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EDIÇÃO 501, DE 1 A 31 DE JANEIRO DE 2023

AEAMESP EM 2023

A 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária está definida. Reserve as datas: de 12 a 15 de setembro.

Já estão definidas as datas de realização do principal evento da AEAMESP em 2023, a 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária. O congresso será realizado no período de 12 a 15 de setembro.  Outras informações serão divulgadas oportunamente. Reserve as datas

Engenheiros indicados pela AEAMESP tomam posse no CREA-SP

A AEAMESP indicou os engenheiros do Metrô de São Paulo Rodolfo Szmidke (titular) e Alexandre Freitas Pinto (suplente); eles foram empossados com outros 146 profissionais indicados por outras entidades de classe e instituições de ensino, na renovação de um terço dos conselheiros.

Na primeira Sessão Plenária de 2023 do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP), iniciada em 26 de janeiro, tomaram posse como conselheiros os engenheiros indicados pela AEAMESP – Rodolfo Szmidke, na condição de titular, e Alexandre Freitas Pinto, como suplente – e outros 146 profissionais indicados por outras entidades de classe e instituições de ensino. A posse disse respeito à renovação de um terço da composição do CREA-SP.

Rodolfo Szmidke,e Alexandre Freitas Pinto

Durante as atividades do dia 26 de janeiro, os conselheiros elegeram a nova composição da diretoria para 2023 e homologaram as coordenações das Comissões Especiais, dando andamento aos processos administrativos da Casa, inclusive com a criação de uma Comissão Especial de Diversidade, para incentivar ações em prol da equidade de gênero na área tecnológica.

As Câmaras Especializadas também tiveram seu momento na pauta do dia, com entrega simbólica, pelo presidente do CREA-SP, engenheiro Vinicius Marchese, do termo de posse de conselheiro titular aos oito representantes para cada área da Engenharia, Agronomia e Geociências e nomeação e inscrição dos novos conselheiros e seus suplentes.

No segundo dia de atividades, 27 de janeiro, houve deliberação da pauta que abriu os trabalhos do Plenário em 2023.

“TODAS AS ENTREGAS SÃO COLETIVAS”

Vinícius Marchese

Em seu pronunciamento, o presidente Vinícius Marchese, agradeceu o empenho de todos os que fortaleceram a imagem do Conselho ao longo do último ano e deu as boas-vindas aos novos conselheiros.

Ele destacou: “Agradeço por todas as etapas que percorremos juntos. Todas as entregas são coletivas e fruto de muito trabalho. Este ano, continuaremos a promover pautas técnicas e discutir temas que impactam a vida das pessoas. O Conselho está protagonizando discussões importantes não só com os profissionais, mas com o poder público, e daremos continuidade a esse processo de transformação, com foco nas demandas do profissional e da sociedade. E para isso, contamos com o apoio de todos”.

HOMENAGEM

Antonio Maria Claret Reis de Andrade

Associado e apoiador da AEAMESP, faleceu em 31 de janeiro de 2023 o engenheiro, professor e consultor Antonio Maria Claret Reis de Andrade.

Formou-se Engenheiro Mecânico-Industrial, pela FEI, na turma de 1962 e sua trajetória profissional foi ampla e profícua.

Na área de transporte público, foi gerente de Projetos e Manutenção da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô e superintendente de Manutenção da São Paulo Transporte S/A – SPTrans, gestora do setor no município de São Paulo.

Destacou-se também em outros campos. Foi presidente da Companhia Siderúrgica Paulista – Cosipa, onde havia ocupado o posto de superintendente de Engenharia.

No Instituto de Engenharia de São Paulo – ao qual se associou em 1969 –, foi diretor do Departamento de Mecânica e Metalurgia e integrou o grupo de trabalho que desenvolveu o projeto Ocupação Sustentável do Território Nacional pela Ferrovia Associada ao Agronegócio.

Foi professor no curso de pós-graduação no Instituto Nacional de Pós-Graduação (INPG) e também em cursos técnicos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Em diversas ocasiões, fez parte das Comissões Técnicas da Semana de Tecnologia Metroferroviária, contribuindo com suas opiniões e seu conhecimento. E com frequência participava dos debates suscitados pelos painéis e sessões do nosso congresso.

