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EDIÇÃO 483, DE 1 A 15 DE OUTUBRO DE 2021

Estão disponíveis todos os conteúdos da 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária. Acione o link e confira!

Como aconteceu na edição anterior, também em 2021 a AEAMESP decidiu abrir completamente todo o conteúdo da 27ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada de 14 a 17 de setembro. Com a medida, mesmo quem não se inscreveu previamente poderá ver, na íntegra, todos os conteúdos do evento. E quem participou poderá rever os conteúdos que considere mais interessantes.

Veja a programação com os vídeos de cada sessão

VISITA AO CCO DO METRÔ-SP

Na sala de reuniões, o grupo teve uma visão privilegiada dos equipamentos do CCO.

AEAMESP e METRUS promovem visita de ex-metroviários, seus netinhos e convidados ao CCO do Metrô de São Paulo

Aproveitando o Mês da Criança, a AEAMESP e o METRUS promoveram na tarde de 15 de outubro de 2021 uma atividade com a participação de ex-metroviários, seus netinhos e convidados adultos.

Considerada um projeto piloto, a iniciativa consistiu de um convite para que ex-metroviários levassem dois netinhos de seis anos de idade ou mais e um convidado adulto para conhecerem as instalações do Centro de Controle Operacional (CCO) do Metrô de São Paulo, localizado próximo à Estação Vergueiro.

Por questões sanitárias, somente os cinco primeiros ex-metroviários que mandaram um e-mail para o endereço eletrônico indicado puderam participar da atividade.

Os visitantes foram acompanhados da presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva. No CCO, foram recebidos pelo engenheiro Antonio Marcio Barros Silva, gerente de Operação da Companhia do Metropolitano de São Paulo. Integrantes da equipe do CCO forneceram informações sobre o funcionamento da unidade.

Depois do encontro, a presidente da AEAMESP afirmou que a experiência foi um êxito completo, possibilitando que ex-metroviários voltassem a ter contato mais direto com a Companhia e que os mais jovens pudessem conhecer a tecnologia e a expertise dos profissionais envolvidos no processo de controle das operações de um sistema tão complexo como o metrô paulistano.

Os visitantes no auditório, com Silvia Cristina Silva e Antônio Márcio em primeiro plano

Outro aspecto da sala de reuniões

COMUNICADO IMPORTANTE

AEAMESP e Diagrama Comunicação encerram parceria

A AEAMESP e a Diagrama Comunicação encerraram a parceria que rendeu a produção de duas edições da publicação Relatório do Profissional MetroferroviárioCom essa decisão, a AEAMESP não terá envolvimento com a terceira edição do Relatório. Dessa forma, a captação de patrocínio não será em nome da AEAMESP.

A coordenação da terceira edição do Relatório estará a cargo do Portal Engenharia Compartilhada, a cujos diretores a AEAMESP deseja sucesso.

ACESSE O FORMULÁRIO PARA ASSOCIAR-SE
INTERNACIONAL – UITP

No instante em que começa a retomada após a pandemia, UITP lança a campanha Mobilidade para a Vida

Em 22 de setembro de 2021, a União Internacional de Transportes Públicos (UITP) promoveu o lançamento mundial da campanha intitulada Mobilidade para a vida (Mobility for life). Essa iniciativa trata de realçar o papel do transporte público como elemento de coesão das sociedades e defende investimentos que permitam sua manutenção, expansão e inovação. Veja aqui vídeo que marcou o lançamento da campanha.

Um texto da UITP sobre a campanha salienta: “Quando voltamos para a escola, para o trabalho, para clubes esportivos e cafés, o transporte público estará pronto para nós. Pronto para unir nossa sociedade, pronto para inovar conforme a mobilidade evolui, pronto para fomentar nossos relacionamentos e pronto para valorizar as cidades em que vivemos”.

E acrescenta a importância da continuidade de investimentos: “Mas precisamos continuar investindo, desenvolvendo e inovando. Se continuarmos a fomentar o transporte público, ele atrairá as pessoas para as cidades e criará cidades melhores, mais inclusivas e acessíveis. Somente com o nosso compromisso conjunto é que o transporte público e seus trabalhadores podem continuar a dar vida às cidades”.

QUATRO PILARES

A campanha apresenta Quatro Pilares da Mobilidade para a Vida, que são os seguintes: Mobilidade liga a vida — O transporte público é a linha da vida para as cidades e as suas comunidades; Mobilidade inova a vida — A inovação alimenta a experiência de amanhã; Mobilidade promove a vida—Explorar o mundo, mantendo-o saudável; Mobilidade melhora a vida — Cidades mais verdes e mais silenciosas, e estilos de vida ativos.  Veja aqui outras informações sobre a campanha.

