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EDIÇÃO 507, DE 1 A 30 DE JUNHO DE 2023

Na manhã de 29 de junho, aconteceu o lançamento oficial da 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Na quinta-feira, 29 de junho de 2023, houve o lançamento da 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que acontecerá de 11 a 14 de setembro de 2023 no Radisson Hotel Paulista São Paulo, localizado na Alameda Santos, a uma quadra da Avenida Paulista, e próximo das estações Paraíso e Brigadeiro do metrô. O tema geral do congresso é A inovação dos transportes passa pelos trilhos.

Realizado em dependências da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), na Avenida Paulista, o evento de lançamento foi conduzido pelo presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Kolle, e pelo vice-presidente de Atividades Técnica, engenheiro Carlos Eduardo Gomes da Silva, com participação também do 1º Diretor Tesoureiro, Arnaldo Pinto Coelho.

Ana Lúcia Lopes, Arnaldo Pinto Coelho, Carlos Eduardo Gomes da Silva, Silvia Cristina Silva, Sandra Maria Santos Holanda, Luís Kolle e Jean Pejo

Prestigiaram o lançamento os conselheiros e ex-presidentes da AEAMESP, engenheiros Silvia Cristina Silva e Pedro Machado; a engenheira Sandra Maria Santos Holanda, ex-secretária nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano, e o engenheiro Jean Pejo, secretário-geral da Associação Latino-Americana de Ferrovia no Brasil (ALAF Brasil).

A jornalista Ana Lúcia Lopes, diretora da agência All Moving, responsável pela comercialização dos patrocínios da 29ª Semana de Tecnologia, fez a apresentação das condições de participação no grande congresso anual da AEAMESP, consolidadas no ‘mídia kit’, que pode ser conhecido e baixado por meio de link na próxima nota.

CONFERÊNCIA DE SÉRGIO AVELLEDA

Sérgio Avelleda, Ana Lúcia Lopes, Luís Kolle e Carlos Eduardo Gomes da Silva

A conferência do encontro – marcada sobretudo pela defesa de um novo modelo de financiamento e de estruturação do transporte público urbano no Brasil – ficou a cargo do consultor internacional Sérgio Avelleda, sócio fundador da empresa Urucuia, e cujo currículo de 22 anos na área de mobilidade urbana inclui a presidência da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o posto de secretário municipal de Mobilidade e Transporte de São Paulo, e a atuação como diretor de mobilidade urbana do WRI Ross Center for Sustainable Cities, em Washington, Estados Unidos.

Participaram do evento representantes de empresas potencialmente interessadas em associar sua marca ao sucesso da 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária – alguma das quais presentes em edições anteriores do congresso –, além de jornalistas, personalidades do setor e conselheiros e associados da AEAMESP.

Agência All Moving faz a comercialização do evento

Ana Lúcia Lopes

A jornalista Ana Lúcia Lopes, diretora da agência All Moving, é responsável pela comercialização dos patrocínios da 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária. 

Reconhecido como um dos mais importantes congressos técnicos do setor de transporte metroferroviário do País e com abertura para participação internacional, a 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária voltará a ser realizada em caráter presencial.

Com base nos resultados de 2022, são esperados aproximadamente 1500 participantes, incluindo empresários, executivos de empresas, engenheiros, arquitetos, especialistas responsáveis pelas áreas de compras, planejamento e controle, projetos, infraestruturas, obras, logísticas, manutenção, operação, autoridades dos níveis municipal, estadual e federal, como também o público acadêmico.

O ‘mídia-kit’ destaca que Radisson Hotel Paulista São Paulo, nos quatro dias do congresso, serão desenvolvidos painéis de debate temáticos, uma sessão internacional, salas técnicas com apresentação de trabalhos técnicos e cases do setor.

Sublinha ainda como atrações a Metroferr Lounge Experience (estandes) e a solenidade de entrega do 10º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos e pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos, em parceria com a AEAMESP.

Baixe o mídia kit

Divulgados os artigos selecionados para a 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária; 47 desses trabalhos estarão concorrendo ao 10º Prêmio ANPTrilhos-CBTU

A AEAMESP divulgou  a lista das sínteses de artigos técnicos para desenvolvimento e participação na 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e para concorrer ao 10º Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU.

