EDIÇÃO 404, DE 16 A 28 DE FEVEREIRO DE 2018
CURSO

As duas turmas do curso foram desenvolvidas em ambiente interativo e participativo. Foto: Juliana Rebelo.
Em duas turmas, AEAMESP desenvolveu em sua sede o curso Excelência na gestão e visão de negócio na operação metroferroviária
Com duas turmas – uma delas desenvolvida entre os dias 22 e 24 de janeiro de 2018 e a outra no o período de 19 a 21 de fevereiro de 2018, a AEAMESP, em parceria com a Universidade Corporativa do Metrô (UniMetro), promoveu neste primeiro bimestre do ano o curso ‘Excelência na gestão e visão de negócio na operação metroferroviária‘, destinado a gestores sênior de estações, tráfego e segurança de operação metroferroviária.
A primeira turma, com 30 participantes foi realizada no final de janeiro, com pleno êxito. O instrutor desse curso foi o professor Reinaldo Belickas Manzini.
24 HORAS-AULA EM TRÊS DIAS
Cada uma das turmas do curso foi desenvolvida em 24 horas, distribuídas pelos três dias. No primeiro dia, além da introdução, foram tratados os tópicos Modelo de negócios, Estratégia competitiva e Posicionamento e geração de valor.
No segundo dia, foram abordados os temas Alinhamento entre estratégia e operação (execução), Aplicação de jogo de negócio e Sistematização do conhecimento. No terceiro dia outro três tópicos: Gestão por resultados, Aplicação de mini estudo de caso e Sistematização do conhecimento.
OBJETIVOS DO CURSO
Conforme explicou o professor Reinaldo Belickas Manzini, o curso teve como propósito fornecer uma visão ampla sobre modelos de negócios a partir da apresentação e discussão de um conjunto de tópicos. Foram tratados aspectos como as principais características do atual cenário de competição, elementos de um modelo de negócios, principais noções de estratégica competitiva, o imprescindível alinhamento entre estratégia competitiva e as operações da empresa, frameworks para uma gestão de negócios baseadas em dados e fatos.
Também foram apresentados e discutidos fundamentos teóricos que serão sustentados a partir de exemplos reais, aplicação de jogo de negócio e mini estudo de caso constituído a partir da realidade dos negócios metroferroviários.
ATIVIDADES TÉCNICAS DESENVOLVIDAS EM PARCERIAS

Dionísio Gutierres,
Ao falar durante a instalação da segunda turma, no dia 19 de fevereiro, o vice-presidente de Atividades Técnicas, Dionísio Gutierres, destacou para os participantes que a entidade atua sobre três pilares: a defesa e promoção dos transportes sobre trilhos, o congraçamento dos associados e parceiros em atividades sociais e a prática do trabalho colaborativo e aperfeiçoamento profissional, do que o curso é um exemplo.
Dionísio também sublinhou o desenvolvimento anual da Semana de Tecnologia Metroferroviária, principal evento do setor no país, da qual é o coordenador técnico, e os diversos cursos têm sido desenvolvidos pela AEAMESP.
Parcerias institucionais. “A nossa entidade tem trabalhado em duas frentes. Uma delas é a da parceria com outras entidades e empresas. Este curso é um exemplo dessa linha de ação: a UniMetro identificou a necessidade e a AEAMESP tinha a possibilidade e reunia as condições para desenvolver o curso, de modo que a parceria foi concretizada com êxito”.
Ele lembrou que, entre outros parceiros institucionais de relevo da AEAMESP estão a Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS), que participa ativamente da Semana de Tecnologia Metroferroviária, e a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTRILHOS), que, junto com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) instituiu o Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, entregue na Semana de Tecnologia Metroferroviária.
Sugestões. Sobre a segunda frente de parcerias, Dionísio Gutierres afirmou que a AEAMESP estimula os associados a apresentarem ideias para o desenvolvimento de atividades de cunho técnico, como cursos e debates sobre temas específicos e ajudem a executá-las. E abriu aos participantes do curso a possibilidade de apresentarem também essas sugestões.
SETOR METROFERROVIÁRIO
Presidente da AEAMESP saúda os 150 anos da Companhia Paulista de Estradas de Ferro e afirma confiança no retorno do transporte ferroviário regional de passageiros

