EDIÇÃO 521, DE 1 A 31 DE JULHO DE 2024

SEMANA DE TECNOLOGIA

Estão abertas as inscrições para a 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

O presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Guilherme Kolle, anunciou a abertura das inscrições para a 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que acontecerá de 22 a 25 de outubro de 2024, no Nikkey Palace Hotel, no bairro da Liberdade, em São Paulo.

Ele informou que os detalhes e atualizações a respeito do encontro poderão ser acompanhados em um site específico da 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, acessível por meio de link ao final desta matéria

SEM INTERRUPÇÕES

Realizada ininterruptamente desde 1995, a Semana de Tecnologia tradicionalmente reúne presidentes, dirigentes e profissionais de empresas, como engenheiros, arquitetos, urbanistas e especialistas das áreas de planejamento e controle, projetos, infraestrutura e obras, logística, compras, planejamento estratégico, engenharia, tecnologia, manutenção, operação e especificação. Também serão convidados representantes de órgãos públicos, entidades de classe e de instituições não governamentais e acadêmicas.

O congresso contará com exposições especializadas, painéis, debates e apresentações de trabalhos técnicos, além da realização da METROFERR Lounge Experience, em que empresas patrocinadoras expõem seus produtos e serviços para o setor. Além disso, oferecerá um espaço privilegiado para negócios e networking.

PRÊMIO E CONTEÚDO TECNOLÓGICO

Luís Guilherme Kolle, presidente da AEAMESP

Luís Kolle salienta que, durante a 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, acontecerá a solenidade de entrega do 11º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários, uma parceria de êxito com a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Ele realça a importância da tecnologia metroferroviária para a economia e a sociedade. “O transporte sobre trilhos é a coluna vertebral dos sistemas de transporte de grandes metrópoles e as ferrovias são sinônimos históricos de inovação no Brasil, desde que os primeiros trilhos e locomotivas chegaram ao País, ainda no século 19”, afirma, acrescentando: “A retomada do crescimento do setor, com novos projetos e concessões, é muito importante para a economia do país e para a melhoria da qualidade de vida dos passageiros que dependem de um bom transporte para ir e vir do trabalho”.

Sobre como a 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária abordará os recentes avanços no setor, assinala: “Nosso evento debaterá as ações que vêm ocorrendo em todas as esferas do poder público e também na iniciativa privada. Sem dúvida, traremos grandes assuntos!”, concluiu.

Clique aqui e acesse o site da 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

PRÊMIO ANPTRILHOS-CBTU

Autores preparam seus artigos para as apresentações em sessões da Semana de Tecnologia e para concorrerem ao Prêmio de Tecnologia

Foi prorrogado para a segunda-feira, 5 de agosto de 2024, o prazo para a entrega dos artigos finais para apresentação da 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e para concorrer ao 11º Prêmio de Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU.

Até o dia 27 de setembro de 2024, os autores dos artigos técnicos aprovados nesta etapa devem entregar um arquivo da apresentação em formato PowerPoint.  Os artigos técnicos estão inscritos em uma destas três categorias descritas a seguir.

CATEGORIA 1 – Políticas públicas; planejamento urbano; planejamento de transporte; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço.

CATEGORIA 2 – Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional.

CATEGORIA 3 – Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas.

VALOR EM DINHEIRO, TROFÉU E CERTIFICADO

A Banca Examinadora avaliará todos os trabalhos selecionados concorrentes ao Prêmio, conforme critérios estabelecidos no Regulamento. Os cinco melhores trabalhos, em cada categoria, conforme critério de pontuação, serão denominados “finalistas” ao Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários.

O trabalho técnico vencedor em cada categoria do 11º Prêmio ANPTrilhos-CBTU receberá prêmio R$ 7 mil. O vencedor e os outros quatro concorrentes de cada categoria receberão troféu e certificado de participação.