Em nome da Diretoria, dos Conselhos e dos Associados, a presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, sublinha o privilégio que foi ter podido conviver proximamente com um profissional e educador tão capaz, experiente e generoso ao oferecer seus ensinamentos.

EXPANSÃO

Uma das tuneladoras ao iniciar operação em dezembro de 2021

Tatuzão chegou à futura Estação Freguesia do Ó

Em 26 de janeiro de 2023, com a presença de autoridades do governo paulista, aconteceu a chegada de uma das tuneladoras ao ponto onde será construída a futura estação Freguesia do Ó da Linha 6 – Laranja do sistema metroviário de São Paulo. Foi a primeira parada desse equipamento em direção ao norte da cidade. A tuneladora tem 10,61 metros de diâmetro.

Ao todo, o equipamento passará por cinco estações entre Freguesia do Ó e Brasilândia. Para chegar ao primeiro ponto, a tuneladora avançou 297,8 metros debaixo da terra e instalou de 166 anéis de concreto para revestimento do túnel.

Além da tuneladora que segue para o norte, a obra conta também com outra, que avança em direção ao sul. Em meados de fevereiro de 2023, este segundo equipamento alcançará o sítio da futura estação Água Branca; ao todo, passará por dez estações até seu ponto final, a futura estação São Joaquim.

LINHA 6-LARANJA

Com 15 km de extensão e 15 estações, a expectativa é que a Linha 6-Laranja transporte mais de 630 mil passageiros por dia entre a Brasilândia e a São Joaquim, reduzindo para apenas 23 minutos este trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia.

Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, o empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade (Linha Uni). As obras estão em execução pelo braço de construção do grupo Acciona, com geração de quase 9 mil empregos. Após a finalização das obras, o ramal metroviário será operado pela Linha Uni por 19 anos.

CONCURSO DE ARQUITETURA

Em 4 de abril, será conhecido o vencedor do Concurso Público Nacional de Arquitetura para reforma do edifício-sede do CAU/SP

Está marcada para o dia 4 de abril de 2023 a divulgação final do Concurso Público Nacional de Arquitetura para reforma do edifício-sede do CAU/SP, localizado no centro da cidade de São Paulo.

Em 23 de janeiro de 2023, aconteceu a cerimônia de anúncio dos classificados para a etapa final. O concurso contou com 49 inscrições de escritórios de diversas regiões do Brasil e, ao todo, recebeu 29 propostas de projetos.

O edifício-sede do CAU/SP

Os três finalistas são da capital paulista: Rodrigo Quintella Messina, do escritório MR Arquiteturas Ltda.; Maria Isabella Mistrorigo de Almeida, do escritório Sergio Kipnis Projetos & Gerenciamento de Obras; e Pablo Emílio Robert Hereñú, do escritório Heneñú + Ferroni Arquitetos Ltda.  

Agora, as três equipes selecionadas seguirão para a fase Estudos Preliminares Complementação, quando, então, serão submetidas a julgamento complementar pela Comissão Julgadora e serão classificadas em 1º, 2º e 3º lugar.

É importante lembrar que a modalidade de escolha é exclusivamente baseada no critério técnico de qualidade, a partir da avaliação do júri especializado.

O primeiro lugar do concurso receberá o prêmio no valor de R$ 40 mil e terá assegurada sua contratação para o desenvolvimento do projeto. O segundo e o terceiro colocado também receberão prêmio no valor de R$ 40 mil.

Além dos projetos qualificados para a etapa final, dois outros ganharam destaque do júri; seus autores são Gustavo Martins Cedroni, do escritório Metro Arquitetos Associados Ltda., e Keila Jane Costa, do escritório + K Arquitetos.

SOBRE O PROCESSO

O CAU/SP assinala que o concurso realizado em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) tem como proposta garantir um processo licitatório transparente e democrático para reunir projetos de diversas regiões.

Em comunicado, a entidade frisa que além de tornar o edifício plenamente adequado à realização de todas as atividades internas do Conselho, o concurso busca oferecer aos profissionais, à sociedade e à cidade, um lugar com significado, cujo caráter expresse os valores e as aspirações do Conselho.

Catherine Otondo, presidente do CAU/SP

Catherine Otondo, presidente do CAU/SP, afirmou: “Valorizamos o concurso como modalidade importante para a contratação de projetos de arquitetura e urbanismo, a servir, em caráter exemplar, a outras instituições públicas, notoriamente em seu processo de formulação, de modo a garantir participação ampla e aberta dos profissionais”.