Pedro Machado

O deputado João Caramez (o terceiro a partir da esquerda) e outras autoridades e personalidades que participaram da solenidade
O presidente da AEAMESP, engenheiro Pedro Machado, participou, no dia 19 de fevereiro de 2018, de sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em homenagem à Companhia Paulista de Estradas de Ferro, cuja fundação completa 150 anos. O evento foi uma iniciativa do deputado João Caramez e contou com a presença de outras associações e personalidades do setor ferroviário estadual e nacional.
A Companhia Paulista foi fundada em 30 de janeiro de 1868, no Pátio do Colégio, região central da capital. Nasceu como instituição privada, com o objetivo de auxiliar fazendeiros e negociantes a levar até Campinas/SP os trilhos que já faziam a ligação de Jundiaí/SP com o porto de Santos/SP. A companhia está sob concessão da Rumo S/A desde 2015.
RECUPERAÇÃO E NOVOS AVANÇOS
Em seu pronunciamento ao plenário, Pedro Machado defendeu o aprofundamento da recuperação e novos avanços no setor metroferroviário. “Passos importantes estão sendo dados pela Rumo na recuperação do transporte ferroviário de carga, pelo menos no que tange aos trens pesados de alta produtividade. Falta-nos ainda equacionar os ramais alimentadores (as ‘shortlines’) e restabelecer o transporte ferroviário de passageiros. Estou esperançoso de que o restabelecimento do transporte ferroviário regional de passageiros, em sua ligação piloto entre a Capital e a região de Campinas/SP e Americana/SP, inaugurará um novo ciclo de expansão desse tipo de serviço”.
Pedro Machado garantiu que a AEAMESP “está totalmente alinhada com estas propostas e fará o seu melhor para apoiar as iniciativas daqueles que querem torná-las realidade”, acrescentando: “A memória viva daquela que foi a melhor ferrovia do país nos impulsiona rumo a este ideal. Viva a Companhia Paulista de Estradas de Ferro!”
Veja a íntegra do pronunciamento de Pedro Machado.
MANIFESTAÇÕES
O deputado João Caramez é presidente da Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia e também coordenador da Frente Parlamentar em Prol do Transporte Metroferroviário, da qual a AEAMESP faz parte. Na solenidade, ele disse ser favorável à implantação de uma melhor conexão ferroviária. “Defendo as ações que propiciam o desenvolvimento de projetos para a mobilidade urbana e expansão da malha ferroviária”, disse.
Para o deputado Roberto Massafera, as estradas de ferro fazem parte da história do Estado. “À medida que se ingressou no interior com o plantio do café, a ferrovia expandiu-se para aumentar a nossa riqueza. Com isso, o país também cresceu e deixou de depender somente do café, passando a produzir grãos e cana de açúcar”, disse. Massafera afirmou que o crescimento só continuará se houver investimento em transporte fluvial e ferroviário.
Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), defendeu a expansão dos sistemas ferroviários de carga e de passageiros. Fernando Paes, diretor-executivo da Associação Nacional dos Transportes Ferroviários (ANTF), afirmou que “é necessário exigir do governo federal a renovação da malha ferroviária paulista”. Para ele, a renovação garantirá investimentos para que a ferrovia dobre sua capacidade de transporte.
Guilherme Penin, diretor-executivo da Rumo S/A, quer maior empenho do Estado para o desenvolvimento do setor. “Sabemos que a concessão de ferrovias é de competência federal, mas São Paulo luta pouco pelas suas. Há Estados em que o transporte sobre trilhos é considerado um ativo econômico fundamental”, destacou.
O deputado Reinaldo Alguz (PV) chamou a atenção para o trabalho da concessionária que está à frente da ferrovia. “Temos de destacar a maneira como a Rumo vem investindo e transformando tudo aquilo que deveria ter sido feito para o transporte ferroviário e nunca abandonado”, disse.
PRESENÇA AEAMESP
AEAMESP participa da solenidade oficial de posse da Direção Nacional e de Diretorias Seccionais do SINAENCO
Representada pela diretora Thais Ambrosio Herani, a AEAMESP participou da solenidade oficial de posse da Direção Nacional e das Diretorias das 11 Secções Regionais do Sindicato Nacional de Arquitetura e Engenharia Consultiva (SINAENCO), realizada em 22 de fevereiro, na Fecomércio/SP.
Na ocasião, tomaram posse os membros da Direção Nacional, liderada pelo presidente Carlos Roberto Soares Mingione, e das Seções Regionais da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. As novas direções foram eleitas para o Biênio 2018-2019 e assumiram em 1º de janeiro as gestões do SINAENCO. A cerimônia marcou também o início das comemorações dos 30 anos de fundação do Sindicato.
IMPORTÂNCIA