  
CONSELHO DAS CIDADES

Reunião da Coordenação Executiva do Conselho das Cidades, com particiação de Luís Kolle

Em 30 de julho, Luís Kolle participou de reunião da Coordenação Executiva do Conselho das Cidades

Com a participação do presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Kolle, em 30 de julho de 2024, reuniu-se em Brasília, a Coordenação Executiva do Conselho das Cidades,

As reuniões da Coordenação Executiva tem o objetivo de organizar e preparar aspectos relacionados com o conteúdo e o funcionamento dos encontros do Conselho das Cidades,

INTERNACIONAL

Plataforma do Metrô de Granada

ALAMYS realizou em Granada, Espanha, a 29ª Reunião dos Comitês Técnicos e anunciou o 37º Congresso Anual e Assembleia Geral, para San José, Costa Rica, em dezembro de 2024

No período compreendido entre 30 de junho a 4 de julho de 2024, realizou-se em Granada, Espanha, a 29ª Reunião dos Comitês Técnicos da Associação Latino-Americana de Metros e Subterrâneos (ALAMYS), sob o tema geral “Mobilidade Sustentável – Soluções energéticas e ambientais para um metrô mais eficiente.” O encontro reuniu mais de 160 especialistas do setor. 

A AEAMESP, a União Internacional de Transportes Públicos (UITP), a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e a Asociación de la Industria Ferroviaria Española (Mafex) são as quatro entidades que apoiam institucionalmente a ALAMYS em suas atividades em favor do setor metroferroviário latino-americano.

Na sessão inaugural da 29ª Reunião dos Comitês Técnicos, foi feito o convite para o 37º Congresso Anual e Assembleia Geral, em San José, Costa Rica, que ocorrerá de 1 a 5 de dezembro de 2024.

PARTICIPAÇÃO

Os participantes da 29ª Reunião dos Comitês Técnicos representaram 23 sistemas de metrôs, bondes, ferrovias metropolitanas, autoridades de transporte e membros honorários da Associação, além de 25 empresas fornecedoras do setor da indústria ferroviária. Também participaram convidados do setor ferroviário e de entidades com as quais a ALAMYS colabora regularmente. Houve a representação de 12 países da América Latina, Estados Unidos, Península Ibérica e outras regiões da Europa.

TEMAS DOS COMITÊS TÉCNICOS

Estes são os Comitês Técnicos da ALAMYS, com seus respectivos coordenadores e os temas tratados na 29ª Reunião:

Comitê de Planejamento – coordenado por Ester Litovsky, diretora de Planejamento Estratégico da Emova: 1) Medidas propostas para atrair usuários de automóvel particular para o metrô; 2) Avaliação econômica, social e ambiental realizada por operações em serviço; 3) Metrô e Cultura.

Comitê de Gestão – coordenado por Ana Laura Morais (Metro Panamá): 1) Financiamento do transporte; 2) Sistemas de arrecadação.

Comitê de Operações – coordenado por Gildo do Prado (Metrô de São Paulo): 1) Metros e linhas automáticas; 2) Comunicação com o passageiro; 3) Segurança.

Luiz Eduardo Argenton, diretor de Operação e Manutenção da CPTM, ao lado de Lola Bravo, secretária-executiva da ALAMYS, e do presidente da CPTM, Pedro Moro

Comitê de Manutenção – coordenado por Luiz Eduardo Argenton, diretor de Operação e Manutenção da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM: 1) Gestão de ativos; 2) Monitoramento contínuo; 3) Manutenção corretiva e preventiva; 4) Ações para Prevenir vandalismo e roubo de cabos.

Comitê de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) – coordenado por Carlos Guillem, chefe de Qualidade e Acessibilidade da FGV: 1) Acessibilidade do VLT e interação com elementos externos à operação; 2) Sistemas de pedágio e controle de fraude; 3) Conhecimento do passageiro em sistemas abertos e transferências intermodais. 4) O VLT como elemento estruturador e integrador.

OUTRAS ATIVIDADES

Em 3 de julho, o Metropolitano de Granada convidou os participantes para uma visita técnica às suas oficinas e garagens, onde foi apresentada a nova cobertura vegetal, financiada com fundos da União Europeia, que combina cobertura vegetal e painéis fotovoltaicos.

Também foram organizadas reuniões bilaterais entre os participantes, com mais de 60 encontros programados, resultando muito úteis para promover a rede profissional dos operadores, autoridades e indústria ferroviária.

