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EDIÇÃO 502, DE 1 A 28 DE FEVEREIRO DE 2023

No último dia de fevereiro de 2023, encerra-se meu mandato de três anos como presidente da AEAMESP.

Tenho palavras de agradecimento a respeito dessa importantíssima experiência pessoal e profissional.

Primeiro, sou grata à nossa Associação e seus afiliados, que me proporcionaram a oportunidade de exercer cargo tão desafiador, honroso e enriquecedor.

E aos companheiros da Diretoria e dos Conselhos, que estiveram comigo todo o tempo, sobretudo nas adversidades enfrentadas ao longo da pandemia. 

Estendo o agradecimento às organizações que, nos terrenos institucional, governamental e empresarial, hipotecaram sua confiança à AEAMESP neste período recente, demonstrando plena compreensão a respeito da importância que tem o fortalecimento de nossa Associação para o avanço do conhecimento e da prática metroferroviária em nosso país.

E agradeço ao nosso público – de profissionais, gestores, governantes, empreendedores, pesquisadores, estudantes e leigos interessados – que nos brindaram com sua audiência e interesse, tornando a AEAMESP mais forte e mais significativa. 

Por fim, deixo meu muito obrigado à coordenadora de Eventos da Associação, Angélica Nascimento, e à secretária executiva, Gorete Miciano, bem como a todos os outros profissionais de diferentes áreas, que colaboram com a AEAMESP.

Quanto ao compromisso, ele não é novo. Será, na verdade, reiterado.

Da mesma forma como aconteceu durante todo o tempo em que venho sendo associada da AEAMESP, em especial nas vezes em que assumi algum cargo, também no futuro, como integrante do Conselho Consultivo, estarei sempre pronta a colaborar com a nossa Associação.

Estarei ativa em busca das parcerias e apoios que são tão importantes para AEAMESP, de modo a poder levar a todos a relevância de haver em nosso país um Setor Metroferroviário forte, produtivo, inovador e transformador, tarefa de que nossa Associação vem se desincumbindo ao longo dos seus mais de 32 anos, desde sua fundação.

Silvia Cristina Silva, engenheira

EXPANSÃO DA REDE

Direção da AEAMESP visita obra com a maior concretagem da história do Metrô de São Paulo em uma única etapa

A presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, participou no dia 9 de fevereiro de 2023 de uma visita à obra da extensão da Linha 2 – Verde, no trecho compreendido entre o poço de Ventilação e Saída de Emergência – VSE Falchi Gianini, situado em Vila Prudente (próximo da estação terminal atual da linha) e a Estação Penha, onde se dará a interconexão com a Linha 3 – Vermelha do Metrô. Trata-se da obra com a maior concretagem da história do Metrô de São Paulo em uma única etapa.

Ayrton Camargo, Luís Kolle, Silvia Cristina Silva e Pedro Machado

Arnaldo Coelho

Acompanharam Silvia o presidente eleito da AEAMESP, engenheiro Luís Guilherme Kolle; o diretor e futuro vice-presidente de nossa Associação, arquiteto e urbanista Ayrton Camargo e Silva; o futuro 1º Diretor Tesoureiro, engenheiro Arnaldo Coelho, e o ex-presidente e hoje membro do Conselho Consultivo da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado.

Paulo Sérgio Amalfi Meca e Silvia Cristina Silva

O grupo foi recebido pelo diretor de Engenharia e Planejamento da Companhia do Metropolitano de São Paulo, engenheiro Paulo Sérgio Amalfi Meca. Acompanharam a visita o chefe do canteiro de obras, engenheiro Arlindo Giampá; a engenheira especialista em túneis Aryane Lya Alves Guimarães, e diversos colegas que integram a Gerência do Empreendimento Linha 2 – Verde, Departamento de Obras Civis.

Silvia e o engenheiro Arlindo Giampá

 

Engenheira Aryane Lya Alves Guimarães

Estações e poços com profundidade equivalente ao tamanho de edifícios de oito a 14 andares

Mostra-se a seguir o conjunto de estações e poços que compõem o trecho da obra entre Vila Prudente e Penha, com a descrição sumária de algumas características construtivas de cada uma dessas unidades, o que oferece uma ideia do volume de concreto exigido em cada caso.

É importante observar que essas unidades apresentam profundidade entre 25m e 56m, ou seja, o equivalente a edifícios com altura entre 8 e 18 andares.

