EDIÇÃO 374, DE 1º A 7 DE MAIO DE 2017
SEMANA DE TECNOLOGIA E PRÊMIO
AEAMESP abre inscrição para os trabalhos técnicos da Semana de Tecnologia Metroferroviária e do 4º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU
Entre os trabalhos inscritos, 15 serão escolhidos como finalistas do 4º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU. Os vencedores do 4º Prêmio ANPTrilhos-CBTU serão anunciados no dia 19 de setembro, durante a abertura da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, da AEAMESP.
A partir da próxima segunda-feira, dia 8 de maio, estarão abertas as inscrições de trabalhos técnicos para serem apresentados na 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, promovida pela AEAMESP, e para concorrer ao para 4º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, que premia os melhores trabalhos técnicos do setor. As inscrições vão até o dia 02 de junho de 2017.
Organizado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), com apoio da AEAMESP, o Prêmio faz parte da programação da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), que será realizada de 19 a 22 de setembro, em São Paulo (SP).
Os trabalhos deverão adequar-se a uma das três categorias apresentadas a seguir, indicando-se a categoria escolhida no campo apropriado da “ficha de inscrição”, uma vez que a premiação será atribuída por categoria e a programação da grade de apresentações assim será organizada.
Categoria 1 – Políticas públicas; planejamento urbano; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço.
Categoria 2 – Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional.
Categoria 3 – Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas de transporte.
Os artigos técnicos podem ser inscritos até o dia 02 de junho, através do link www.aeamesp.org.br/23semana, onde também está disponível o regulamento completo do 4º Prêmio ANPTrilhos-CBTU.
Serão escolhidos os melhores trabalhos por categoria e os vencedores serão conhecidos no dia 19 de setembro de 2017, durante a abertura da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada pela AEAMESP, em São Paulo.
Incentivo. O Prêmio foi criado com o objetivo de incentivar a produção técnica do setor metroferroviário e o intercâmbio tecnológico entre os profissionais do setor, divulgando e dando reconhecimento à produção técnica e acadêmica desses profissionais, contribuindo para o aprimoramento do transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil.
Quinze trabalhos. Serão selecionados 15 trabalhos. Desses sairão três prêmios, no valor de R$5.000,00 (cinco mil reais) cada um, concedidos, respectivamente, ao autor do melhor “artigo técnico” de cada categoria.
DATAS
A inscrição e a submissão dos trabalhos, bem como a divulgação dos resultados, obedecerão as seguintes datas:
A “síntese” do trabalho técnico deverá ser entregue juntamente com a “ficha de inscrição”, devidamente preenchida, até as 23h59min (horário de Brasília) do dia 02 de junho de 2017.
A Comissão Técnica da Semana de Tecnologia Metroferroviária divulgará a lista dos trabalhos selecionados pelo Comitê de Seleção para apresentação na 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária até a data-limite do dia 13 de junho de 2017, indicando dentre os escolhidos aqueles que optaram por participar da premiação. Serão divulgados até 40 (quarenta) trabalhos selecionados, garantindo-se a apresentação de, no mínimo, 30 (trinta) em salas técnicas durante a realização da 23ª STM. A programação das salas técnicas será divulgada oportunamente pela AEAMESP.
O “artigo técnico” deverá ser entregue até as 23h59min (horário de Brasília) do dia 21 de julho de 2017, juntamente com a documentação complementar estipulada no Título II – da participação no “4º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU”, no caso de optantes por participar da premiação.
O arquivo da apresentação do trabalho na 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária deverá ser entregue até as 23h59min (horário de Brasília) do dia 03 de setembro de 2017. No caso de trabalhos elaborados em grupo, os nomes de até dois autores deverão ser indicados como apresentadores, na forma determinada no §2º do Artigo 18º.
Os autores devem estar atentos ao estrito cumprimento da data, pois as Comissões Organizadoras alertam que não haverá adiamento ou postergação da data-limite, em razão dos prazos necessários para o adequado julgamento e demais providências relativas à atribuição da premiação. O descumprimento desta data implicará na automática desclassificação do participante na premiação.
