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EDIÇÃO 505, DE 1 A 30 DE ABRIL DE 2023

NOSSA ASSOCIAÇÃO

Em 4 de maio, acontecerá a solenidade de posse da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da AEAMESP eleitos para o triênio 2023/2026

Na noite de 4 de maio de 2023, no Nikkey Palace Hotel, no bairro da Liberdade, em São Paulo, acontecerá a solenidade de posse da Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal da AEAMESP eleitos para o triênio 2023/2026.

DIRETORIA EXECUTIVA

Integram a Diretoria Executiva: Luís Guilherme Kolle, presidente; George Allan Valdez, vice-presidente de Administração e Finanças; Carlos Eduardo Gomes da Silva, vice-presidente Atividades Técnicas; Ayrton Camargo e Silva, vice-presidente de Assuntos Associativos; Arnaldo Coelho, 1º Diretor Tesoureiro; Juliana Tiemi Tamanaha, 2ª Diretora Tesoureira; Daisy Arradi Letaif, 1ª Diretora Secretária, e João Carlos Santos Taqueda, 2º Diretor Secretário.

CONSELHO DELIBERATIVO

Compõem o Conselho Deliberativo: Albert Haga, Ayres Rodrigues Gonçalves, Fabiana Nonogaki, Bárbara Ramos Coutinho Vicalvi, Victor Manuel de Almeida S. de Vasconcelos, Wilson Mitt, Christian Becker Bueno de Abreu, Alexandre de Freitas Pinto, Maria Toshiko Yamawaki, Neila Custódio, Rodolfo Szmidke e Suzana Dorr Caniceiro.

Suplentes. Os suplentes são: Haydeé Svab, Odécio Braga de Louredo Filho, Dionisio Matrigani de Souza Gutierres, Rolando José Santoro Netto, Wellington Fonseca Dias, Eduardo Augusto Campos e Roberto Bartolomeu Berkes.

CONSELHO FISCAL

Para o Conselho Fiscal, foram eleitos: André Mazzucatto, Patricia Domingues Truzzi e Valter Belapetravicius. Suplente. Foi eleito suplente Wilson Carlos da Silva.

SETOR METROFERROVIÁRIO

Passageiros na plataforma. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

2,3 bilhões de passageiros sobre trilhos em 2022

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) lançou na segunda quinzena de abril o Balanço do Setor Metroferroviário 2022, com um conjunto de dados que abrange todos os sistemas urbanos e metropolitanos sobre trilhos do país.

Um dos dados destacados é que o setor transportou 2,3 bilhões de pessoas em 2022 em sistemas urbanos e metropolitanos sobre trilhos. Isso significa acréscimo de 27,7% sobre o resultado alcançado ano anterior, mas um total ainda abaixo do total obtido no último ano antes da pandemia, 2019, quando foram transportados 3,3 bilhões de passageiros.

ESTRUTURA DA PUBLICAÇÃO

Com 20 páginas, a publicação traz inicialmente um texto com posicionamento da entidade lastreado nos números apresentados e um conjunto de destaques registrados no ano de 2022.

Em seguida, a publicação apresenta um panorama do transporte metroferroviário no país, com sistemas e operadores, total de passageiros transportados, extensão e componentes da rede, força de trabalho e desempenho setorial. Há também um espaço com recortes estaduais e regionais do conjunto de dados. 

O balanço mostra ainda projetos e perspectivas do setor, com obras em andamento, inaugurações previstas para 2023 e as possibilidades de concessões.

Por fim, a publicação mostra os benefícios do transporte metroferroviário e destaca a participação feminina no setor.

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INTERNACIONAL

Renata Veríssimo

Cúpula Global de Transporte Público da UITP terá conferencistas do MetrôRio e do Metrô de São Paulo. O evento será em Barcelona, Espanha, de 4 a 7 de junho de 2023 

Especialistas do MetrôRio e do Metrô de São Paulo estão entre os sete brasileiros que aparecem na lista de 193 conferencistas da Cúpula Global de Transporte Público, o congresso bienal mundial da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), programado para o período de 4 a 7 de junho de 2023, em Barcelona, Espanha, com o tem Brigth Light of The City (Luz Brilhante da Cidade).

