fbpx

EDIÇÃO 333, DE 28 DE JUNHO A 4 DE JULHO DE 2016

JORNAL AEAMESP

Está disponível para leitura a edição de número 37 do JORNAL AEAMESP

JA-37 CAPA FINALPor meio de link ao final desta notícia, é possível acessar a edição número 37 do JORNAL DA AEAMESP, que apresenta em sua primeira página artigo do presidente da Associação, engenheiro Emiliano Affonso. Ele faz referência ao fato de a 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária trazer, a exemplo de anos anteriores, a contribuição de conferencistas internacionais.

Emiliano Affonso destaca no texto a importância de as próprias operadoras brasileiras de transporte público, em especial no setor metroferroviário, considerarem a possibilidade de realizarem empreendimentos imobiliários diretamente associados ao transporte como forma de garantir recursos permanentes para ampliar e modernizar as  redes e para assegurar a modicidade das tarifas para os usuários.

O dirigente da AEAMESP informa que para esta 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária foi convidado especialista da West Japan Railway Company (JR-WEST), que explicará como funcionam modelos aplicados em seu país.  No Japão, há caso em que cerca de 40% dos custos de implantação de uma linha de metrô foram pagos por meio da riqueza propiciada pelo crescimento imobiliário promovido pelo próprio operador. Também há operadoras que possuem receitas não operacionais maiores do que as operacionais, mitigando os custos tarifários.

Foram igualmente convidados para a 22ª Semana especialistas alemães, que falarão sobre os fatores que devem ser considerados para a escolha da melhor opção de transporte, otimizando o uso dos recursos públicos. Além disso, congresso da AEAMESP contará ainda com um painel internacional coordenado pela Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS).

Outros pontos. A nova edição do JORNAL AEAMESP destaca ainda as manifestações de personalidades do setor metroferroviário a respeito da 22ª Semana. E, em três páginas, faz um resumo das sessões do XI Seminário Metroferroviário, promovido pela Comissão Metroferroviária da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), e realizado no Rio de Janeiro nos dias 14 e 15 de junho de 2016.

Na página dois, os engenheiros e associados da AEAMESP Ariovaldo Veiga e Rogerio Belda capricham em mais uma edição da coluna Uma Janela Para o Riso.

Veja a Edição 37 de JORNAL AEAMESP


22ª SEMANA E EXPO METROFERR 2016 – I

Estendido até 22 de julho o prazo de entrega de trabalhos técnicos da 22ª Semana e do 3º Prêmio ANPTrilhos-CBTU

160520 - LOGO PRÊMIOEm razão da ampliação, em maio, do prazo para as inscrições de trabalhos técnicos a serem apresentados na 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e para concorrer ao 3º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, a Comissão Organizadora estendeu de 15 para 22 de julho de 2016, o prazo final de entrega dos artigos técnicos e documentação correspondentes aos trabalhos inscritos.

O ‘artigo técnico’ deverá ser entregue até às 23h59 min. (horário de Brasília) do dia 22 de julho de 2016, juntamente com a documentação complementar estipulada no Título II – da participação no ‘3º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários’, no caso de autores optantes por participar da premiação.

Os autores devem estar atentos ao estrito cumprimento da data, pois as Comissões Organizadoras alertam que não haverá adiamento ou postergação da data-limite, em razão dos prazos necessários para o adequado julgamento e demais providências relativas à atribuição da premiação. O descumprimento desta data implicará na automática desclassificação do participante na premiação.

Mais informações:

http://www.aeamesp.org.br/wp-content/uploads/2016/06/Regulamento.pdf

Em setembro. A 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária acontecerá no período de 13 a 16 de setembro de 2016, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), junto com a METROFERR EXPO, exposição que reúne empresas fabricantes de equipamentos metroferroviários, fornecedores de peças e serviços, entidades setoriais, mídias especializadas, etc., que trocam informações sobre as inovações oferecidas ao mercado ferroviário de carga e passageiros.

Opções de patrocínio.  Durante os quatro dias da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, técnicos das operadoras, dirigentes empresariais e profissionais do setor debaterão questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas grandes cidades.

Para conhecer as opções de apoio institucional, patrocínio e exposição, basta entrar em contato com Cristina Kerr, na CKZ Eventos: criskerr@ckzeventos.com.br ou telefone (11) 2387-0111.