  • VSE Falchi Gianini – (diâmetro, 32,60m a 35,80m; profundidade, 50,44m)
  • Estação Orfanato – (diâmetro, 40m; profundidade, 47 m),
  • VSE Madrid – (diâmetro, 12,00m a 12,80m; profundidade, 31,78m)
  • Estação Santa Clara – (diâmetro, 40m; profundidade, 31m – NATM, com seção de 295,8m² e comprimento 2 x 49,20m)
  • VSE Cestari – (diâmetro, 12,60m a 16,10m; profundidade, 37,40m)
  • Poço Capitão – (diâmetro, 28,4m; profundidade, 26,80m – NATM, seção singelo, 41,03m2 x 221,42m; seção duplo, 137,42m2 x 6,26m; seção transição, 251,84m2 a 152,10m2 x 96,07m).
  • Estação Anália Franco – (vala com largura de aproximadamente 40m, comprimento de aproximadamente 140m; profundidade, 32,66m a 39,86m).
  • VSE Coxim – (diâmetro, 27,90m; profundidade, 32,20m)
  • Estação Vila Formosa – (diâmetro, 44,3m; profundidade, 42,95m – NATM, seção 263,00m²; comprimento, 139,80m).
  • Complexo Rapadura – (Vala a Céu Aberto, área de 4.800 m²; profundidade,25 m – NATM, seção, 40 m²; comprimento, 4 x 300 m).

Estação Santa Isabel

  • Estação Santa Isabel – (diâmetro, 34m; profundidade, 39m – NATM, túnel de ligação: seção, 263,07m²; comprimento, 35,65m; túnel de plataforma: seção, 293,44m², comprimento, 129,50m)
  • VSE João Prioste – (diâmetro, 12,90m; profundidade, 42,13m – NATM, aguardando projeto);
  • Estação Guilherme Giorgi – (Vala a Céu Aberto: comprimento, 138,50m; largura, de 19,25 a 37,15m; profundidade, de 36,02 a 26,60m).

Estação Guilherme Giorgi

  • VSE Júlio Colaço – (diâmetro,14,00m; profundidade,29,56m – NATM, aguardando projeto)
  • Estação Aricanduva – (Poços Secantes: diâmetro, 30m; profundidade, entre 28m e 32m
  • VSE Soares Neiva – (diâmetro, 12,90 a 18,60m; profundidade, 56m)
  • Estação Penha – (Vala a Céu Aberto: largura, de 28m a 72m; comprimento, 136m; profundidade, 25m).
  • Vala Penha – (largura de 18m a 26m; comprimento, 80m; profundidade, 30m)
  • VSE Padre João – (diâmetro, de 13,50 a 14,70m; profundidade: 42,57m)

Em junho começará a operar a fábrica de anéis

Está previsto para 2 de junho de 2023 o início de operações da fábrica de anéis vinculada à obra de extensão da Linha 2 – Verde. A unidade produzirá os anéis de revestimento dos túneis da extensão.

A fábrica tem área total de 31.175 m², dos quais 16.700 m² destinados ao estoque. A produção deverá ser de 4.202 anéis; o pátio de estoque tem capacidade para acomodar 1.300 anéis.

NOSSA ASSOCIAÇÃO

Na quarta-feira, 1º de março de 2023, serão iniciados os mandatos da Diretoria e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da AEAMESP, eleitos para o triênio 2023-2026.

Assumirá a presidência da AEAMESP o engenheiro Luís Guilherme Kolle. Ele sucederá no posto a engenheira Sílvia Cristina Silva, a primeira mulher a estar à frente do principal cargo da nossa Associação.

Integram também a nova Diretoria: George Allan Valdez, vice-presidente de Administração e Finanças; Carlos Eduardo Gomes da Silva, vice-presidente Atividades Técnicas; Ayrton Camargo e Silva, vice-presidente de Assuntos Associativos; Arnaldo Coelho, 1º Diretor Tesoureiro; Juliana Tiemi Tamanaha, 2ª Diretora Tesoureira; Daisy Arradi Letaif, 1ª Diretora Secretária, e João Carlos Santos Taqueda, 2º Diretor Secretário.

CONSELHO DELIBERATIVO

Comporão o Conselho Deliberativo: Albert Haga, Ayres Rodrigues Gonçalves, Fabiana Nonogaki, Bárbara Ramos Coutinho Vicalvi, Victor Manuel de Almeida S. de Vasconcelos, Wilson Mitt, Christian Becker Bueno de Abreu, Alexandre de Freitas Pinto, Maria Toshiko Yamawaki, Neila Custódio, Rodolfo Szmidke e Suzana Dorr Caniceiro.