QUEM PARTICIPARÁ

Ana Clara Fernandes e Lenice Nunes

As especialistas das companhias metroferroviárias são Ana Clara Fernandes, analista sênior de Inteligência de Negócios do MetrôRio, do Rio de Janeiro (RJ); Lenice Nunes, supervisora de Negócios do Conhecimento, e Renata Verissimo, coordenadora de Marca e Marketing, ambas da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, de São Paulo (SP).

Os outros conferencistas brasileiros são: Maria Cristina Molina Ladeira, diretora-geral da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Porto Alegre (RS); Camilla Perotto, cientista de dados da Scipopulis, empresa de inovação, que atua na área de cidades inteligentes e dedicada à mobilidade urbana, de São Paulo (SP); Guto Castro, consultor de Comunicação Social atuante em Mobilidade Urbana, de Natal (RN), e Flavio Chevis, CEO da Addax Assessoria Econômica e Financeira, de São Paulo (SP).

PARCERIA

É importante ressaltar que, nos últimos anos, a União Internacional de Transportes Públicos, através da UITP América Latina, tem coordenado uma sessão específica em nossa Semana de Tecnologia Metroferroviária, com a participação de convidados do Brasil e de outros países latino-americanos. Clique na imagem e saiba mais sobre a Cúpula Global de Transporte Público da UITP

CONCURSO DE ARQUITETURA

Até 12 de maio, uma exposição mostra os vencedores e outros projetos participantes do Concurso Público Nacional de Arquitetura para reforma do edifício-sede do CAU/SP

No início da noite da segunda-feira, 3 de abril de 2023,  na sede do CAU/SP  (Rua Quinze de Novembro, 194, Centro Histórico da Cidade de São Paulo), aconteceu a abertura da exposição Um nove quatro, reunindo todos os projetos que participaram do Concurso Público Nacional de Arquitetura para reforma do edifício-sede do Conselho.

A mostra permanecerá aberta até 12 de maio próximo, de segunda a sábado, em horário comercial, exceto feriados. Para esse período, o CAU/SP elaborou uma programação de oficinas e mesas, com divulgação nas redes sociais do Conselho.

Na foto, aparecem Pablo Herenú com a equipe do seu escritório, a presidente do CAU/SP, Catherine Otondo, e integrantes da Comissão Técnica do prêmio.

Primeiro lugar. Na ocasião, houve a premiação dos vencedores. Conquistou o primeiro lugar o projeto de autoria de Eduardo Ferroni e Pablo Hereñú , do escritório H+F Arquitetos. 

Outros ocupantes do pódio. A segunda colocação foi para Francisco Javier Rivas, Helena Meirelles Pessini, Guilherme Figueiredo, Otavio Melo, Rodrigo Quintella Messina e Thiago Augustus, do MR Arquiteturas.

Maria Isabella Mistrorigo de Almeida e Sergio Kipnis, do Sergio Kipnis Projetos & Gerenciamento de Obras classificaram-se em terceiro lugar.

Menções honrosas. Foram distinguidos com menções honrosas os seguintes participantes: Spadoni e Andrade Arquitetos Associados – Francisco Spadoni, Tiago de Oliveira Andrade, Rômulo Oraggio Beraldi, Mayra Simone dos Santos e Giovanna Miki Morita (autores); Mira Arquitetos – Luís Eduardo Loiola de Menezes e Maria Cristina Motta Oliverio (autores); E.A.M. Estúdio de Arquitetura Mutável – Mario Figueroa, Erick Vicente, Camila Rocco, Daniel Maioli, Gustavo Bondezan, Guile Amodeu, Rodrigo Lacerda e Gustavo Fontes (autores); e MLD Arquitetura – Maria Luiza Dutra (autora), Augusto Longarine, Daniel Carcavalli, Diego Pinheiro, Letícia Baldo e Luiz Sakata (coautores).

Reconhecimento. Também foram reconhecidos os autores dos projetos destaque: Escritório +K Arquitetos – Keila Costa e Gabriel Garcia de Aguiar (autores); e Escritório Metro Arquitetos Associados Ltda – Martin Corullon e Gustavo Martins Cedroni (autores).

