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EDIÇÃO 518, DE 1 A 30 DE ABRIL DE 2024

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 19 DE MAIO.
R$ 7 MIL PARA O VENCEDOR DE CADA CATEGORIA

Até o dia 19 de maio de 2024 estarão abertas as inscrições de artigos técnicos para concorrer ao 11º Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU e para participar da 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária promovida pela AEAMESP. As inscrições  podem ser realizadas aqui.

A  inscrições estão sendo coordenadas pela AEAMESP. O interessado deve inscrever seu trabalho para participar da 30ª Semana de Tecnologia.  No ato da inscrição, o candidato poderá indicar se pretende concorrer ao 11º Prêmio ANPTrilhos-CBTU. O anúncio dos vencedores do prêmio acontecerá na sessão de abertura da 30ª Semana de Tecnologia, a ser realizada entre os dias 22 e 25 de outubro de 2024.

ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

Consolidado como um grande evento de incentivo à produção técnica metroferroviária, o Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários é promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em parceria com a AEAMESP, e tem como objetivo estimular o desenvolvimento tecnológico na área de transporte de passageiros sobre trilhos e reconhecer os melhores trabalhos por sua qualidade técnica, ineditismo e aplicabilidade no transporte de passageiros sobre trilhos.

Três categorias. Os artigos técnicos que pretendem participar tanto da 30ª Semana de Tecnologia quanto concorrer ao 11º Prêmio ANPTrilhos-CBTU devem ser inscritos em uma das três categorias:

CATEGORIA 1 – Políticas públicas; planejamento urbano; planejamento de transporte; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço.

CATEGORIA 2  Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional.

CATEGORIA 3  Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas.

Nesta primeira etapa, a AEAMESP receberá as inscrições das sínteses dos artigos técnicos, que passarão por uma seleção para produção dos artigos técnicos que concorrerão ao 11º Prêmio ANPTrilhos-CBTU e serão apresentados na 30ª Semana de Tecnologia.

VALOR EM DINHEIRO, TROFÉU E CERTIFICADO

Os vencedores de cada categoria do 11º Prêmio ANPTrilhos-CBTU receberão premiação no valor de R$ 7 mil, troféu e certificado. Os cinco artigos finalistas por categoria receberão troféu e certificado de participação.

O regulamento completo para as inscrições dos artigos está disponível aqui

CONSELHO DAS CIDADES

Portal da 6ª Conferência Nacional das Cidades é inserido na Plataforma ReDUS

Em 29 de abril de 2024, realizou-se o lançamento do Portal da 6ª Conferência Nacional das Cidades na Plataforma ReDUS (Rede para Desenvolvimento Urbano Sustentável). A plataforma pretende acompanhar em tempo real o andamento das conferências estaduais e municipais, cujos calendários já estão em andamento. Acesse a plataforma clicando aqui.

Luís Kolle

AEAMESP PRESENTE

Representada por seu presidente, engenheiro Luís Guilherme Kolle, a AEAMESP integra o Conselho Nacional das Cidades e participa também da Coordenação Executiva do Conselho Nacional das Cidades.

Conheça a cartilha da 6ª Conferência

Também está acessível em versão virtual a Cartilha da 6ª Conferência Nacional das Cidades. Trata-se de uma publicação de 69 páginas, que em sua parte substantiva traz orientações para as Conferências Municipais e Estaduais, explica o processo de construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, mostra o Regimento Interno e, ainda, responde a dúvidas frequentes e indica links úteis. Clique aqui e baixe a Cartilha.

Quer fazer parte da transformação do setor metroferroviário? Associe-se à AEAMESP 

Composição do VLT Carioca, no centro do Rio de Janeiro

Dois eventos programados para o mês de maio discutirão projetos de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)

Em maio, dois significativos eventos debaterão a importância que poderão ter os sistemas de Veículo Leve sobre Trilhos para cidades brasileiras.

No dia 9 de maio de 2024, às 9h30, a Comissão de Infraestrutura do Senado realizará uma audiência pública interativa para discutir os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) destinados ao desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal (DF), com foco especial no projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entre Brasília e Luziânia.

OUTRAS METRÓPOLES

Ayrton Camargo e Silva, vice-presidente da AEAMESP

O vice-presidente da AEAMESP, arquiteto, urbanista e historiador Ayrton Camargo e Silva será um dos conferencistas do encontro VLT – Mobilidade e Requalificação Urbana, programado para o dia 16 de maio de 2024, das 9h às 18h, no Instituto de Engenharia de São Paulo.

