EDIÇÃO 492, DE 26 DE ABRIL A 15 DE MAIO DE 2022
Até 5 de junho estarão abertas as inscrições de artigos técnicos para concorrer ao 9º Prêmio ANPTrilhos-CBTU e participar da 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária
Os artigos vencedores do 9º Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU receberão premiação no valor de R$ 7 mil cada.
Até o dia 5 de junho de 2022 estarão abertas as inscrições de artigos técnicos para concorrer ao 9º Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU e para participar da 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária promovida pela AEAMESP. As inscrições podem ser realizadas aqui .
A inscrições estão sendo coordenadas pela AEAMESP. O interessado deve inscrever seu trabalho para participar da 28ª Semana de Tecnologia, a ser realizada de 13 a 16 de setembro de 2022. No ato da inscrição, o candidato poderá indicar se pretende concorrer ao 9º Prêmio ANPTrilhos-CBTU. O anúncio dos vencedores do prêmio acontecerá na sessão de abertura da 28ª Semana de Tecnologia.
ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
Consolidado como um grande evento de incentivo à produção técnica metroferroviária, o Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários é promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em parceria com a AEAMESP, e tem como objetivo estimular o desenvolvimento tecnológico na área de transporte de passageiros sobre trilhos e reconhecer os melhores trabalhos por sua qualidade técnica, ineditismo e aplicabilidade no transporte de passageiros sobre trilhos.
Os artigos técnicos que pretendem participar tanto da 28ª Semana de Tecnologia quanto concorrer ao 9º Prêmio ANPTrilhos-CBTU devem ser inscritos em uma das três categorias:
CATEGORIA 1 – Políticas públicas; planejamento urbano; planejamento de transporte; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço.
CATEGORIA 2 – Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional.
CATEGORIA 3 – Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas.
Nesta primeira etapa, a AEAMESP receberá as inscrições das sínteses dos artigos técnicos, que passarão por uma seleção para produção dos artigos técnicos que concorrerão ao 9º Prêmio ANPTrilhos-CBTU e serão apresentados na 28ª Semana de Tecnologia.
VALOR EM DINHEIRO, TROFÉU E CERTIFICADO
Os vencedores de cada categoria do 9º Prêmio ANPTrilhos-CBTU receberão premiação no valor de R$ 7 mil, troféu e certificado. Os cinco artigos finalistas por categoria receberão troféu e certificado de participação.
O regulamento completo para as inscrições dos artigos está disponível aqui
Manifesto pelo Avanço das Ferrovias de Passageiros no Brasil
O Brasil é um país populoso e de dimensões continentais que precisa de uma infraestrutura adequada de transporte e o Governo Brasileiro conta com uma oportunidade única para alavancar esse desenvolvimento através da publicação da Política Nacional do Transporte Ferroviário de Passageiros – PNTFP, que está sendo desenvolvida pelo Ministério da Infraestrutura.
A Política Nacional visa regulamentar e incentivar o desenvolvimento do sistema ferroviário regional de passageiros e proporcionará o aquecimento deste mercado e da indústria a ele associada, reduzindo a dependência da população em relação ao transporte rodoviário regional, fortalecendo o poder de escolha dos usuários e propondo diretrizes para a formulação de um modelo de negócio atrativo ao mercado, potencializando os benefícios sociais e ambientais característicos do modo ferroviário de passageiros.
A inexistência de um marco regulatório específico para o transporte regional de passageiros, que é um segmento totalmente diferente do ferroviário de carga, em especial no que tange à operação, segurança, interface com os clientes e serviços ofertados, gera insegurança jurídica e instabilidade regulatória, que contribuem sobremaneira para o afastamento do mercado e o desinteresse pelo investimento privado.
Acreditamos no potencial do mercado regional no Brasil, que, a exemplo do setor metroferroviário urbano de passageiros, que tem seus marcos estabelecidos e é altamente atrativo ao investimento privado, que tem respondido de forma positiva às Parcerias Público-Privadas e processos de Concessão, gerando consecutivos recordes de arrecadação em leilões. Para se ter uma ideia, nos últimos 10 anos a participação privada no setor metroferroviário urbano de passageiros aumentou mais de 300%.
A publicação deste marco regulatório contribuirá para que haja segurança jurídica para que dispositivos já existentes, como o das autorizações ferroviárias, possam ser aplicados à área de passageiros, aumentando o rol de investimentos em infraestrutura nacional, ao mesmo tempo em que contribuirá para aumentar a eficiência da atual malha ferroviária brasileira.