Nestas duas fotos, ambientes da exposição na sede do CAU/SP. 

PARTICIPAÇÃO SIGNIFICATIVA

O concurso contou com 49 inscrições de escritórios de diversas regiões do Brasil e, ao todo, recebeu 29 propostas de projetos.

A iniciativa foi uma promoção do CAU/SP em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e tem como proposta garantir um processo licitatório transparente e democrático.

Além de tornar o edifício plenamente adequado à realização de todas as atividades internas do Conselho, o concurso buscou oferecer aos profissionais, à sociedade e à cidade, um lugar com significado, cujo caráter expresse os valores e as aspirações da autarquia.

Catherine Otondo

“Valorizamos o concurso como modalidade importante para a contratação de projetos de Arquitetura e Urbanismo, a servir, em caráter exemplar, a outras instituições públicas, notoriamente em seu processo de formulação, de modo a garantir participação ampla e aberta dos profissionais”, destaca Catherine Otondo, presidente do CAU/SP.

A PANDEMIA E O TRANSPORTE PÚBLICO

Estudo da CEPAL em espanhol focaliza o impacto da Covid-19 nas preferências por meios de transporte em cinco cidades latino-americanas. São Paulo é uma delas.

Está disponível em arquivo virtual o estudo exploratório Impacto da Covid-19 nas preferências por meios de transporte em cidades selecionadas da América Latina produzido pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). A publicação pode ser baixada por meio de link ao final deste texto.

O estudo abrange cinco metrópoles latino-americanas – Bogotá, Buenos Aires, Cidade do México, São Paulo e Santiago – e visa identificar os impactos da pandemia do coronavírus (Covid-19) sobre várias atividades e suas decisões de localização, bem como sobre as preferências por modos de mobilidade privados e ativos.

Por meio de entrevistas com especialistas, análise de dados e uma revisão de literatura, são identificadas diferentes tendências de mobilidade: mudanças no sistema de transporte público que colocam desafios de financiamento, mudanças nas estratégias de mobilidade que favorecem modos de transporte individuais, o surgimento de motocicletas e serviços de entrega domiciliar, novos desafios de segurança rodoviária e novas demandas e possibilidades em torno do uso do espaço público e das telecomunicações.

Com base na identificação e análise das implicações dessas tendências, são feitas recomendações sobre onde a ênfase política futura deve ser colocada. Em particular, propõe-se dar maior importância à gestão da demanda de estratégias de mobilidade individual e repensar tanto o papel dos centros urbanos quanto a qualidade dos espaços urbanos nas cidades latino-americanas.

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SETOR METROFERROVIÁRIO – ESTATÍSTICAS

Dados estatísticos sobre linhas metroferroviárias do Ceará

De forma amigável e organizada, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), vinculada à Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado do Ceará, disponibiliza aos interessados um conjunto permanentemente atualizado de informações estatísticas a respeito das linhas metroferroviárias sob sua responsabilidade – Linha Oeste, Linha Sul e VLT Parangaba-Mucuripe, localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza; a Linha Cariri, entre as cidades de Juazeiro do Norte e Crato, e a Linha Sobral, em município do mesmo nome.

Denominada Estatísticas, a página oferece cinco opções de consulta. Uma delas é o Painel de Estatísticas – Principais informações sobre passageiros transportados, que engloba o seguinte conjunto de dados: a) Histórico de passageiros transportados (dados desde 1997), b) Média de passageiros transportados em dias úteis, c) Resumo operacional, d) Detalhamento por linha, e) Passageiros por estação nas linhas da Região Metropolitana de Fortaleza, f) Passageiros por estação nas linhas regionais (Cariri e Sobral)

As outras opções da página Estatística são: Relatórios de movimentações de passageiros – Informações trimestrais sobre a movimentação de passageiros; Pesquisa Origem-Destino – Relatórios de Pesquisa Origem-Destino (por ora, há apenas um relatório, datado de 2022, referente à Linha Sul); Recordes de demanda – Infográfico dos recordes por linha e Artigos e publicações – Publicações técnicas e artigos científicos.