Os 29º Comitês Técnicos da ALAMYS encerraram na quinta-feira, 4 de julho, com uma sessão privada dos operadores, na qual foram compartilhados os indicadores de manutenção, operação e econômicos da ALAMYS. Além disso, foi realizada a reunião do Grupo de Trabalho de Marketing, coordenada por Joaquim Balsera, diretor de Marketing e Negócios Corporativos da TMB, tratando do tema monográfico: Preparação das campanhas de marketing.

EXPANSÃO METROFERROVIÁRIA

Paulo Sérgio Meca durante sua exposição. Foto: SEESP

No Sindicato dos Engenheiros, uma exposição de Paulo Sérgio Meca sobre obras e projetos de expansão da rede de metrô

No dia 18 de julho de 2024, o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo recebeu em seu auditório o diretor de Engenharia e Planejamento da Companhia Metropolitana de São Paulo (Metrô-SP), engenheiro Paulo Sérgio Amalfi Meca, para uma exposição sobre as obras e projetos de expansão da rede de metrô.

A mesa do encontro contou com a participação do presidente do sindicato, Murilo Pinheiro, e de quatro diretores da entidade: os engenheiros Ubirajara Tannuri Felix, Nestor Soares Tupinambá, Emiliano Stanislau Affonso Neto e Ayres Rodrigues Gonçalves. O presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Guilherme Kolle, também acompanhou a apresentação.

A parte inicial da apresentação de Paulo Meca foi dedicada à memória do desenvolvimento do sistema de metrô na cidade de São Paulo, destacando a criação da Companhia do Metropolitano de São Paulo em 1968 e o início da operação do sistema em 14 de setembro de 1974, portanto, há quase 50 anos.

Frisando que a rede metropolitana de transporte sobre trilhos é o elemento estruturador da mobilidade regional, Meca abordou o ciclo de vida do planejamento e concepção dos empreendimentos de expansão. Ele considerou aspectos como gerenciamento dos empreendimentos, estrutura de trabalho, ferramentas para desenvolvimento de projetos e obras, incluindo a modelagem de projetos em BIM e inovação no desenvolvimento de projetos, mencionando a adoção da ferramenta de análise conjunta.

RECURSOS INVESTIDOS

Com relação ao orçamento de investimentos em projetos e obras, Meca explicou que, em anos recentes, foram realizados investimentos de R$ 2 bilhões (2022) e R$ 2,7 bilhões (2023), com previsão de investimento de R$ 4,5 bilhões em 2024. Até o último mês de maio, havia sido realizado um total de R$ 1,7 bilhão.

Esses recursos provêm em 40% do Governo do Estado de São Paulo, enquanto os outros 60% correspondem a financiamentos concedidos pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), pela Corporação Andina de Fomento (CAF) – entidade que se identifica como Banco de Desenvolvimento da América Latina desde 2010 –, e pela Caixa Econômica Federal (CEF).

A REDE E SUA EXPANSÃO

A exposição de Paulo Meca proporcionou uma verdadeira viagem à estruturação atual e futura do sistema de metrô em São Paulo. Ele descreveu a estrutura em operação no sistema de metrô, que compreende 6 linhas, com 104,4 quilômetros de extensão e 86 estações. Em seguida, discorreu sobre as obras em andamento, com as quais o sistema passará a contar com 8 linhas, totalizando 136,9 quilômetros de extensão e 120 estações. Mais adiante, abordou o conjunto de projetos em andamento, explicando que agregarão mais quatro linhas, 141,9 quilômetros de trilhos e outras 85 estações. Assim, a rede chegará a 12 linhas, 278,8 quilômetros de extensão e 213 estações.

As 126 lâminas da exposição de Paulo Meca podem ser vistas aqui.

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De 26 de agosto a 1º de setembro, no Instituto de Engenharia, acontecerá a Semana Nacional da Engenharia

Está prevista para o período de 26 de agosto a 1º de setembro de 2024, no Instituto de Engenharia, a realização da Semana Nacional da Engenharia, organizada pelo próprio Instituto de Engenharia e pela ConVisão CNC – Central de Notícias da Construção, com apoio institucional do CREA-SP. 