UM ENCONTRO DE 24 HORAS

Como parte da campanha Mobilidade para a Vida vêm sendo realizados diversos encontros virtuais.Em 26 de outubro de 2021, será desenvolvido o evento global Diálogo sobre Mobilidade da UITP, que reunirá líderes mundiais e especialistas em transportes públicos de todos os cantos do globo, através de diferentes fusos horários ao longo das 24 horas do dia.

Especialistas de Hong Kong a Los Angeles se revezarão em 11 sessões de conferência centradas no relançamento do setor, lições aprendidas com a pandemia e como conduzir a transformação. Veja outros detalhes aqui.

INTERNACIONAL – ALAMYS

De 23 a 26 de novembro, em formato virtual, ALAMYS realizará a sua 35ª Assembleia Geral de Membros e o Congresso Anual 2021

Está prevista para o período de 23 a 26 de novembro de 2021 a realização, em caráter virtual, da 35ª Assembleia Geral de Membros e o Congresso Anual da Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS).

Com o tema Tendências para o desenvolvimento metroferroviário sustentável, o encontro pretende ser uma oportunidade para repensar o que está para vir com os instrumentos disponíveis para assegurar a sua sustentabilidade ao longo do tempo.

Durante o congresso, haverá oportunidades para o desenvolvimento de tópicos relacionados com novos desafios, tais como: papel social, inclusão e diversidade, proteção ambiental e alterações climáticas,  medidas de sustentabilidade financeira, novas tecnologias para projetos, gestão de pessoas após a pandemia e soluções digitais aplicadas. Mais informações sobre o evento serão divulgadas breve.

FAZER PARTE DA SOLUÇÃO

O mundo está em permanente mudança e ainda mais devido aos efeitos da pandemia, gerando um novo paradigma no modelo de desenvolvimento na maioria das áreas. Mas há um lado positivo das crises: o progresso se acelera e surgem novas ideias para melhorar o que já existe.

Ao divulgar o encontro, a direção da entidade salienta que a ALAMYS, a partir do trabalho de colaboração com seus associados, busca fazer parte da solução para alcançar um futuro melhor na indústria metroferroviária a partir das necessidades do presente.

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Wilson Ferreira Júnior

AEAMESP parabeniza Wilson Ferreira Júnior, CEO da Vibra Energia, eleito Eminente Engenheiro de 2021 pelo Instituto de Engenharia de São Paulo

Em nome da Diretoria, dos Conselhos e dos Associados, a presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, parabeniza o engenheiro Wilson Ferreira Júnior, CEO da Vibra Energia, por ter sido eleito pelo Instituto de Engenharia de São Paulo Eminente Engenheiro do ano 2021.

O título é concedido em reconhecimento aos profissionais que se destacaram em seu meio e/ou que tenham uma carreira marcada por contínuas contribuições para a elevação e para o aprimoramento da Engenharia.

TRAJETÓRIA

Ao longo de sua carreira, Wilson atuou como presidente da Eletrobrás, foi diretor de distribuição da Companhia Energética de São Paulo (CESP), presidente da Rio-Grande Energia (RGE), do Conselho de Administração da Bandeirante Energia S.A, e presidente da CPFL Paulista e da CPFL Energia.

Presidiu também a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), o Conselho Curador da Fundação Nacional de Qualidade (FNQI) e a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib). Além de participar do Conselho de Administração do Operador Nacional dos Sistemas Elétricos (NOS) desde 1998, presidiu o Conselho de Administração do ONS, representando a categoria produção, nos períodos 2003-2005, 2016-2019 e 2020-2021.

Engenheiro Elétrico e bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, é mestre em Energia pela USP, cujo título foi alcançado depois de passar pelo Programa de Pós-Graduação em Energia, promovido pelo Instituto de Energia e Ambiente da própria USP.

A cerimônia de entrega do título acontecerá em 18 de novembro de 2021, como parte das comemorações dos 105 anos do Instituto de Engenharia de São Paulo.

EMPRESA PARCEIRA DA AEAMESP

Para conhecer melhor a Backroom

João Paulo Monetti, diretor da Backroom, empresa parceira da AEAMESP, explicou que no do estande virtual da empresa na 27ª Semana da Tecnologia Metroferroviaria da AEAMESP foram expostos diferentes Produtos para controle e aumento de performance.

Um desses produtos é a Plataforma de software para o monitoramento remoto pela internet, com dados na nuvem, que permite visualizar dados atuais e do passado em embarcações, locomotivas, trens e sistemas de VLT,  mostrando as localizações GPS ao longo de trajetos/rotas no mapa, nível de combustível por localização, consumo de megawatts/hora (do presente e da rota),  valores de tensões elétricos e temperaturas (de fluidos e ar), pressões diversas. A plataforma gera gráficos diversos, gera alertas automáticos programáveis por email e permite download de dados (RHMS).

