fbpx

EDIÇÃO 467, DE 16 A 31 DE JANEIRO DE 2021

AEAMESP

Publicação mostra a trajetória de 30 anos da AEAMESP e apresenta o 2º Relatório Profissional Metroferroviário

Está em fase final de preparação e será lançada em breve a publicação 30 ANOS AEAMESP – Uma história de conquistas e desenvolvimento tecnológico setorial, de 84 páginas, contendo um relato da trajetória da entidade desde sua fundação em 1990, com destaque para a criação e fortalecimento da Semana de Tecnologia Metroferroviária, o congresso anual da AEAMESP, de alcance nacional e internacional.

A publicação está sendo elaborada pela Diagrama Comunicação, com acompanhamento de um Conselho Editorial com integrantes da AEAMESP e entidades do setor.  A data do lançamento será oportunamente anunciada.

NOVO RELATÓRIO PROFISSIONAL METROFERROVIÁRIO

Clique na imagem e baixe a primeira edição do relatório especial O Profissional Metroferroviário

A publicação apresentará também o 2º Relatório Profissional Metroferroviário – Saúde, Carreira, Capacitação, com dados atualizados em 2020 sobre profissionais de transporte de passageiros e de transporte de cargas no Brasil, incluindo, em cada caso, informações relevantes sobre formação acadêmica, participação de engenheiros e arquitetos no setor, a participação da mulher e também cargos, tempo de experiência e faixa etária em que se enquadram os profissionais.

SEGURANÇA EM OPERAÇÕES CRÍTICAS

Com participação do vice-presidente da AEAMESP, Fabio Juvenal Ferreira, webinar debateu sistemas de segurança para atividades críticas, com foco em aeroportos

O encontro virtual aconteceu em 27 de janeiro de 2021 e teve a participação de representantes das empresas HID Global e Estrela Sistemas Eletrônicos.

Na manhã da quarta-feira, 27 de janeiro de 2021, o vice-presidente da AEAMESP e gerente da Vertical de Cidades & Infraestrutura da Genetec, Fabio Juvenal Ferreira, participou do webinar intitulado Sistemas de Segurança para atividades críticas – Edição Especial Aeroportos.

O encontro virtual teve também a participação de Rogério Coradini, diretor de Vendas América do Sul da HID Global, e de Luiz Henrique Araújo, diretor técnico Comercial da empresa Estrela Sistemas Eletrônicos.

Em essência, o encontro focalizou os desafios que os aeroportos brasileiros têm enfrentado quando o assunto é segurança, as soluções ofertadas pela HID Global e pela Genetec para ajudar os gestores aeroportuários a melhorar os níveis de segurança e tornar a operação mais eficiente. Abordou também as tendências e tecnologias para o mercado de aeroportos no Brasil e no mundo. A HID Global e a Genetec estão prontas a retomar esses temas com dirigentes e especialistas do setor. 

Os temas abordados, guardadas as diferenças, contribuem para que se possa ter compreensão de diferentes aspectos da segurança também em operações críticas em sistema metroferroviários.

IDEIA DO DEBATE

A Genetec é fornecedora de tecnologia de soluções unificadas de segurança, segurança pública, operações e inteligência de negócios. E organizou o webinar com o objetivo de discutir os desafios que os aeroportos brasileiros devem enfrentar na área de segurança.

Fábio Juvenal Ferreira

Destacando o êxito do encontro, Fábio Juvenal Ferreira assinala que os gestores dos aeroportos precisam estar cada vez mais atentos às questões relacionadas à segurança física e cibernética de seus usuários, considerando todas as exigências de legislações como o Regulamento Geral de Proteção de Dados ou, em inglês, General Data Protection Regulation (GPDR) e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Ele informa que a decisão de realizar o webinar em parceria com a HID Global e a Estrela Sistemas Eletrônicos foi justamente para mostrar ao setor como essas três empresas podem auxiliar no enfrentamento dos desafios atuais, com soluções completas e unificadas que contribuem para aperfeiçoar os sistemas e políticas de segurança, tornando a operação mais eficiente e confortável para seus colaboradores e usuários.

PRESENÇA GENETEC

Fábio Juvenal Ferreira explica que o setor aeroportuário é um dos focos de atuação da Genetec no Brasil e no mundo. Ele salienta que o webinar foi uma oportunidade para apresentar ao mercado nacional as tendências e tecnologias de segurança disponíveis e já implementadas em diversos aeroportos internacionais.

O dirigente acrescenta que um dos principais tópicos abordados durante o webinar foi justamente os benefícios advindos do conjunto de soluções da HID Global e Genetec para atividades críticas.

Segundo Fábio, essas soluções estão presente na grande maioria dos aeroportos nacionais e internacionais, como o Aeroporto Internacional da Cidade de Québec e o sueco Sundsvall Timrå. E sublinha que é importante compartilhar informações que ajudem a garantir a segurança de todos que circulam por esses aeroportos.