As sínteses recebidas foram avaliadas pela Comissão Técnica da Semana de Tecnologia Metroferroviária e 55 foram selecionadas para desenvolver o artigo final e serem apresentados na Semana, sendo que 47 trabalhos estão concorrendo ao Prêmio.

Os autores têm até o dia 31 de julho de 2023 para encaminhar os artigos técnicos para a AEAMESP, através do sistema de inscrição, aqui.

Após a entrega, os artigos serão avaliados pela Banca Examinadora do Prêmio de Tecnologia e serão divulgados os finalistas a concorrer à premiação de R$ 7 mil por categoria. Todos os artigos finalistas receberão troféu e certificado de participação. A premiação será realizada na abertura da 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, no dia 11 de setembro.

Veja os artigos selecionados diretamente no site da AEAMESP

SETOR METROFERROVIÁRIO

Em 15 de junho, durante o Fórum de Debates Ferrovias em Foco, foi anunciada a criação do Instituto da Qualidade Ferroviária (IQF). AEAMESP participa desta iniciativa.

Na sessão final do Fórum de Debates Ferrovias em Foco, realizado em São Paulo, no dia que em 15 de junho de 2023, foi anunciada a criação do Instituto da Qualidade Ferroviária (IQF), uma iniciativa da qual a AEAMESP participa.

O presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Kolle, acompanhou presencialmente o evento, ao lado da conselheira e ex-presidente da nossa Associação, engenheira Silvia Cristina Silva.

Silvia Cristina Silva e Luís Kolle

Entre outras atividades e serviços, o futuro instituto irá conceder o selo de conformidade a produtos e serviços do setor em consonância com as exigências de normas e especificações técnicas pertinentes.

A estruturação do Instituto da Qualidade Ferroviária (IQF), que já possui uma minuta dos estatutos, ficou a cargo de quatro entidades são: Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e Associação Latino-Americana de Ferrovias, Sede Brasil (ALAF).

As organizações do meio acadêmico já engajadas no processo de criação do IQF são: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto Militar de Engenharia (IME) e FGV Transporte – unidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Juntamente com a AEAMESP, também apoiam e participam da iniciativa associações de natureza empresarial, técnica e profissional: Instituto de Engenharia de São Paulo, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (ABEND), Associação Nacional das Ferrovias Autorizadas (ANFA), Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANTF), Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), Instituto Nacional de Pesquisa Ferroviária (INPF), Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário (NDF), de Minas Gerais.

ANÚNCIO DE CRIAÇÃO DO IQF

Vicente Abate

O anúncio da criação do Instituto da Qualidade Ferroviária (IQF) foi feito pelo presidente da ABIFER, Vicente Abate, que, em breve pronunciamento, destacou o apoio recebido do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que aceitou o convite para ser patrono do novo instituto.

Alckmin enviou uma carta aos organizadores do IQF afirmando-se honrado com sua designação como patrono da futura entidade.  Escreveu também que, no âmbito do ministério que comanda, a Secretaria de Competitividade e Política Regulatória “estará à disposição para debater elementos de nossa agenda de competitividade relacionados ao setor metroferroviário.  Inclusive aprimoramentos metrológicos com apoio do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)”.

Vicente Abate e outros se manifestaram na sessão de lançamento do IQF deixaram claro que a nova entidade teve forte inspiração no O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado e dirigido pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) e outras entidades. O IQF deverá inicialmente abrigar-se em instalações do IQA para reduzir custos operacionais.

VÍDEO MOSTRA ÍNTEGRA DO FÓRUM

O Fórum de Debate Ferrovias em Foco foi organizado pela empresa Via Brasil Comunicação e Revista Sobretrilhos e aconteceu no auditório do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), localizado na Cidade Universitária da Universidade de São Paulo (USP).

Além do presidente da ABIFER, Vicente Abate, participaram da instalação dos trabalhos no período da manhã Liedi Bernucci, diretora-presidente do IPT; Massimo Giavina, vice-presidente do SIMEFRE; Jean Pejo, secretário-geral da ALAF Sede Brasil e o pesquisador do IPT, Sérgio Inácio Ferreira.

