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EDIÇÃO 492, DE 26 DE ABRIL A 15 DE MAIO DE 2022

 

Até 5 de junho estarão abertas as inscrições de artigos técnicos para concorrer ao 9º Prêmio ANPTrilhos-CBTU e participar da 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Os artigos vencedores do 9º Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU receberão premiação no valor de R$ 7 mil cada.

Até o dia 5 de junho de 2022 estarão abertas as inscrições de artigos técnicos para concorrer ao 9º Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU e para participar da 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária promovida pela AEAMESP. As inscrições  podem ser realizadas aqui  .

A  inscrições estão sendo coordenadas pela AEAMESP. O interessado deve inscrever seu trabalho para participar da 28ª Semana de Tecnologia, a ser realizada de 13 a 16 de setembro de 2022.  No ato da inscrição, o candidato poderá indicar se pretende concorrer ao 9º Prêmio ANPTrilhos-CBTU. O anúncio dos vencedores do prêmio acontecerá na sessão de abertura da 28ª Semana de Tecnologia.

ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

Consolidado como um grande evento de incentivo à produção técnica metroferroviária, o Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários é promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em parceria com a AEAMESP, e tem como objetivo estimular o desenvolvimento tecnológico na área de transporte de passageiros sobre trilhos e reconhecer os melhores trabalhos por sua qualidade técnica, ineditismo e aplicabilidade no transporte de passageiros sobre trilhos.

Os artigos técnicos que pretendem participar tanto da 28ª Semana de Tecnologia quanto concorrer ao 9º Prêmio ANPTrilhos-CBTU devem ser inscritos em uma das três categorias:

CATEGORIA 1 – Políticas públicas; planejamento urbano; planejamento de transporte; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço.

CATEGORIA 2 – Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional.

CATEGORIA 3 – Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas.

Nesta primeira etapa, a AEAMESP receberá as inscrições das sínteses dos artigos técnicos, que passarão por uma seleção para produção dos artigos técnicos que concorrerão ao 9º Prêmio ANPTrilhos-CBTU e serão apresentados na 28ª Semana de Tecnologia.

VALOR EM DINHEIRO, TROFÉU E CERTIFICADO

Os vencedores de cada categoria do 9º Prêmio ANPTrilhos-CBTU receberão premiação no valor de R$ 7 mil, troféu e certificado. Os cinco artigos finalistas por categoria receberão troféu e certificado de participação.

O regulamento completo para as inscrições dos artigos está disponível aqui

Manifesto pelo Avanço das Ferrovias de Passageiros no Brasil

O Brasil é um país populoso e de dimensões continentais que precisa de uma infraestrutura adequada de transporte e o Governo Brasileiro conta com uma oportunidade única para alavancar esse desenvolvimento através da publicação da Política Nacional do Transporte Ferroviário de Passageiros – PNTFP, que está sendo desenvolvida pelo Ministério da Infraestrutura.

A Política Nacional visa regulamentar e incentivar o desenvolvimento do sistema ferroviário regional de passageiros e proporcionará o aquecimento deste mercado e da indústria a ele associada, reduzindo a dependência da população em relação ao transporte rodoviário regional, fortalecendo o poder de escolha dos usuários e propondo diretrizes para a formulação de um modelo de negócio atrativo ao mercado, potencializando os benefícios sociais e ambientais característicos do modo ferroviário de passageiros.

A inexistência de um marco regulatório específico para o transporte regional de passageiros, que é um segmento totalmente diferente do ferroviário de carga, em especial no que tange à operação, segurança, interface com os clientes e serviços ofertados, gera insegurança jurídica e instabilidade regulatória, que contribuem sobremaneira para o afastamento do mercado e o desinteresse pelo investimento privado.

Acreditamos no potencial do mercado regional no Brasil, que, a exemplo do setor metroferroviário urbano de passageiros, que tem seus marcos estabelecidos e é altamente atrativo ao investimento privado, que tem respondido de forma positiva às Parcerias Público-Privadas e processos de Concessão, gerando consecutivos recordes de arrecadação em leilões. Para se ter uma ideia, nos últimos 10 anos a participação privada no setor metroferroviário urbano de passageiros aumentou mais de 300%.

A publicação deste marco regulatório contribuirá para que haja segurança jurídica para que dispositivos já existentes, como o das autorizações ferroviárias, possam ser aplicados à área de passageiros, aumentando o rol de investimentos em infraestrutura nacional, ao mesmo tempo em que contribuirá para aumentar a eficiência da atual malha ferroviária brasileira.

As entidades que subscrevem este manifesto consideram esta Política Pública um marco para o setor e para o desenvolvimento das tão desejadas conexões regionais de passageiros, com o crescimento econômico e social, com a instalação de empreendimentos e geração de empregos ao longo dos seus percursos. A Política Nacional abre um importante caminho para o desenvolvimento de uma indústria forte, de uma nova cadeia produtiva e profissional, gerando ainda mais emprego e renda para a população e para o País.

