmado entre o Estado e a construtora Queiroz Galvão prevê início dos serviços até o fim de julho de 2020 e prazo de 30 meses para conclusão. O projeto inclui a construção de edificações, via permanente, quatro subestações, sistema de rede aérea, sinalização viária, urbanização e duas pontes sobre o canal 1.

O governo paulista informa que ao longo do trecho de oito quilômetros, serão construídas 14 estações com dispositivos de acessibilidade exigidos por lei. O traçado corta as ruas Campos Mello, Doutor Cochrane, João Pessoa, Visconde de São Leopoldo, São Bento, Amador Bueno, Constituição, Luiz de Camões e a Avenida Conselheiro Nébias. Quando entrar em operação, o trecho contará com uma frota de sete veículos, já adquiridos pelo Governo de São Paulo.

O Sistema Integrado Metropolitano/VLT terá 27 quilômetros de extensão, considerando o trecho de 11,5 quilômetros já em operação entre São Vicente (Barreiros) e o Porto de Santos, além das ligações entre Conselheiro Nébias e Valongo e Barreiros a Samaritá, em São Vicente, que está em projeto. O sistema tem previsão de operar com 33 composições transportando 95 mil passageiros por dia.

O governador João Doria participou da cerimônia de assinatura virtual do contrato. Participaram também o vice-governador e secretário de Governo Rodrigo Garcia; o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy; o Presidente da EMTU, Marco Antonio Assalve, e o prefeito de Santos, Paulo Barbosa, além de outras autoridades.

SOBRE A EMTU

Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a EMTU é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco Regiões Metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba e Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.

 

 

NOTA 5

 

 

Uma conversa sobre o transporte ferroviário no Brasil

Em 9 de julho de 2020, o presidente da OAB São Paulo nas gestões 2013 a 2015 e 2016 a 2018, Marcos da Costa, convidou Renato Meirelles, presidente da CAF Brasil Indústria e Comércio S/A, e Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), para a webinar intitulado Conversa entre Amigos, com o tema O transporte ferroviário no Brasil. O encontro teve uma hora de duração e pode ser visto por meio de link ao final desta nota

Posted by Marcos da Costa on Thursday, July 9, 2020

 

NOTA 6

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/07/06/metro-do-rj-so-tem-caixa-para-operar-por-mais-2-meses.ghtml

NOTA 6-A

http://www.antp.org.br/noticias/clippings/trens-da-supervia-podem-parar-de-circular-em-agosto.html

NOTA 7

 

 

 

VÍDEO

 

“Nós estamos aqui por vocês”

Vídeo preparado pela Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS), com a participação de trabalhadores  de sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos do Brasil, de outros países da América Latina e da Península Ibérica, de companhias associadas à entidade, presta uma homenagem a esses e a outros trabalhadores cujas atividades se mostram essenciais para a manutenção da dinâmica urbana neste período de pandemia, ajudando a combater o novo coronavírus e a salvar vidas. O vídeo tem falas em português do Brasil e de Portugal e em espanhol, com tradução. Clique na imagem e veja o vídeo.

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