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EDIÇÃO 508, DE 1 A 31 DE JULHO DE 2023

SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA – I

Site mostra informações sempre atualizadas sobre a 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, a Metroferr  Lounge Experience e o 10º Prêmio  ANPTrilhos-CBTU

Está no ar um site com informações sempre atualizadas sobre a 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária. O evento acontecerá de 11 a 14 de setembro de 2023 no Radisson Hotel Paulista São Paulo, localizado na Alameda Santos, bem próximo da Avenida Paulista, numa área servida pelas estações Paraíso e Brigadeiro do metrô.  

Com o tema geral A inovação dos transportes passa pelos trilhos, a programação da 29ª Semana abriga também a exposição Metroferr Lounge Experience e a solenidade de anúncio e distinção dos vencedores do 10º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU. 

Clique aqui e acesse o site da 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Agência All Moving faz a comercialização do evento

A agência All Moving é responsável pela comercialização dos patrocínios da 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e eventos conjuntos. O ‘mídia kit’ do encontro pode ser baixado aqui.

SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA – II

Autores de artigos selecionados para a 29ª Semana de Tecnologia e para 10º Prêmio ANPTrilhos-CBTU devem entregar apresentação em PowerPoint até 14 de agosto

Termina em 14 de agosto de 2023 o prazo para serem entregues os arquivos em formato PowerPoint dos artigos técnicos aprovados para apresentação na 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP, a ser realizada de 11 a 14 de setembro de 2023, no Radisson Hotel Paulista São Paulo.

Estão selecionados 55 trabalhos, entre os quais estão 47  artigos cujos autores optaram por participar 10º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU.

Os artigos técnicos estão inscritos em uma destas três categorias:

CATEGORIA 1 – Políticas públicas; planejamento urbano; planejamento de transporte; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço.

CATEGORIA 2 – Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional.

CATEGORIA 3 – Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas.

VALOR EM DINHEIRO, TROFÉU E CERTIFICADO

A Banca Examinadora avaliará todos os trabalhos selecionados concorrentes ao Prêmio, conforme critérios estabelecidos no Regulamento. Os cinco melhores trabalhos, em cada categoria, conforme critério de pontuação, serão denominados “finalistas” ao Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários.

O trabalho técnico vencedor em cada categoria do 10º Prêmio ANPTrilhos-CBTU receberá prêmio R$ 7 mil. O vencedor e os outros quatro concorrentes de cada categoria receberão troféu e certificado de participação.

PESQUISA OD 2023

Passageiros no Metrô-SP. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Começa em agosto a Pesquisa Origem e Destino 2023 (OD) da Região Metropolitana de São Paulo

O portal da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô informa que está em andamento a Pesquisa Origem e Destino 2023 (OD).

A etapa de campo da pesquisa domiciliar –  com levantamento de dados em 32 mil domicílios – teve seu início marcado para a terça-feira, dia 1º de agosto de 2023, e acontecerá até novembro de 2023 e, depois, de fevereiro a março de 2024.

A interrupção durante as férias se justifica porque nessa época os hábitos comuns de viagens das pessoas mudam.

Além da pesquisa domiciliar, a OD conta com a etapa Viagens Externas, que levanta dados de viagens cujo início ou final ocorrem fora da Região Metropolitana de São Paulo, ou que a atravessam.

A Pesquisa OD de 2023 é realizada pela Companhia do Metrô de São Paulo, com apoio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo e Governo do Estado, e a participação de diversas outras instituições, com financiamento do Grupo Banco Mundial.

O texto do portal explicando aspectos da pesquisa pode ser visto aqui

Os relatórios das pesquisas anteriores podem ser vistos aqui

DIREÇÃO DA TRENSURB

Ernani Fagundes, Vanessa Rocha e Fernando Marroni

Nova composição da Diretoria Executiva da Trensurb

Em 8 de julho de 2023, realizou-se a solenidade de posse da Diretoria Executiva da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.  Trensurb. O ato aconteceu no auditório da sede da empresa, na capital gaúcha.

Assumiu o posto de diretor-presidente, o ex-deputado e ex-prefeito de Pelotas, Fernando Marroni. Vanessa Rocha está a cargo da Diretoria de Administração e Finanças, e  Ernani Fagundes da Diretoria de Operações.

Em nome da Diretoria, dos Conselhos e dos Associados, o presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Guilherme Kolle, envia aos dirigentes recém-empossados votos de uma gestão de êxito e realizações.