As entidades que subscrevem este manifesto consideram esta Política Pública um marco para o setor e para o desenvolvimento das tão desejadas conexões regionais de passageiros, com o crescimento econômico e social, com a instalação de empreendimentos e geração de empregos ao longo dos seus percursos. A Política Nacional abre um importante caminho para o desenvolvimento de uma indústria forte, de uma nova cadeia produtiva e profissional, gerando ainda mais emprego e renda para a população e para o País.
A Política Nacional do Transporte Ferroviário de Passageiros – PNTFP é, sem dúvida, um grande instrumento para resgatar o transporte ferroviário de longa distância no Brasil e marcar a retomada dos investimentos no transporte ferroviário regional de passageiros em todo o território Nacional.
Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos – ANPTrilhos Associação Brasileira da Indústria Ferroviária – ABIFER Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base – ABDIB Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP Associação Internacional do Transporte Público – UITP Associação Latino-Americana de Ferrovias – ALAF Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP Confederação Nacional do Transporte – CNT Conselho Nacional de Secretários de Transportes – CONSETRANS Instituto de Engenharia – IE Instituto do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade – MDT Instituto para o Desenvolvimento dos Sistemas de Transportes – iDestra Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários – SIMEFRE Aeromovel Brasil Alstom Brasil Energia e Transporte CAF Brasil Indústria e Comércio CCR Mobilidade Deutsche Bahn International Hyundai-Rotem Brasil Marcopolo Rail MPE Engenharia Thales International Brasil
INTERNACIONAL
Com participação brasileira, ALAMYS promoverá de 19 a 23 de junho, em Cádiz, Espanha, o evento 27º Comitês Técnicos
De 19 a 23 de junho de 2022, a Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS) promoverá no Hotel Parador, na cidade espanhola de Cádiz, o evento 27º Comitês Técnicos, que discutirá o tema geral Novos desafios na mobilidade ferroviária: Inovação orientada ao usuário.
Wilson Nagy Lopretto, gerente geral de Manutenção da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), coordenador do Comitê de Manutenção da entidade, e Paulo Vito Labate, do Metrô de São Paulo, coordenador do Comitê de Operações estão relacionados entre os especialistas brasileiros que participarão do encontro.
No segundo dia 27º Comitês Técnicos, haverá uma sessão em que se exporão aspectos da 36ª Assembleia Geral E Congresso Anual da ALAMYS, prevista para acontecer em São Paulo ainda para 2022, com coordenação da CPTM.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL E TÉCNICA
Com a programação de uma atividade cultural no primeiro dia, o domingo, 19 de junho, o 27º Comitês Técnicos será oficialmente inaugurado na segunda-feira, 20 de junho.
A sessão inaugural reunirá Sebastián Court, secretário-geral da ALAMYS, proveniente de Santiago, Chile; Marifrán Carazo Villalonga, conselheira para o Desenvolvimento, Infraestrutura e Ordenamento do Território da Junta de Andaluzia — órgão de governo anfitrião do evento, e Sílvia Roldán, presidente da ALAMYS, atuante no Metrô de Madri, Espanha.
Participará do encontro, como coordenadora do Comitê de Planejamento, Esther Litovsky, da empresa argentina Emova e presidente da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), Divisão América Latina.
Para a sequência da sessão inaugural, está prevista uma apresentação de Julio J. Caballero Sánchez, diretor-geral da Agência de Obras Públicas da Junta de Andaluzia.
Na manhã da terça-feira, 21 de junho, acontecerão as Reuniões Bilaterais, de caráter privado, com 20 minutos de duração. Na tarde da terça-feira haverá viagem pelo ‘tren-tranvía’ com destino ao depósito do trem Bahía, na localidade de Chiclana, oportunidade em que acontecerá visita com explicações técnicas referentes às instalações e ao posto de comando do sistema. Como se pode perceber pelo nome e espanhol, ‘tren-tranvía’ é um sistema de transporte misto VLT-trem, capaz de percorrer um trecho adequado a sistemas de VLT (13 km) e um trecho ferroviário (11 km).
COMITÊS SE REÚNEM
Ainda na terça-feira, o Comitê de Bondes discutirá em sessão específica os temas Segregação de plataforma, prioridade de semáforo e velocidade comercial; Evolução do índice de sinistralidade e número de ocorrências com atores na estrada, e Sistemas de pedágio e controle de fraudes.
A quarta-feira, 22 de junho, será aberta com o debate sobre os KPI (Indicadores-chave de Desempenho), com apresentações da Secretaria Geral da ALAMYS e dos Comitês da entidade: Gestão, Manutenção, Planejamento, Operações e Bondes.
Tramontina dispõe de produtos para proteção de circuitos elétricos
Disjuntores, caixas moldadas e quadros de distribuição são alguns dos itens que compõem o portfólio da fábrica de materiais elétricos da Tramontina
Os especificadores de produtos de eletricidade para as áreas de infraestrutura, mobilidade, distribuição de energia, industrial e comercial sabem que para garantir a distribuição da energia elétrica em todos os ambientes são necessários produtos normatizados, para garantir qualidade e segurança.