Ayrton desenvolverá o tema O VLT Mobilidade e Requalificação das Cidades. Haverá ainéis com participação da indústria e do governo. Haverá ainda uma painel em que serão apresentadas informações sobre cinco projetos, dois dos quais já imlantados e em plena atividade: VLT Carioca Márcio Hannas ou Francisco Pierrini; VLT Baixada Santista Comporte – José Efraim Neves da Silva; VLT Barra Funda a Mandaqui – Secovi – Carlos Alberto Laurito, VLT Centro São Paulo – Prefeitura de São Paulo – Clodoaldo Pelissioni, e VLT Sorocaba Luiz Alberto Fioravante.

VLT da Baixada Santista

O encontro no Instituto de Engenharia de São Paulo tem apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), AEAMESP, Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF), CREA-SP e Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE).

ANIVERSÁRIO E EXPANSÃO
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Comemorações pelo aniversário do Metrô-SP

Por meio de post, nas redes sociais, a AEAMESP marcou em 24 de abril o transcurso do aniversário do Metrô de São Paulo.

“Hoje celebramos 56 anos de história, inovação e conexão na cidade de São Paulo! A AEAMESP parabeniza o Metrô de SP por manter milhões de pessoas em movimento e por ser parte essencial do cotidiano da nossa cidade. Que venham muitos mais anos de eficiência e excelência”, destacou a nota.

PRESIDENTE DO METRÔ-SP

Júlio Castiglioni

O diretor-presidente do Metrô de São Paulo, Júlio Castiglioni, fez diretamente da China uma postagem em suas redes sociais, afirmando que acompanhava o início das celebrações pelos 56 anos da Companhia, transcorrido em 24 de abril, evocando também os 50 anos do início das operações do sistema, em 14 de setembro de 1974.

Ele escreveu: “De abril de 1968, quando a empresa foi criada, até setembro de 1974, quando aconteceu a primeira viagem de metrô em São Paulo, foram mais de seis anos. Então vieram mais cinco décadas de muitas histórias e conquistas – com muita gente que trabalhou intensamente e cravou sua marca nesses 50 anos”. E em outro momento, acrescentou: “Nos próximos anos teremos a Linha 17-Ouro, a expansão das Linhas 2-Verde e 15-Prata, a chegada da Linha 6-Laranja”.

Entregue o primeiro trem da Linha 17-Ouro

Júlio Castiglioni estava na China para receber o primeiro trem da Linha 17-Ouro, entregue ao Metrô de São Paulo na noite de 26 de abril de 2024, na cidade de Guang’an, onde foi fabricado. Projetada especialmente para o projeto desta linha, a composição agora será preparada para ser enviada ao Brasil por navio e chegar ao Porto de Santos no mês de julho.

Após a liberação aduaneira, o trem irá ara o Pátio Água Espraiada para a montagem e início dos protocolos de testes, que garantem os certificados de segurança e a liberação para a operação, no processo chamado de comissionamento.

Essa composição faz parte de um lote de 14 unidades encomendadas pelo Metrô junto à BYD, A chegada do segundo trem acontecerá ainda este ano e as demais composições serão entregues no Brasil gradativamente em 2025.

CARACTERÍSTICAS

Os trens têm o modo de operação automática (UTO), utilizando tecnologia de Sistema de Controle de Monitoramento de Trens (TCMS) e sistema de sinalização CBTC, que, por meio de comunicação via rádio digital, forma blocos móveis entre os trens, permitindo maior aproximação entre eles e a redução do intervalo de circulação.

Aspecto interno do trem

Cada composição do monotrilho é formada por cinco carros, sendo que os carros de extremidade contam com 21 assentos cada e os carros intermediários contam com 24 assentos cada, totalizando 114 assentos e com capacidade total para 616 passageiros, incluindo assentos prioritários e áreas para deficiente.

A composição possui passagem livre entre os carros, sistema de ar-condicionado, iluminação LED, câmeras de vigilância, sistema de detecção e combate a incêndio, sistema de comunicação audiovisual aos passageiros, com mapa de linha dinâmico e intercomunicador para contato ao Centro de Controle Operacional (CCO).

O veículo mede 3,2 metros de largura, os carros de extremidade possuem 13,5 metros cada e os intermediários medem 10 metros de comprimento cada, além da área de passagem 0,95 metros, totalizando 60,8 metros de comprimento. Cada carro possui quatro portas (duas em cada lado) medindo 1,6 metros de largura que respeitam as normas e critérios de acessibilidade. As paredes laterais estão equipadas com janelas panorâmicas, proporcionando excelente visualização do entorno do trajeto e janelas tipo basculantes, que podem ser abertas caso necessário, garantindo ventilação de emergência para os passageiros.