MOBILIDADE URBANA

Estão abertas as inscrições gratuitas para a Arena ANTP – Congresso de Mobilidade Urbana 2023, que acontecerá de 24 a 26 de outubro, em São Paulo

De 24 a 26 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, acontecerá a Arena ANTP – Congresso de Mobilidade Urbana 2023, promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos. As inscrições para participar do encontro já estão abertas e são gratuitas.

No primeiro dia, a terça-feira, 24 de outubro, haverá às 14 horas a sessão solene de abertura. Nesse dia também será inaugurada a exposição de produtos e serviços, com estandes de diferentes empresas do setor.

TEMAS DO SEGUNDO DIA

No segundo dia, a quarta-feira, 25 de outubro, serão discutidos no período da manhã três temas, em sessões paralelas: Modelando grandes projetos; Marco Legal do Transporte Público – Avanços e Perspectivas e A mobilidade ativa como impulsionadora de cidades vivas.

Nas primeiras sessões da tarde, estarão em foco outros três temas: Descarbonização dos sistemas de transporte coletivo – o caminho a ser perseguido; Raça e gênero na mobilidade urbana, e Governança metropolitana – experiências concretas.

Duas sessões paralelas acontecerão no meio da tarde, com abordagem dos temas: Faixa azul para motos – a experiência de São Paulo que pode ser expandida para o Brasil e A importância de uma Política Nacional para o resgate do transporte ferroviário de passageiros

As sessões paralelas que encerram o primeiro dia são as seguintes: Um Raio-x na forma de contratação do transporte público; Boas experiências na redução de acidentes, mortes e lesões no trânsito no Brasil, e Transporte 5.0 – Tecnologia a serviço de uma Mobilidade mais Humana.

A MANHÃ DO ÚLTIMO DIA

Na quinta-feira, 26 de outubro, os trabalhos serão abertos com três sessões na primeira faixa da manhã, com os temas: Sistemas estruturais metropolitanos de transporte público; O impacto da transição energética nos transportes públicos – Tendências apontadas no Summit UITP Barcelona, e Autoridade e população: o processo interdisciplinar na construção e disseminação de políticas públicas.

Na segunda-faixa da manhã, serão abordados os temas: Política tarifária: caso do sistema de transporte metropolitano de Lisboa; Acessibilidade e inclusão – avanços e desafios nos últimos 20 anos, e Cidades sustentáveis – intervenções urbanas, planos diretores e mobilidade urbana.

SESSÕES QUE FECHAM O CONGRESSO

Na tarde do último dia, os trabalhos da Arena ANTP – Congresso de Mobilidade Urbana 2023 serão reiniciados com duas sessões. Uma delas sobre o tema O momento da mudança do transporte público coletivo brasileiro, e a outra focalizando A mídia e o transporte público: um olhar vivo diário do jornalismo.

Clique aqui para outras informações e inscrições

NA IMPRENSA – OPINIÃO

Tecnologia a favor da segurança

Por Roberta Marchesi, Diretora-Executiva e de Relações Governamentais da ANPTrilhos

O setor brasileiro de transporte de passageiros sobre trilhos adota rigorosos protocolos de segurança e de manutenção, nos mesmos níveis dos principais operadores do mundo. Para ter ideia da seriedade com que esse tema é tratado, apenas no ano passado, foram mais de 10 milhões de horas de trabalho dedicadas à manutenção dos sistemas em todo o País. Esses protocolos envolvem a circulação dos trens, os centros de controle operacionais (CCOs), os pátios de manutenção e as estações.

No Brasil, os trens de passageiros são equipados com avançados mecanismos de segurança que ajudam a evitar colisões e descarrilamentos. Eles também contam com programas de monitoramento de velocidade e de alertas que sinalizam aos condutores qualquer perigo potencial à frente. Os veículos possuem, ainda, câmeras de segurança internas e externas que auxiliam a monitorar o comportamento dos passageiros e detectam possíveis ameaças.

Os sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos já nascem com vários dispositivos de segurança. São divididos em quatro aspectos fundamentais: sinalização ferroviária, sistemas de comunicação, de tração e de comunicação com os passageiros. No início, a sinalização era feita via token, recurso que tinha como objetivo facilitar a movimentação segura dos trens nas ferrovias em uma via singela; depois, vieram os sistemas de zonas que dividiam as vias em áreas de segurança A seguir, foram incorporados conjuntos de proteção automática, o famoso ATP (automatic train protector); e, por fim, foram adotados os sistemas CBTC (communications-based train control), muito avançados do ponto de vista tecnológico.

