EDIÇÃO 359, DE 15 A 21 DE JANEIRO DE 2017
23ª SEMANA DE TECNOLOGIA
Conheça e divulgue o folheto comercial da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária
Conheça e divulgue o folheto comercial Seja um patrocinador, descrevendo as vantagens para empresas e instituições do setor de participarem da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, a ser realizada no período de 19 a 22 de setembro de 2017, no Auditório UNIP, Campus Paraíso, situado na Rua Vergueiro, 1.211, São Paulo/SP.
Veja o folheto
CREA-SP e CAU têm descontos para pagamento integral da anuidade até 31 de janeiro
O pagamento da anuidade do CREA-SP até 31 de janeiro permite 15% de desconto. O CAU-BR informa que anuidade de 2017 tem desconto para pagamento à vista ou pode ser parcelada em cinco vezes sem juros. E anuncia refinanciamento de anuidades atrasadas
Clique e conheça as condições do desconto do CREA-SP
Clique e veja as condições do desconto do CAU-BR
NA IMPRENSA – I
Matéria do G1 focaliza o abandono do patrimônio ferroviário centenário da antiga Estrada de Ferro Sorocabana no Oeste Paulista

Eliseu Savério Sposito em foto de Stephanie Fonseca, ilustrativa da matéria publicada pelo G1
O portal G1 de Presidente Prudente/SP e Região, no Oeste Paulista, publicou no mês de dezembro matéria com o pesquisador Eliseu Savério Sposito sobre o abandono do patrimônio ferroviário centenário da antiga Estrada de Ferro Sorocabana. A matéria tem por título Está nos dormentes, literalmente’, diz pesquisador sobre a ferrovia, e é assinada por Stephanie Fonseca.

Imagem do Museu da Imigração, que ilustra a matéria no site da CPTM sobre como visitar a museus paulistanos usando o trem.
NA IMPRENSA – II
Site da CPTM mostra como conhecer os museus de São Paulo viajando de trem e gastando pouco
O site da Companhia Paulista de Trens Urbanos (CPTM) publica matéria mostrando como aproveitar as férias de janeiro para visitar, de trem, os museus de São Paulo que ficam próximos dos trilhos da operadora. “Ao optar pelo trem, o visitante se livra de congestionamentos e economiza no estacionamento e no combustível”, assinala a matéria, que mostra ainda uma relação que inclui opções localizadas na região central da capital, h como a Pinacoteca, o Museu de Arte Sacra e o Memorial da Resistência., e 12 outras indicações.
NA IMPRENSA – III
Semanário mostra em matéria que estradas de ferro e imigração iniciaram desenvolvimento de Jundiaí
O portal virtual do semanário Jundiaí Notícias mostra em matéria que o desenvolvimento de Jundiaí foi iniciado por dois fatores: as estradas de ferro e a imigração. A matéria destaca que os ingleses construíram uma estrada ligando Jundiaí ao Porto de Santos para escoar produção de café do interior
Um trecho da matéria assinala: “Apesar de Jundiaí ter crescimento que pode ser considerado normal desde sua fundação e nos 200 anos seguintes, a construção de uma estrada de ferro pelos ingleses foi decisiva para impulsionar o progresso da cidade. A São Paulo Railway Company Limited (SPR), inaugurada em fevereiro de 1867, sete anos após o início da construção e dez meses antes do prazo previsto, foi fator determinante para o desenvolvimento”.
Esse segmento nos lembra de algo bastante significativo: justamente os 150 anos da São Paulo Railway Company Limited (SPR).
NA IMPRENSA – IV
Site MetroCPTM mostra que o Consórcio Temoinsa-Sifang será o fornecedor dos trens da Linha 13 da CPTM, que atenderá ao Aeroporto de Guarulhos
O site MetroCPTM, de Ricardo Meier, informa que o Consórcio Temoinsa-Sifang venceu concorrência para fornecer trens da Linha 13. E explica que o fabricante chinês produzirá em parceria com empresa brasileira oito composições destinadas à linha da CPTM que atenderá o Aeroporto de Guarulhos.
NA IMPRENSA
Folha de S. Paulo informa que em 24 de janeiro haverá audiência pública sobre a concessão da malha ferroviária paulista
Matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo pondera que São Paulo discutirá em audiência pública os próximos 40 anos de sistema ferroviário no Estado. O texto informa que na tarde de 24 de janeiro de 2017 (no Hotel Meliá Paulista Business, na Avenida Paulista, 2.181 das 14 h às 18 h, na cidade de São Paulo) haverá debate sobre “como serão os próximos 40 anos de um dos seus mais importantes bens, o sistema ferroviário”. E acrescenta: “Está em jogo a renovação ou não da concessão de 2.000 quilômetros do principal corredor ferroviário do Estado, que liga o porto de Santos ao Centro-Oeste. Antiga Ferroban, iniciada no século 19, agora chamada de Malha Paulista, as vias estão em poder da Rumo, do grupo Cosan (combustível e agrícola)”.
Veja a matéria diretamente no site da Folha
SETOR METROFERROVIÁRIO – INTERNACIONAL
Um filme demonstrativo do Metrô de Lisboa produzido em 1959, por ocasião da inauguração daquele sistema
Este é um vídeo de pouco mais de dez minutos, em preto & branco, preparado em 1959 pela produtora Tobis sob encomenda do Metropolitano de Lisboa. Três atores encarnam personagens que vão demonstrar as características de traçado, funcionalidades, conveniências e itens de segurança do então recém-implantado sistema.
Veja um pouco da história do Metro de Lisboa
22ª SEMANA METROFERROVIÁRIA – PAINÉIS EM VÍDEO
Veja o Painel 03 – Crescimento e melhoria da rede metroferroviária no Brasil, desenvolvido na 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, da AEAMESP, em 2016
Os interessados podem consultar livremente, no site da AEAMESP a íntegra, em vídeo, dos painéis da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada em setembro de 2016. Veja abaixo o Painel 03– Crescimento e melhoria da rede metroferroviária no Brasil, que teve como coordenador Joubert Fortes Flores Filho, presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). Participaram como expositores: Luis Augusto Valença de Oliveira, diretor presidente CCR Metrô Bahia; Paulo de Magalhães Bento Gonçalves, presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM); João Gouveia, diretor da Supervia, e Eric Farcette, diretor de Comércio e Desenvolvimento Internacional da Alstom.
Propostas do debate. A sessão se propôs a examinar projeto e obras da Linha 2 da CCR Metrô Bahia, considerando aspectos do seu planejamento e concepção e seus impactos na Região Metropolitana de Salvador. Também tratou do projeto e obras da Linha 13 da CPTM, da remodelação operacional da Supervia, incluindo a implantação de nova sinalização, estratégias operacionais e outras melhorias, e os sistemas que configuram parte do legado olímpico do Rio de Janeiro: o VLT Carioca e a Linha 4 do metrô.
Veja os arquivos do painel. Acompanhe a sequência de cinco arquivos com as exposições e os debates do Painel 03 – Crescimento e melhoria da rede metroferroviária no Brasil.
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5