Clique aqui e explore as informações

NA IMPRENSA NAMING RIGHT

Paulista-Pernambucanas

A exemplo de diversas outras publicações periódicas impressas e digitais, o jornal Meio&Mensagem publicou no início de abril matéria dando conta de que empresa comercial a Lojas Pernambucanas adquiriu o ‘naming right’ (direito de nomeação) da estação Paulista da Linha 4 – Amarela, operada pela concessionária ViaQuatro.

A estação passou a se chamar Paulista-Pernambucanas. Com validade de cinco anos, as negociações para a mudança se iniciaram em agosto de 2022. O acordo prevê mudança na comunicação visual da estação com novas sinalizações e adesivação dos elementos na estação.

Em edições anteriores, o jornal Meio&Mensagem informou que, em fevereiro de 2022, uma estação de metrô da cidade de São Paulo foi batizada por uma marca: a estação Saúde (Linha 1-Azul), ganhou o nome de Saúde-Ultrafarma. Antes, em novembro de 2021, a rede de supermercados Assaí batizou a estação Carrão (Linha 3-Vermelha), que passou a se chamar Carrão-Assaí-Atacadista.

Veja a matéria na íntegra

Pernambucanas volta a Paulista

Há apenas quatro meses, em 13 de dezembro de 2022, uma unidade das Lojas Pernambucanas foi inaugurada no município pernambucano de Paulista. Essa inauguração significou o retorno do empreendimento Arthur Lundgren Tecidos AS, detentor da marca Lojas Pernambucanas, à cidade onde se originou há 115 anos. 

TRILHOS E HISTÓRIA

Aspecto da Vila de Paranapiacaba. Foto: Agência Brasil

A vila ferroviária de Paranapiacaba foi um dos temas do Seminário Internacional ‘Patrimônio Mundial versus Paisagens Históricas da Produção na Ibero-América’, em 24 e 25 de abril, em Campinas-SP

A histórica vila ferroviária de Paranapiacaba (nome indígena que significa “lugar de onde se vê o mar”), localizada no município de Santo André, Estado de São Paulo, esteve no centro dos debates do Seminário Internacional ‘Patrimônio Mundial versus Paisagens Históricas da Produção na Ibero-América’, realizadonos dias 24 e 25 de abril de 2023, no Auditório do Campus I, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

O seminário científico foi estruturado em quatro contextos ou quadros de discussão: Painel 1 – Análise, investigação e gestão das PHP (Paisagens Históricas da Produção)-Patrimônio Mundial.  Painel 2 – Declarações/Patrimônio Mundial-PHP/Revisões, transversalidades e interlocuções. Painel 3 – Gestão ativa do conhecimento. Paisagens Históricas da Produção na Ibero-América. Painel 4 – Paranapiacaba. Uma herança para a humanidade. Patrimônio, sustentabilidade e comunidade.

Antiga composição enferrujada

Prossegue em andamento a Oficina 3 + 3 Paranapiacaba, estruturada em três módulos (híbridos) ao longo do primeiro semestre de 2023. O primeiro correspondeu à preparação dos trabalhos, com atividades online nos dias 7, 15 e 28 de março de 2023. O segundo módulo diz respeito ao trabalho de campo na vila de Paranapiacaba, nos dias 27 e 28 de abril de 2023. O terceiro módulo envolverá a análise e elaboração de material e se efetivará em caráter online nos dias 11 e 25 de maio e 7 de junho de 2023. 

O objetivo da Oficina 3 + 3 Paranapiacaba é trazer alguns fundamentos teórico-metodológicos sobre paisagem histórica da produção e ferramentas de gestão ativa do conhecimento, em conjunto com práticas de estudo em trechos da antiga linha da São Paulo Railway e na vila de Paranapiacaba. A oficina tem caráter formativo e direcionada principalmente para alunos de pós-graduação e profissionais interessados em preservação em ambientes históricos.

O encontro constitui o 3º evento da Rede APPLAB – Laboratório Americano de Paisagens Históricas da Produção, organizado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a Universidade Estadual Paulista (UNESP) e a Universidade de Sevilha, Espanha. 