EVOLUÇÃO

Em relação à tração, o primeiro sistema de metrô urbano foi o de Londres, inaugurado, em 1863, com tração a vapor, que apresentava inconvenientes como faíscas da combustão, além do armazenamento e do abastecimento de água para as composições. Em 1890, ele evoluiu para a tração elétrica e, desde então, quase todos os sistemas urbanos importantes começaram a usar a tecnologia.

Durante muito tempo, a tração a diesel prevaleceu e, a seguir, vieram motores de corrente contínua. Atualmente, praticamente todos os sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos urbanos no mundo utilizam a tração elétrica, com a tendência de todos os novos adotarem os motores de corrente alternada, que são mais simples, de baixa manutenção e de altíssima confiabilidade.

A interferência do passageiro no sistema é um ponto que demanda muita atenção. Por exemplo, se algum usuário segurar o fechamento de uma porta de trem, praticamente ele começa a desregular todo o sistema. Então, é fundamental trazer o passageiro como aliado durante a prestação do serviço, o que é feito via comunicação visual e sonora, fundamentais para reforçar boas práticas, além de informar os protocolos para situações de emergência.

Uma das maiores evoluções tecnológicas do segmento foram os sistemas de comunicação. No começo, eles eram muito simples e baseados em telégrafo; depois, vieram os sistemas de rádio; e, hoje, são sistemas de altíssima tecnologia que utilizam as redes 5G. A comunicação com os passageiros praticamente não existia, era feita apenas pelos funcionários da operadora. Atualmente, com as tecnologias digitais, as informações chegam aos usuários de maneira instantânea, dentro dos carros de transporte e nas estações, com monitores compartilhando informações em tempo real.

Destaco, ainda, os centros de controle operacionais (CCOs) que auxiliam a tomar as melhores decisões possíveis, várias delas, inclusive, automaticamente.

Os CCOs são responsáveis por monitorar e gerenciar a circulação dos trens; o funcionamento das estações, dos pátios e a segurança dos passageiros. São equipados com programas de comunicação e monitoramento de tráfego, em tempo real, permitindo aos controladores responderem rapidamente em qualquer situação de emergência. Esses são alguns exemplos das constantes evoluções que têm permitido que o setor se adapte de forma rápida às novas tecnologias e esteja aberto à integração com novas aplicações.

Artigo originalmente publicado no jornal O Estado de S.Paulo, na coluna Estadão Mobilidade, em 19 de julho de 2023.

TRILHOS & CULTURA

Grupo CCR inicia parceria com o Museu da Língua Portuguesa e patrocina a exposição ‘Essa nossa canção’

Entrou em cartaz no dia 14 de julho de 2023 a nova exposição temporária do Museu da Língua Portuguesa, intitulada Essa nossa canção, que trata de revelar “o elo profundo entre a língua e a canção brasileira”, trazendo a participação de artistas como Carlinhos Brown, Tom Zé, Xênia França, Teresa Cristina e Johnny Hooker, entre outros. A exposição seguirá até março de 2024.

Um fato significativo é que o Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, se tornou o principal patrocinador da temporada 2023 do Museu da Língua Portuguesa (MLP). Com o apoio, estão sendo totalmente gratuitas as entradas aos sábados, dia de maior fluxo de visitantes. A parceria também contempla apoio às atividades educativo-culturais do Museu.

O Museu da Lingua Portuguesa está situado na Estação da Luz, servida pela Linha 4 – Amarela de metrô, gerenciada pela Companhia.

A iniciativa conta também o patrocínio do Grupo Globo, e apoio das organizações BNY Mellon, da PwC Brasil e do Itaú Unibanco. Todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

ALINHAMENTO

Miguel Setas

Miguel Setas, CEO do Grupo CCR, afirmou a respeito: “Acreditamos que o acesso à cultura é fator determinante para a mobilidade social, daí a importância de patrocinarmos a visitação gratuita aos sábados no MLP. Através do Instituto CCR, continuaremos alargando nossas parcerias para contribuirmos para a democratização da cultura”.

O patrocínio está alinhado com o propósito do Grupo CCR de conectar as pessoas coma cultura brasileira, promovendo a mobilidade humana.