O presidente do SINAENCO, Carlos Roberto Soares Mingione, com Thaís Herani

A diretora da AEAMESP, Thais Herani, e o diretor executivo do SINAENCO, Antonio Othon Pires Rolim.
Tanto o presidente Carlos Roberto Soares Mingione como o diretor executivo do SINAENCO, Antonio Othon Pires Rolim, disseram a Thaís Herani que as expectativas para este biênio serão de “muita batalha” para as áreas de Arquitetura e Engenharia, principalmente quanto à forma de contratação de serviços de arquitetura e engenharia por pregões por menor preço, sem levar em conta a técnica.
Outro desafio salientado por ambos é necessidade de enfrentar o desemprego que assola o setor, com a criação de novas perspectivas e com incentivo para que tanto profissionais como empresas se aprimorem e em alguns casos se reinventem. Os dirigentes mostraram-se bastante interessados e receptivos à ideia de futuras parcerias com a AEAMESP, tanto na Semana de Tecnologia Metroferroviária, como também em outros eventos técnicos que venham a ser planejados em conjunto.
ESPORTE
Adrenalina de volta à pista com a primeira prova do 17º Desafio de Kart. Vai ser em 7 de março, no Kartódromo Ayrton Senna
A primeira etapa do 17º Desafio de Kart entre Amigos da AEAMESP será realizada na quarta-feira, 7 de março de 2018, no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, na Cidade de São Paulo (Avenida Jacinto Júlio s/n Portão 09, São Paulo/SP Telefone (11) 4702-5055)
Será desenvolvida bateria de 25 minutos, sendo 5 minutos de tomada de tempo (para reconhecimento da pista e definição do grid de largada) e 20 minutos de corrida.
“A largada acontecerá exatamente às 21 horas É importante chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência”, diz Valter Belapetravícius, diretor adjunto de Esportes da AEAMESP, com quem os interessados devem confirmar participação, por meio dos telefone (11) 5904-7748 ou (11) 9-8266-1541
Valter lembra que o valor por pessoa é de R$ 90,00 (inclusos: luva, balaclava, capacete e protetor de costela e o kart de 13 hp). Opcionalmente, o participante poderá alugar o macacão por R$ 10,00.
NA IMPRENSA – EM DEFESA DE SÉRGIO AVELLEDA
Crônica de uma decisão equivocada
Transcriação de texto em defesa de Sérgio Avelleda, publicado originalmente no site Migalhas, em 19 de fevereiro de 2017
Na noite da última sexta-feira, a juíza da 9ª vara da Fazenda Pública de SP, Simone Gomes Rodrigues Casoretti, a partir de ação civil pública proposta pelo MP/SP, condenou diversas empresas por fraude na licitação da linha 5 do metrô paulista. Além das empresas, a magistrada condenou também, atendendo pedido do MP, Sergio Avelleda, que foi presidente do Metrô-SP.
Se eventualmente acertou ao condenar as empresas, certamente a juíza se equivocou na decisão referente ao ex-presidente da empresa pública. Vejamos o porquê. Avelleda assumiu o Metrô depois que a licitação tinha sido feita. Na presidência, recebeu uma recomendação (maldita permissão essa dada ao MP de recomendar) recomendação para que paralisasse as obras. Já era em 2011, vejam só, o MP querendo se substituir aos gestores públicos.

