fbpx

EDIÇÃO 329, DE 30 DE MAIO A 5 DE JUNHO DE 2016

22ª SEMANA E EXPO METROFERR 2016 – I

Foram recebidas 90 inscrições de trabalhos para a 22ª Semana e para o Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários CBTU/ANPTrilhos

160520 - LOGO PRÊMIOTerminaram na segunda-feira, 30 de maio de 2016, as inscrições de trabalhos técnicos a serem apresentados durante a 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e para o 3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários CBTU/ANPTrilhos. Foram recebidas 90 inscrições concernentes a trabalhos de profissionais e pesquisadores atuantes em operadoras de transporte sobre trilhos de passageiros e de cargas, além de empresas de consultoria e universidades. Em breve serão anunciados os trabalhos selecionados.

22ª Semana de Tecnologia acontecerá no período de 13 a 16 de setembro de 2016, no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo, paralelamente à METROFERR EXPO. Tema central. A programação de debates está sendo estruturada em torno do tema geral Investir e Avançar com Eficiência.


22ª SEMANA E EXPO METROFERR 2016 – II

O avanço da mobilidade urbana se dará no Brasil sobre trilhos, afirma diretor-presidente da CBTU

“O tema desta edição da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária,Investir e Avançar com Eficiência, é muito propício. Acredito que o avanço da mobilidade urbana se dará no Brasil sobre os trilhos”, diz Marco Fireman, diretor-presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU. Ele assinala que o sistema sobre trilhos é o meio de transporte que agrega pontualidade, pouco tempo de espera, rapidez no deslocamento e baixo custo tarifário. “Entretanto, para que isso ocorra, o avanço tecnológico, orientado para redução do custo operacional e do custo de implantação, é o nosso maior desafio para avançarmos com esse modo”.

Fireman diz que a ferrovia, desde sempre, contribuiu muito para o desenvolvimento das cidades e ainda tem muito a oferecer. “Para que elevemos a qualidade da mobilidade urbana, iniciativas como essa são fundamentais”.

A CBTU, juntamente com a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos – ANPTrilhos, com apoio da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP oferece o 3º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários- CBTU/ANPTRILHOS, com premiação prevista para o dia 13 de setembro, durante a abertura da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, Congresso que se estenderá até o dia 16, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Sobre a 22ª Semana e a METROFERR EXPO. A 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária acontecerá no período de 13 a 16 de setembro de 2016, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Trata-se do mais importante Congresso Técnico do setor de transporte metroferroviário do País. Durante os quatro dias de evento, técnicos das operadoras, dirigentes empresariais e profissionais do setor debaterão questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas grandes cidades.

Realizada paralelamente ao Congresso, a METROFERR EXPO reúne empresas fabricantes de equipamentos metroferroviários, fornecedores de peças e serviços, mídias especializadas, etc. que divulgam suas inovações oferecidas ao mercado.

Para conhecer as opções de apoio institucional, patrocínio e exposição, basta entrar em contato com Marcia Vidal, na CKZ Eventos: marcia@ckzeventos.com.br ou telefone (11) 2387-0111.


A AEAMESP E AS REDES SOCIAIS

Veja no YouTube o CANAL AEAMESP, com vídeos sobre o setor metroferroviário. Trata-se de parceria com o CANAL MOVA-SE

160530 - AUGUSTO SCHEIN

Veja no YouTube o CANAL AEAMESP, com vídeos que discutem temas do setor metroferroviário no Brasil e no Exterior. Essa nova opção de informação é o resultado de uma parceria da AEAMESP com o CANAL MOVA-SE.

INSCREVA-SE NO CANAL

Logo abaixo, há uma relação de vídeos já postados no CANAL AEAMESP. Os interessados no tema podem se inscrever no CANAL AEAMESP, bastando no Canal. clicar em ‘inscrever-se’, quando entrarem em algum dos vídeos publicados. Os inscritos recebem uma notificação sempre que um novo vídeo for postado.

VÍDEOS POSTADOS NO CANAL AEAMESP

Obras para melhorar a mobilidade em São Paulo – Entrevista com Clodoaldo 
Os desafios do Metrô de SP – Entrevista com Paulo Menezes Figueiredo
Entrevista com José Bernasconi – Presidente do SINAENCO
Linha 4 do metrô paulistano – Modernidade em transporte metroviário
LINHA 6 Metrô SP – 100% PPP
A importância do transporte de carga
VLT Carioca – Vocação para integrar modais
Integração entre Modais
Vem aí a 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária. Veja como foi a 21ª.


NA IMPRENSA – I

Na quinta edição, revista Linhas, da Secretaria de Transportes Metropolitanos, destaca o binômio tecnologia e criatividade.

160530 -LINHAS 5Foi publicada a quinta edição da revista eletrônica Linhas, de 16 páginas, editada pela Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo. A capa da publicação mostra o seguinte título principal: Tecnologia X Criatividade – O contraponto que dá certo. Nas páginas centrais da publicação, a matéria destacada na capa apresenta o título Alta tecnologia e soluções criativas, com o seguinte complemento: Incentivar funcionários e cultivar a criatividade é estratégico nas organizações de vanguarda. O texto focaliza as atividades das companhias vinculadas à Secretaria.