Assista ao vídeo do anúncio dos classificados

Conheça as propostas concorrentes

Prorrogado até 27 de fevereiro o prazo para contribuições ao projeto de lei que busca estabelecer o Marco Legal do Transporte Público Coletivo

O governo brasileiro prorrogou, de 26 de janeiro para 27 de fevereiro de 2023, o prazo para encaminhamento de contribuições da sociedade a respeito de minuta de projeto de lei referente ao Marco Legal do Transporte Público Coletivo.

A participação é aberta a cidadãos, empresas, instituições públicas, movimentos e organizações da sociedade civil. Veja o link de acesso à proposta ao final deste texto.

A minuta do projeto foi elaborada com a participação e apoio de organizações da sociedade civil, no âmbito do Fórum Consultivo da Mobilidade Urbana, e com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que procurou identificar as demandas regulatórias e temas críticos que deveriam compor uma proposta de legislação.

OBJETIVOS

A ideia é que o Marco Legal do Transporte Público Coletivo aprimore a Política Nacional de Mobilidade Urbana e contribua para organizar uma rede de transporte público coletivo formada por modos e serviços de transporte complementares.

Busca-se a formação de uma rede única de transporte, organizada com linhas e rotas, que possam ter diferentes funções e modos de deslocamento e possa ser universalizada.

Também há preocupação com a integração dos modais, que devem ser acessíveis física e economicamente, além da adoção de padrões de qualidade para a prestação dos serviços.

A minuta proposta pelo Ministério do Desenvolvimento Regional trata ainda da diversificação de modelos de contratação de serviços de transporte público coletivo, de instrumentos de financiamento ao setor e de subsídios ao funcionamento desse tipo de serviço.

O documento é fundamental para definir os direitos dos usuários e as atribuições das três esferas de governo, além de diretrizes para o planejamento e gestão dos sistemas de mobilidade urbana e instrumentos de apoio à mobilidade urbana, dentre outras questões.

EXPANSÃO

Coordenador do GT do Plano Estadual Ferroviário do Paraná, engenheiro Luiz Henrique Fagundes crê em condições para o leilão da Nova Ferroeste no primeiro semestre de 2023

É possível que ainda neste primeiro semestre de 2023 estejam dadas as condições para que aconteça o leilão dos quase 1.600 km da Nova Ferroeste, ferrovia concebida pelo governo do Paraná e que visa possibilitar a conexão de áreas produtoras de alimentos no oeste do Paraná, no centro oeste de Mato Grosso do Sul e no noroeste de Santa Catarina com o porto de Paranaguá.

A avaliação foi feita pelo coordenador do Grupo de Trabalho do Plano Estadual Ferroviário do Paraná, engenheiro Luiz Henrique Fagundes, ao participar no final da tarde de 30 de janeiro de 2023 da primeira edição do ano do programa ABIFER Conversa, criado em agosto de 2021 pela Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER). O programa é apresentado pela jornalista Ana Lúcia Lopes, com a participação, como interlocutor dos convidados, do presidente da ABIFER, engenheiro Vicente Abate.

Vicente Abate e Luiz Henrique Fagundes

Fagundes informou que na semana anterior à realização do programa, o Grupo de Trabalho do Plano Estadual Ferroviário do Paraná havia dado “mais um passo importantíssimo” em direção ao leilão.

Ele disse: “O que nos distancia do leilão, hoje, é não termos ainda a licença prévia ambiental. Na semana passada, concluímos o processo de licenciamento no que tange às áreas indígenas. Foi um trabalho de dois anos. A FUNAI (Fundação Nacional dos Povos Indígenas – órgão do governo federal) esteve presente e a gente conseguiu uma aprovação unânime dentro da comunidade indígena para o trabalho que foi apresentado. Com isso, é mais uma missão completada dentro do processo de licenciamento”.

O dirigente acrescentou que o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais – também um órgão federal), no final do ano passado, encaminhou ao Grupo de Trabalho do Plano Estadual Ferroviário do Paraná algumas questões adicionais, solicitando alguns estudos adicionais, que deverão estar concluídos entre o final de março ou início de abril. “Esse deve ser o último passo para recebermos a licença, podendo marcar o nosso leilão”.