Esse mesmo grupo participou do lançamento do Instituto da Qualidade Ferroviária (IQF) em sessão que contou também com a presença na mesa de honra de Manoel Marques Botelho, secretário executivo da Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo.

Liedi Bernucci

Manoel Marque Botelho

Sérgio Inácio Ferreira

Massimo Giavina

Jean Pejo

Fórum de Debate Ferrovias em Foco teve quatro painéis

As discussões do Fórum de Debate Ferrovias em Foco se concentraram nos quatro painéis, listados a seguir, com a indicação do momento do início de cada segmento e os nomes de moderadores e expositores.

Participaram como expositores e debatedores autoridades do governo federal e de governos estaduais e representantes do meio acadêmico, de entidades do setor e de empresas.

[00:30:00] Setor Ferroviário e as Políticas Públicas – Parte 1 –  Jean Pejo, da ALAF Sede Brasil, moderador; Venilton Tadini, presidente-executivo da ABDIB; Ellen Martins, superintendente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF); Carlos Eduardo Magano, diretor de Infraestrutura do Porto de Santos; Vicente Abate, ABIFER.

[02:35:30] Setor Ferroviário e as Políticas Públicas – Parte II com representantes de Estados – Moderação de Sérgio Inácio Ferreira, pesquisador de Energia do IPT; Lúcio Lageman, assessor de Logística Secretaria de Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação do Mato Grosso do Sul; virtualmente, Sandro Alex, secretário estadual de Infraestrutura e Logística do Paraná; Marcelo Oliveira, secretário estadual de Infraestrutura e Logística do Mato Grosso; André Nosawa Brito, coordenador de Planejamento da Subsecretaria de Logística e Transporte da Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo; Ismael Trinks, superintendente de Transporte Ferroviário da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT); André Luís Gonçalves, diretor-presidente da Ferroeste, e José Luís Vidal, diretor-executivo da Associação Nacional das Ferrovias Autorizadas (ANFA).

[05:41:49] Programas de Investimentos e Desenvolvimento – Foco em Cargas – Moderação do professor doutor Paulo Roberto Gardel Kurka, da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp. Participaram José Oswaldo Cruz, gerente técnico de Relações Institucionais da VLI; José Roberto Lourenço, assessor da Diretoria de Projetos e Obras da MRS Logistica; Gustavo Cota, diretor de Operações Ferroviárias da Bamim; Humberto Motta, diretor presidente da Ferrovia Transnordestina Logística S.A.

Joubert Flores

Francisco Pierrini

[07:17:15] Programas de Investimentos e Desenvolvimento – Foco Passageiros – Moderação do professor doutor Roberto Spinola Barbosa, EPUSP; Augusto Almundim, diretor de Assuntos Corporativos, da Companhia Paulista de Parcerias (CP), do Governo do Estado de São Paulo; Alberto Epifani, coordenador de Planejamento e Gestão da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo; Francisco Pierrini, CEO da ViaQuatro e da ViaMobilidade CCR S.A.; Joubert Flores, presidente ANPTrilhos; Epaminondas Duarte Júnior, chefe do Departamento de Anteprojeto de Engenharia do Metrô-SP, Micheal Sátiro de Oliveira, chefe da Assessoria de Gestão Estratégica Empresarial da CPTM.

Acessar o vídeo com a íntegra do Fórum de Debates Ferrovias em Foco

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Ronaldo Ramos, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Canadá; Daniella Leite, diretora da entidade, e Luís Kolle, presidente da AEAMESP

Luís Kolle representa AEAMESP no Fórum Econômico Brasil-Canadá, um dos eventos comemorativos dos 50 anos  da Câmara de Comércio Brasil-Canadá

O presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Kolle, participou na tarde de 15 de junho de 2023 do Fórum Econômico Brasil-Canadá, promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) como um dos eventos comemorativos dos seus 50 anos de atividades.

Kolle parabenizou a CCBC pela solidez de sua atuação ao longo de meio século de contribuição para a ampliação e o aprimoramento das relações entre o Brasil e o Canadá nos campos cultural, tecnológico, comercial e de investimentos. E destacou a participação da entidade nas mais recentes edições da Semana de Tecnologia Metroferroviária, o congresso anual da AEAMESP.