22ª SEMANA E EXPO METROFERR 2016 – II

Equipe do Metro-DF teve trabalho selecionado para apresentação na 22ª  Semana de Tecnologia

Engenheiro Marco Tadeu Coto Silva

Engenheiro Marco Tadeu Coto Silva

O site da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metro-DF) publicou no dia 27 de junho de 2016 a matéria intitulada Em busca da qualidade do sistema, com texto de Marcelo Abreu e foto de Paulo Barros, destacando que um trabalho da equipe de Manutenção daquela companhia foi selecionado para a 22ª  Semana de Tecnologia Metroferroviária, que será realizada em São Paulo, de 13 a 16 de setembro de 2016. De acordo com a notícia, o engenheiro mecânico Marco Tadeu Coto Silva, um dos autores, representará o departamento na apresentação do estudo.

Veja a matéria:

http://www.metro.df.gov.br/em-busca-da-qualidade-do-sistema/


 NA IMPRENSA – I

Sexta edição da revista Linhas traz roteiros para passear em São Paulo com trens do Metrô e da CPTM

REVISTA LINHAS 06Está disponível a sexta edição da revista eletrônica Linhas, de 16 páginas, editada pela Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo. A capa da publicação mostra o seguinte título principal: Vem com a gente – Visite a cidade utilizando o Metrô e a CPTM. A partir das páginas centrais até a última página a revista traz a matéria referente à chamada de capa, intitulada Partiu! É tempo de férias e de passear, com um roteiro de atrações em todas as regiões da cidade que podem ser alcançadas pelo sistema metroferroviário paulistano.

 Veja a publicação em formato digital


NA IMPRENSA – II

O site Metrô CPTM se dedica ao transporte metroferroviário de São Paulo

METRO CPTMA publicação digital Metrô CPTM – Fansite sobre o Transporte Metroferroviário de São Paulo, editada pelo jornalista Ricardo Meier, oferece textos sobre os sistemas paulistanos. Entre as postagens mais recentes estão o textos intitulados Sem empréstimo do BNDES, Linha 6 pode atrasar; CPTM abre programa de visitas às obras da Linha 13-Jade e Quando o Metrô de São Paulo chegará aos 100 km de extensão?.

Há ainda o artigo intitulado A diferença entre conceder e privatizar a Linha 15-Prata, em que o editor escreve: “Parte da imprensa reagiu com espanto em relação à intenção do governo do estado em conceder a operação da Linha 15 – Prata, o pioneiro monotrilho de alta capacidade do país. A notícia, no entanto, não é nova, e já havia sido reconhecida pela gestão Alckmin. Pior que isso: alguns veículos taxaram a ideia de ‘privatização’, o que é um erro. Privatizar é uma coisa, conceder é outra”.

Conheça o site

http://www.metrocptm.com.br/


15º DESAFIO DE KART AEAMESP

Leonardo vence a quarta etapa do 15º Desafio de Kart e assume a liderança da competição

No Kartódronomo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo, 18 pilotos participaram da quarta etapa do 15º Desafio de Kart AEAMESP, disputada na noite de 15 de junho de 2016.

Leonardo venceu a prova e alcançou a liderança da competição, com 106 pontos.

A classificação na prova foi a seguinte: 1º) Leonardo , 2º) Zizo, 3º) Sérgio D’Agostinho, 4º) Victor, 5º) Luciano, 6º) Márcio, 7º) Valter Belapetravicius e 8º) Eli.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

Com quatro etapas já disputadas, está assim a classificação geral do 15º Desafio de Kart AEAMESP: 1º) Leonardo, 106 pontos; 2º) Zizo, 98; 3º) Márcio, 96; 4º) Sérgio D’Agostinho, 89; 5º) Valter Belapetravicius, 83; 6º) Carlos Raul, 78; 7º) Victor, 56; Eli, 44.

Próxima prova, em agosto.  Após a quarta prova, o 15º Desafio de Kart AEAMESP entra no tradicional recesso de meio de ano. A competição deverá ser retomada em agosto.


ANIVERSARIANTES

No Portal da AEAMESP, os aniversariantes do mês de julho

Veja no Portal da AEAMESP os nomes dos associados que aniversariam em julho. O link abaixo dá acesso a uma lista em ordem cronológica crescente com todos os aniversariantes do mês. 

Veja os aniversariantes deste mês

http://www.aeamesp.org.br/wp-content/uploads/2016/07/Aniversarios-de-Julho.pdf

Você pode gostar...