O encontro é descrito pelos organizadores como uma ação coordenada de valorização da Engenharia no Brasil, com a realização de diferentes eventos, entre os quais 66 espaços de exposição interativa, 92 seminários e o Prêmio Maiores e Melhores Obras (PMMO).

O presidente do Instituto de Engenharia, engenheiro José Eduardo Jardim, e a vice-presidente, engenheira Miriana Marques, co-presidente da Semana Nacional da Engenharia, participarão da sessão inaugural.

José Eduardo Jardim

Entre os participantes dos painéis estarão autoridades federais e estaduais, dirigentes de entidades técnicas e profissionais do setor e, ainda, engenheiros de alta qualificação e protagonismo em seus campos de atuação.

Em nome dos Associados, da Diretoria e dos Conselhos, o presidente da AEAMESP, engenheiro Luís Guilherme Kolle, parabeniza os organizadores pela iniciativa, desejando pleno êxito nessa significativa realização.

TEMA

Entre os diferentes painéis do encontro figuram temas os temas: Valorização da Engenharia, Inteligência Artificial e BIM na Engenharia e Construção, Avanços tecnológicos e promoção da educação e aprendizagem, Habitação e construção industrializada, Modais de transporte urbano: trilhos e corredores de ônibus, Logística, infraestrutura e agronegócio, Modernização da infraestrutura de portos e aeroportos,

Também estarão em foco: A nova visão dos hospitais e centros de saúde, Intervenções de engenharia nos grandes centros urbanos, Saneamento: modelos e benefícios para a sociedade, Projetos de rodovias e transporte ferroviário, O novo mercado de hotéis e resorts; Hidrogênio verde, clima e oportunidades, Engenharia de geração de energia. 

Outros pontos em debate serão: O avanço dos projetos de grandes estruturas, Desafios das edificações na atualidade, Reindustrialização brasileira e a Engenharia, Engenharia e transição energética, Projetos industriais: evolução e realidade, e Exportação de serviços de engenharia.

Clique aqui e veja o programa e as condições de participação.

SETOR METROFERROVIÁRIO 

Vicente Abate

Vicente Abate, presidente da ABIFER, é nomeado secretário executivo da Frente Parlamentar para o Fortalecimento da Indústria Ferroviária Brasileira

Considerada um marco para a história da indústria ferroviária brasileira, a Frente Parlamentar para o Fortalecimento da Indústria Ferroviária Brasileira, instituída em 19 de junho de 2024, definiu em julho o nome para ocupar um posto chave para seu funcionamento.

A Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) e o Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE) nomearam Vicente Abate, presidente da ABIFER, como secretário executivo da Frente.

A indicação teve a anuência do presidente da Frente, deputado Pedro Uczai. A direção da Frente tem como vice-presidentes os deputados federais Baleia Rossi (MDB-SP), Denise Pessôa (PT-RS) e Padovani (União–PR).

A respeito da atuação do organismo parlamentar, Vicente Abate afirmou: “É um marco para a indústria ferroviária brasileira vivenciar a criação desta Frente, com a adesão e apoio de 209 deputados até o momento”, acrescentando: “O setor ferroviário brasileiro, representado pelas concessionárias e por nossa indústria, é estratégico para o país”.

TREM DE ALTA VELOCIDADE

Bernardo Figueiredo faz sua exposição ao lado do presidente da Aenfer, Marcelo Freire da Costa

Uma exposição de Bernardo Figueiredo sobre o projeto do Trem de Alta Velocidade na Associação de Engenheiros Ferroviários (AENFER)

Como parte de sua programação comemorativa dos 170 anos de ferrovia no Brasil, a Associação de Engenheiros Ferroviários (AENFER), com sede na cidade do Rio de Janeiro, recebeu em 26 de julho de 2024 o CEO da TAV Brasil, economista Bernardo Figueiredo, que fez uma exposição a respeito do projeto de implantação do Trem de Alta Velocidade para interligar Rio de Janeiro e São Paulo.

Em sua apresentação, o economista destacou importância da ligação entre as duas metrópoles brasileiras por meio do TAV. Disse que será uma obra revolucionária e que trará mais desenvolvimento econômico às duas metrópoles e a outros centros adjacentes.

