fbpx

EDIÇÃO 382, DE 26 DE JUNHO A 2 DE JULHO DE 2017

AEAMESP inova e cria o METROFERR Lounge Experience, que reúne empresas e fornecedores de serviços da área metroferroviária para difusão de conhecimento

A difusão do conhecimento é um dos principais objetivos da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que acontecerá entre os dias 19 e 22 de setembro de 2017, na Universidade Paulista – UNIP, Campus Paraíso, em São Paulo/SP. O congresso reúne profissionais do Brasil e do exterior para debater os assuntos mais relevantes do setor de transporte de passageiros e de cargas sobre trilhos.

Além do congresso, a AEAMESP projetou um espaço denominado METROFFER Lounge Experience que reunirá empresas fabricantes de equipamentos metroferroviários, fornecedores de peças e serviços, mídias especializadas etc., que levarão ao evento as inovações oferecidas ao mercado.

A Comissão Organizadora selecionou 66 trabalhos técnicos que participarão do congresso, dos quais 51 concorrerão ao 4º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, que é uma iniciativa da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), com apoio da AEAMESP.

Sobre a Semana. Na sua 23ª edição, a Semana de Tecnologia Metroferroviária é considerada o mais importante congresso técnico do setor de transporte metroferroviário do País. Durante quatro dias de evento, técnicos das operadoras, dirigentes empresariais e profissionais do setor debatem questões importantes relacionadas ao transporte sobre trilhos.

Sobre o METROFFER Lounge Experience.  Realizado paralelamente ao congresso, o lounge experience é um ambiente que reúne as principais empresas fabricantes de equipamentos e peças, assim como fornecedores e serviços voltados ao setor metroferroviário de cargas e passageiros.

Sobre o 4º Prêmio ANPTrilhos-CBTU.  A cerimônia de entrega do 4º Prêmio ANPTrilhos-CBTU – Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários, será realizada no dia 19 de setembro, logo após a abertura da 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária. Quinze trabalhos serão agraciados com troféus e os três melhores artigos técnicos receberão um prêmio de R$ 5 mil, cada um.

Opções de apoio e patrocínio. Para conhecer as opções de apoio institucional e patrocínio, entrar em contato com Cristina Kerr, na CKZ Eventos: criskerr@ckzeventos.com.br ou telefone (11) 2387-0111.

A presença do setor metroferroviário e da AEAMESP no 21º Congresso da ANTP

Aproximadamente 1.400 técnicos, especialistas, pesquisadores, autoridades das três esferas de governo e empresários participaram no período de 28 a 30 de junho de 2017, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo/SP, do 21º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito e da X Exposição Internacional de Transporte e Trânsito, eventos promovidos pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). O encontro, de caráter bienal, havia sido realizado uma única vez na capital paulista, em 1995.

O presidente da ANTP, Ailton Brasiliense Pires, afirmou estar satisfeito com o resultado do 21º Congresso, assinalando que, apesar das dificuldades impostas pela situação econômica, houve pleno êxito quanto ao conteúdo técnico e aos debates.

Transporte como direito social. A AEAMESP apoiou institucionalmente e esteve presente em diferentes sessões do 21º Congresso. O vice-presidente de Atividades Técnicas, Dionísio Gutierrez, representou a AEAMESP no painel que debateu  os cinco pontos da proposta de Construção de Pacto da Sociedade pelo Transporte como Direito Social.

Essa proposta foi formulada pelo Instituto MDT (Instituto do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos), entidade da qual a AEAMESP foi uma das organizações fundadoras, e que congrega movimentos sociais, trabalhadores, profissionais liberais, especialistas e empresários em favor da qualificação do transporte público e da redução sustentável  do preço das tarifas. Clique aqui e veja o documento do Instituto MDT debatido no painel.

O engenheiro e atual conselheiro da AEAMESP Plínio Assmann, fundador da ANTP,  moderou a sessão comemorativa dos 25 anos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e participou como debatedor na sessão que focalizará os 50 anos da Companhia do Metropolitano de São Paulo. Representando a AEAMESP, o engenheiro e consultor Pedro Benvenuto moderou a  sessão que discutiu a Lei de Mobilidade Urbana nos aspectos referentes aos sistemas metroferroviários

O conselheiro consultivo Emiliano Affonso foi um dos expositores da sessão que discutiu a Frente Parlamentar em Prol do Transporte Metroferroviário (FTRAM), da qual participou também o deputado João Caramez, presidente da FTRAM. A conselheira Haydee Svab, engenheira civil e fundadora do Grupo de Estudos de Gênero/Escola Politécnica da USP, participou de oficina que tratou do tema da ética de gênero no planejamento de sistemas de mobilidade urbana.