Sérgio Avelleda
Em contato com o representante do parquet, Avelleda mostrou por A + B (com esse pessoal tem que ser bem didático) que o ideal era que as obras continuassem e que se houvesse fraude, após comprovada, poderia ser doravante cobrada das empresas. Ou seja, não haveria prejuízo para a burra pública. Avelleda, provavelmente a pessoa que mais entende de transporte público no país, explicou ainda que se as obras não fossem feitas, haveria no futuro um colapso no serviço de transporte de SP. O MP, no entanto, insistiu na recomendação.
Em prol da sociedade, e sem ter instrumentos legais para simplesmente romper um contrato administrativo por conta de uma reles recomendação, Avelleda achou por bem tocar a obra.
Pagou caro pelo desassombro: foi injustamente incluído no rol de réus na ação proposta pelo MP. E, agora, ainda se vê condenado. E por quê condenado? Única e exclusivamente porque, segundo a magistrada, ele “não atendeu a recomendação e deu continuidade às avenças”.
Ah, ainda bem que não deu ouvidos ao MP. De fato, nestes dias, sete anos depois, as obras estão sendo inauguradas. E a fraude?, pergunta o leitor. Ora, que as empresas paguem, como queria e certamente o quer o ex-presidente do Metrô. O que não era possível naquele momento era parar as obras ao talante de um mero representante do parquet.
Como se não bastasse, o que nos chama a atenção é o acovardamento patente na decisão, entregando-se ao MP poderes que ele efetivamente não os tem. Com efeito, em certo momento a juíza comete até um ato falho, ao dizer que o réu “deveria ter acatado a determinação do Ministério Público”. “Determinação do Ministério Público?” Uai, pensávamos que era o juiz que determinava as coisas… valha-nos Deus.
Pois bem, Sergio Avelleda é secretário municipal de Transportes da cidade de SP. Naquela pasta, trabalha com seu conhecido brilhantismo em busca de soluções para o complexo problema viário da capital paulista. Trata-se de um profissional extremamente probo, respeitado por onde quer que vá. De modo que, alheio a estas atrabiliárias pressões estultas, o Tribunal bandeirante saberá corrigir a injustiça que lhe foi feita.
Por ora, fica aqui este desagravo migalheiro, em memória do mestre Goffredo da Silva Telles Jr., que foi quem nos apresentou ao dr. Avelleda, duas décadas atrás, fazendo excepcionais recomendações.
Enfim, pudessem os homens públicos deste país serem como ele.
Veja este texto em seu local original de publicação
José Manoel Ferreira Gonçalves lança o manifesto ‘A mobilidade urbana como direito’ por políticas públicas para a integração sincrônica e sinérgica dos modos de transporte

Professor José Manoel Ferreira Gonçalves, coordenador do curso
Considerando a necessidade de haver políticas públicas que garantam a integração sincrônica e sinérgica dos modos de transporte para atendimento de todos os extratos da população, o presidente da Frente Nacional pela Volta das Ferrovias (Ferrofrente), engenheiro e professor José Manoel Ferreira Gonçalves, lançou, no final de fevereiro o manifesto público “A mobilidade urbana como direito”.
Ele escreveu “Gostaria de, por meio deste manifesto público, conclamar os brasileiros que atuam no setor, bem como os demais cidadãos interessados, a promovermos um debate que culmine no oferecimento de uma proposta aos poderes constituídos, no sentido de potencializar a infraestrutura instalada bem como propor novos investimentos voltados ao interesse do cidadão, notadamente daquele mais necessitado e dependente do meio público de transporte”.
NA IMPRENSA – MOBILIDADE INTELIGENTE
Em artigo publicado no DCI, Luciano Barbieri (Alstom) chama a atenção para a importância o Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT)
Em artigo publicado no DCI, intitulado Um passo para mobilidade inteligente, Luciano Barbieri, diretor de sinalização da Alstom na América Latina destaca a proximidade da entrada em vigor do Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT – Internet of Things), lançado pelo governo e que detalha a implantação das tecnologias que conectam dispositivos e equipamentos. Ele salienta: “A IoT está se tornando uma realidade no nosso cotidiano. Precisamos dela para solucionar vários desafios como o controle energético, a segurança nas ruas ou a mobilidade urbana.Construir ambientes dinâmicos e eficientes é imprescindível para melhorar o dia a dia das pessoas”
NA IMPRENSA – ESTAÇÃO SÉ, 40 ANOS
Departamento de Imprensa do Metrô-SP publica texto registrando os 40 anos de inauguração da Estação Sé
Em 17 de fevereiro de 2018, o Departamento de Imprensa do Metrô-SP publicou matéria para registrar o transcurso dos 40 anos de inauguração da Estação Sé.
A mais movimentada estação do Metrô de São Paulo faz 40 anos de operação no dia 17 de fevereiro. Inaugurada em uma sexta-feira ensolarada, a Sé já de início mostrou sua vocação para atendimento a um grande público. Anunciada em um jornal como “uma das maiores obras urbanas do mundo”, milhares de pessoas passaram pela estação em seu primeiro dia de funcionamento.
No dia de abertura da estação, entregue aos cidadãos com a reurbanizada Praça da Sé, a Banda da Polícia Militar, diversos artistas do rádio e televisão (Wando, Moacir Franco, Vanusa e outros), além da Escola de Samba Vai-Vai se apresentaram para o público e autoridades presentes.
Conforme informações divulgadas na época, no momento mais intenso da construção da Sé, a obra empregou cerca de 2.500 operários. Foram utilizados 5 mil toneladas de perfis metálicos e 90 mil m3 de concreto (10% a mais do que na construção do estádio do Maracanã) e retirados 127 mil caminhões de terra.