A PUC de Campinas publicou matéria sobre o evento

Veja outras informações no hotsite do encontro

Veja o mapa da Vila de Paranapiacaba

Veja o vídeo da Prefeitura de Santo André sobre a Vila da Paranapiacaba 

SETOR METROFERROVIÁRIO

Lixo nos trilhos da Supervia. Foto: Rafael Wallace/ALERJ

Lixo nos trilhos, um grande risco

A SuperVia informa que recolhe uma média de 170 toneladas de lixo mensalmente ao longo da via-férrea, acrescentando que boa parte desses dejetos constituem lixo doméstico, restos de obras ou objetos lançados na faixa de domínio da concessionária.

A operadora sublinha que todo esse material, além de prejudicar a circulação dos trens, também contribui para entupir valas de escoamento da água pluvial. E explica que por essa razão, muitas vezes, quando há um grande volume de chuva, há acúmulo de água e de materiais na via, prejudicando a circulação dos trens, que não podem seguir de forma automática, necessitando receber ordem de circulação de Centro de Controle Operacional.

Para evitar bloqueios da via-férrea, a SuperVia realiza um trabalho periódico de recolhimento do lixo doméstico utilizando trens de manutenção, apesar desta não ser atribuição de uma concessionária de transporte.

Apesar do recolhimento, os volumes são atirados na via diariamente em um processo contínuo. O material inclui objetos variados como móveis, eletrodomésticos, plásticos, embalagens e até materiais de construção irregularmente descartados por moradores de comunidades vizinhas à via-férrea.

Outras operadoras também enfrentam esse problema. O tema já foi abordado na revista da Confederação Nacional de Transportes (CNTP). Veja aqui.

TRILHOS, ARTE E MEMÓRIA URBANA

Metrô de Salvador e Lauro de Freitas, na Bahia, promove a exposição itinerante Fome de afeto e memória

Até 3 de maio de 2023, quem passar pela Estação Bairro da Paz do sistema de Metrô de Salvador e Lauro de Freitas, na Bahia, poderá ver a exposição itinerante intitulada Fome de afeto e memória, com a escultura Roxinha Urbana, que traduz uma homenagem do artista visual Denissena Fóssil a uma personagem da cidade, conhecida como ‘Mulher de Roxo’.

Conta-se que a partir da década de 1970 até perto do fim do Século XX, vagava por uma importante via de comércio de Salvador, a Rua Chile, uma figura enigmática, vestida de roxo, de um modo que lembrava o hábito usado pelas freiras. Ela também carregava um grande crucifixo na altura do peito. E inspirava receio, compaixão e mesmo respeito.

A ação antecipa as comemorações de aniversário do Bairro da Paz e faz parte do programa Bora de Metrô, criado pela CCR Metrô Bahia para promover no sistema metroviário, ao longo do ano, eventos culturais e de entretenimento, além de serviços de saúde, beleza e bem-estar.

Denissena Fóssil

Denissena Fóssil destaca a importância do acesso à arte em locais como o sistema metroviário baiano. “Nossa proposta com a exposição é dialogar, despertar leituras subjetivas, sentimentos e humor no público que transita nas estações de metrô de Salvador. É fundamental ter acesso à arte na contemporaneidade”.

A iniciativa internacional CowParade (‘Desfile das Vacas’, em português) surgiu em 1998, quando o artista suíço Pascal Knapp apresentou diversas esculturas em formato de vaca, com a intenção de provocar o riso, em um evento de arte em Zurique. Para o escultor, as vaquinhas seriam a forma mais criativa de reproduzir uma tela tridimensional para os artistas locais expressarem sua arte.

A escultura exposta na Estação da Paz integrou a exposição CowParade Salvador, realizada em 2019. No Brasil, desde 2005, a exposição já passou também por outras oito cidades brasileiras.

Ao final de cada evento, a Toptrends, empresa especializada em marketing cultural, que detém os direitos exclusivos de realização da CowParade, promove um leilão beneficente. Em 13 edições, foram destinados mais de R$ 7 milhões de reais para organizações sem fins lucrativos brasileiras.

Estação Bairro da Paz

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