Entidades metroferroviárias. A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e seus associados participaram de um debate sobre padrões tecnológicos para viabilizar o setor metroferroviário como negócio; a sessão reuniu Roberta Marchesi, superintendente da ANPTrilhos e moderadora do debate;  Hamilton Trindade, gestor de atendimento da CCR Metrô Bahia; Paulo Sérgio Meca, diretor de Engenharia do Metrô de São Paulo e de Oberlan Moreira Calçada, diretor de suprimentos da SuperVia.

O presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores foi um dos debatedores do painel intitulado Espaço de cada modo de transporte e sua integração e apresentou o papel do transporte metroferroviário de passageiros para a mobilidade urbana.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Vicente Abate, parabenizou a ANTP pelos 40 anos e também pela realização de um congresso de conteúdo muito forte, com exposição positiva do setor metroferroviário. Ele lembrou que a ABIFER também completará 40 anos em 2017, no dia 8 de agosto. Destacou ainda a importância para o setor da Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP, cuja 23ª edição acontecerá no próximo mês de setembro.

PUBLICAÇÕES E, EM BREVE, AS APRESENTAÇÕES

O superintendente da ANTP, Luiz Carlos Mantovani Néspoli, informou que as apresentações referentes às 60 sessões expositivas e de debates (painéis e oficinas) – das quais 15 diretamente relacionadas com temas concernentes ao setor metroferroviário, estarão disponíveis dentro de alguns dias na biblioteca virtual, no site da ANTP (www.antp.org.br).  Também estarão disponíveis os 256 trabalhos técnicos selecionados para o encontro, dos quais 20 abordando como aspecto principal assuntos referentes a sistemas de transportes sobre trilhos.

Neste 21º Congresso, ANTP promoveu uma sessão comemorativa dos seu 40 anos de atividades, com a participação de personalidades marcantes na trajetória da entidade, em especial, do engenheiro e atualmente conselheiro da AEAMESP Plínio Assmann, ex-presidente do Metrô-SP e fundador da ANTP. Na ocasião, foi lançado o livro ANTP 40 Anos. Sonhar  ainda é preciso, que traz, entre outros, o texto A ANTP e os metrôs brasileiros, de autoria do engenheiro e consultor Peter Alouche. Clique aqui  e baixe a edição virtual do livro.

Também foi apresentado no encontro o livro Mobilidade humana para um Brasil urbano, igualmente editado pela ANTP, que reúne 150 experiências práticas em transporte urbano, incluindo dados a respeito do setor metroferroviário nos últimos anos. Clique aqui e baixe a edição virtual deste outro livro.

Em 2005, Congresso anual da AEAMESP passa a ser denominado Semana de Tecnologia Metroferroviária

Em sua décima primeira edição, desenvolvida período de 20 a 23 de setembro de 2005, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, onde permaneceria até 2016, o congresso anual da AEAMESP passou a ser denominado Semana de Tecnologia Metroferroviária. “Isso por entendermos que nossos debates abrangem toda a tecnologia sobre trilhos”, disse na ocasião o então presidente da AEAMESP, Manoel da Silva Ferreira Filho, conforme relata a edição número 8 do JORNAL AEAMESP, que cobriu o encontroVeja o jornal  Tema. O tema geral do encontro foi Metrô e ferrovia para o desenvolvimento sustentável das metrópoles.  Fotografias. Do acervo da AEAMESP, foram selecionadas fotografias  que revelam aspectos  do ambiente nos quais foram desenvolvidas as sessões da décima primeira Semana de Tecnologia Metroferroviária. Elas são apresentadas a seguir (Pesquisa de imagens: Juliana Rosa Rebelo).
 
NA IMPRENSA – LEILÃO

Notícia e comentários sobre o adiamento do leilão da Linha 5-Lilás e da Linha 17-Ouro do Metrô-SP

No Facebook, a página PlaMurb – Planejamento e Mobilidade Urbana apresenta a notícia e comentários sobre o adiamento do leilão da Linha 5-Lilás e da Linha 17-Ouro do Metrô-SP, de 4 de julho para 28 de setembro de 2017. O jornal O Estrado de S. Paulo, entre outros, também tratou do tema.

Veja a matéria na página PlaMurb

Veja a matéria do Estadão

Vídeo com pouco menos de seis minutos apresenta imagens históricas, as principais características atuais e outras informações sobre o sistema de metrô da Cidade do México. Trata-se de uma produção de 2016, realizada para marcar o fato de o sistema estar completando 47 anos de atividades.
 

Você pode gostar...