OS PARTICIPANTES

Fórum Econômico Brasil-Canadá, teve como tema Pensar no futuro é pensar no agora –Um evento sobre oportunidades, impactos e tendências na relação econômica entre Brasil e Canadá! 

O encontro propiciou discussões práticas a respeito do novo cenário político brasileiro, impactos do acordo de livre comércio entre os dois países e oportunidades para aumento de produtividade e redução de custos de empresas brasileiras e canadenses.

Ao lado de Ronaldo Ramos, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Canadá e de Rodrigo Fonseca, presidente do Centro de Arbitragem e Mediação (CAM), da CCBC, atuaram como expositores e debatedores no Fórum Econômico Brasil-Canadá o empresário e economista Marcos Troyjo; os economistas Arthur Mota (BTG Pactual) e Rodolfo Morgato (XP Investimentos); Catharina Pires, diretora de assuntos corporativos para a América Latina; Camilla Covello, sócia e CGO da Quality Global Alliance; Wilson Antônio Borges, chefe de Relações Exteriores e Gestão Territorial da Lundin Mining, e Henrique de Palma, da KPMG Assessores, atuante nas áreas de Impostos e Fusões e Aquisições.

EXPANSÃO DA REDE

Este é o grupo identificado na matéria. Em primeiro plano, à direita, está Silvia Cristina Silva e, exatamente atrás dela, o presidente da AEAMESP, Luís Kolle, tendo a seu lado, de colete laranja, Daniela Serigo, do Departamento de Comunicação da LinhaUni.

No túnel da LinhaUni

Na manhã de 16 de junho de 2023, o presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Kolle, e a conselheira e ex-presidente de nossa Associação, engenheira Silvia Cristina Silva, integraram uma comitiva da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metro que visitou um trecho da obra da Linha 6 – Laranja, denominada LinhaUni.

A visita iniciou-se na unidade de Ventilação e Saída de Emergência (VSE) Tietê, no bairro da Freguesia do Ó, e inclui principalmente a área de operação de uma das tuneladoras que processa a escavação do subsolo para implantação da linha.

Integravam também a comitiva o gerente responsável pelo Empreendimento da Linha 2 – Verde, do Metrô de São Paulo, Eduardo Maggi, e engenheiros e técnicos que fazem parte de sua equipe: Anselmo Temple, Arlindo José Giampá, Camila de Castro Jacinavicius, Iran Benedicto Cassoni, Jesse José dos Santos, Marcos Eduardo Reginato Fernandes Filho, Massaru Takeuchi e Thiago de Oliveira Pires.

Considerada maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, a Linha 6-Laranja terá 15,3km de extensão e 15 estações, conectando, a Brasilândia, na zona norte da cidade, à Estação São Joaquim, no bairro da Liberdade. Uma vez implantada, a linha reduzirá de uma hora e meia para apenas  23 minutos o tempo de deslocamento entre estas duas áreas da cidade. A linha deverá transportar cerca de 633 mil passageiros por dia.

EVENTOS INTERNACIONAIS

Barcelona recebeu no início de junho a Cúpula Global da UITP e a 28ª Reunião dos Comitês Técnicos da ALAMYS. O Brasil participou.

O setor metroferroviário brasileiro esteve representado em dois eventos internacionais na área de transporte e mobilidade urbana, realizados de maneira integrada no início de junho de 2023 em Barcelona, Espanha.

Um dos eventos foi o UITP Global Public Transport Summit (Cúpula Mundial do Transporte Público), organizado pela União Internacional de Transporte Público (UITP) e desenvolvido de 4 a 7 de junho.

O outro foi a 28ª Reunião dos Comitês Técnicos da Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS), com atividades entre os dias 6 e 9 de junho.

É importante assinalar que a UITP, sobretudo por intermédio de sua Divisão América Latina, e a ALAMYS mantêm estreito relacionamento com a AEAMESP, e nos últimos anos têm participado com sessões próprias da Semana de Tecnologia Metroferroviária.

