O jornal Alpha Times editado em Alphaville, no município de Barueri/SP, informa que o ministro das Cidades, Bruno Araújo, assinou com governador de São Paulo Geraldo Alckmin autorização para início de execução de dois contratos para as obras de extensão da Linha 9- Esmeralda, de Grajaú até Varginha.
EDIÇÃO 396, DE 1 A 10 DE NOVEMBRO DE 2017
PARTICIPAÇÃO
Estimulados pela empresa, quinze engenheiros da SNEF Brasil envolvidos com projetos metroferroviários se associaram e participam das atividades da AEAMESP
A SNEF Brasil – empresa do Grupo SNEF, de atuação global nos setores de energia, projetos e processos industriais, telecomunicações e tecnologia da informação – estimulou seus engenheiros envolvidos em projetos metroferroviários a se associarem à AEAMESP a tempo de participarem das atividades da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada em setembro de 2017.

Pierre Dussaud
O principal dirigente da empresa no Brasil e diretor geral para a América Latina, Pierre Dussaud, aprovou a ideia apresentada pela Diretoria de Negócios de Infraestrutura e procurou incrementá-la, decidindo que a empresa arcaria com as contribuições associativas de cada engenheiro que se associasse.
Quinze engenheiros da SNEF Brasil aceitaram o convite e se associaram. Em breve a empresa terá outro associado, pois Pierre Dussaud informou que também se associará.
RAZÕES

Fábio Juvenal Ferreira
Fábio Juvenal Ferreira, diretor de Negócios de Infraestrutura e um dos engenheiros associados diz: “Para nós é um privilégio poder participar de uma associação como a AEAMESP.”
Ele explica as razões da iniciativa. “Primeiramente, a AEAMESP é uma das associações de engenharia mais respeitadas do Brasil. Por usa vez, o Metrô de São Paulo – onde a AEAMESP começou — possui um dos quadros de engenharia mais sólidos, mais capacitados e mais respeitados da América Latina. Então, a SNEF Brasil entende que a possibilidade de colocar seus profissionais em contato próximo com esses profissionais de alto nível traz é algo muito proveitoso”.
O diretor acrescenta que a proximidade dá à empresa uma melhor condição de entender com mais clareza a visão de quem coordena o sistema e sua operação e compreender melhor quais são as demandas do setor. Ele resume a oportunidade como um acontecimento significativo para a SNEF. “O fato é o seguinte: para aprender sobre trem, metrô esse é o melhor lugar que a gente tem hoje”.
CONTRIBUIÇÃO
Mas Fábio Juvenal sabe que a participação de profissionais da SNEF Brasil também representa uma contribuição à comunidade da AEAMESP. “Somos uma empresa privada que está em constante atualização tecnológica, que proporciona treinamentos para suas equipes, de modo que podemos levar esse conhecimento para dentro da AEAMESP. Com a plataforma de que dispomos e com as tecnologias a que temos acesso, podemos contribuir com os debates, trazendo ideias e apresentando soluções. E isso é muito legal!”
Sobre a informação de que o diretor geral Pierre Dussaud também irá se associar à AEAMESP, Fábio Juvenal afirma que se trata de uma atitude de liderança: “Demonstra a importância que SNEF Brasil atribui à atuação da AEAMESP e servirá como estímulo para que outros profissionais da empresa também se associem”.
NOTA
Companhia do Metropolitano de São Paulo emite nota sobre empregados que cometeram ato ilegal
A Companhia do Metropolitano de São Paulo emitiu na primeira semana de novembro nota a respeito de empregados que praticaram ato ilegal nas dependências da empresa. A seguir, a íntegra da nota:
“Empregados que cometeram ato ilegal não representam a coletividade metroviária
Nos últimos dias, temos visto na mídia a repercussão sobre o caso de metroviários que cometeram ato ilegal nas dependências da Companhia e, por isso, foram desligados do quadro de empregados. Um dos ex-empregados, inclusive, confessou na delegacia a prática da ilegalidade.
Diante dos fatos, o Metrô lamenta profundamente o ocorrido e reafirma com a mais absoluta certeza que este ato isolado não representa a coletividade metroviária, que sempre pautou sua atuação com irreparável postura profissional e extrema competência, historicamente reconhecida pelo atendimento de excelência prestado à população de São Paulo”.
MOBILIDADE E MEIO AMBIENTE
AEAMESP apoia a 16ª Conferência Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo, gratuita, que acontecerá em 4 de dezembro na Câmara Municipal
A AEAMESP é uma das duzentas organizações que apoiam a realização no dia 4 de dezembro de 2017, das 8h30 ÀS 14h, na Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 — Salão Nobre), da 16ª Conferência Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo, que tem como tema neste ano Áreas Verdes de São Paulo: ameaças e conquistas
Também apoiam o encontro a Companhia do Metropolitano de São Paulo, a Companhia Paulista de Trens Urbanos (CPTM) e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), e ainda significativas associações empresariais e profissionais, empresas, instituições de ensino, veículos de imprensa, organizações não governamentais, entidades filantrópicas e comunitárias, órgãos de governo e organismos internacionais.
Já tradicional, a Conferência Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo tem como objetivo intermediar o diálogo entre cidadãos, instituições, iniciativa privada e governo, para aprofundar a discussão sobre os três pilares da sustentabilidade: ambiental, econômico e social, além de propor políticas públicas e legislações de caráter mais objetivo e resolutivo.
Veja a programação e faça sua inscrição gratuita
CLIQUE E VEJA OUTRAS INFORMAÇÕES NO PORTAL DA ALAMYS
PUBLICAÇÃO
Com dois artigos sobre o setor metroferroviário, Revista dos Transportes Públicos 146, da ANTP, já pode ser baixada
Está disponível a Revista dos Transportes Públicos número 146, editada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).
Metrô e valorização da terra. Dois dos textos tratam de temas metroferroviários. Um deles é o artigo intitulado Financiando projetos de metrô com a valorização da terra, assinado por Geraldo Freire Garcia, engenheiro e mestrando em Planejamento Urbano. l pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em políticas públicas e gestão governamental atuante na Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades; Carlos Henrique Rocha, PhD em Economia pela Universidade de Liverpool, professor de Economia dos Transportes no Programa de Pós-Graduação da UnB e Pesquisador na área de economia e financiamento dos transportes, e Jéssica Mendes Jorge, graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade de Brasília.
Segurança contra incêndios em estações. O outro artigo tem por título Sistema de ventilação de túneis para segurança contra incêndios em estações metroviárias, e é assinado por Fabricio Fiorito de Campos Ferreira, Rosane Martins Alves, e Armando Carlos de Pina Filho, todos vinculados à Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
NA IMPRENSA – RECEITAS ACESSÓRIAS