Suplentes. Os suplentes são: Haydeé Svab, Odécio Braga de Louredo Filho, Dionisio Matrigani de Souza Gutierres, Rolando José Santoro Netto, Wellington Fonseca Dias, Eduardo Augusto Campos e Roberto Bartolomeu Berkes.

CONSELHO FISCAL

Para o Conselho Fiscal, foram eleitos: André Mazzucatto, Patricia Domingues Truzzi e Valter Belapetravicius. Suplente. Foi eleito suplente Wilson Carlos da Silva.

SETOR METROFERROVIÁRIO

Clique na imagem e inscreva-se para participar da NT Expo – Negócios nos Trilhos e obter outras informações sobre esse evento

Ao lado de outras 25 entidades e empresas, a AEAMESP apoia a realização da NT Expo – Negócios nos Trilhos, que acontecerá no período de 28 de fevereiro a 2 de março de 2023, com a participação de toda a cadeia de valor do setor. Estarão representadas 200 marcas expositoras, nacionais e internacionais, e a expectativa é de o evento receber seis mil visitantes  qualificados do mercado.

PARTICIPAÇÃO DA AEAMESP

O presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Kolle, moderará duas sessões do Congresso que integra a programação da NT Expo – Negócios nos Trilhos. Uma das sessões acontecerá na quarta-feira, 1º de março de 2023, às 15h, quando estará em debate, na parte referente a Cargas, o tema Tecnologia aplicada: melhores práticas em manutenção e novas aplicações. A outra será na quinta-feira, 2 março de 2023, também às 15h, na parte referente a Passageiros, quando se discutirá o tema Desafios na revitalização e expansão de trens de passageiros e metrô em regiões metropolitanas.

Veja a programação completa

MANUTENÇÃO METROFERROVIÁRIA

Companhia do Metropolitano de São Paulo recepcionará a 50ª Reunião do GPAA, que ocorrerá de 3 a 5 de maio próximo

A 50ª Reunião do Grupo Permanente de Autoajuda na Área de Manutenção Metroferroviária – GPAA acontecerá de 3 a 5 de maio de 2023 em instalações do Metrô de São Paulo, na capital paulista.

Os temas dessa reunião são: Sinalização, Subestações, Via Permanente, Alimentação Elétrica, Equipamentos Auxiliares, Bilhetagem, Telecomunicações e Engenharia de Manutenção.

FORMATO DA REUNIÃO MUDA

A coordenação do GPAA informou que em função da crescente procura pelo evento, foram algumas mudanças no formato da reunião, que passou a ser o seguinte:

3 de maio,  quarta-feira – No período matutino, café da manhã e visita aos estandes. A solenidade de abertura acontecerá à tarde.

4 de maio, quinta-feira – Apresentação de trabalhos técnicos e visita aos estandes.

5 de maio, sexta-feira – Apresentação de trabalhos técnicos até 10 horas da manhã. Visita técnica até o meio-dia.

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

Angelo Alberto Bellelis e Vicente Abate 

Vicente Abate assume a presidência da ABENDI

No dia 1º de fevereiro de 2023, realizou-se a Reunião do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção. (ABENDI) que elegeu a Diretoria da entidade para o biênio 2023/2024.

Tomou posse como presidente da ABENDI o engenheiro Vicente Abate, que também é presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER). Ele sucedeu no posto ao engenheiro Angelo Alberto Bellelis.

Em nome da Diretoria, dos Conselhos e dos Associados, a presidente da AEAMESP, engenheira Silvia Cristina Silva, encaminhou a Vicente Abate e a todos os membros da nova direção os votos de uma gestão produtiva.

A ENTIDADE

A ABENDI se define como uma instituição técnico-científica provedora de soluções que colaboram para o incremento dos negócios das empresas e o desenvolvimento das pessoas.

Foi fundada em 1979 e dedica-se à  gestão de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, capacitação, qualificação e certificação, normalização técnica e difusão do conhecimento nas áreas de Ensaios Não Destrutivos, Inspeções, Acesso por Corda, Saneamento & Infraestrutura, Qualidade & Meio Ambiente e Monitoramento de Condição.

