fbpx

EDIÇÃO 326, DE 9 A 15 DE MAIO DE 2016

22ª SEMANA DE TECNOLOGIA E EXPO METROFERR 2016

Inscrições de trabalhos para a 22ª Semana e para o 3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários vão até 20 de maio

As inscrições para a apresentação na 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e para  o 3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários ANPTRILHOS/CBTU, que premia os melhores trabalhos técnicos do setor, permanecerão abertas até o dia 20 de maio de 2016.

O Prêmio foi criado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), com apoio da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP).

Três categorias. São três as categorias de premiação: Categoria 1 – Políticas públicas; planejamento urbano; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço. Categoria 2 – Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional. Categoria 3 – Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas de transporte.

Os vencedores serão apresentados no dia 13 de setembro, na cerimônia de abertura da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, a ser realizada pela AEAMESP até 16 de setembro de 2016, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo/SP.

Para Marco Fireman, diretor-presidente da CBTU, este é um concurso no qual todos saem ganhando. “A CBTU se orgulha em apoiar o Prêmio. Por meio dele, é possível fomentar o desenvolvimento do setor de transportes de passageiros sobre trilhos no Brasil, o desenvolvimento tecnológico, a troca de informações e conhecimento, além de capacitação e reconhecimento dos profissionais da área”.

CADASTRAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

Para inscrever um trabalho na 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviàvia, incluindo o 3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários ANPTRILHOS/CBTU, o interessado deve ser um usuário cadastrado no sistema da AEAMESP. Acione o link correspondente, abaixo

Conheça o regulamento do 3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários

http://www.aeamesp.org.br/wp-content/uploads/2016/04/regulamento.pdf

Acesse o link para cadastramento no sistema da AEAMESP

http://www.aeamesp.net.br/22semana/fl_tela0


SETOR METROFERROVIÁRIO

No Metrô-SP, a 41ª Reunião do Grupo Permanente de Auto Ajuda (GPAA). AEAMESP participou da instalação do encontro

No período de 4 a 6 de maio de 2016, foi realizada no Pátio de Manutenção Jabaquara, da Companhia do Metropolitano de São Paulo, na cidade de São Paulo/SP, a 41ª Reunião do Grupo Permanente de Auto Ajuda (GPAA), que corresponde ao Grupo de Trabalho de Manutenção, da Comissão Metroferroviária, da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

O presidente da AEAMESP, engenheiro Emiliano Affonso, participou do ato de abertura do encontro ao lado do presidente da Comissão Metroferroviária e presidente da Associação Nacional de Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Joubert Flores. Houve também um estande da AEAMESP com informações sobre a Associação, em especial da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e a EXPO METROFERR 2016.

O encontro tratou de temas relacionados com as oficinas e manutenção de material rodante, além de ter propiciado uma visita técnica ao monotrilho da Linha 15 – Prata (retratada em matéria da Imprensa Oficial – veja link ao final desta notícia).

Participaram da reunião profissionais das operadoras brasileiras Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), da sede, no Rio de Janeiro/RJ, e das superintendências de Belo Horizonte/MG, Natal/RN, Recife/PE, Maceió/AL e João Pessoa/PB; Central, do Rio de Janeiro/RJ; Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP), de Teresina/PI; Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), de São Paulo /SP; Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), de Salvador/BA; Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), de Brasília/DF; Metrofor – Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, de Fortaleza/CE; Metrô Rio, do Rio de Janeiro/RJ; Metrô-SP, de São Paulo/SP; Supervia, do Rio de Janeiro/RJ; Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre, de Porto Alegre/RS; Via Quatro, de São Paulo/SP, além da Metrovias, de Buenos Aires, Argentina, e do Metrô de Lisboa, de Portugal.

Veja matéria sobre a visita técnica ao monotrilho

LINK PARA O DIÁRIO OFICIAL SERÁ ADICIONADO


OPINIÃO AEAMESP

Na Revista RBC – Brasil Construção, presidente da AEAMESP trata das conseqüências da interrupção de obras do metrô

Consequências das paralisações das obras do metrô. Esse é o título de artigo de autoria do presidente da AEAMESP, engenheiro Emiliano Affonso, publicado pela Revista RBC – Brasil Construção, edição nº 11 – 2016.

