fbpx

EDIÇÃO 339, DE 13 A 22 DE AGOSTO DE 2016

22ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR 2016 – I

Definidos  os 16 trabalhos finalistas do 3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU

Os vencedores das três categorias do 3º Prêmio ANPTrilhos-CBTU serão conhecidos no dia 13 de setembro de 2016, às 14h, na abertura da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP

160520 - LOGO PRÊMIOA comissão julgadora do 3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU selecionou os 16 trabalhos finalistas da premiação. Os vencedores de cada categoria do Prêmio serão conhecidos no dia 13 de setembro, a partir das 14 h, na cerimônia de abertura da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP).

Organizado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e AEAMESP, o Prêmio tem como objetivo incentivar a produção técnica do setor metroferroviário e o intercâmbio tecnológico entre os profissionais do setor, divulgando e dando reconhecimento à produção técnica e acadêmica desses profissionais, contribuindo para o aprimoramento do transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil.

Os vencedores de cada categoria receberão uma premiação de R$ 5 mil. Todos os finalistas ganharão um diploma e um troféu de participação no evento.

OS FINALISTAS NAS TRÊS CATEGORIAS

Confira a seguir a relação dos trabalhos finalistas do 3º Prêmio ANPTrilhos-CBTU, por categoria. Os títulos dos trabalhos estão listados em cada categoria por ordem crescente do número de inscrição.

Categoria 1 – Políticas públicas; planejamento urbano; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço

  • Crescimento da Região Metropolitana de São Paulo e das Redes Estruturais de Transporte: Um Caso de Descompasso (Leonardo Cleber Lisboa dos Santos);
  • PPPs e Concessões da Rede Metroferroviária na RMSP: Riscos na Segurança Operacional (Peter Ludwig Alouche);
  • Complexo Turístico Ferroviário Perus-Pirapora (Rodrigo Lopes Barbosa Leste e Raquel Ferreira da Silva);
  • Sistema de Informações Geográficas para Espacialização de Dados de Pesquisa de Satisfação dos Usuários de Empresa de Trens Urbanos de Passageiro (Guilherme Dutra de Campos);
  • Alavancagem de Benefícios Socioeconômicos pela Associação com Projetos de Interesse Privado em PPPs – A Modelagem Utilizada no Projeto do Trem Brasília – Goiânia (Darel Loguercio da Silva, Thiago Affonso Meira, Júlia Vansetti Miranda e Gabriel Mormilho)

Categoria 2– Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional. Devido a empate entre dois trabalhos, foram selecionados seis concorrentes para a Categoria 2.

  • Diagnóstico do Sistema Metroferroviário Utilizando Tecnologia Embarcada de Smartphones (Felipe Copche);
  • Procedimentos de Cálculo das Emissões de CO2 na Operação de Sistemas Metroviários e Ônibus Integrados: Aplicação no Metrô do Rio de Janeiro e na sua Frota de Ônibus – Metrô na Superfície (Carlos Eduardo Sanches de Andrade e Márcio de Almeida D’Agosto);
  • Avaliação da Implantação de um Sistema de Energia Solar na Cia. Brasileira de Trens Urbanos de João Pessoa/PB: Análise da Viabilidade Econômica a Partir de Métodos Quantitativos e Projeções de Cenários (Lucian Hendyo M. Pereira);
  • Automatização do Ponto da Categoria C (Laysse Suéllen de Oliveira Alves, André Luís Araújo e Natália Cunha Fahel);
  • Ciclovia Linha 15 – Prata: Corredor Verde como Elemento de Requalificação Urbana (Juliana Yoshida, Neila Custódio, Michelle Nakazato Mikaro e Mayara dos Santos Silva);
  • Prêmio Boas Práticas em Sustentabilidade no Metrô de São Paulo (Ricardo Ferro Barbieri e Ieda Maria Bottura Areias)

Categoria 3 – Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas de transporte