CÚPULA DA UITP 

Durante o UITP Global Public Transport Summit (Cúpula Mundial do Transporte Público), comemoraram-se os 20 anos de atividades da UITP América Latina.

Renée Amilcar

Primeira mulher a presidir a UITP. Na Assembleia Geral, Renée Amilcar, gerente geral de Transportes da cidade de Ottawa, Canadá, foi eleita presidente mundial da UITP para o próximo período. Trata-se da primeira mulher a presidir a UITP  em 138 anos da entidade. Ela substitui no cargo a Khalid Alhogail. 

Declaração de Barcelona. Outro ponto importante foi a divulgação da Declaração de Barcelona da UITP, um texto em que dirigentes da entidade afirmam, que o transporte público representa mais do que ele mesmo e faz parte da vida das pessoas, apoiando “a mobilidade, as pessoas, os empregos, as cidades, a economia, o meio ambiente, o planeta, nossa saúde e muito mais”, e beneficiando a todos, “todos os dias, em todos os lugares”. Leia aqui a íntegra do documento em sua versão original, em inglês.

Hamburgo 2025. Também ficou definido que a cidade de Hamburgo, no norte da Alemanha, será a sede do próximo UITP Global Public Transport Summit (Cúpula Mundial do Transporte Público), em 2025.

COMITÊS TÉCNICOS DA ALAMYS

O tema geral da 28ª Reunião dos Comitês Técnicos da ALAMYS foi Mobilidade Pública: Uma Nova Abordagem para o Serviço ao Cidadão.

O encontro marcou a mudança da sede da Secretaria Geral da ALAMYS de Santiago, Chile, para Barcelona, Espanha. Lola Bravo, do Metrô de Barcelona, assumiu como secretária-geral da ALAMYS em substituição de Sebastián Court, do Metrô de Santiago.

Lola Bravo

Participaram da 28ª Reunião dos Comitês Técnicos 170 representantes de 27 metrôs, sistemas de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), ferrovias metropolitanas, autoridades de transporte, membros honorários e 21 empresas fornecedoras do setor ferroviário, além de convidados do setor ferroviário e de associações com as quais a ALAMYS colabora regularmente. Dezoito países da América e da Europa estiveram representados.

Assembleia em Quito. Foi anunciado que o Metrô de Quito será o anfitrião do Congresso e Assembleia Geral da Associação Latino-Americana de Metrôs e Trens Metropolitanos (ALAMYS) de 2023, a ser realizado no final deste ano, em data ainda a ser anunciada, na capital do Equador.

Trem chegando a estação do Metrô de Quito

OS TEMAS DA ALAMYS

No dia 7 de junho, houve a solenidade de abertura da 28ª Reunião dos Comitês Técnicos, com pronunciamentos e exposições técnicas. Nos dias 8 e 9 de junho, foram realizadas as reuniões dos Comitês Técnicos, nas quais foram discutidos os seguintes tópicos:

Comitê de Planejamento – 1) Progresso na implementação do MaaS, 2) Campanhas de divulgação, comunicação e conscientização sobre os benefícios econômicos, sociais e ambientais dos sistemas ferroviários urbanos, e 3) Metrô e Cultura

Comitê de Gestão – 1) Financiamento do serviço de transporte. Situação atual e previsões futuras para o equilíbrio econômico e financeiro, e 2) Treinamento de pessoas: investimento para o futuro.

Comitê de Operações – 1) Automação de pessoal em estações de baixa demanda, e 2) Automação de serviços.

Comitê de Manutenção – 1) Monitoramento contínuo, 2) Digitalização para melhorar a operação e a manutenção, e 3) Gerenciamento de RAM, lições aprendidas e oportunidades de melhoria.

Comitê de Bondes – 1) Segregação de plataforma, prioridade de semáforo e velocidade comercial, 2) Sistemas de pedágio e controle de fraude. Inspeções, 3) Conscientização dos passageiros em sistemas abertos. Transferências intermodais, 4) Inserção urbana de bondes, e 5) O bonde como espinha dorsal e elemento integrador.

Grupo de Marketing – Avaliação do documento do Grupo de Novos

PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NOS DOIS EVENTOS

Depois dos encontros em Barcelona, a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) apresentou um resumo da participação brasileira nos dois encontros.