Outro produto é o Dispositivo  de coleta de dados, via celular/Wifi/satélite, da localização GPS, do nível de combustível, valor de megawatts/hora,  valores de tensões e temperaturas (de fluidos e ar), pressões diversas e de outros sinais analógicos e digitais (Remote Sentinel).

João Paulo Monetti

Também foram apresentados o Dispositivo de reduçāo do consumo de diesel e a emissão de poluentes na atmosfera, através da monitoraçāo e controle da parada e do religamento do motor (AESS) e o Dispositivo de aumento de disponibilidade para uso, que evita a incapacidade de dar a partida devido às baterias estarem sem energia de bateria, através  execução de sequência de  desligamento programável das alimentações após a parada do motor (BS).

E, ainda, o Sistema para controle do motor de tração, que traz um aumento do torque e redução de patinação (de rodeiro ou da cavitaçāo da hélice), juntamente com uma redução de consumo em equipamentos diesel, diesel/elétrico, elétricos e de baterias (TECU)

PARTES E PEÇAS

No estande virtual foram também apresentadas Partes e peças para manutençāo de veículos metroferroviários, incluindo:  controladores mestres e de freio, engates, contatores DC, chaves multiplicadoras, dispositivos de comutação, freios de esteira e componentes diversos CKD Siemens.

 Foram ainda apresentados Comutadores de energia para veículos: fabricação de soluções customizadas de dispositivos eletromecânicos, desconectores DC, chaves de comutação DC e contatos de energia e aterramento.

ESTRATÉGIAS METROFERROVIÁRIAS

Metro-DF divulga seu Plano Estratégico 2021-2025

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) divulgou o seu Plano Estratégico 2021-2025, com sete propostas principais, denominadas “batalhas”, às quais estão atrelados resultados chaves com meta quantificáveis e iniciativas a serem desenvolvidas.

As propostas são as seguintes: 1 – Levar o Metrô-DF para perto do cidadão e o cidadão para perto do Metrô-DF; 2 – Aprimorar a responsabilidade social e a sustentabilidade ambiental; 3 – Fortalecer a gestão de pessoas; 4 – Fortalecer a imagem institucional; 5 – Fortalecer práticas de governança, transparência, integridade e gestão por resultados; 6 – Diminuir a dependência financeira buscando a sustentabilidade dos negócios; 7 – Melhorar qualidade do serviço prestado.

Para conhecer rapidamente objetivos e ações de cada proposta e a metodologia adotada, veja aqui a Cartilha do Planejamento Estratégico 2021-2025. A íntegra do documento está acessível por meio de link ao final desta nota.

DIRETRIZES ESTRATÉGICAS

A ideia é que o Plano seja um guia para as principais projeções estratégicas da Companhia e também um instrumento de transparência, a fim de que todos os empregados e sociedade possam ter clareza dos rumos perseguidos e alcançados.

As diretrizes e metas deste Plano foram construídas em consonância com os instrumentos orçamentários – (Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) – e com o Plano Estratégico do Governo do Distrito Federal.

HISTÓRICO DOS PLANOS

O primeiro plano estratégico do Metrô-DF foi elaborado em 2016, com vigência de 2017 – 2021. Com a assunção da nova gestão, realizou-se o monitoramento do plano vigente, bem como sua reestruturação levando-se em conta seus pontos positivos e buscando a melhoria contínua, assim como se realizou uma adequação metodológica a fim de alinhar-se à metodologia adotada pelo Governo do Distrito Federal. Para a confecção do novo plano, contou-se com o apoio da Secretaria de Economia do Distrito Federal, a qual orientou o Metro-DF quanto à metodologia adotada

Veja a íntegra do Planejamento Estratégico 2021-2025

NA IMPRENSA – AVANÇOS DA LINHA 6

Túnel de serviço (estacionamento) da Linha 6-Laranja sob o Rio Tietê (Concreserv)

Linha 6, um ano de retomada da obra

O website jornalístico Metrô-CPTM publicou em 7 de outubro de 2021 matéria do editor Ricardo Meier intitulada Um ano depois de ser assumida pela Acciona, veja como está a Linha 6-Laranja do Metrô, com um balanço bem amplo do andamento da obra. O texto destaca: “Em 12 meses de trabalho, ramal de 15 km avançou como nunca se viu numa obra tão complexa. Construtora pretende concluir projeto dentro de quatro anos”.

Veja a íntegra da matéria

 

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