Shopping Metrô Itaquera. Foto: Divulgação
DCI destaca que, após obra de expansão, Shopping Metrô Itaquera duplicou o número de lojas e deve ampliar vendas
Em 3 de novembro de 2017, o jornal econômico DCI publicou a matéria Shopping Metrô Itaquera conclui obra de expansão e dobra o número de lojas, O jornal afirma que “aproveitando o grande fluxo de pessoas na região em função da Arena Corinthians, a área recém-inaugurada tem 89% das novas operações locadas e meta é chegar a 95% até o final do ano”, acrescentando que o empreendimento recebeu investimento de mais de R$ 275 milhões e que a expectativa com a ampliação da oferta é aumentar em 40% o fluxo de consumidores e, consequentemente, as vendas totais.
NA IMPRENSA – MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE
Chamado para manifestação de interesse referente a futuro túnel entre as estações Consolação (Linha 2-Verde) e Paulista (Linha 4-Amarela)
O site MetroCPTM reproduzido pela Revista Ferroviária informa que o Metrô-SP publicou em 31 de outubro de 2017 um pedido de manifestação de interesse referente a projeto executivo do túnel de ligação entre as estações Consolação (Linha 2-Verde) e Paulista (Linha 4-Amarela). “É o primeiro passo para que o novo espaço seja enfim construído e assim aliviar a complicada transferência de passageiros entre as duas paradas na região da Avenida Paulista”, diz o texto.
NA IMPRENSA – EXPANSÃO
Jornal Alpha Times noticia que obra de extensão da Linha 9 – Esmeralda, da CPTM, recebeu primeiros recursos do Ministério das Cidades
NA IMPRENSA – EXPANSÃO
Para jornal, se monotrilho não chegar ao Morumbi apresentará prejuízo na operação
O jornal Morumbi News, que circula em São Paulo, publicou no dia 27 de outubro de 2017 a matéria intitulada Monotrilho dá prejuízo antes mesmo de funcionar. O texto destaca que, sem chegar ao Morumbi, monotrilho deverá apresentar prejuízo na operação.
NA IMPRENSA – OPINIÃO
Artigo de Vicente Abate, presidente da ABIFER, mostra por que é necessário ampliar o transporte ferroviário de cargas e de passageiros

Vicente Abate
O presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) , Vicente Abate, publicou recentemente no portal da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros por Trilhos (ANPTrilhos) o artigo intitulado Ferrovia: O Brasil precisa e merece. O texto mostra por que é necessário ampliar o transporte ferroviário de cargas e de passageiros.
METRÔ EM VÍDEO – REPÚBLICA DOMINICANA
“Um metrô feito por dominicanos”
Rápido vídeo preparado pelo governo da República Dominicana mostra o metrô implantado na capital daquele país, incluindo informações sobre a engenharia aplicada no projeto de construção.