Ao executar serviços na área de engenharia ou agronomia, no preenchimento da ART – Anotação de Responsabilidade Técnica indique a #aeamesp como entidade conveniada no campo 31. Nosso código é o 930.
NA IMPRENSA – LINHA 9 ESMERALDA

Passarela instalada. Imagem ilustrou a matéria do site MetroCPTM. Foto: iTechdrones

Passarela da futura Estação João Dias já está no lugar

O website MetroCPTM publicou no dia 25 de janeiro de 2021 matéria mostrando que a estrutura metálica da passarela da futura estação da Linha 9-Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), foi içada durante a madrugada daquele dia pela construtora Telar. Obra da estação deve ser concluída em outubro. A matéria traz informações técnicas sobre a estrutura e a operação.
NA IMPRENSA – FERROVIA E PORTO

Em 10 de fevereiro, audiência pública sobre o novo modelo de exploração da Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS).

A Santos Port Authority (SPA), a autoridade portuária, promoverá no dia 10 de fevereiro de 2021, das 15h às 18h, em caráter online, a audiência pública sobre o novo modelo de exploração da Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS).  O G1, portal de jornalismo da Globo informa que pra participar da audiência pública, é preciso fazer a inscrição no dia 8 de fevereiro, das 10h às 14h, pelo e-mail consulta.fips@brssz.com, podendo enviar a manifestação por escrito, por áudio ou vídeo.

Veja a matéria na íntegra

NAS REDES SOCIAIS

Informações sobre mobilidade urbana no país

No LinkedIn, Roberta Marchesi, diretora executiva e de Relações Governamentais da Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários de Trilhos (ANPTRilhos) postou a seguinte informação:  “Saiu do forno agora! Raio-x da mobilidade urbana brasileira!”

Ela explica que o já tradicional Boletim de Logística da EPL – Empresa de Planejamento e Logística S.A apresenta, pela primeira vez, os números que contribuem para traçar um panorama sobre a mobilidade urbana no Brasil e a qualidade do serviço prestado ao usuário.

Diz Roberta que o trabalho foi realizado pela EPL em parceria com a ANPTrilhos, que forneceu os dados do setor metroferroviário brasileiro.

Além do boletim, é possível acessar o Painel Analítico Metroferroviário, que traz os dados da infraestrutura de transporte urbano e fluxo de passageiros nas cidades.

Veja o Boletim de Logística aqui
Veja o Painel Analítico Metroferroviário aqui

TRILHOS E POESIA

Quadro do vídeo em que Maria do Carmo Campos declama a sua poesia, O Sobrado

Trensurb e entidades desenvolvem para usuários do sistema o projeto Antologia Digital da Poesia Gaúcha

A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), com apoio da Academia Rio-Grandense de Letras, Instituto Estadual do Livro e Canal Você, vem desenvolvendo o projeto Antologia Digital da Poesia Gaúcha.

Na fase inaugural do projeto, foram produzidos vídeos curtos de poetas declamando suas próprias poesias, com veiculação nas redes sociais e em monitores nos trens e estações. Está prevista a produção de uma nova série de vídeos, em que metroviários e usuários também declamem poemas.

A ideia é que, ao final, esse material seja reunido em DVD e um livro. O objetivo do projeto é levar a poesia ao cotidiano dos usuários do metrô. A criação e edição dos vídeos são de Eduarda Polonio, estagiária de publicidade e propaganda.

Clique e veja o poema O Sobrado, por Maria do Carmo Campos

Acesse a playlist das poesias no canal YouTube da Trensurb

INTERNACIONAL – TRILHOS E ARQUITETURA

O imponente o Moynihan Train Hall é  a nova expansão da Penn Station (Pennsilvanya Station), em Nova York

No final de 2020, Nova York ganhou o Moynihan Train Hall, a nova expansão da Penn Station (Pennsilvanya Station), estação multimodal que recebe trens de longa distância e faz a conexão com o metrô da cidade, além de dar acesso ao sistema de ônibus, permitindo ainda a ligação entre a ilha de Manhattan e o Aeroporto de Newark, no vizinho estado de Nova Jersey,

O projeto, com 23 mil metros quadrados, transformou o histórico edifício dos correios James A. Farley em uma instalação de transporte público de classe mundial. O salão de trens atende os passageiros das companhias ferroviárias Long Island Rail Road e da Amtrak.

Com um investimento de 1,6 bilhão de dólares, o projeto foi financiado com 550 milhões de dólares do Estado de Nova York; 420 milhões da operadora ferroviária Amtrak, da Metropolitan Transport Authority (MTA) e da Autoridade Portuária, e com um subsídio federal e 630 milhões de dólares.

FOTOS 

Veja abaixo as fotos divulgadas pelo gabinete do governador de Nova York, Andrew Como. A sequência inicial destaca a arquitetura do Moynihan Train Hall e a seguir há fotos da solenidade de inauguração.

Moynihan Train Hall

Você pode gostar...