A Política Nacional do Transporte Ferroviário de Passageiros – PNTFP é, sem dúvida, um grande instrumento para resgatar o transporte ferroviário de longa distância no Brasil e marcar a retomada dos investimentos no transporte ferroviário regional de passageiros em todo o território Nacional.

 Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos – ANPTrilhos  Associação Brasileira da Indústria Ferroviária – ABIFER  Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base – ABDIB  Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP  Associação Internacional do Transporte Público – UITP  Associação Latino-Americana de Ferrovias – ALAF  Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP Confederação Nacional do Transporte – CNT  Conselho Nacional de Secretários de Transportes – CONSETRANS  Instituto de Engenharia – IE  Instituto do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade – MDT  Instituto para o Desenvolvimento dos Sistemas de Transportes – iDestra  Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários – SIMEFRE  Aeromovel Brasil  Alstom Brasil Energia e Transporte  CAF Brasil Indústria e Comércio  CCR Mobilidade  Deutsche Bahn International  Hyundai-Rotem Brasil  Marcopolo Rail  MPE Engenharia  Thales International Brasil 

INTERNACIONAL

Com participação brasileira, ALAMYS promoverá  de 19 a 23 de junho, em Cádiz, Espanha, o evento 27º Comitês Técnicos

De 19 a 23 de junho de 2022, a Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS) promoverá no Hotel Parador, na cidade espanhola de Cádiz, o evento 27º Comitês Técnicos, que discutirá o tema geral Novos desafios na mobilidade ferroviária: Inovação orientada ao usuário.

Wilson Nagy Lopretto, gerente geral de Manutenção da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), coordenador do Comitê de Manutenção da entidade, e Paulo Vito Labate, do Metrô de São Paulo, coordenador do Comitê de Operações estão relacionados entre os especialistas brasileiros que participarão do encontro.

Nagy e Labate

No segundo dia 27º Comitês Técnicos, haverá uma sessão em que se exporão aspectos da 36ª Assembleia Geral E Congresso Anual da ALAMYS, prevista para acontecer em São Paulo ainda para 2022, com coordenação da CPTM.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL E TÉCNICA

Com a programação de uma atividade cultural no primeiro dia, o domingo, 19 de junho, o 27º Comitês Técnicos será oficialmente inaugurado na segunda-feira, 20 de junho.

A sessão inaugural reunirá Sebastián Court, secretário-geral da ALAMYS, proveniente de Santiago, Chile; Marifrán Carazo Villalonga, conselheira para o Desenvolvimento, Infraestrutura e Ordenamento do Território da Junta de Andaluzia — órgão de governo anfitrião do evento, e Sílvia Roldán, presidente da ALAMYS, atuante no Metrô de Madri, Espanha.

Participará do encontro, como coordenadora do Comitê de Planejamento, Esther Litovsky, da empresa argentina Emova e presidente da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), Divisão América Latina.

Para a sequência da sessão inaugural, está prevista uma apresentação de Julio J. Caballero Sánchez, diretor-geral da Agência de Obras Públicas da Junta de Andaluzia.

Na manhã da terça-feira, 21 de junho, acontecerão as Reuniões Bilaterais, de caráter privado, com 20 minutos de duração. Na tarde da terça-feira haverá viagem pelo ‘tren-tranvía’ com destino ao depósito do trem Bahía, na localidade de Chiclana, oportunidade em que acontecerá visita com explicações técnicas referentes às instalações e ao posto de comando do sistema. Como se pode perceber pelo nome e espanhol, ‘tren-tranvía’ é um sistema de transporte misto VLT-trem, capaz de percorrer um trecho adequado a sistemas de VLT (13 km) e um trecho ferroviário (11 km).

O Trem-Tranvía de Cádiz. Foto: CAF

COMITÊS SE REÚNEM

Ainda na terça-feira, o Comitê de Bondes discutirá em sessão específica os temas Segregação de plataforma, prioridade de semáforo e velocidade comercial; Evolução do índice de sinistralidade e número de ocorrências com atores na estrada, e Sistemas de pedágio e controle de fraudes.

A quarta-feira, 22 de junho, será aberta com o debate sobre os KPI (Indicadores-chave de Desempenho), com apresentações da Secretaria Geral da ALAMYS e dos Comitês da entidade: Gestão, Manutenção, Planejamento, Operações e Bondes.