Sobre a Semana de Tecnologia. Na sua 23ª edição, a Semana de Tecnologia Metroferroviária é considerada o mais importante Congresso Técnico do Setor de Transporte Metroferroviário do País. Durante quatro dias de evento, técnicos das operadoras, dirigentes empresariais e profissionais do setor debatem questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas cidades.
Sobre a EXPOO METROFERR 2017. Realizada paralelamente ao Congresso, a EXPO METROFERR é uma exposição que reúne empresas fabricantes de equipamentos metroferroviários, fornecedores de peças e serviços, mídias especializadas, etc. que levam ao evento as inovações oferecidas ao mercado.
Opções de apoio institucional. Para conhecer as opções de apoio institucional, patrocínio e exposição, basta entrar em contato com Cristina Kerr, na CKZ Eventos: criskerr@ckzeventos.com.br ou telefone (11) 2387-0111.
CONVERSAS NA AEAMESP
Arquitetas do Metrô-SP apresentam na AEAMESP pesquisas sobre projetos relacionados com o metrô de Londres
Na noite da quinta-feira, 27 de abril de 2017, as arquitetas atuantes no Metrô-SP Daniella Lima e Lilian Nagae fizeram as palestras do encontro ‘Metrô de Londres: Desenvolvimento urbano e econômico na atualidade‘, promovido pela AEAMESP, com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP).
Os temas. Daniella Lima desenvolveu o tema Aumento da capacidade da estação Bank, uma das mais antigas e importantes do sistema metroviário londrino. Lilian Nagae falou sobre a extensão da Northern Line, considerando o contexto urbano e o projeto. As informações que ambas pesquisaram foram mostradas em apresentações similares realizadas para colegas da Companhia do Metropolitano de São Paulo.
A professora e doutora Andreína Nigriello participou com observações a respeito das informações levadas pelas palestrantes. O público, formado por cerca de 30 pessoas (arquitetos, outros profissionais do setor, dirigentes e associados da AEAMESP) também pôde fazer perguntas e considerações. As apresentações estarão em breve disponíveis no site da AEAMESP.
Debates mais frequentes. O vice-presidente de Atividades Técnicas, Dionísio Gutierres, abriu a sessão, explicando que a iniciativa inaugura um novo tipo de evento técnico da AEAMESP, voltado para a discussão mais frequente de temas da atualidade sugeridos pelos associados. O presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, destacou a importância da atividade.
Também se manifestou na abertura o arquiteto Luiz Antonio Cortez Ferreira, associado e ex-vice-presidente da AEAMESP, conselheiro do CAU/SP e gerente da área do Metrô-SP em que Daniella Lima e Lilian Nagae atuam. Foi ele quem sugeriu que suas apresentações feitas internamente para colegas do Metrô-SP fossem levadas para o ambiente da AEAMESP.

Daniella Lima, Lilian Nagae e Andreína Nigriello

Daniella Lima durante a apresentação
HOMENAGEM AOS TRABALHADORES
No 1º de Maio, AEAMESP homenageia aqueles que “trabalham por uma mobilidade melhor no Brasil”
Na segunda-feira, 1º de maio de 2017, associados, representantes de entidades parceiras e o público interessado nas atividades da AEAMESP receberam por e-mail mensagem alusiva ao Dia do Trabalho.
A peça especialmente criada tem como base uma fotografia em que trabalhadores observam a chegada do ‘tatuzão’ na Estação Santa Cruz da Linha 5 – Lilás, do Metrô-SP.
Na parte superior da foto, há um banner gráfico translúcido (através dele é possível ver o ‘tatuzão’), na cor azul celeste, em que se lê: “Homenagem da AEAMESP a todos que trabalham por uma mobilidade melhor no Brasil”. Logo a seguir, surge com grande destaque a data e seu significado.
PRÊMIO INTERNACIONAL
Primeira estação metroviária totalmente sustentável garante prêmio internacional ao Metrô-DF
Nos dias 12 e 13 de abril de 2017, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, Suíça, durante o evento Metas de Desenvolvimento Sustentável – Transporte e Paz, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) recebeu o prêmio Golden Chariot Internacional Transport Award, na categoria Companhia Nacional de Transporte do Ano. Trata-se de reconhecimento pela iniciativa em colocar em operação a primeira estação de metrô totalmente sustentável da América Latina e a quarta no mundo.