 

Veja a quinta edição da revista Linhas

https://issuu.com/vias8/docs/linhas_mai


INTERNACIONAL

Matéria do Estadão mostra como túnel ferroviário suíço abriu novo caminho entre Norte e Sul da Europa

A edição virtual do jornal O Estrado de S. Paulo de 31 de maio de 2016 publicou a matéria internacional intitulada.  Depois de 69 anos, Suíça abre caminho entre Norte e Sul da Europa, sobre maior e mais profundo túnel ferroviário do mundo, com 57 quilômetros. Foram 15 anos de escavação com a cooperação de 2,4 mil operários a um custo de 12 bilhões de dólares.  “O túnel do Gotardo é um plano central da estratégia da Suíça de preservar o meio ambiente nos Alpes, transferindo todo o transporte de mercadorias das estradas para os trens, numa das rotas mais intensas entre o porto de Roterdam e o Sul do continente, ligando com o porto de Gênova”, assinala o texto.

Veja a matéria


SETOR METROFERROVIÁRIO – I

Comitiva de engenheiros da Aeromovel Indonesia visita a Trensurb

No dia 24 de maio de 2016, a Trensurb recebeu uma comitiva integrada por cinco engenheiros da Aeromovel Indonesia, empresa de Jacarta, capital indonésia, licenciada pela Aeromovel Brasil S.A. para gerir empreendimentos da tecnologia de transporte por propulsão a ar no país asiático. O grupo realizou visita técnica à linha do aeromóvel que conecta a linha férrea ao aeroporto A Indonésia foi pioneira na implantação do sistema: uma linha circular de 3,2 quilômetros, inaugurada em 1989, num parque em Jacarta, foi a primeira a operar após a linha-piloto do Centro de Porto Alegre – que realizou suas primeiras viagens em 1983.

Veja a matéria no portal da Trensurb

http://www.trensurb.gov.br/paginas/paginas_noticias_detalhes.php?l=es-ES&codigo_sitemap_pai=96&PHPSESSID=060adae7013eac61535a0a83821a5605&codigo_sitemap=4661#sthash.l1Jw15mo.dpuf


SETOR METROFERROVIÁRIO – II

No dia 15 de junho, haverá a primeira reunião virtual do Grupo de Trabalhos de Trilhos da UITP América Latina

A União Internacional de Transportes Públicos – Divisão América Latina (UITP América Latina), com a coordenação de seu vice-presidente de Trilhos, Joubert Flores, e em conjunto com a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPtrilhos), representada por sua superintendente, Roberta Marchesi, está lançando o Grupo de Trabalhos de Trilhos da UITP América Latina, que tem como objetivo promover o intercâmbio de informação para os sistemas de trilhos. A primeira reunião virtual desse grupo que acontecerá no dia 15 de junho de 2016, das 16 às 17h.

A agenda desse primeiro encontro prevê a apresentação do Grupo América Latina, a definição de temas futuros, indicação de propostas para a 93° Assembleia de Metrô – Rio de Janeiro: Tendências de Trilhos na América Latina – Diretrizes de Política Pública, Projetos, Volume de Recursos e Captação de Recursos.


MOBILIDADE NO CINEMA

São Paulo receberá em agosto o 1º Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança Viária. Inscrições vão até 15 de julho.

160603 - IMAGEM MOBIFILMEstá programado para o período de 12 a 14 de agosto de 2016, no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, em São Paulo/SP, próximo à estação Vergueiro, Linha 1 – Azul do Metrô-SP) o 1º Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança Viária.

Os organizadores convidam os interessados a inscreverem seus filmes em oito categorias: Vídeo CidadãoEscolaresUniversitários,Produção IndependenteTVProdução InstitucionalPublicidade e Animação. Haverá um Júri Oficial; os autores dos melhores de cada categoria receberão como prêmio uma bicicleta e um troféu, e o filme mais destacado de todo o 1º Festival, receberá um patinete elétrico e um troféu – não haverá prêmios em dinheiro. As inscrições se encerrarão em 15 de julho de 2016 e serão feitas exclusivamente pelo site da iniciativa, onde também está o regulamento do certame (acesse o site por meio de link ao final desta notícia).

Seminário internacional. Paralelamente ao encontro, será realizado um seminário internacional coordenado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), com foco sobre dois eixos temáticos:Mobilidade Urbana e Segurança Viária. Para discutir Mobilidade Urbana, foram convidados o arquiteto e urbanista Nabil Bonduki e o médico e pesquisador Paulo Saldiva. A discussão sobre violência de trânsito terá a participação do secretário de Transportes do município de São Paulo, Jilmar Tatto, e Pere Navarro Olivella, engenheiro industrial e inspetor de trabalho, que atuou como gerente de mobilidade na prefeitura de Barcelona e foi diretor geral de Transito do Governo da Espanha. Os palestrantes terão um tempo curto de exposição; será dada ênfase à participação do público nos debates.

Acesse o site desta iniciativa

http://www.mobifilm.com.br/


 PUBLICIDADE & TRILHOS

Especial publicitário mostra viagem de trem pela Serra do Mar que promove turismo histórico e cervejeiro no Paraná

160603 - VIAGEM CERVEJEIRA

O portal noticioso G1, do Grupo Globo, publicou no dia 23 de maio de 2016 o especial publicitário Somos Todos Cervejeiros, preparado no formato de uma matéria jornalística com o título Todos a bordo do trem da cerveja. O material mostra viagem de trem pela Serra do Mar que promove turismo histórico cervejeiro no Paraná. O conteúdo do material é de responsabilidade do Empório da Cerveja.

http://g1.globo.com/especial-publicitario/somos-todos-cervejeiros/noticia/2016/05/todos-bordo-do-trem-da-cerveja.html#

Você pode gostar...