Veja outras informações

Tramontina dispõe de produtos para proteção de circuitos elétricos

Disjuntores, caixas moldadas e quadros de distribuição são alguns dos itens que compõem o portfólio da fábrica de materiais elétricos da Tramontina

Os especificadores de produtos de eletricidade para as áreas de infraestrutura, mobilidade, distribuição de energia, industrial e comercial sabem que para garantir a distribuição da energia elétrica em todos os ambientes são necessários produtos normatizados, para garantir qualidade e segurança.

A Tramontina, tradicional fabricante de materiais elétricos, possui em seu portfólio os principais produtos para proteção dos circuitos elétricos e equipamentos a eles conectados, entre eles, minidisjuntores, disjuntores em caixa moldada, interruptores DR, DPS e quadros de distribuição.

Os disjuntores da Tramontina protegem circuitos de distribuição contra correntes de sobrecarga e curto-circuito em aplicações industriais, comerciais e residenciais, oferecendo maior capacidade de interrupção, desligando o circuito automaticamente e garantindo interrupção automática do circuito quando há risco de superaquecimento.

Para instalações com alto valor de corrente de curto-circuito, a Tramontina dispõe dos Disjuntores em Caixas Moldadas TDM. Robustos e compactos, eles suportam correntes de 32 A a 800 A e oferecem capacidade de curto-circuito de até 75 kA, com tensão de utilização de até 690 V e 7 frames que vão de 63S a 800S. Além disso, são produzidos conforme a norma da ABNT NBR IEC 60947-2 (Dispositivos de manobra e comando de baixa tensão – Disjuntores).

A empresa também possui uma linha de quadros de distribuição de energia, nas versões de embutir e sobrepor com tampas brancas ou transparentes, que abrigam os minidisjuntores e os demais dispositivos de proteção da instalação elétrica, segurança e de controle dos circuitos elétricos. Os modelos disponíveis são fabricados de termoplástico e oferecem espaço interno e segurança às instalações elétricas, com Índice de Proteção IP40 (proteção contra objetos sólidos com diâmetro superior a 1 mm). Eles acompanham etiquetas para a identificação dos disjuntores de cada circuito, o que evita transtornos na hora de desligar algum deles.

A Tramontina realiza investimentos constantes para evoluir conforme as necessidades de mercado e em seu parque fabril, localizado em Carlos Barbosa/RS, possui laboratórios com equipamentos modernos, de alta eficiência e tecnologia e estrutura para realização de ensaios especificados em normas, que possibilitam a permanente manutenção da qualidade dos produtos destinados às instalações elétricas. 

Tramontina

 Tel.: (54) 3461.8200   

 tramontina.elt@tramontina.com 

 www.tramontina.com.br   

 www.facebook.com/Tramontina 

 www.instagram.com/tramontinaoficial   

 www.youtube.com/user/tramontina

Ao executar serviços na área de engenharia ou agronomia, no preenchimento da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) indique a aeamesp como entidade conveniada no campo 31. Nosso código é o 930.
HOMENAGEM

Projeto de lei estadual propõe homenagem ao colega do Metrô-SP, engenheiro João Carlos Coelho Rocha (Néia), falecido em março de 2022

Em 27 de abril de 2022, o deputado estadual paulista Barros Munhoz apresentou à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo o Projeto de Lei nº 234/22, que dá denominação de Engenheiro João Carlos Coelho Rocha (NÉIA), ao viaduto localizado no Km 279+380m, da Rodovia SP340 – Prefeito José André de Lima, em Mococa (SP).

Com apenas dois parágrafos, o projeto tem sua parte mais significativa no texto da justificativa, transcrita a seguir.

“O presente Projeto de lei visa denominar nosso inestimável amigo Engenheiro João Carlos Coelho Rocha, (NÉIA), o retorno localizado no Km 279+380M, da Rodovia SP340 – Prefeito José André de Lima, em Mococa.

Néia, como era carinhosamente conhecido por todos os amigos e colegas de trabalho, nasceu em Campinas e nos deixa aos 78 anos de idade.

Filho de Tullio Ribeiro Rocha e Lourdes de Souza Coelho Rocha. Formou-se em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo.

Trabalhou na FUNDUSP – Fundação de Construção da Cidade Universitária da USP, no Investibanco – Banco de Investimento Industrial.

Atuação do Metrô de São Paulo. A partir de 1976 foi trabalhar no Metrô – Companhia do Metropolitano de São Paulo na Diretoria de Engenharia, como Gerente de Projetos, Coordenador de Projeto do Trecho Central da Linha Leste Oeste Sé – Santa Cecília, Chefe da Assessoria da Gerência de Projetos. Coordenou, ainda, os estudos preliminares, projeto diretriz e projeto básico da Linha Paulista. Na Diretoria de Operações foi Chefe do Departamento de Integração do Metrô e Chefe do Departamento de Serviços ao Usuário (Operações das estações das Linhas Norte/Sul e Leste/Oeste).