Elaine, ladeada por Salvador e Evaristo, na plataforma da quarentona Estação Sé do Metrô-SP
Na inauguração, os metroviários Elaine Labate, Salvador Doria e Evaristo Fernandes Goés Filho, respectivamente secretária da GRH, operador de trem e técnico de manutenção, trabalharam muito e se emocionaram no evento. “Eu fazia parte da equipe que recepcionava e encaminhava as autoridades e demais convidados para o local reservado. As pessoas estavam eufóricas e orgulhosas com o novo marco da capital paulista”, relembra Elaine, hoje coordenadora de Estudos Estratégicos do Metrô.
“Eu, com um impecável uniforme azul, era o responsável pelo sistema de bombas hidráulicas. Foi gratificante, em meu primeiro emprego, participar de uma verdadeira ‘festa do povo’. O show pirotécnico foi inesquecível”, recorda o coordenador técnico Evaristo.
“Meu uniforme era camisa bege e calça vinho com sapatos e meias de cor preta. Naquele dia, minha atribuição era orientar os usuários que chegavam para conhecer e admirar a nova estação”, conta, orgulhoso, o OTM III Doria.
Aos 40, a estação ainda é admirada diariamente pelos 600 mil usuários que passam por ela. Parabéns, Sé!
VEJA TAMBÉM A MATÉRIA “ESTAÇÃO SÉ COMPLETA 40 ANOS FAZENDO A HISTÓRIA DO METRÔ”, PUBLICADA PELO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. CLIQUE AQUI
CAMPANHA GLOBAL- SEGURANÇA DAS MULHERES NO TRANSPORTE PÚBLICO
Uma campanha mundial para promover a segurança das mulheres nos transportes públicos
A União Internacional de Transporte Público (UITP) lançará no Dia Internacional da Mulher – quinta-feira, 8 de março de 2018 – em telas de estações de transporte público de todo o mundo, o vídeo da campanha intitulada #MOBI4ALL (“mobilidade para todos”) , que tem por objetivo promover a segurança das mulheres nos transportes públicos.
Na versão em português, a campanha tem como chamada: Para um transporte público inclusivo: Vamos iluminar! Transporte público para todos, para vc, para mim.
Para dar mais visibilidade à campanha, foi criado um vídeo para conscientização sobre questões de gênero nos transportes públicos. Veja, por meio de links ao final desta matéria as duas versões do vídeo – uma delas mais curta – com legendas em português.
MUNDIAL
A campanha foi anunciada em 9 de fevereiro de 2018, em Kuala Lampur, na Malásia, e decorre de recente parceria que a UITP firmou com o Banco Mundial para desenvolver diferentes tipos de projetos concernentes a campanhas de promoção, assistência técnica, e capacitação, entre outras ações.
Um comunicado assinado conjuntamente pelo secretário geral da UITP em nível mundial, Mohamed Mezghani, e pelo presidente da UITP América Latina, Jurandir Fernandes, frisa que políticas favoráveis às mulheres nos transportes públicos é um dos principais desafios a serem enfrentados no setor globalmente, posto eu ainda hoje, 80% das mulheres tem medo de sofrer assédio nos transportes públicos, de acordo com uma pesquisa recente. Apesar do foco na condição feminina, a campanha amplia a questão e frisa ser “urgente agir” para que se possa oferecer um ambiente seguro a todos.
Mezghani disse que a mensagem inclusiva de gênero propalada pela entidade é simples: tornar os transportes públicos mais seguros e acessíveis para todos. “Juntos, podemos ser a voz que ajudará as mulheres de todo o mundo a ter acesso a ambientes de transporte público mais seguros”,
A UITP assinala está determinada a promover a segurança e as oportunidades para as mulheres nos transportes públicos, acreditando que o transporte público deve ser seguro para todos os usuários.