Em um trecho da análise, Emiliano Affonso afirma: “Das sete linhas metroviárias constante do plano de investimento cinco estão paradas ou com ritmo mais lento do que o previsto. No momento só será implantado o trecho Congonhas -Marginal Pinheiros da Linha 17 — Ouro, com isto ela transportará apenas 1/4 dos passageiros previstos e não atenderá regiões carentes de mobilidade e com comunidades de baixa renda, como a de Paraisópolis, prejudicando duplamente a população, pois as negociações para diminuição dos serviços e extensão dos prazos ou contratação de novas empresas provavelmente onerarão o preço do quilometro do empreendimento”.

Leia a íntegra do artigo, reproduzido no portal da AEAMESP

http://www.aeamesp.org.br/blog/2016/05/10/artigo-do-presidente-da-aeamesp%e2%80%8f-na-revista-rbc/


JORNAL AEAMESP

Está disponível nova edição do Jornal da AEAMESP

Por meio de link ao final desta nota, acesse a edição de número 36 do JORNAL AEAMESP. A publicação apresenta pelo menos quatro páginas mensais, com a opinião da direção da AEAMESP sobre diversos assuntos, informações sobre o relacionamento da Associação com outras organizações do setor e entidades parceiras, notícias a respeito de promoções técnicas e tecnológicas e sobre atividades da própria AEAMESP.

Veja a Edição nº 36 do JORNAL AEAMESP

http://issuu.com/aeamesp1/docs/160430-_teste_ja36_terceiro_teste_?e=1


DIREITO AO TRANSPORTE

Em 7 de junho, será concluída a assembleia de criação do Instituto MDT. O Estatuto da nova entidade já está aprovado.

No dia 7 de junho de 2016, o auditório da AEAMESP se abrirá para a conclusão da assembléia de constituição do Instituto MDT, que dará personalidade jurídica ao Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT). Criado em 2003 pelas mais importantes entidades do setor de mobilidade, entre elas a AEAMESP, o MDT tem como objetivo atuar em favor do fortalecimento, qualificação e integração do transporte público urbano e pelo barateamento das tarifas para os usuários.

A assembléia foi aberta no dia 10 de maio de 2016, também no auditório da AEAMESP, e já aprovou o Estatuto da nova entidade.  No dia 7 de junho, serão cumpridos os outros itens da pauta: a eleição e posse do presidente, do vice-presidente e do Conselho Diretor e a aprovação da Ata da Assembleia Geral de Constituição do Instituto MDT.  No mesmo dia, haverá a realização da 1ª Reunião do Conselho Diretor do Instituto MDT, com a escolha do diretor nacional executivo, a definição da Pauta da 2ª Reunião do Conselho Diretor do Instituto MDT e aprovação da ata.


ESPORTE

Sérgio D’Agostinho levou a terceira etapa do 15º Desafio de Kart. Márcio se manteve na liderança da competição.

No novo Kartódromo do Tatuapé – Speedland, em São Paulo, 18 pilotos participaram da terceira etapa do 15º Desafio de Kart AEAMESP, disputada na noite de 4 de maio de 2016.

Sérgio D’Agostinho venceu a etapa e figura agora em quinto lugar na classificação geral. Márcio chegou em quarto e manteve a liderança da competição, superando nos critérios de desempate Leonardo, que chegou em segundo lugar nesta terceira prova – ambos contabilizam 77 pontos.

A classificação na prova foi a seguinte: 1º) Sérgio D’Agostinho, 2º)- Leonardo, 3º) Zizo, 4º) Márcio, 5º) Victor, 6º) Alberto, 7º) Valter Belapetravicius e 8º) Araújo.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

Com três etapas já disputadas, está assim a classificação geral do 15º Desafio de Kart AEAMESP: 1º) Marcio, 77 pontos; 2º) Leonardo, 77; 3º) Zizo, 71; 4º) Valter Belapetravicius, 65; 5º) Sérgio D’Agostinho, 64; 6º) Carlos Raul, 62; 7º) Magri, 41; 8º Cleber, 32.

Próxima prova.  A quarta prova do 15º Desafio de Kart AEAMESP está marcada para a sexta-feira, 17 de junho de 2016, às 21h, no kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo/SP.

 

Você pode gostar...