A exposição de Bernardo Figueiredo foi gravada em vídeo e pode ser vista aqui.

LIVRO

Sérgio Avelleda lança o livro “Nas trincheiras da mobilidade”

O advogado e consultor Sérgio Avelleda anunciou para a noite de 5 de agosto de 2024, na Livraria da Vila – Alameda Lorena, 1501, São Paulo–SP, o lançamento do seu livro “Nas trincheiras da mobilidade” (Editora CLA), um apanhado com 26 textos e ideias, incluindo alguns escritos durante a pandemia.

Novas e diferentes formas de financiamento do transporte públicos, priorização de investimentos em projetos de mobilidade urbana, conscientização sobre os custos ocultos financeiros e ao meio ambiente decorrentes do transporte individual, descarbonização dos transportes por meio do incentivo ao uso de outras matrizes, principalmente a elétrica, estão no rol das reflexões apresentadas na publicação.

Uma das reflexões da publicação é a seguinte: “As cidades são organismos vivos. Quando uma cidade tem graves problemas de mobilidade, como congestionamentos significativos, é como ver um paciente com febre. A febre não é a doença, é apenas um sintoma. O congestionamento não é a doença; é o sintoma de cidades desconectadas, mal planejadas, com poucas áreas que misturam residências e oportunidades de emprego.”

O prefácio do livro é assinado pelo vice-presidente da República e ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Sérgio Avelleda

Sérgio Avelleda participou diversas vezes de atividades da AEAMESP, em especial nos períodos em que exerceu a presidência da Companhia do Metropolitano de São Paulo e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Ele foi também secretário de Mobilidade e Transportes da Cidade de São Paulo e diretor de Mobilidade Urbana do WRI, World Resources Institute. Sua experiência inclui a coordenação do Observatório Nacional de Mobilidade Urbana do Insper. Recentemente, fundou e passou a dirigir da consultoria Urucuia, cuja missão é “fomentar a mobilidade sustentável, inclusiva e segura”,

TREINAMENTO

Cena da simulação. Foto: CCR Metrô Bahia/Divulgação, reprodução

Na CCR Metrô Bahia, um simulado de resgate de vítima sob o trem

Uma pessoa sofre um acidente na plataforma de embarque, cai nos trilhos e tem ferimentos graves, necessitando de atendimento urgente. Esse é o cenário fictício de um simulado operacional de resgate de vítima sob o trem, realizado na sede da CCR Metrô Bahia em julho.

A atividade integra o programa do curso de formação dos novos agentes de atendimento e segurança do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.

Carlos Vinícius Santos, líder de atendimento e Segurança da CCR Metrô Bahia, explica que o simulado de salvamento é uma das fases práticas do curso que prepara os profissionais para o atendimento diário da população que utiliza as estações e terminais administrados pela concessionária.

Carlos Vinícius Santos,

Ele diz: “Esta fase é importante para que os alunos atuem de forma correta e segura durante o salvamento, com agilidade e cuidado, caso alguma ocorrência necessite dos primeiros atendimentos até a chegada da equipe de salvamento especializado”.

Além dessa fase prática de salvamento de vítimas sob o trem, o curso de formação de Agentes de Atendimento e Segurança tem diversos conteúdos teóricos como diversidade e inclusão, comunicação não violenta, acessibilidade, técnicas de segurança e legislação, entre outros.

O treinamento é ministrado por especialistas em atendimento e segurança, profissionais de áreas da CCR Metrô Bahia e de parceiros, a exemplo do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

METRÔ EM VÍDEO

Uma prova do Masterchef em instalações do Metrô de São Paulo

Na terça-feira, 30 de julho de 2024, houve a exibição do episódio do reality show culinário MasterChef gravado em locações do Metrô de São Paulo: as principais, Estação Sé e Pátio Itaquera. O fato marcou duas comemorações: os 50 anos do Metrô de São Paulo e os 10 anos do programa. O vídeo acima, mostrando o clima da gravação, foi produzido pelo canal Melhor da Noite Band, vinculado à emissora que transmite o programa.

NOTA 12

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