A Tramontina, tradicional fabricante de materiais elétricos, possui em seu portfólio os principais produtos para proteção dos circuitos elétricos e equipamentos a eles conectados, entre eles, minidisjuntores, disjuntores em caixa moldada, interruptores DR, DPS e quadros de distribuição.
Os disjuntores da Tramontina protegem circuitos de distribuição contra correntes de sobrecarga e curto-circuito em aplicações industriais, comerciais e residenciais, oferecendo maior capacidade de interrupção, desligando o circuito automaticamente e garantindo interrupção automática do circuito quando há risco de superaquecimento.
Para instalações com alto valor de corrente de curto-circuito, a Tramontina dispõe dos Disjuntores em Caixas Moldadas TDM. Robustos e compactos, eles suportam correntes de 32 A a 800 A e oferecem capacidade de curto-circuito de até 75 kA, com tensão de utilização de até 690 V e 7 frames que vão de 63S a 800S. Além disso, são produzidos conforme a norma da ABNT NBR IEC 60947-2 (Dispositivos de manobra e comando de baixa tensão – Disjuntores).
A empresa também possui uma linha de quadros de distribuição de energia, nas versões de embutir e sobrepor com tampas brancas ou transparentes, que abrigam os minidisjuntores e os demais dispositivos de proteção da instalação elétrica, segurança e de controle dos circuitos elétricos. Os modelos disponíveis são fabricados de termoplástico e oferecem espaço interno e segurança às instalações elétricas, com Índice de Proteção IP40 (proteção contra objetos sólidos com diâmetro superior a 1 mm). Eles acompanham etiquetas para a identificação dos disjuntores de cada circuito, o que evita transtornos na hora de desligar algum deles.
A Tramontina realiza investimentos constantes para evoluir conforme as necessidades de mercado e em seu parque fabril, localizado em Carlos Barbosa/RS, possui laboratórios com equipamentos modernos, de alta eficiência e tecnologia e estrutura para realização de ensaios especificados em normas, que possibilitam a permanente manutenção da qualidade dos produtos destinados às instalações elétricas.
Tramontina
Tel.: (54) 3461.8200
tramontina.elt@tramontina.com
www.tramontina.com.br
www.facebook.com/Tramontina
www.instagram.com/tramontinaoficial
www.youtube.com/user/tramontina
Ao executar serviços na área de engenharia ou agronomia, no preenchimento da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) indique a aeamesp como entidade conveniada no campo 31. Nosso código é o 930.
HOMENAGEM
Projeto de lei estadual propõe homenagem ao colega do Metrô-SP, engenheiro João Carlos Coelho Rocha (Néia), falecido em março de 2022
Em 27 de abril de 2022, o deputado estadual paulista Barros Munhoz apresentou à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo o Projeto de Lei nº 234/22, que dá denominação de Engenheiro João Carlos Coelho Rocha (NÉIA), ao viaduto localizado no Km 279+380m, da Rodovia SP340 – Prefeito José André de Lima, em Mococa (SP).
Com apenas dois parágrafos, o projeto tem sua parte mais significativa no texto da justificativa, transcrita a seguir.
“O presente Projeto de lei visa denominar nosso inestimável amigo Engenheiro João Carlos Coelho Rocha, (NÉIA), o retorno localizado no Km 279+380M, da Rodovia SP340 – Prefeito José André de Lima, em Mococa.
Néia, como era carinhosamente conhecido por todos os amigos e colegas de trabalho, nasceu em Campinas e nos deixa aos 78 anos de idade.
Filho de Tullio Ribeiro Rocha e Lourdes de Souza Coelho Rocha. Formou-se em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo.
Trabalhou na FUNDUSP – Fundação de Construção da Cidade Universitária da USP, no Investibanco – Banco de Investimento Industrial.
Atuação do Metrô de São Paulo. A partir de 1976 foi trabalhar no Metrô – Companhia do Metropolitano de São Paulo na Diretoria de Engenharia, como Gerente de Projetos, Coordenador de Projeto do Trecho Central da Linha Leste Oeste Sé – Santa Cecília, Chefe da Assessoria da Gerência de Projetos. Coordenou, ainda, os estudos preliminares, projeto diretriz e projeto básico da Linha Paulista. Na Diretoria de Operações foi Chefe do Departamento de Integração do Metrô e Chefe do Departamento de Serviços ao Usuário (Operações das estações das Linhas Norte/Sul e Leste/Oeste).