Veja outras informações no portal do Museu da Lingua Portuguesa

PATRIMÔNIO CULTURAL

Detalhe de fachada na Vila Itororó na zona central da capital paulista. Foto: André Mellagi/FlickrCC (Reprodução do site do CAUSP)

Em 9 de agosto, o III Encontro sobre Patrimônio Cultural, Arquitetura e Urbanismo do CAU/SP

Em 9 de agosto de 2023, quarta-feira, das 8h30 às 19h, acontecerá na cidade de São Paulo o III Encontro sobre Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio Cultural CAU/SP.

As sessões do encontro serão desenvolvidas na sede do CAU/SP, localizada na Rua Quinze de Novembro, 194 – Centro Histórico (perto da estação de metrô São Bento).

PROGRAMAÇÃO

No período da manhã, após a realização da Mesa de Abertura Institucional, acontecerão, em sequência, duas das sessões: Mesa 1 – Assistência Técnica no Campo do Patrimônio Cultural – As primeiras experiências do PAT Cultural financiadas pelo CAU/SP, e Mesa 2 – A importância do Canteiro no Ensino e Formação do Arquiteto na área do Patrimônio Cultural.

No período da tarde, serão desenvolvidas outras duas sessões: Mesa 3 – Centro de Documentação, Acervo e Memória – qual o papel do CAU? e Mesa 4 – O Projeto e Obra de Restauro e Conservação.

No final da tarde, acontecerá a palestra de encerramento, com o tema Patrimônio Cultural – o Restauro e a Conservação, a cargo de Mario Mendonça, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O encontro terá ainda o lançamento do Manual de Orientação Profissional – O projeto e obra de Restauro e Conservação CPC CAU/SP e uma sessão de confraternização intitulada Café com Patrimônio.

Clique aqui para outras informações

MANUTENÇÃO

Lastro firme para o Metrô-DF

Em 2 de julho de 2023, dentro do segundo mutirão de manutenção, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal – Metrô-DF – deu prosseguimento ao serviço de socaria, que consiste em compactar todo o lastro (brita) que se encontra sob os dormentes de forma mecanizada. O objetivo é ajustar os trilhos, proporcionando mais segurança e conforto para os usuários. Nesse dia, não houve transporte de passageiros.

A Companhia informa que foi concluída a socaria em um trecho de 3.560 metros de via, com a reposição de 120 toneladas de lastro (brita). O serviço será realizado em toda a linha, com 42,5 km de extensão e 27 estações operacionais.

Os serviços de manutenção são realizados normalmente durante as madrugadas e esporadicamente aos domingos para ações que não podem ser realizadas em período noturno.

No primeiro domingo do mês de julho, além da socaria, foram realizadas outras atividades: serviço de roço em uma área de quatro hectares e 12 podas de árvores; 16 ações de manutenção preventiva em soldas, trilhos e aparelhos de mudança de via e outras manutenções prediais nas estações 112 Sul, Ceilândia Norte, Ceilândia Centro e Guariroba, bem como manutenções corretivas e preventivas nos trens. Também houve correções pontuais em concertinas e em sete elevadores.

NA IMPRENSA – PORTAS DE PLATAFORMA

Portas de plataforma implantadas na Linha 5 – Lilás exemplificam a segurança proporcionada por esse dispositivo

Estação Carrão, da Linha 3 – Vermelha, prestes a receber portas de plataforma

Matéria publicada no final de julho pelo site jornalístico MetrôCPTM, assinada por Jean Carlos, mostra que o Consórcio Kobra está realizando o corte das bordas das plataformas  da Estação Carrão da Linha 3 – Vermelha do Metrô de São Paulo para permitir a instalação das portas de plataforma, acrescentando que essa linha já conta com equipamentos em seis estações.

Leia a íntegra da matéria

NA IMPRENSA – ESTAÇÃO VARGINHA

Pedro Moro, presidente da CPTM, garante que estação Varginha, na Linha 9-Esmeralda, será entregue até outubro próximo. A informação é do site Via Trólebus

Veja a íntegra da nota

METRÔ EM SÃO PAULO

Obras do túnel entre as estações Consolação (Linha 2-Verde) e Paulista (Linha 4-Amarela) interditam trecho da Avenida Paulista por três anos

Trecho da Avenida Paulista que recebe a obra. Foto: reprodução de ilustração da matéria da revista Exame.

Matéria da revista Exame registra que o  trecho da Avenida Paulista entre as ruas Bela Cintra e da Consolação, em São Paulo, estará parcialmente interditado por três anos, para a construção um novo túnel ligando as estações de metrô Consolação (Linha 2-Verde) e Paulista (Linha 4-Amarela).

Veja a íntegra da matéria

 

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