OPERAÇÃO SOBRE VIGAS DE CONCRETO

O monotrilho opera sobre vigas de concreto de 800 mm de largura e possui dois truques por carro, sendo cada um equipado com um motor de tração, duas rodas de carga, quatro rodas guia e duas rodas estabilizadoras. O monotrilho opera com uma tensão nominal de 750 Vcc, com velocidade operacional de 80 km/h.

O monotrilho está equipado com baterias de tração, que funcionam como fonte de energia reserva para o veículo, garantindo assim que o trem chegue à próxima estação, mesmo que haja interrupção no fornecimento de energia, proporcionando uma segurança maior para o usuário em caso de emergência operacional.

QUANDO ESTARÁ PRONTO?

O Metrô retomou a construção da Linha 17-Ouro em setembro de 2023 e vem avançando nas obras com mais de mil pessoas envolvidas. Recentemente a empresa concluiu o lançamento de vigas, por içamento, da via de operação comercial, e há atividades de fabricação das vigas do Pátio, além da montagem dos aparelhos de mudança de via neste local.

Colocação da última viga na Linha 17-Ouro

Também são feitos os acabamentos e ajustes das estações, além da fabricação de estruturas metálicas, passarelas e esquadrias para fechamento. Em paralelo, ocorrem as atividades para a instalação de sistemas, com a colocação de dutos e cabeamento de alimentação elétrica, assim como o uso de um carrinho que percorre as vias para a instalação dos trilhos de captação de energia, além de trabalhos na China, como a fabricação de portas de plataforma e subestação primária isolada a gás; na Alemanha, Hungria e Espanha – para a fabricação de seccionadoras de energia, grupos retificadores, máquina de lavar trens e outros equipamentos.

Obra em uma das estações

Diz o governo estadual que a meta é concluir a obra bruta até o final de 2025, permitindo o avanço da instalação de sistemas para a abertura da linha em 2026, que vai ligar o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos e beneficiar a 100 mil pessoas diariamente.

LIVRO

Nova obra de Andreína Nigriello

Andreina Nigriello

Em 24 de abril de 2024, a AEAMESP acompanhou e aplaudiu o lançamento do livro O desenho de São Paulo por seus caminhos, da arquiteta e urbanista, livre-docente, Andreina Nigriello,  realizado na Drummond Livraria, em São Paulo.

O livro traz uma visão de como o espaço metropolitano paulistano foi estruturado a partir dos seus caminhos, definidos pelas necessidades de escoamento da produção econômica e de reprodução do capital, em detrimento das necessidades de deslocamento da população.

 

 

O arquiteto e urbanista Luiz Antonio Cortez Ferreira, informou que em 18 de abril de 2024, o Metrô SP recebeu em seu laboratório de inovação o seminário temático Metrô e oportunidades de projetos imobiliários, organizado pela Divisão de Desenvolvimento Sustentável e Assentamentos Humanos, da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), uma das cinco comissões regionais das Nações Unidas voltadas a contribuir com o desenvolvimento econômico da América Latina e Caribe.

O encontro teve a participação de especialistas e versou sobre as possibilidades de aproveitamento do mercado imobiliário como mecanismo de financiamento da mobilidade sustentável, vinculado à oferta do serviço sobre trilhos para a cidade.

Pela CEPAL, participaram Diego Aulestia Valencia, Claudia Acosta e Vitor Oliveira. Participaram gerentes e especialistas do Metrô SP, incluindo o próprio Cortez Ferreira e a arquiteta e urbanista Daisy Arradi Letaif, diretora da AEAMESP; e também especialistas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), da Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, da FAU Mackenzie, FAU USP, e da empresa pública paulistana São Paulo Urbanismo (SPUrbanismo).

 

 

INTERNACIONAL – II

Brasil estará na InnoTrans 2024

Está confirmada a participação da comitiva brasileira na maior feira ferroviária do mundo, a InnoTrans, que será realizada de 24 a 27 de setembro de 2024, em Berlim, na Alemanha. Com área de 40m2, o estande Brazil on Rails reunirá empresários e entidades setoriais, expondo ao mercado internacional o potencial do setor ferroviário de cargas e passageiros do Brasil.

 

 

 

 

 

NOTA 12

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=11520F8C31CA04677DDA6E6C988F1A34.buscatextual_0

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