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EDIÇÃO 365, DE 27 DE FEVEREIRO A 5 DE MARÇO DE 2017

23ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

A gerente de Marketing da AmstedMaxion, Nayane Sales, e o presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, na planta de Hortolândia/SP. A empresa possui outra unidade produtiva em Cruzeiro/SP.

FRENTE PARLAMENTAR METROFERROVIÁRIA

Pedro Machado participará da próxima reunião da Frente Parlamentar Metroferroviária, marcada para a sexta-feira, 10 de março.

O presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, participará na sexta-feira, 10 de março de 2017, da terceira reunião de trabalho da Frente Parlamentar em prol do Desenvolvimento Metroferroviário (FTRAM), instituída na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A AEAMESP estará representada no encontro também pelo conselheiro Emiliano Affonso.

A pauta do encontro ainda será publicada, mas é certo que haverá um balanço das atividades dos grupos de trabalho criados na reunião de 2 de fevereiro de 2017. Os grupos são os seguintes:  Grupo 1 – Gestão do Transporte Metropolitano; Grupo 2 – Gargalos do Sistema; Grupo 3 – Fontes de Recursos; Grupo 4 -Transporte Inter-Regional, Grupo 5 -Comunicação, e Grupo 6 – Concessão da Malha Ferroviária Paulista.:  Também é certo que haverá uma apresentação do engenheiro Milton Xavier, da Secretaria Estadual de Transporte e Logística, relativa ao Plano Diretor de Logística e Transporte – PDLT.

No ato de entrega das propostas à ANTT, a partir da esquerda, Emiliano Affonso (AEAMESP), deputado João Caramez, Fernando Formiga (ANTT), Camil Eid (Instituto de Engenharia), José Manoel Gonçalves (Ferrofrente) e Jean Pejo (ALAF). Foto: Assessoria/ALESP

Malha Paulista. Na quinta-feira que antecedeu o carnaval, 23 de fevereiro de 2017, uma comitiva da FTRAM entregou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) um documento com propostas sobre a concessão da Malha Ferroviária Paulista. Integravam a comitiva o deputado estadual paulista João Caramez, criador e coordenador da FTRAM; Emiliano Affonso, representando a AEMESP; Jean Pejo, diretor da Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF); José Manoel Ferreira Gonçalves, da Frente Nacional pela Volta das Ferrovias (Ferrofrente). O documento foi entregue ao superintendente de Infraestrutura de Transporte Ferroviário de Cargas da ANTT, Fernando Formiga. O prazo para o recebimento de propostas pela ANTT terminou na sexta-feira, 3 de março de 2017.

Antes da reunião da sede da ANTT, o grupo entrevistou-se no Senado com o senador  e hoje ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes. Divergente. Nos encontros em Brasília, José Manoel Ferreira Gonçalves entregou aos interlocutores documento reafirmando posição contrária à renovação antecipada da Malha Ferroviária Paulista.

 ESPORTE

Programada para a quarta-feira, 15 de março, às 21 h, a primeira prova do 16º Desafio de Kart entre Amigos da AEAMESP

A primeira etapa do 16º Desafio de Kart entre Amigos da AEAMESP será realizada na quarta-feira, 15 de março de 2016, no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo/SP (Avenida Jacinto Júlio, s/n Portão 09, Telefone 11-4702-5055).

A informação foi prestada pelo diretor-adjunto da AEAMESP para a área esportiva Valter Belapetravicius. Ele acrescenta que a largada acontecerá às 21 h e que os concorrentes devem chegar ao kartódromo com pelo menos 30 minutos de antecedência. “A prova terá um bateria de 25 minutos, sendo cinco minutos de tomada de tempo, reconhecimento da pista e definição do grid de largada, 20 minutos de corrida”.

Para participar, cada concorrente deve pagar R$ 90,00, valor que dá direito a luva, balaclava, capacete e protetor de costela, além do kart de 13 HP; opcionalmente, o participante poderá alugar o macacão por mais R$ 10,00. A AEAMESP oferece um bônus a ser rateado entre os associados que participarem.  

Confirmação. Os interessados devem confirmar sua participação com Valter Belapetravicius pelos telefone (11) 5904-7748 ou (11) 9-8266-1541.

INFORMAÇÃO

Smart Rail World publica post intitulado ‘Alimentando os trens de amanhã’ , com vídeo retratando duas inovações da GE Transportation

O texto original em inglês foi traduzido automaticamente e está reproduzido a seguir. 
 
Pensar em alguns dos trens para o amanhã é sempre uma perspectiva excitante para nós aqui no SmartRail World ( @SmartRailWorld ). Como os trens a diesel estão lentamente se tornando mais redundantes, os operadores ferroviários e as empresas de transporte estão experimentando novas maneiras de alimentar os trens.
 
Olhando para o futuro, uma empresa está olhando para as formas que os trens podem ser rápidos, eficientes e inteligentes. Existe uma tendência para ter trens mais ecológicos e inteligentes em todo o mundo e a GE Transportation é uma empresa multinacional comprometida em fazer essa mudança. As tecnologias e análises digitais avançadas estão ajudando a criar um eficiente ecossistema ferroviário digital – do carro de locomotivas e de trens, ao pátio de trem e ao centro de operações. Com a notícia de alianças globais, software e produtos alimentados por Predix,
 
Na InnoTrans 2016, a GE Transportation  demonstrou e explicou duas de suas últimas inovações: GoLINC eo sistema de Gerenciamento Inteligente de Inspeção. No futuro, a empresa estará comercializando aviões não tripulados para auxiliar na coleta, análise e fusão de dados para rastrear as linhas de trem para maior eficiência operacional, velocidade e segurança.

NA IMPRENSA

Artigo de engenheiros do BNDES debate a logística do futuro e o papel que cabe a esse banco nacional de fomento quanto a esse tema

A revista anual do Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes referente ao ano de 2016 publicou o  artigo intitulado Discutindo a relação: qual a logística do futuro e o que o BNDES tem a ver com isso?, de autoria de Edson Dalto e Dalmo Marchetti, engenheiros do Departamento de Transportes e Logística do BNDES.

VEJA ARQUIVO COM O TEXTO

VEJA A ÍNTEGRA DA EDIÇÃO DA REVISTA. A MATÉRIA ESTÁ NA PÁGINA 26

22ª SEMANA METROFERROVIÁRIA – PAINÉIS EM VÍDEO

O Painel 09 – Participação privada: como viabilizá-la?  abriu os trabalhos do último dia da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, em 2016.

O site da AEAMESP deixa disponível, em vídeo, os painéis da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada em setembro de 2016. Veja a seguir o Painel 09 – Participação privada: como viabilizá-la?

O painel foi coordenado por José Roberto Generoso, secretário nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, e teve como palestrantes Saulo Krichanã Rodrigues, diretor-geral do ISITEC – Instituto Superior de Inovação e Tecnologia; Thais Rey Grandizoli,  assessora da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo; Thierry Besse, gestor da PPP Linha 6 – Laranja, da Secretaria dos Transportes Metropolitanos. Atuou como debatedor Ailton Brasiliense Pires, presidente da ANTP – Associação Nacional de Transportes Público.

A sessão buscou proceder a uma avaliação técnica sobre os fatos e tendências das atuais PPP metroferroviárias e discutir duas linhas do metrô paulistano: o empreendimento da Linha 6 – Laranja e a proposta de concessão da Linha 5 -Lilás.

 

Parte 1

 

Parte 2

 

Parte 3

 

Parte 4

 

Clique para ter acesso aos vídeos de outros painéis e sessões da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

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