A entidade tem como foco é fomentar e difundir o conhecimento em integridade Estrutural, contribuindo para a competitividade industrial, a valorização do profissional e a preservação da vida e do meio ambiente.

No intuito de promover a inserção dos seus associados no mercado de trabalho, a AEAMESP armazena um cadastro de âmbito nacional de profissionais do setor metroferroviário. Este banco de Informações de profissionais pode ser usado por qualquer organização do setor com objetivo de localizar profissionais com expertise na área. Acesse aqui para consultar ou cadastrar-se
SETOR METROFERROVIÁRIO

Retomada a campanha nacional contra abuso sexual

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) comunicou pouco antes do carnaval que os operadores metroferroviários retomaram campanha nacional contra abuso sexual.

A campanha foi realizada com personagens que são funcionários dos sistemas metroferroviários. Pessoas que trabalham no atendimento aos passageiros e participaram da ação voluntariamente.

A iniciativa visa alertar que o abuso sexual é crime; mostrar que o setor está atento e monitorando todo o sistema; estimular a participação social no combate ao abuso sexual; e incentivar as denúncias para que se possa buscar a aplicabilidade da lei.

A campanha nacional prevê veiculação pelos operadores associados a ANPTrilhos nos seus canais de comunicação, nas estações e trens, no site e redes sociais, durante o carnaval e ao longo do ano.

Os operadores realizam campanhas e ações periódicas para orientar e alertar os mais de 10 milhões de passageiros que circulam diariamente nos sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos em todo o País.

Em períodos de grandes eventos, como o carnaval, as iniciativas são intensificadas visando a orientação e conscientização das pessoas, com o intuito de evitar esse tipo de agressão.

Pela grande quantidade de pessoas atendidas todos os dias, o transporte público é um excelente meio de divulgação e conscientização da população, contribuindo para que a informação e os alertas sobre esse tipo de crime cheguem ao maior número de pessoas.

CRIME E PROBLEMA SOCIAL

O abuso sexual é crime e um problema social. Desde 2018, com a promulgação da Lei nº 13.718, a importunação sexual passou a ser passível de reclusão de 1 a 5 anos. O artigo 2 da lei explica que importunação sexual é “praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”.

As campanhas ajudam na disseminação da informação, mas é dever do poder público agir. Quando os casos acontecem, os operadores metroferroviários atuam buscando identificar e encaminhar os criminosos para a polícia, cabendo ao poder público tomar as medidas necessárias para a aplicação da Lei e a garantia da segurança do cidadão.

Roberta Marchesi, diretora-executiva da ANPTrilhos, afirma: “As mulheres precisam estar seguras em qualquer lugar, seja na rua, na escola, no transporte público, no trabalho ou onde for. Para isso, é necessário que as autoridades responsáveis criem políticas públicas eficazes que possam proporcionar segurança para as mulheres. Nós do setor de transporte de passageiros sobre trilhos repudiamos e combatemos qualquer tipo de abuso, independente de gênero”.

NA IMPRENSA – SUBTRAÇÃO DE CABOS EM SISTEMAS DE METRÔ I

Invasão da linha para subtração de cabos do sistema de metrô. Foto: Reprodução

Cresce furto de cabos no metrô de Salvador e Lauro de Freitas

O site jornalístico G1 Bahia, pertencente à Globo Comunicação e Participações, trouxe em 8 de fevereiro de 2023 matéria mostrando que a concessionária que opera o metrô de Salvador e Lauro de Freitas, na Bahia, registrou em 2022 aumento de 400% no número de furtos de cabo no sistema. Imagens das câmeras de segurança mostram que pessoas se arriscam na linha do trem para cometerem os crimes.

Veja a íntegra da matéria

NA IMPRENSA – SUBTRAÇÃO DE CABOS EM SISTEMAS DE METRÔ II

14.550 metros de cabos de alta tensão, tração e sinalização roubados do Metrô da Cidade do México

Mobilitas, site jornalístico da OTM Editora dedicado ao tema da mobilidade na América Latina, traz matéria mostrando que entre 2019 e 2022, foram roubados 14.550 metros de cabos de alta tensão, tração e sinalização de diferentes áreas do Sistema de Transporte Coletivo do Metro da Cidade do México (STC). O objetivo é extrair o cobre que tais cabos contêm.

Veja a íntegra da matéria

LITERATURA SOBRE TRILHOS

Na Trensurb, a volta de Poemas, Trilhos e Trens

Após hiato devido às restrições de comunicação durante o período de defeso eleitoral, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos – a biblioteca da Trensurb –  voltou recentemente a publicar mais versos do projeto Poemas, Trilhos e Trens.