SETOR METROFERROVIÁRIO
Eleita a diretoria da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) para o biênio 2017/2019. Vicente Abate é reconduzido à presidência.

Vicente Abate
O engenheiro Vicente Abate, foi reeleito presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) para o biênio 2017-2019. A eleição aconteceu na quinta-feira, 27 de abril de 2017 e a cerimônia de posse será realizada no dia 8 de agosto de 2017, por ocasião da comemoração dos 40 anos da entidade.Em nome dos Associados e da Direção, o presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, envia aos novos dirigentes da ABIFER votos de êxito no novo período de gestão.
DIRETORIA
Os membros da diretoria da ABIFER para o biênio 2017-2019 são: Presidente: Vicente Abate – AmstedMaxion Fundição e Equipamentos Ferroviários S.A; 1º Vice-Presidente, Ricardo Augusto Ochoa – Alstom Brasil Energia e Transporte Ltda;
Vice-Presidentes. AmstedMaxion Fundição e Equipamentos Ferroviários S.A. Eduardo Scolari; Bombardier Transportation Brasil Ltda.,Andreas Näf; CAF Brasil Indústria e Comércio S/A, Agenor Marinho. GE Transportes Ferroviários Ltda., Marcos Costa; Hewitt Equipamentos Ltda., Luis Fernando Bueno Vidigal; IAT- Pandrol Brasil Fixações Elásticas Ltda.,Siegfried Alexander Ellwanger; Progress Rail Equipamentos e Serviços Ferroviários do Brasil Ltda., Carlos Alberto Alves Roso; MWL Brasil Rodas & Eixos Ltda., Jens Peter Fritz John; Randon S.A, Implementos e Participações, Wilson Roberto Ferri; Retesp Indústria de Vedantes Ltda., Dejair Aguiar; Thermit do Brasil Indústria e Comércio Ltda., Amilcar Debone; Voestalpine VAE Brasil Produtos Ferroviários Ltda., Hubert Kundegraber.
Conselho Fiscal – Efetivos. Brastan Indústria e Comércio de Máquinas Ltda., Diego Henrique Darli; MIC S/A Metalurgia Indústria e Comércio, Kirkior Mikaelian, e Voith Turbo Ltda., Adelson Portela Martins Junior Conselho Fiscal – Suplentes. Araucária Rail Technology S.A., Carlos Rafael Martins Jardim; A. Stucki do Brasil, Luis Eduardo B. Kirmaier Monteiro, e Cruzaço Fundição e Mecânica Ltda. Gustavo Nogueira Apolinário.
SETOR METROFERROVIÁRIO
ANPTrilhos lança a cartilha ‘Como inserir os trilhos no Plano de Mobilidade’
Na terça-feira, 25 de abril de 2017, a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) lançou a cartilha “Como inserir os trilhos no Plano de Mobilidade”. O ato de lançamento aconteceu durante o IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
NA IMPRENSA
Matéria do site jornalístico RD – Repórter Diário mostra que Vila de Paranapiacaba ganha nova estação para o Expresso Turístico
O site jornalístico RD – Repórter Diário, editado na região do ABC, publicou no dia 21 de abril de 2017 a matéria Vila de Paranapiacaba ganha nova estação para o Expresso Turístico, revelando que a localidade recebeu naquela data “a nova estação do Expresso Turístico, que funcionará na antiga Garagem das Locomotivas da ferrovia. A obra é resultado do convênio da Prefeitura de Santo André com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)”,
NA IMPRENSA
Diário Oficial do Estado de São Paulo publica matéria sobre atividades da Frente Parlamentar em prol do Transporte Metroferroviário
A edição do dia 21 de abril de 2017 do Diário Oficial do Estado de São Paulo traz matéria intitulada Frente Parlamentar defende reativação da malha ferroviária paulista, retratando atividades da Frente Parlamentar em prol do Transporte Metroferroviário, criada no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e que conta com o apoio da AEAMESP.