Informou que MetrôRio conquistou prêmio internacional da UITP com o Programa Jovens Mulheres Aprendizes: diversidade de gênero no setor de transporte, lançado há três anos, que contou com três turmas que capacitaram 40 jovens mulheres como eletricistas de manutenção ou mecânica. O MetrôRio também apresentou o estudo Novos modelos de trabalho pós-pandemia e seus efeitos na demanda do metrô do Rio de Janeiro.

O VLT Carioca foi finalista do Programa de Melhores Práticas de Mobilidade Urbana da UITP, com o seu programa de Audioguia (aplicativo que fornece aos usuários informações sobre as diferentes áreas da região central do Rio de Janeiro), e participou do painel Metrô e Cultura, dentro do Comitê de Planejamento da ALAMYS.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) participou do painel de cultura no encontro da ALAMYS com o trabalho “Estratégicas para Promover Eventos Culturais e de Interesse Público nas Estações”, tendo ainda participado do painel “Gerenciamento de RAM, Lições Aprendidas e Oportunidades de Melhorias”, no Comitê de Manutenção, com uma apresentação sobre otimização da manutenção.

METRÔ EM VÍDEO

Evolução do metrô na cidade que foi “capital do mundo do transporte público” em junho de 2023

O site Metro Liner por meio de seu canal YouTube apresenta animações sobre diversos sistemas de metrô ao redor do mundo. O arquivo aqui escolhido conta a história do metrô de Barcelona, desde a inauguração do Ferrocarril de Barcelona a Sarriàis em 1863, avançando para o que deverá ser o sistema em um quarto de século.

NA IMPRENSA – ANUÁRIO SOBRE MOBILIDADE URBANA

Presidente da AEAMESP é entrevistado para o Anuário do Ônibus e da Mobilidade Urbana—2023

O presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Guilherme Kolle, foi entrevistado em matéria da jornalista Andreia Rodrigues sobre o setor metroferroviário para o Anuário do Ônibus e da Mobilidade Urbana – 2023, da OTM Editora. A íntegra da publicação pode ser acessada ao final desta notícia. A entrevista de Kolle foi publicada na página 55.

O Anuário destaca que com duas propostas de marco regulatório, está em andamento uma tentativa de se estabelecerem no Brasil “as bases de um novo transporte público urbano, oferecido com tecnologias e processos atualizados, sem sobressaltos, a preços módicos e financiado por várias fontes (incluindo a União), e não apenas pelo usuário pagante”.

Na entrevista principal da publicação, o consultor internacional Sérgio Avelleda – e que já presidiu a Companhia do Metropolitano de São Paulo e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) – fala sobre a importância de haver outras fontes de financiamento, afirmando: “Se toda a economia se beneficia, por que só o passageiro tem que pagar a conta?”.

Segundo o Anuário, a ideia é que o novo transporte público aludido em vários textos da edição traga a garantia dos contratos, fomente a economia das cidades e favoreça a sustentabilidade energética e ambiental, havendo a esperança de que possa, num futuro não distante, beneficiar-se da coordenação de autoridades metropolitanas.

Baixe o Anuário. A entrevista de Luís Kolle está na página 55.

NA IMPRENSA – ESTAÇÃO VARGINHA

Aspecto das obras. Foto: Reprodução do site MetrôCPTM

O site MetrôCPTM mostra Estação Varginha com vias finalizadas

O site jornalístico especializado MetrôCPTM trouxe a matéria assinada por Jean Carlos, intitulada Estação Varginha da Linha 9-Esmeralda tem vias finalizadas. Em seu trecho inicial, a matéria assinala: “A estação Varginha é uma das obras da CPTM remanescentes na Linha 9-Esmeralda, atualmente operada pela ViaMobilidade. A entrega da estação deverá ocorrer neste semestre e será a única extensão da malha metroferroviária em 2023. O site realizou uma nova visita ao canteiro de obra da estação e traz novas imagens e detalhes da construção da parada terminal da Linha 9-Esmeralda, bem como do viaduto de transposição”.

Veja a matéria na íntegra

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