Outras atividades. A partir de 1995, na Secretaria dos Transportes, trabalhou no Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo junto ao Gabinete do Secretário. A partir de 1998, atuou na Comissão de Concessões, como Coordenador de Investimentos.

O Engenheiro João Carlos Coelho Rocha foi do Conselho da Artesp, no seguinte período, Diretor de Investimentos de 25/04/2002 a 24/04/2006 e de 24/04/2006 a 03/04/2008 e Diretor de Controle Econômico e Financeiro de 04/04/2008 a 24/04/2010.

Veio a falecer no dia 13 de março do corrente ano, na cidade de São Paulo, deixando um legado de ensinamentos, sendo exemplo de honestidade e comprometimento com a sociedade.

Nosso homenageado era casado com Maria Beatriz Figueiredo Meirelles Rocha e deixa os filhos Marcelo, João Carlos, Luiz Felipe e Rodrigo. Entendemos, assim, que chegou a hora de prestar uma justa homenagem à sua memória, por toda uma vida dedicada aos transportes do estado de São Paulo.

Desta forma, conclamo os Nobres Pares no sentido conferir apoio à aprovação do Projeto de Lei em epígrafe, por tratar-se de justíssima homenagem ao Engenheiro João Carlos Coelho Rocha, (NÉIA).

DESTAQUE

Novamente, Metrô é eleito melhor serviço público de São Paulo

Pela quinta vez o Metrô foi eleito o Melhor Serviço Público da cidade de São Paulo, de acordo com a pesquisa O Melhor de São Paulo, divulgada no último dia 30. A empresa recebeu 13% das citações, garantindo o primeiro lugar na apuração que elegeu os melhores da capital em diversos temas.

A premiação foi concedida ao Metrô pela Folha de S. Paulo, realizadora da pesquisa, que também apontou o Poupatempo e o SUS como os melhores no quesito serviço público, com 12% e 11% da preferência, respectivamente. Com a margem de erro, as três instituições ocupam o primeiro lugar do pódio com empate técnico.

O prêmio reconhece a atuação do Metrô focada em aperfeiçoar o atendimento ao passageiro, proporcionando viagens seguras e rápidas com confiabilidade. “Mais que motivo de orgulho em ser eleito o Melhor Serviço Público pela quinta vez, o prêmio aumenta a responsabilidade sobre o serviço que prestamos. A ambição do Metrô é de oferecer um transporte ainda melhor, apostando na inovação e tecnologia para trazer mais conforto e facilidades aos nossos passageiros”, afirma Silvani Pereira, Presidente do Metrô de São Paulo.

Além dessa premiação, a Companhia também já foi eleita como melhor serviço de transporte por seis vezes no O Melhor de São Paulo. Pelo atendimento inclusivo e de acessibilidade oferecido às Pessoas com Deficiência, o Metrô foi vencedor da categoria Serviços e Clientes da União Internacional dos Transportes Públicos (UITP), e mais recentemente foi selecionado pelo projeto Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Responsável por administrar as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, com 63 estações e 71,5 km, o Metrô chega a transportar 4 milhões de pessoas, percorrendo 60 mil km ao longo de 3,5 mil viagens realizadas diariamente.

MOBILIDADE E INOVAÇÃO

De 23 a 25 de junho, Memorial da América Latina recebe o evento Parque da Mobilidade Urbana

Ao lado de 44 outras entidades de atuação nacional, a AEAMESP apoia institucionalmente a realização de 23 a 25 de junho de 2022, no Memorial da América Latina, em São Paulo, do evento Parque da Mobilidade Urbana. Trata-se de uma iniciativa da Plataforma Connected Smart Cities e do Caderno Mobilidade Estadão, idealizada pela promotora Necta – Conexões com Propósito,

A evento promete “proporcionar uma imersão na mobilidade com atividades que irão trazer a experiência e reflexão sobre as mudanças necessárias para a promoção da mobilidade urbana com o objetivo de garantir o deslocamento das pessoas nas cidades de forma sustentável e equitativa”. 

Estão previstas diferentes atividades interativas em Mobilidade Urbana, Mobilidade Disruptiva, Mobilidade Sustentável e Mobilidade Inclusiva, além dos espaços de Logística Inteligente Urbana e de Experiência Multimodal. Clique aqui e veja outras informações.

VÍDEO E TRILHOS

Uma viagem de 17 minutos pelos trilhos da Ferroeste entre as cidades paranaenses de Cascavel e Guarapuava

Primeiro de uma série de programas de televisão intitulada Meu Paraná, este vídeo traz uma reportagem de aproximadamente 17 minutos sobre a viagem ferroviária entre Cascavel, no oeste paranaense, e Guarapuava, no centro daquele estado, com depoimentos de ferroviários e moradores.

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