NA IMPRENSA
Em 30 de abril, matéria lembra o Dia do Ferroviário

Foto ilustrativa da matéria sobre o Dia do Ferroviario
Para marcar o transcurso do Dia do Ferroviário, 30 de abril, a operadora ferroviária VLI divulgou à imprensa matéria intitulada Dia do Ferroviário: paixão que passa por gerações. O texto lembra que a data, “uma homenagem a todos aqueles que trabalham nas estradas de ferro Brasil afora” remete à inauguração da primeira linha ferroviária do Brasil, a Estrada de Ferro Petrópolis, que tinha mais de 14 km de extensão, ligando o Rio de Janeiro até Raiz da Serra (RJ).
Veja a matéria, publicada pelo site da Gazeta do Oeste, de Divinópolis/MG
50 ANOS DA PESQUISA O-D
Com apoio da AEAMESP, Instituto de Engenharia realizará em 18 de maio palestra sobre ‘Os 50 Anos da Pesquisa Origem e Destino em São Paulo, com transmissão ao vivo’
Na manhã de 18 de maio de 2017, das 9 h às 12 h, o Instituto de Engenharia de São Paulo, com o apoio da AEAMESP e de outras entidades, realizará em sua sede (Avenida. Dr. Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana, São Paulo/SP) a palestra Os 50 Anos da Pesquisa Origem e Destino em São Paulo, com transmissão ao vivo pela Internet.
MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Dentro do Projeto Memória Ferroviária, uma palestra sobre patrimônio ferroviário. Grátis, o evento será na Estação Brás da CPTM, nesta sexta, 5 de maio, à noite
Resultado da parceria da CPTM com a Unesp, o Projeto Memória Ferroviária trará todo mês palestra de um especialista sobre o tema. A iniciativa celebra os 25 anos da CPTM e os 150 anos da São Paulo Railway Company (SPR), primeira ferrovia de São Paulo. Esta matéria foi publicada originalmente pela CPTM
O Projeto Memória Ferroviária promoverá palestra com o professor da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) Dr. Ivanil Nunes, na Estação Brás da CPTM, no dia 5 de maio, das 19h às 21h. Em sua apresentação, o especialista descreverá o contexto histórico das ferrovias paulistas até a fundação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
Ivanil Nunes é professor universitário do curso de Economia da UNIFESP e do curso de Pedagogia, da Faculdade Campos Elíseos, pós-doutorado pelo departamento de Economia USP (2016-2017) e pós-Doutor pela Universidade de São Paulo e Universidade de Buenos Aires, na Argentina.
Resultado da parceria da CPTM com a Unesp, o Projeto Memória Ferroviária trará todo mês palestra de um especialista sobre o tema. A iniciativa celebra os 25 anos da CPTM e os 150 anos da São Paulo Railway Company (SPR), primeira ferrovia de São Paulo
O ciclo de palestras é aberto aos empregados da CPTM e ao público. Para participar, é preciso se inscrever pelo e-mail marketing@cptm.sp.gov.br.
A primeira ferrovia. A São Paulo Railway Company (SPR) foi construída em São Paulo e sua inauguração aconteceu em 1867. Com 159 km, ligava os municípios de Santos e Jundiaí, tendo como ponto de passagem a cidade de São Paulo. A linha férrea cruzava cidades como Cubatão, Paranapiacaba, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Mauá, Santo André e São Caetano do Sul até chegar à capital paulista.
Em 28 de maio de 1992, coube a CPTM administrar os trechos Luz – Jundiaí, pela Linha 7-Rubi (antiga Linha A), e Brás – Rio Grande da Serra, pela Linha 10-Turquesa (antiga Linha D). As duas linhas também são utilizadas pelo Expresso Turístico que oferece viagens para Jundiaí e Paranapiacaba. A operação entre Rio Grande da Serra e o Porto de Santos é realizada atualmente pela MRS, que obteve a concessão para a circulação dos trens de carga.
Na terceira edição, a Semana de Tecnologia se consolida como um “farol para os navegantes” em um período sem obras e sem perspectiva de novos projetos