Outras atividades. A partir de 1995, na Secretaria dos Transportes, trabalhou no Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo junto ao Gabinete do Secretário. A partir de 1998, atuou na Comissão de Concessões, como Coordenador de Investimentos.
O Engenheiro João Carlos Coelho Rocha foi do Conselho da Artesp, no seguinte período, Diretor de Investimentos de 25/04/2002 a 24/04/2006 e de 24/04/2006 a 03/04/2008 e Diretor de Controle Econômico e Financeiro de 04/04/2008 a 24/04/2010.
Veio a falecer no dia 13 de março do corrente ano, na cidade de São Paulo, deixando um legado de ensinamentos, sendo exemplo de honestidade e comprometimento com a sociedade.
Nosso homenageado era casado com Maria Beatriz Figueiredo Meirelles Rocha e deixa os filhos Marcelo, João Carlos, Luiz Felipe e Rodrigo. Entendemos, assim, que chegou a hora de prestar uma justa homenagem à sua memória, por toda uma vida dedicada aos transportes do estado de São Paulo.
Desta forma, conclamo os Nobres Pares no sentido conferir apoio à aprovação do Projeto de Lei em epígrafe, por tratar-se de justíssima homenagem ao Engenheiro João Carlos Coelho Rocha, (NÉIA).
DESTAQUE
Novamente, Metrô é eleito melhor serviço público de São Paulo
Pela quinta vez o Metrô foi eleito o Melhor Serviço Público da cidade de São Paulo, de acordo com a pesquisa O Melhor de São Paulo, divulgada no último dia 30. A empresa recebeu 13% das citações, garantindo o primeiro lugar na apuração que elegeu os melhores da capital em diversos temas.
A premiação foi concedida ao Metrô pela Folha de S. Paulo, realizadora da pesquisa, que também apontou o Poupatempo e o SUS como os melhores no quesito serviço público, com 12% e 11% da preferência, respectivamente. Com a margem de erro, as três instituições ocupam o primeiro lugar do pódio com empate técnico.
O prêmio reconhece a atuação do Metrô focada em aperfeiçoar o atendimento ao passageiro, proporcionando viagens seguras e rápidas com confiabilidade. “Mais que motivo de orgulho em ser eleito o Melhor Serviço Público pela quinta vez, o prêmio aumenta a responsabilidade sobre o serviço que prestamos. A ambição do Metrô é de oferecer um transporte ainda melhor, apostando na inovação e tecnologia para trazer mais conforto e facilidades aos nossos passageiros”, afirma Silvani Pereira, Presidente do Metrô de São Paulo.
Além dessa premiação, a Companhia também já foi eleita como melhor serviço de transporte por seis vezes no O Melhor de São Paulo. Pelo atendimento inclusivo e de acessibilidade oferecido às Pessoas com Deficiência, o Metrô foi vencedor da categoria Serviços e Clientes da União Internacional dos Transportes Públicos (UITP), e mais recentemente foi selecionado pelo projeto Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Responsável por administrar as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, com 63 estações e 71,5 km, o Metrô chega a transportar 4 milhões de pessoas, percorrendo 60 mil km ao longo de 3,5 mil viagens realizadas diariamente.
MOBILIDADE E INOVAÇÃO
De 23 a 25 de junho, Memorial da América Latina recebe o evento Parque da Mobilidade Urbana
Ao lado de 44 outras entidades de atuação nacional, a AEAMESP apoia institucionalmente a realização de 23 a 25 de junho de 2022, no Memorial da América Latina, em São Paulo, do evento Parque da Mobilidade Urbana. Trata-se de uma iniciativa da Plataforma Connected Smart Cities e do Caderno Mobilidade Estadão, idealizada pela promotora Necta – Conexões com Propósito,
A evento promete “proporcionar uma imersão na mobilidade com atividades que irão trazer a experiência e reflexão sobre as mudanças necessárias para a promoção da mobilidade urbana com o objetivo de garantir o deslocamento das pessoas nas cidades de forma sustentável e equitativa”.
Estão previstas diferentes atividades interativas em Mobilidade Urbana, Mobilidade Disruptiva, Mobilidade Sustentável e Mobilidade Inclusiva, além dos espaços de Logística Inteligente Urbana e de Experiência Multimodal. Clique aqui e veja outras informações.
VÍDEO E TRILHOS
Uma viagem de 17 minutos pelos trilhos da Ferroeste entre as cidades paranaenses de Cascavel e Guarapuava
Primeiro de uma série de programas de televisão intitulada Meu Paraná, este vídeo traz uma reportagem de aproximadamente 17 minutos sobre a viagem ferroviária entre Cascavel, no oeste paranaense, e Guarapuava, no centro daquele estado, com depoimentos de ferroviários e moradores.