Vicente Abate acrescentou: “O leilão deverá acontecer na B3 (a bolsa de valores do Brasil) e serão quase 1.600 km de ferrovia que vão ser colocados para fazer crescer a malha ferroviária brasileira”.

O traçado da Nova Ferroeste

Veja o vídeo com a íntegra do programa ABIFER Conversa

METRÔ EM VÍDEO

LEGISLAÇÃO

Com coleira e guia, animais podem viajar no Metrô-DF

Está em vigor a Lei nº 7.207, de 26 de dezembro de 2022, que autoriza o transporte de animais domésticos de até 12 quilos, utilizando coleira e guia, nos veículos de transporte público coletivo do Distrito Federal. Com a nova lei, não é mais necessário o uso de caixas para o transporte dos animais.

 O tutor fica responsável por garantir a segurança do animal e dos passageiros, e também deve garantir a higiene e conforto de todos. Ele responderá civilmente pelos danos ou lesões causadas pelo animal que conduz.

A nova lei prevê ainda que, em cada veículo, poderão embarcar, no máximo, dois animais. Caso seja um cão de guarda ou ataque, o animal só poderá embarcar se estiver usando focinheira, como prevê a Lei nº 2.095, de 29 de setembro de 1998.

METRO-DF ATUALIZOU AVISOS

A lei que autoriza o acesso de animais domésticos no transporte público coletivo do DF é regulamentada pelo Decreto Distrital nº 40.540/2020. O Metrô-DF atualizou os avisos afixados nos trens, informando sobre a permissão para embarque de até dois animais domésticos de pequeno porte.

Permanece a mesma regra para a restrição do transporte de animais nos horários de pico, entre 6h e 9h e 16h30 e 19h40, exceto nas linhas de ônibus que atendem ao Hospital Veterinário de Brasília (Hvet).

TREM E VERÃO

Na Região Metropolitana de João Pessoa, VLT da CBTU leva turistas e moradores locais para as praias do Litoral Norte

Desde os primeiros dias de 2023, a CBTU tem recebido turistas e moradores da Região Metropolitana de João Pessoa, que procuram o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) para alcançarem as praias do Litoral Norte.

Tem sido comum a presença de pais e crianças com apetrechos de praia. A expectativa é que essa movimentação se prolongue até depois do Carnaval.

A equipe de imprensa da CBTU ouviu a funcionária pública de São Paulo, Tereza Roque de Lins. Ela revelou que estava aproveitando a viagem de VLT para conhecer as praias do Litoral Norte. “Quando soube que aqui em João Pessoa tinha trem, resolvemos fazer o passeio pelas belas paisagens e economizar. Falam que é lindo”, disse.

O professor capixaba Francisco Tavares se disse encantado com o VLT e o preço da passagem. “Muito barato! Trem climatizado e superconfortável. Uma boa pedida para conhecer melhor a cidade”.

O verão chegou no momento em que a CBTU João Pessoa colocou mais um trem para rodar no sistema em caráter experimental. Com ele, as viagens aumentaram de 26 para 38, reduzindo o tempo de espera. Em alguns horários, o intervalo entre os trens é de 20 minutos. O preço único da passagem é de R$ 2,50.

NA IMPRENSA

Massagens no trem que leva a Japeri

Sérgio Sapê, o massoterapeuta (reprodução)

Matéria assinada pela jornalista Daniele Dutra, publicada na seção UOL Notícias em  11 de janeiro de 2023, conta a história de um homem que usa o trem para oferecer massagens a R$ 10 no Rio de Janeiro

Diz a introdução do texto: “Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um massoterapeuta com a maca aberta fazendo massagem nos pés de um homem dentro de um vagão de trem, no Rio de Janeiro. O caso aconteceu no ramal Japeri, que liga a zona norte do Rio à Baixada Fluminense.”

Na sequência, a matéria explica: “Com mais de 145 mil visualizações, o massoterapeuta Sergio Sapê, 44, que trabalha como camelô há oito anos, conta que há um ano começou a divulgar seu trabalho dentro do vagão. O objetivo através da demonstração é fazer com que ele consiga clientes particulares ou que as pessoas busquem pelo atendimento no espaço que atende em Nova Iguaçu, dentro de uma igreja evangélica”.

Leia o texto na íntegra 

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