  • Metodologias Inovadoras de Detecção, Predição e Analise de Desvios Funcionais nos Componentes de Circuitos de Via AC (Vinícius Felipe Gomes, Cláudio Nunes Alfenas, Antônio Bonatto Morato, Vagner Dias da Silva e Fernando Furlan);
  • Sistema Embarcado de Monitoramento de Temperatura de Mancais dos Rodeiros (Roberto Poli, Constantinos Dias Theodoridis, Marcos Aparecido Santos, Anderson Luís Moreira, José Cavalcanti Bandeira de Melo);
  • Desafios da Estação Uruguai: “Implementação de Sistema de Ventilação em um Túnel Existente, Visando Garantia da Segurança, Conforto Térmico e Extração de Fumaça” (Natália Gonçalves da Silva Pereira, Marcel Augusto de Couto Albuquerque e Otto Marotte);
  • Gestão Operacional de Performance (Luís Gustavo Caixeta dos Santos);
  • Eficiência Energética – Estudo Comparativo do Consumo de Energia do Material Rodante nas Frotas da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô SP (Paulo Sérgio Siqueira de Carvalho, Thiago da Silva Amate, Marçal Lopes de Paula e Fernando Gomes Clímaco)

O 3º Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU faz parte da programação da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP, que será realizada de 13 a 16 de setembro, em São Paulo/SP.


22ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR 2016 – II

Secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana coordenará painel na 22ª Semana de Tecnologia

Foram convidados para compor o painel Saulo Krichanã Rodrigues, diretor-geral do Instituto Superior de Inovação e Tecnologia- ISITEC; Ricardo von Glehn, diretor Financeiro da Move São Paulo; Karla Bertocco Trindade, Subsecretária de Parcerias e Inovação na Secretaria de Governo do Estado de São Paulo e Ailton Brasiliense Pires, presidente da ANTP – Associação Nacional de Transportes Público.

Na ocasião serão discutidos temas como: Avaliação técnica sobre os fatos e tendências das atuais PPP metroferroviárias; O empreendimento da Linha 6-Laranja do metrô paulistano e a Proposta de concessão da Linha 5-Lilás do Metrô-SP.


  22ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR 2016 – III

Até 26 de agosto, inscrições antecipadas para a 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária terão direito a descontos

22 SEMANAAté a sexta-feira, 26 de agosto de 2016, as inscrições antecipadas para a 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária terão direito a desconto. Acione o link ao final desta notícia e conheça as condições e os prazos da promoção.

22ª Semana de Tecnologia e a exposição de produtos e serviços Metroferr 2016, são eventos que a AEAMESP promoverá no período de 13 e 16 de setembro de 2016, no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo.

Veja outras informações sobre condições e prazos e faça a sua inscrição.


 22ª SEMANA DE TECNOLOGIA E METROFERR 2016 – IV

Divulgada a a agenda de temas da 91ª Reunião da Comissão Metroferroviária da ANTP

Foi divulgada a agenda a 91ª Reunião da Comissão Metroferroviária da ANTP, programada para o dia 13 de setembro de 2016, a partir das 9 horas, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, antecedendo a solenidade de abertura da 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.

Os assuntos são os seguintes:  Agenda do setor – por Joubert Flores, presidente da Comissão Metroferroviária; Balanço das atividades da Comissão Metroferroviária e Balanço das atividades do Grupo de Trabalho de Operação (GT Operação) – por Wilson Nagy, secretário executivo da Comissão; Balanço das atividades do Grupos de Trabalho de Energia, Manutenção e Comercialização  e outros temas pertinentes.


NA IMPRENSA – I

Matéria  do jornal Diário de S.Paulo destaca a gentileza de segurança do Metrô-SP, que atua na Estação Sé

DIÁRIO DE S. PAULOMatéria publicada pelo jornal Diário de S. Paulo, assinada por Ana Paula Bimbatti, retrata o trabalho gentil do segurança Conrado Santana, que trabalha na Estação Sé do Metrô-SP.

Veja arquivo com a matéria


NA IMPRENSA – II

O jornal Agora conta as histórias de dois metroviários que disputaram aos Jogos Olímpicos nos anos 1980 e 1990

AGORAMatéria assinada por William Cardoso, do jornal Agora  São Paulo, retrata dois metroviários que disputaram os Jogos Olímpicos em edições dos anos 1980 e 1990.

Nadador, Cláudio Mamede Kesterner, foi finalista do revezamento 4 X 100 metros Medley nos Jogos Olímpicos de Moscou, ainda na União Soviética, em 1980, tendo conquistado o quarto lugar.

No atletismo, o segurança Sidney Telles de Souza disputou provas dos Jogos Olímpicos de Seul, na Coréia do Sul, em 1988, e de Barcelona, Espanha, em 1992.

Veja arquivo com a matéria


 

Você pode gostar...