A iniciativa  divulga, mensalmente, poesias – ou seus fragmentos – que falam sobre o meio de transporte ferroviário junto de fotografias de trens e estações da Trensurb.

O objetivo é levar mais arte ao cotidiano dos usuários do metrô. Os poemas são veiculados no Canal Você – que conta com monitores nos trens e estações – e nos perfis da Trensurb e do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos nas redes sociais. Veja aqui.

VERSOS DE  ERNESTO WAYNE

Ernesto Wayne. Foto: reprodução do jornal O Minuano

Para a primeira publicação de 2023, foram selecionados versos do poema Trenzinho de Natal, de Ernesto Wayne.

Poeta e jornalista gaúcho, Wayne foi membro-fundador do Grupo de Bagé, movimento intelectual e artístico integrado por nomes como Glauco Rodrigues, Danúbio Gonçalves e Carlos Scliar.

Nascido em 1929 e falecido em 1997, tem como algumas de suas principais obras O anjo calavera (1955) e Ossos do vento (1977).

Um dos organizadores do projeto Poemas Trilhos e Trens, o poeta e assessor da Trensurb, Élvio Vargas, afirma que a iniciativa traz “aos viajantes do trem, vários fragmentos poéticos de poetas que escreveram sobre este meio de transporte – tão antigo e sempre atual. Em nossos espaços eletrônicos que os entretém nas viagens, eles conhecerão vários poetas recitando seus poemas”.

Entre os poemas selecionados para o projeto, há obras de Oswald de Andrade, Felipe de Oliveira, Mario Quintana e Jomar Morais Souto. As fotos que os acompanham são de autoria de Élvio Vargas, Jânio Ayres, Bárbara Cezimbra e Patrick Bragé.

BIBLIOTECA DA TRENSURB JÁ TEM QUASE 15 ANOS

Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos conta com unidades nas estações Mercado e Novo Hamburgo do metrô. O horário de funcionamento da unidade Mercado é das 12h às 18h, nos dias úteis. A unidade Novo Hamburgo abre também nos dias úteis, das 14h às 18h. Ambas oferecem serviço gratuito de empréstimo de livros.

Ampliado somente por meio de doações, o acervo do EMLsT conta com 10,4 mil exemplares, disponíveis para os 7,9 mil associados. Para ter acesso a esse catálogo, basta associar-se, indo até uma das unidades e apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de endereço.

OS TRILHOS E A ARTE

Folheto do horários dos trens de Kobe a Osaka, Japão, datado de 1876,

Blog reúne arte e ferrovia

No final de 2011, Jordi Font-Agusti criou o blog espanhol intitulado Arte y Ferrocarril –El ferrocarril en la literatura, el cine y las artes plásticas. (Arte e Ferrovia – A ferrovia na literatura, no cinema, e nas artes plásticas). Mais de 11 anos depois do lançamento, estão à disposição do público mais de 270 postagens, com textos e ilustrações. No texto seguir, o próprio Jordi Font-Agusti explica a publicação:

Arte e Ferrovia

Desde o seu surgimento, a ferrovia não deixou de interessar aos criadores.

John C. Bourne representou em suas gravuras e desenhos o enorme trabalho de engenharia dos primeiros layouts britânicos e pintores como Gustave Caillebotte ou Darío de Regoyos capturaram em suas telas a paisagem europeia transformada pelo novo meio de transporte.

Romancistas, de Tolstoi a Pérez Galdós, usaram a ferrovia como cenário para suas obras. Poetas, como William Wordsworth ou Melchor de Palau, refletiram sobre as mudanças que a ferrovia provocou em vidas e patrimônios. 

Jordi Font-Agusti

O cinema, desde os seus primeiros quadros, tomou-o como palco e como protagonista. A música encontrou na pulsação do chocalho do trem, tanto a base para as canções populares de seus trabalhadores, quanto o ritmo para o jazz de Winton Marsalis e as obras sinfônicas de Arthur Honegger.

A ilustração e o design de cartazes produziram trabalhos memoráveis ​​para promover certas linhas. Esta tradição não foi quebrada. Continuam a ser produzidas graphic novels, filmes, poemas, esculturas e cartazes com temas ferroviários e, mais recentemente, infoart e videogames. De tudo o que vai este blog. 

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